
Entrada do campus da Uern em Mossoró — Foto: Uern/Divulgação
Instituições iniciam processo de matrícula de candidatos que conseguiram vagas por meio das notas no Enem.
As universidades públicas e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte divulgaram entre estas quinta (29) e sexta-feira (30) as listas de aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para entrada nos cursos de graduação oferecidos pelas instituições em 2026.
A consulta ao resultado individual dos candidatos tinha sido aberta ainda na madrugada de quinta-feira (29) pelo Ministério da Educação.
A partir da publicação das instituições, os candidatos são convocados pelas instituições, de acordo com o prazo previsto no edital de cada uma, para realização da matrícula.
Ao todo, mais de 14 mil vagas foram oferecidas neste ano pelas universidades potiguares.
Aumento de inscrições
Em 2026, a Uern ofertou 2.549 vagas distribuídas em 67 cursos e registrou um aumento de 44% nas inscrições. Ao todo, foram realizadas 36.662 inscrições, 11 mil a mais em comparação com 2025.
O curso mais concorrido foi Medicina (Campus Mossoró), com 4.675 inscrições; em segundo lugar, aparece Direito (noturno, Campus Natal) com 3.262 inscrições; em terceiro, Direito (matutino, Campus Natal), com 2.031 inscrições.
Os aprovados nos cursos devem ficar atentos aos prazos do edital para realização do Cadastro Institucional, da Junta Multiprofissional voltada a candidatos da categoria Pessoa com Deficiência (PcD) e do Procedimento de Heteroidentificação destinada a candidatos da categoria Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).
O cadastro inicia nesta sexta-feira, 30 de janeiro, e vai até o dia 08 de fevereiro, de forma exclusivamente virtual pela internet (aqui). O ajuste da documentação pode ser feito no dia 09 de fevereiro.
Interessados de todo o país
A Ufersa recebeu 17.103 inscrições no Sistema de Seleção Unificada, um crescimento de quase 30% em relação à edição anterior e superior às quatro últimas edições da seleção. A universidade disponibilizou 2.825 oportunidades distribuídas em 34 cursos nos quatro campi.
A instituição destacou que houve candidatos de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, mas a edição deste ano consolidou o interesse no contexto regional, com um crescimento de 47% no número de candidatos do Rio Grande do Norte. Enquanto em 2025 esse montante foi de 6.800, em 2026 saltou para 10.036 inscritos.
Os cursos de Medicina, Psicologia, Medicina Veterinária, Direito e Administração, nesta ordem, lideram a lista dos cursos mais procurados na Ufersa.
O envio digital da documentação da Chamada Regular segue até o dia 2 de fevereiro e a convocação dos candidatos às vagas para pessoas com deficiência para participar da comissão multiprofissional vai até o dia 3 de fevereiro.
G1RN