
O Complexo Turístico Ilha de Santana, localizado no município de Caicó, passou a integrar oficialmente a lista de bens reconhecidos como Patrimônio Cultural, Histórico, Paisagístico e Turístico Material do Rio Grande do Norte. A medida está prevista na Lei Nº 12.255, sancionada pela governadora Fátima Bezerra e publicada nesta segunda-feira (14) no Diário Oficial do Estado.
O reconhecimento é uma iniciativa que visa preservar e valorizar um dos principais pontos turísticos e religiosos da região do Seridó. A Ilha de Santana abriga eventos tradicionais, como a Festa de Sant’Ana, considerada uma das maiores manifestações culturais do estado e Patrimônio Imaterial do Brasil.
Com a nova legislação, o Estado reforça seu compromisso com a proteção e promoção do complexo, o que pode atrair novos investimentos para a conservação do espaço e fomentar o turismo regional. A lei entra em vigor na data de sua publicação.
Sobre a ilha de Santana
Inaugurada em 2002, a Ilha de Santana é um dos cartões-postais de Caicó. Localizada às margens do Rio Seridó, a estrutura concentra espaços para lazer, apresentações culturais, atividades esportivas e eventos religiosos, sendo o principal palco da festa dedicada à padroeira da cidade, que este ano acontece de 16 a 27 de julho.
A área recebe milhares de visitantes todos os anos, especialmente no mês de julho, quando ocorre a celebração em homenagem a Sant’Ana.
PORTAL 98FM