A atriz potiguar Tânia Maria foi indicada ao ICS Awards 2026 na categoria Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação no filme ‘O Agente Secreto’, dirigido por Kleber Mendonça Filho. A premiação reconhece os melhores filmes exibidos mundialmente em 2025 e é organizada pela International Cinephile Society (ICS), uma das associações de críticos mais respeitadas do circuito internacional. Os vencedores serão anunciados no dia 8 de fevereiro de 2026. Na disputa pelo prêmio, a atriz potiguar concorre com Cleo Diára (O Riso e a Faca), Nina Hoss (Hedda), Inga Ibsdotter Lilleaas (Valor Sentimental), Amy Madigan (A Hora do Mal) e Teyana Taylor (Uma Batalha Após a Outra). Além da indicação de Tânia Maria, ‘O Agente Secreto’ conquistou dez indicações ao ICS Awards, consolidando-se como um dos grandes destaques da edição. A produção brasileira aparece logo atrás de ‘Uma Batalha Após a Outra’, de Paul Thomas Anderson, que lidera a premiação com 12 indicações. O filme concorre, entre outras categorias, a Melhor Filme, Direção (Kleber Mendonça Filho), Ator (Wagner Moura), Roteiro Original, Fotografia, Montagem, Direção de Arte, Design de Som e Elenco. No longa, ambientado no Brasil durante a ditadura militar de 1977, Tânia Maria interpreta Dona Sebastiana, figura central de uma rede de acolhimento a refugiados políticos em Recife. Com carisma de sobra, a personagem é um dos eixos da narrativa ao reunir firmeza, empatia e resistência em meio à repressão do período. O longa de Kleber Mendonça Filho já venceu o Globo de Ouro e chega fortalecido à reta final da corrida pelo Oscar, sendo apontado por críticos internacionais como um dos filmes mais relevantes do ano ao retratar o impacto humano do autoritarismo e da perseguição política. Os indicados ao Oscar serão revelados na próxima quinta-feira (22). TRIBUNA DO NORTE
Inscrições para o Bolsa Atleta 2026 começam nesta segunda
Programa Bolsa Atleta 2026 inicia inscrições nesta segunda-feira As inscrições para o Bolsa Atleta 2026 começam nesta segunda-feira (19). O programa garante pagamentos mensais, por um ano, a atletas de diversas categorias que obtiveram resultados expressivos em competições no ano anterior. O Ministério do Esporte financia o Bolsa Atleta 2026, que atende esportistas de modalidades olímpicas, paralímpicas e surdolímpicas. Além disso, o edital contempla atletas em diferentes estágios de formação e rendimento esportivo. Categorias e valores do Bolsa Atleta 2026 O edital prevê cinco categorias de participação. São elas: atleta olímpico, paralímpico ou surdolímpico; atleta internacional; atleta nacional; atleta de base; e atleta estudantil. Os valores das bolsas variam conforme a categoria. Os pagamentos mensais vão de R$ 410 a R$ 16.629. Dessa forma, o programa atende tanto atletas em início de carreira quanto esportistas de alto rendimento. PONTA NEGRA NEWS
Vice Walter Alves comunica que não vai assumir governo do RN em caso de renúncia de Fátima Bezerra
Walter confirmou decisão à governadora na manhã desta segunda (19) após reunião na governadoria e informou que vai sair candidato a deputado estadual. Por Inter TV Cabugi e g1 RN Walter Alves se reúne com Fátima Bezerra para comunicar renúncia do cargo. O vice-governador Walter Alves (MDB) comunicou nesta segunda-feira (19) que não vai assumir o cargo de governador do Rio Grande do Norte caso Fátima Bezerra (PT) renuncie à função para disputar as eleições ao Senado Federal. Governadora e vice estiveram reunidos na manhã desta segunda no prédio da governadoria do Rio Grande do Norte, no Centro Adminsitrativo, em Natal. Para concorrer ao Senado, Fátima Bezerra precisa renunciar ao cargo de governadora até seis meses antes das eleições, que ocorrem outubro deste ano, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Walter Alves se reuniu com a governadora Fátima Bezerra nesta segunda-feira (19) na governadoria . A reunião durou cerca de uma hora. “Comuniquei que não assumirei o cargo de governador, com a possível renúncia dela. Também adiantei que sou pré-candidato a deputado estadual”, disse Walter, na nota. O vice-governador, que é presidente do MDB-RN, também se manifestou sobre os apoios no âmbito nacional e estadual. “Sobre a sucessão estadual, cientifiquei a governadora que a posição do MDB-RN é de caminhar com os partidos Federação União Progressista (União Brasil e PP) e PSD. Decisão tomada após consulta aos correligionários”, informou. Já no âmbito nacional, o vice-governador disse que já havia alinhado com o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi, e com o presidente nacional do PT, Edinho Silva, de apoiar a reeleição do presidente Lula (PT). ➡️ Fátima Bezerra e Walter Alves foram eleitos para o governo do RN em outubro de 2022 no primeiro turno, com 58% dos votos válidos. PT diz que vai indicar candidatura tampão Em nota, o PT do Rio Grande do Norte informou que, diante da decisão do vice-governador, o partido vai apresentar uma candidatura ao Governo do Estado para o mandato tampão de de abril a dezembro deste ano, no processo de eleição indireta que deverá ocorrer na Assembleia Legislativa. “Estamos realizando todos os diálogos necessários com as forças políticas comprometidas com o Rio Grande do Norte para vencer essa disputa, com muita unidade interna e certos de que o Estado não pode ter sua estabilidade comprometida e precisa seguir com as políticas públicas e as obras que estão em andamento”, comunicou a nota assinada pela presidente estadual do partido, Samanda Alves. Walter Alves e Fátima Bezerra durante a posse em 2023 — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi/ARQUIVO G1RN
Sisu 2026: inscrições para o ensino superior começam nesta segunda
Candidatos das três últimas edições do Enem podem usar notas. As inscrições para a edição de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começarão nesta segunda-feira (19) e poderão ser feitas até as 23 horas e 59 minutos de sexta-feira (23), no horário de Brasília. O Sisu é o processo seletivo para ingresso em cursos de graduação gratuitos em instituições públicas de educação superior em todo o país. A novidade desta edição é que o Sisu passará a considerar o resultado das três edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025 ─ para acesso às vagas ofertadas pelas instituições públicas participantes. As regras e o cronograma oficial do Sisu 2026 foram publicados pelo Ministério da Educação (MEC) no Edital nº 29/2025. Confira as informações do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil Inscrições Os candidatos devem se inscrever pela internet, exclusivamente por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do Sisu. A pessoa interessada poderá se inscrever em até duas opções de cursos superiores. O Ministério da Educação (MEC) alerta que não há cobrança de taxa de inscrição dos candidatos. Esta edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição. Dessa forma, os inscritos concorrerão, em um único processo seletivo, às vagas disponibilizadas para todo o ano letivo (primeiro e segundo semestres) pelas universidades públicas. Ao se inscrever, o candidato deverá, obrigatoriamente, preencher também o cadastro socioeconômico disponível. Vagas São mais de 274,8 mil vagas em 7.388 cursos, oferecidos por 136 instituições, em 587 municípios do país. Com isso, a edição de 2026 é considerada a maior da história do Sisu em quantidade de instituições participantes, tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre de 2026. Entre as 274 mil vagas disponibilizadas, mais de 73 mil são para cursos de licenciaturas presenciais. Os estudantes que optarem por esses cursos poderão se inscrever no Pé-de-Meia Licenciaturas. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) garante um incentivo financeiro mensal no valor de R$ 1.050. O MEC avisa que é de responsabilidade do candidato verificar previamente essa informação antes de realizar a inscrição no Sisu 2026, não sendo possível a escolha do semestre de ingresso, o qual será definido de acordo com a nota do candidato. Ações afirmativas O Sisu considera diferentes modalidades de concorrência, que levam em conta o perfil socioeconômico dos candidatos, de acordo com a Lei de Cotas (nº 12.711/2012) e a Lei nº 14.945/2024, e também de acordo com as ações afirmativas definidas em cada instituição. No momento da inscrição, caso possua o perfil para concorrer a essas vagas, os candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência (PCD), bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio ou fundamental em escola pública deverão, obrigatoriamente, indicar as modalidades de reserva de vagas às quais desejam concorrer. Será permitida a opção por apenas uma ação afirmativa do tipo bônus e uma ação afirmativa do tipo reserva de vagas. A oferta de vagas reservadas ocorre somente após a etapa de classificação e observa a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas. Seleção Todos os candidatos inscritos no Sisu 2026 serão classificados com base no desempenho obtido nas edições do Enem dos anos de 2023, 2024 ou 2025. Caso o candidato tenha participado de uma ou mais edições do Enem, o sistema de inscrição do Sisu selecionará automaticamente a melhor nota média ponderada das edições do Enem, levando em conta ações afirmativas e a opção de curso. Porém, é preciso que o participante tenha tirado nota superior a zero na redação e não tenha sido treineiro (estudante que não terminou o ensino médio e faz o exame para fins de autoavaliação). O MEC explica que, em caso de empate no uso das médias ponderadas, será considerada a edição do Enem em que obteve a maior nota em uma das disciplinas que têm maior peso para o curso escolhido e conforme a ordem de prioridade. Resultado O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026. Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular quanto por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na instituição a partir de 2 de fevereiro. O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior na aba do Sisu. A lista de espera poderá ser usada pelas instituições de educação superior participantes, durante todo o ano, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. Saiba mais sobre o Sisu aqui. A central de atendimento do MEC funciona no telefone: 0800-616161. AGÊNCIA BRASIL
SUS vai vacinar profissionais de saúde contra dengue em fevereiro
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste domingo (18) que cerca de 1,1 milhão de profissionais que atuam na atenção primária à saúde de todo o país poderão ser imunizados, a partir de 9 de fevereiro, com a vacina Butantan-DV, com tecnologia 100% nacional, desenvolvida pelo Instituto Butantan. O imunizante contra a arbovirose é o primeiro de dose única do mundo.Play Video “São aqueles profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde, que visitam as famílias, são os primeiros profissionais a receber quem tem sinal e sintoma de dengue”, anunciou o ministro da Saúde. “Os primeiros cuidados são feitos pelos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, profissionais e equipes multifuncionais que estão cadastrados nas unidades básicas de saúde”, complementou. O ministro explicou que a vacinação deste público será possível com a chegada de mais doses da Butantan-DV. O Instituto Butantan deve produzir e entregar até 31 de janeiro cerca de 1,1 milhão de doses adicionais desta vacina nacional contra a dengue, para garantir a imunização dos profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS). Os anticorpos da Butantan-DV oferecem proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Os estudos clínicos indicam eficácia global de 74% da vacina brasileira, com redução de 91% dos casos graves e 100% de proteção contra hospitalização pela doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Produção de mais doses O governo federal quer ampliar gradualmente a vacinação em dose única para todo o país, para pessoas de 15 a 59 anos, o que depende da disponibilidade de novas unidades da vacina Butantan-DV, que foram encomendadas no mês passado pelo Ministério da Saúde. Para acelerar a fabricação em larga escala do imunizante, o ministro divulgou que o Instituto Butantan firmou uma parceria de transferência de tecnologia à empresa WuXi Vaccines, da China. Com a parceria, a expectativa do Ministério da Saúde é que a produção chinesa da vacina com tecnologia brasileira seja ampliada em até 30 vezes. “Eles [diretores da WuXi Vaccines] se comprometeram com um cronograma de produção e de entrega. Nossa expectativa é de termos, neste ano ainda, em torno de 25 a 30 milhões de doses [da vacina Butantan-DV]”, estimou o ministro da Saúde. O titular da pasta prevê que à medida que cheguem as novas doses importadas, o próximo passo do governo brasileiro será realizar a vacinação nacional do público de 15 a 59 anos, começando pela população mais velha (59 anos) e avançando até o público mais jovem (15 anos). “Na medida que a gente começa a ter uma grande produção, isso vai entrar no calendário oficial [de vacinação] de forma permanente”, projeta o ministro. Para acompanhar a produção das doses da vacina desenvolvida pelo Butantã, em março deste ano, técnicos do Ministério da Saúde devem viajar à China. “A gente quer ver essas doses de vacinas o mais rápido possível aqui do Brasil”. Alexandre Padilha explicou também que o Instituto Butantan já tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fazer a avaliação da vacina Butantan-DV no público com mais de 60 anos e já começou o recrutamento de voluntários deste público. “Nós estamos otimistas que também seja uma vacina segura para quem tem mais de 60 anos de idade, o que vai ser muito importante para o combate à dengue”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A declaração foi dada pelo ministro em Botucatu (SP), no início da campanha de vacinação em massa da população de 15 a 59 anos deste município. A iniciativa piloto ocorre também nas cidades de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), desde o último sábado (17). O objetivo é avaliar o impacto da imunização com o novo imunizante. “Não tenho dúvida nenhuma que essa vacina 100% do Butantan pode ser uma grande arma internacional para combater a dengue em outros países no mundo”, disse Alexandre Padilha. QDenga em todo o país Para o público de 10 a 14 anos, o SUS oferece gratuitamente o imunizante internacional QDenga, com esquema vacinal de duas doses. O Ministério da Saúde afirma que o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público de saúde. Neste domingo (18), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha anunciou a ampliação para todo o país da aplicação da vacina japonesa para esta mesma faixa etária. A expansão ocorre a partir da aquisição de mais estoques da farmacêutica japonesa Takeda. “A gente comprou 9 milhões de doses, para 2026; mais 9 milhões de doses, para 2027. Ao todo 18 milhões [de doses]. O que permite que a gente possa distribuí-la em todos os municípios brasileiros.” Aprovada em 2023 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a QDenga foi inicialmente disponibilizada em 2024 às crianças e adolescentes de 2,1 mil municípios considerados prioritários pelo governo do Brasil. Com o aumento dos estoques, a vacinação da QDenga será feita em unidades básicas de saúde (UBS) do SUS dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros, exclusivamente ao público de 10 a 14 anos. O ministro contabiliza que foram distribuídos e aplicados no Brasil, em 2024 e 2025, cerca de 10 milhões de doses da QDenga para o público infanto-juvenil. TRIBUNA DO NORTE
Operação Praia Segura começa no RN neste fim de semana
Foto: Reprodução/divulgação A Operação Praia Segura começa neste fim de semana no Rio Grande do Norte como uma estratégia integrada do Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) em parceria com o Governo do Estado. A iniciativa surge para reforçar a prevenção e a orientação da população durante o período de maior deslocamento de moradores e turistas em direção ao litoral potiguar, marcado por praias cheias e aumento dos riscos. Assim, equipes do CBMRN estarão posicionadas nas principais rodovias que ligam Natal ao Litoral Sul e ao Litoral Norte. Nessas áreas, os bombeiros vão distribuir panfletos educativos com orientações de segurança, além de entregar pulseiras de identificação para crianças. Essa medida, certamente, facilita a rápida localização em casos de desencontro familiar, situação comum em praias lotadas. Operação Praia Segura reforça prevenção nas praias do RN Conforme informou o Corpo de Bombeiros, o foco central da Operação Praia Segura é fortalecer a cultura da prevenção. Além disso, a ação prioriza o cuidado com crianças e o uso seguro dos ambientes aquáticos, especialmente em um período em que crescem os registros de afogamentos e acidentes. Por isso, o trabalho educativo ganha protagonismo, indo além da atuação emergencial. Depois das ações nas rodovias, a operação segue diretamente para a faixa de areia. Simultaneamente, equipes atuarão nas praias com orientações aos banhistas, destacando a importância de respeitar as recomendações dos guarda-vidas. Da mesma forma, os bombeiros reforçam a necessidade de observar as bandeiras de sinalização, que indicam áreas seguras ou impróprias para o banho de mar. Embora muitos frequentadores já conheçam as regras básicas de segurança, o CBMRN destaca que a repetição das orientações salva vidas. Como mencionado anteriormente, evitar o banho em áreas de risco, não entrar no mar após consumo de álcool e manter atenção redobrada com crianças são atitudes simples, mas decisivas. Além disso, o Governo do RN aposta na conscientização coletiva como forma de reduzir ocorrências graves durante o verão. Por outro lado, a colaboração da população é fundamental para o sucesso da operação. Assim, o CBMRN convida moradores e visitantes a participarem ativamente da campanha, seguindo as orientações e adotando comportamentos responsáveis. Tags deste artigo:CBMRN, Corpo de Bombeiros, Destacado, Governo do RN, litoral potiguar, Notícias do RN, Operação Praia Segura, prevenção, segurança nas praias, verão GOVERNO DO ESTADO DO RN
Bombeiros do RN recebem tecnologia inédita para incêndios
Foto: divulgação CBMRN O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) recebeu quatro Lanças Extintoras de Incêndio para Veículos Elétricos (LECIE), tecnologia inédita no Brasil. Para a aquisição dos equipamentos, o Governo do RN investiu R$ 400 mil. Com a compra, o CBMRN passa a ser a primeira corporação de bombeiros do país a contar com esse tipo de equipamento de ponta, reforçando a proteção à população potiguar diante do crescimento da frota de veículos elétricos e híbridos. As lanças extintoras serão distribuídas entre os grupamentos da corporação em todo o estado, garantindo maior rapidez e eficácia no atendimento a ocorrências envolvendo esse tipo de veículo. Preparo para novas demandas A aquisição das LECIE posiciona o Corpo de Bombeiros do RN à frente no preparo operacional para novas demandas, especialmente aquelas relacionadas à mobilidade elétrica, que cresce de forma acelerada no Brasil. O subcomandante-geral do CBMRN, coronel Franklin Araújo, destacou a importância do investimento. Segundo ele, os novos equipamentos ampliam a capacidade de resposta da corporação e aumentam a segurança dos militares durante as ocorrências. “Com esses equipamentos de última geração, elevamos nossa capacidade de resposta e nossa segurança na atuação em incêndios envolvendo veículos elétricos. Trata-se de uma preparação necessária diante do crescimento acelerado da mobilidade elétrica e das exigências operacionais que ela impõe”, afirmou. Treinamento especializado A implementação das lanças extintoras será acompanhada de treinamento técnico especializado, garantindo que os bombeiros militares estejam plenamente capacitados para o uso correto da tecnologia em situações reais de emergência. O CBMRN reforça que a qualificação das equipes é essencial para o uso seguro e eficaz dos novos equipamentos, especialmente em ocorrências de alta complexidade. Tecnologia voltada a veículos elétricos A LECIE, desenvolvida pela empresa Murer, da linha Murer LAM, foi projetada para permitir o combate direto a incêndios em acumuladores de íons de lítio, comuns em veículos elétricos e híbridos. Esse tipo de incêndio exige abordagem especializada, já que apresenta características diferentes dos veículos movidos a combustão. A nova tecnologia representa uma resposta técnica às demandas emergentes da mobilidade elétrica no estado e no país. Tags deste artigo:Bombeiros do RN, CBMRN, Destacado, Governo do RN, incêndio, segurança pública, tecnologia, veículos elétricos PONTA NEGRA NEWS
Parnamirim intensifica combate às arboviroses no litoral durante o mês de janeiro
A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), está realizando uma grande ação de enfrentamento às arboviroses no litoral do município. A iniciativa acontece em todas as sextas-feiras do mês de janeiro e conta com a mobilização de mais de 50 agentes de combate às endemias, por dia. O objetivo é intensificar as atividades de prevenção e controle de doenças como dengue, zika e chikungunya, além de conscientizar moradores, veranistas e comerciantes sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Durante a ação, os agentes realizam visitas domiciliares, vistorias em imóveis, orientação aos moradores e eliminação de possíveis focos do mosquito, como recipientes que acumulam água parada. Também são distribuídos materiais educativos como cartazes e panfletos, com o objetivo de repassar informações importantes sobre como cada pessoa pode contribuir com a prevenção. O trabalho é reforçado no mês de janeiro por conta do período de veraneio. Muitas casas que passam o resto do ano fechadas são reabertas durante o verão, aumentando o fluxo de pessoas e, consequentemente, o risco de surgimento de focos do mosquito transmissor das arboviroses. A gestão municipal reforça que a participação da população é fundamental nesse combate. Medidas simples, como manter caixas d’água bem vedadas, descartar corretamente o lixo, evitar o acúmulo de água em recipientes e limpar calhas e quintais regularmente, fazem toda a diferença para manter a cidade protegida contra as arboviroses. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Prefeitura de Parnamirim injeta R$110 mil em apoio a orquestras de frevo para o Carnaval 2026
A Prefeitura de Parnamirim abre suas portas para o ritmo contagiante do frevo no Carnaval 2026. A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setude) vai destinar até R$110 mil para apoiar 25 orquestras que vão enriquecer a programação cultural do evento, que ocorre de 6 a 18 de fevereiro em Pirangi. As inscrições são gratuitas e já estão abertas, podendo ser feitas até o dia 18 de janeiro no site da Prefeitura (https://edital.setude.parnamirim.rn.gov.br/#/portal/inicio) – uma ótima chance para grupos musicais brilharem no maior carnaval do litoral potiguar. A seleção prioriza orquestras com 12 músicos instrumentistas, maestro e fiscal, para apresentações na Avenida Márcio Marinho ou na orla da praia. O processo envolve uma etapa muito importante de curadoria artística, responsável por até 30 pontos na seleção. É nesse momento que serão analisados os portfólios, currículo dos componentes e trajetória histórica da orquestra no Carnaval de Parnamirim. A previsão é que o resultado seja publicado até o dia 2 de fevereiro. Com o processo, a Prefeitura de Parnamirim prioriza e valoriza os artistas locais que mais uma vez vão brilhar em um dos momentos mais aguardados por grande parte dos foliões do Carnaval de Pirangi. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
IPS Brasil reconhece Parnamirim como destaque em saneamento, telecomunicações e qualidade de vida no RN
Parnamirim foi o 4º do RN em 2025 no Índice de Progresso Social (IPS Brasil). A cidade alcançou uma pontuação de 64,1 pontos de 100 possíveis, posicionando-se entre os destaques nacionais em qualidade de vida. O resultado reflete avanços consistentes em saneamento, moradia, conectividade, educação e inclusão social, alinhados às ações estruturantes executadas pela Prefeitura de Parnamirim nos últimos meses. O IPS Brasil utiliza indicadores de fontes públicas que priorizam o impacto das políticas públicas junto à população, e não investimentos de forma isolada. Um dos destaques de Parnamirim foi no setor Água e Saneamento, com melhorias consideráveis na cobertura de abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de resíduos. O bom desempenho está diretamente ligado ao conjunto de investimentos que vêm sendo realizados para ampliar o Sistema de Esgotamento Sanitário e concluir estações de tratamento. A meta é beneficiar mais de 180 mil habitantes e levar coleta e tratamento de esgoto à maioria dos domicílios de Parnamirim, o que será um marco na história da cidade. Na dimensão Acesso à Informação e Comunicação, Parnamirim foi destaque na cobertura de internet móvel 4G/5G, desempenho considerado forte em seu grupo de municípios. Esse cenário é reforçado pela política de internet gratuita da Prefeitura, que disponibiliza Wi-Fi em pelo menos 50 pontos da cidade, incluindo todas as 29 Unidades Básicas de Saúde, o Hospital Márcio Marinho, UPA de Nova Esperança, praças e outras áreas de grande circulação, ampliando o acesso da população a serviços digitais, educação, informação e oportunidades de trabalho. No eixo das Oportunidades, o IPS Brasil evidencia campo um campo de atuação importante na esfera dos direitos individuais, inclusão social e acesso à educação superior e mostra avanços de Parnamirim em temas como acesso a programas de direitos humanos e políticas voltadas a minorias. De fato, a Prefeitura tem fortalecido, nos últimos meses, ações de assistência social, proteção a grupos vulneráveis e promoção de igualdade de gênero e raça, alinhando-se a diretrizes nacionais de direitos humanos e cidadania. Os resultados do IPS Brasil 2025 confirmam que Parnamirim está em um ciclo consistente de melhoria da qualidade de vida, com políticas públicas que se traduzem em avanços concretos na vida das pessoas. A combinação de grandes obras de saneamento, fortalecimento da rede de saúde, ampliação da conectividade digital e ações voltadas à inclusão social consolida o compromisso da Prefeitura de Parnamirim com um desenvolvimento humano integrado, sustentável e orientado para o bem-estar da população. PREFEITURA DE PARNAMIRIM