Outros 29 trechos de praias e rios analisados estão próprios para banhistas, segundo boletim publicado nesta sexta-feira (4) pelo Idema.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/B/z/EAwWRzRFKyMzEMuchaHg/whatsapp-image-2021-09-05-at-17.14.04.jpeg)
Pesquisadores fazem análise da água no rio Pium, na Grande Natal — Foto: Pedro Vitorino
O litoral da região metropolitana de Natal, tem quatro pontos impróprios para banho neste fim de semana, de acordo com o Boletim da Balneabilidade das Praias do Rio Grande do Norte emitido nesta sexta-feira (4) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Meio Ambiente (Idema).
De acordo com o documento, do total de 33 trechos analisados, 29 praias e rios estão próprios para o banho.
Os pontos identificados como impróprios são:
- Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta;
- Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim;
- Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), em Parnamirim;
- Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza), em Natal;
Os quatro pontos já tinham sido considerados impróprios no último fim de semana.
Segundo o Idema, a análise leva em conta a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas amostras de água coletadas semanalmente.
A classificação tem por base as normas determinadas na Resolução n.º 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama.
Os pesquisadores usam os resultados de cinco semanas consecutivas, para avaliar se o trecho está impróprio ou não.
Se dois ou mais desses resultados possuírem mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, a praia é classificada como imprópria.
E se na análise mais recente houver mais de 2.500 coliformes fecais, com apenas esse resultado ela já passa a ser considerada imprópria.
O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), e faz parte do Programa Água Azul.
G1RN