Alice Carvalho, Kaiony Venâncio e Tânia Maria participaram do filme que recebeu quatro indicações ao Oscar, incluindo a de Melhor Elenco.
- O filme O Agente Secreto, dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho, foi indicado em quatro categorias ao Oscar 2026.
- O longa conta com três potiguares no elenco: Kaiony Venâncio, Alice Carvalho e Tânia Maria.
- Para o ator potiguar Kaiony Venâncio, a qualidade de O Agente Secreto fez o filme chamar a atenção dos votantes.
Com três potiguares no elenco, “O agente secreto” recebe 4 indicações ao Oscar
“A sensação é de conquista, de vitória em meio a tantas batalhas”. Esse é o sentimento do ator potiguar Kaiony Venâncio, que faz parte do elenco do filme O Agente Secreto, após a indicação do longa em quatro categorias ao Oscar 2026.
O filme dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho vai concorrer à estatueta nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Elenco e Melhor Ator, com Wagner Moura.
Além de Kaiony, artista por trás do personagem Vilmar, o filme conta com outras duas potiguares: Alice Carvalho, que vive Fátima, e Tânia Maria, a Sebastiana.
Nas redes sociais, Alice Carvalho compartilhou um vídeo assistindo ao anúncio dos indicados. Ela se dizia nervosa durante a cerimônia, mas, logo em seguida, comemorou eufórica as quatro indicações.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/B/W/Cts3XcTcSNe6YpMAdBUg/kaiony-tania-e-alice.png)
Kaiony Venâncio, Tânia Maria e Alice Carvalho — Foto: Divulgação/O Agente Secreto
“O ‘brazil’ nunca veio ao Brasil mas a gente ta indo lá mostrar! Viva o nosso cinema! Que orgulho!” [sic], escreveu a atriz.
Já Tânia Maria compartilhou vídeos nas redes sociais com os anúncios dos indicados ao Oscar. A artista de 78 anos tem recebido reconhecimento internacional pela atuação, inclusive do The New York Times.
Ao Fantástico, a potiguar contou que parou de fumar para conseguir viajar de avião por longo período e participar do Oscar.
Quem é Tânia Maria, a costureira que virou atriz
‘Conseguimos chamar a atenção’
Para o ator potiguar Kaiony Venâncio, a qualidade de O Agente Secreto fez o filme chamar a atenção dos votantes.
“Mesmo sendo um filme estrangeiro, nós conseguimos chamar a atenção da academia norte-americana, pela nossa qualidade cinematográfica e por nossa forma de fazer campanha”, disse Kaiony.
O ator potiguar acredita que o filme poderia ter conseguido ainda mais indicações ao Oscar.
“Poderíamos ter pego as vagas em roteiro original e direção, ambos para Kleber Mendonça Filho. Tentamos, mas a disputa estava muito forte nessas categorias”, disse.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/e/K/byk4DGRpKtwXoda7PPZQ/captura-de-tela-2026-01-23-154239.png)
Alice Carvalho e Kaiony Venâncio — Foto: Redes sociais
Kaiony contou que sempre imaginou viver um momento como esse, de indicação ao Oscar.
“Comecei esse processo no tapete vermelho de Cannes e percebi que aquele lugar sempre foi familiar, mesmo pisando pela primeira vez”, falou.
No Festival de Cannes, O Agente Secreto venceu as categorias de melhor ator, com Wagner Moura, e de melhor direção, com Kleber Mendonça Filho.
Kaiony contou que desde criança sonhava em ser ator de filme de ação, “igual ao Van Damme”.
“Com o passar do tempo comecei a ensaiar meu discurso para quando eu ganhasse um Oscar. Era na frente do espelho, deitado antes de dormir, lavando louça, no ônibus ou andando na rua. E até hoje eu ensaio o meu discurso”, brincou.
Paulinho tá on: ator potiguar Kaiony Venâncio está no elenco do filme “O Agente Secreto”
G1RN