O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), afirmou que o colegiado deve votar o projeto de dosimetria na próxima semana. Segundo ele, isso liberaria a proposta para ser votada em plenário. “Vamos debater e também deliberar na próxima semana. O relator será Esperidião Amin PP-SC. Na próxima quarta-feira, certamente, ele apresentará o relatório e vamos fazer a votação provavelmente. Saindo da CCJ, o presidente Davi Alcolumbre deverá levar a dosimetria para o plenário”, disse Otto, antes do início da sessão da CCJ desta quarta-feira, 10. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), já manifestou a intenção de pautar o texto no plenário da Casa na semana que vem. O projeto de dosimetria foi aprovado nesta madrugada pela Câmara e reduz penas de condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A votação ocorreu poucos dias depois de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmar que havia “um preço” para retirar sua candidatura à Presidência em 2026, anunciada na última sexta-feira, 5. O senador disse que essa contrapartida seria uma anistia ampla e a recuperação da elegibilidade do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Antes da votação, Flávio também se reuniu com lideranças do Centrão. O projeto aprovado na Câmara não atende integralmente à demanda, mas vem sendo chamado de “anistia light”. De acordo com o relator na Câmara, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) os efeitos da proposta podem reduzir o tempo de prisão do ex-presidente Bolsonaro para dois anos e quatro meses – bem abaixo dos 27 anos e 3 meses impostos pelo Supremo Tribunal Federal pelos crimes relacionados à trama golpista. ESTADÃO CONTEÚDO
Prefeitura divulga alteração no edital para contratação temporária de profissionais da Saúde em Natal
Foto: Pixabay A Prefeitura do Natal republicou, nesta quarta-feira (10), o Edital da Saúde do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de profissionais. O novo documento, válido a partir da publicação no Diário Oficial do Município, traz ajustes formais e um calendário atualizado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a republicação garante conformidade legal, transparência e segurança jurídica ao processo seletivo. Por que o edital anterior foi revogado A Prefeitura explicou que, ao revisar o processo, identificou a ausência de um requisito formal obrigatório: a necessidade de um decreto prévio do chefe do Executivo declarando o interesse público que justifica a contratação temporária. Diante disso, o edital anterior foi considerado irregular e precisou ser revogado. Novas datas e orientações para inscrição A única mudança prática para os candidatos está no novo período de inscrições, que ocorrerá: Os candidatos inscritos na versão revogada serão notificados por e-mail e deverão refazer a inscrição seguindo as orientações da nova publicação. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de um formulário eletrônico disponível no site da Prefeitura do Natal, na página da SMS. Para participar, é necessário ter conta ativa do Google, anexar toda a documentação exigida em PDF e realizar apenas uma inscrição por CPF. Vagas disponíveis e critérios de seleção O processo seletivo oferece 1.050 vagas temporárias para níveis médio e superior, além da formação de cadastro de reserva. A seleção será feita exclusivamente por avaliação curricular, observando formação acadêmica e experiência profissional conforme cada cargo. Também haverá vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD). Cargos de nível superior Assistente Social, Biomédico, Educador Social, Enfermeiro, Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Odontólogo, Profissional de Educação Física e Psicólogo. Cargos de nível médio Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico em Enfermagem, Técnico em Patologia e Técnico em Radiologia. O edital completo está disponível no Diário Oficial do Município e no portal da Prefeitura. A medida busca garantir o funcionamento adequado da Rede de Atenção à Saúde enquanto a gestão avança nos trâmites para um novo concurso público. Tags deste artigo:contratação temporária, Destacado, Diário Oficial do Município, Edital da Saúde, edital republicado, inscrições abertas, nível médio, nível superior, oportunidades de emprego, prefeitura do natal, processo seletivo natal, rede municipal de saúde, secretaria municipal de saúde, seleção temporária, SMS Natal, vagas na saúde PONTA NEGRA NEWS
Prefeitura de Parnamirim realiza dois eventos esportivos nesta semana
Parnamirim será palco de dois importantes eventos esportivos nos dias 13 e 14 de dezembro. As competições vão reunir atletas de diferentes categorias, consolidando a cidade como polo de incentivo ao esporte municipal. Festival da Escolinha Municipal de Esporte (Emep) No sábado (13), acontece a continuação do Festival da Escolinha Municipal de Esporte, que será realizado a partir das 8h, no Campo do Mamão, em Passagem de Areia. O evento integra a agenda municipal de promoção do esporte entre os jovens e oferece oportunidades de prática e desenvolvimento das modalidades esportivas, como o futebol. Final da Liga Parnamirim de Talentos Futebol Já no domingo (14), a cidade acompanha a grande final da Liga Parnamirim de Talentos Futebol, no Potiguar Esporte Clube, Centro da cidade, a partir das 14h. Os confrontos vão reunir os principais destaques nas seguintes faixas etárias: As disputas prometem entrega e futebol de qualidade, com os melhores talentos de Parnamirim em campo, demonstrando o alto nível da competição municipal. Ambos os eventos reforçam o compromisso da administração municipal com a formação de novas gerações através do esporte, proporcionando espaços para o desenvolvimento integral dos jovens atletas. Toda a população é convidada a acompanhar as disputas e vibrar com cada conquista, especialmente as famílias dos jovens atletas. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Black Friday com Consciência: Comissão da ALRN leva orientação direta a consumidores e lojistas
Em meio ao movimento intenso da Black Friday, a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte iniciou, nesta quinta (27) e sexta-feira (28), mais uma edição da ação educativa “Consumo Responsável: Bom para você, bom para o comércio”. A iniciativa, conduzida pelo deputado estadual Ubaldo Fernandes, reúne o Procon Legislativo, Procon RN e a Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/RN, e tem como foco algo simples, mas essencial: levar informação onde as pessoas realmente estão. Nessa quinta-feira, no Natal Shopping, a equipe distribuiu material informativo e conversou com consumidores e lojistas sobre práticas de compra e venda, preços, garantias, ofertas e cuidados importantes em períodos de grande circulação e promoções tentadoras. A proposta é acolher dúvidas, orientar e garantir que todos tenham acesso a informações que fazem diferença no dia a dia. Já nesta sexta (28), a mobilização segue para o tradicional comércio do Alecrim, com concentração às 8h na Praça Gentil Ferreira. Lá, o contato é ainda mais direto: vendedores atendendo clientes, vitrines movimentadas e uma verdadeira aula prática sobre relações de consumo. A equipe dialoga com quem está no centro da economia popular, reforçando direitos, deveres e boas práticas — de forma clara, acessível e com escuta ativa. Ao longo dos anos, essa campanha já se tornou referência no RN. Em edições anteriores, a ação passou pelos principais shoppings da capital e pelo comércio de rua, registrando atendimentos, esclarecimentos e até ações específicas, como a prevenção da “Pink Tax”, que chamou atenção para desigualdades de preços entre produtos destinados a homens e mulheres. Para o deputado Ubaldo Fernandes, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, a importância desta ação vai além das compras da Black Friday. Ele destaca que educar é o primeiro passo para prevenir abusos, fortalecer o comércio e criar uma relação mais justa entre quem compra e quem vende. “Nosso objetivo é aproximar a Comissão da população, estar onde o povo está. Queremos que consumidores e lojistas se sintam acolhidos, informados e seguros. Relações de consumo saudáveis fortalecem a economia e garantem um ambiente mais justo para todos”, afirma Ubaldo. Mais do que uma campanha, o trabalho representa um compromisso com a cidadania. Uma forma simples e efetiva de mostrar que o direito do consumidor começa na informação — e que quando ela chega, o consumo se torna mais responsável, consciente e equilibrado. #PoderLegislativo #DeputadoEstadual #UbaldoFernandes #RioGrandedoNorte
Potiguar Tânia Maria comemora indicações de “O Agente Secreto” ao Globo de Ouro
A atriz potiguar Tânia Maria comemorou as três indicações de “O Agente Secreto” no Globo de Ouro de 2026. Em vídeo publicado nas redes sociais, Tânia destacou o feito inédito, sendo a primeira vez que um filme brasileiro é indicado em três categorias da premiação. O longa está concorrendo a Melhor Filme – Drama, Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Drama com Wagner Moura.Play Video “Eu tenho três indicações no Globo de Ouro. Viva ‘O Agente Secreto’, viva o cinema brasileiro, viva o Brasil”, disse a atriz nas redes sociais. No filme, ela interpreta Dona Sebastiana, proprietária de um prédio em Recife que abriga refugiados. Com sua atuação, a potiguar conquistou elogios internacionais e entrou no radar da indústria cinematográfica, graças ao talento espontâneo. A lista com todos os indicados ao prêmio foi divulgada na manhã desta segunda-feira (8). Na categoria principal, “O Agente Secreto” concorre com “Frankenstein”, “Hamnet”, “It Was Just An Accident”, “Sentimental Value” e “Sinners”. Já em melhor filme de língua não inglesa, disputa com “It Was Just An Accident” (França), “No Other Choice” (Coreia do Sul), “Sentimental Value” (Noruega), “Sirāt” (Espanha) e “The Voice of Hind Rajab” (Tunísia). Na categoria melhor ator em filme de drama, além de Wagner Moura, foram indicados Joel Edgerton (Train Dreams), Oscar Isaac (Frankenstein), Dwayne Johnson (The Smashing Machine), Michael B. Jordan (Sinners) e Jeremy Allen White (Springsteen: Deliver Me From Nowhere). Os vencedores serão anunciados no dia 11 de janeiro de 2026 em cerimônia que será realizada no The Beverly Hilton, na cidade de Beverly Hills, nos Estados Unidos. TRIBUNA DO NORTE
Jornalistas elegem Ubaldo Fernandes como Parlamentar do Ano na ALRN
09/12/2025 Os jornalistas que integram o Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte elegeram, nesta terça-feira (9), o deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) como Parlamentar do Ano, em votação realizada no Auditório Cortez Pereira. A escolha é promovida anualmente pelo Comitê, presidido pelo jornalista Oliveira Wanderley, e reconhece o trabalho desenvolvido pelos parlamentares ao longo do ano legislativo. Dos 47 profissionais de imprensa aptos a votar, 42 compareceram. O resultado confirmou a ampla preferência pelo deputado Ubaldo Fernandes, que recebeu 32 votos. Em seguida, apareceram os deputados Tomba Farias (PL), com 4 votos; Divaneide Basílio (PT), com 3; Cristiane Dantas (SDD), com 2; e Galeno Torquato (PSDB), com um voto. Ao anunciar o resultado, o presidente do Comitê de Imprensa destacou a importância da escolha para o fortalecimento da atividade parlamentar e para a relação entre a Casa Legislativa e os profissionais de comunicação. “Os jornalistas votaram e elegeram o deputado Ubaldo Fernandes como Parlamentar do Ano. Uma honraria que representa o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido durante o ano”, afirmou Oliveira Wanderley. Emocionado, Ubaldo Fernandes agradeceu a confiança e ressaltou o compromisso de seguir atuando em defesa da população potiguar. “A caminhada agora é muito maior, porque esse título é muito honroso para o parlamentar. Agradeço ao povo do Rio Grande do Norte, à imprensa, aos jornalistas credenciados e ao comitê por terem me escolhido Parlamentar do Ano. Continuarei trabalhando com dedicação e responsabilidade”, declarou. Tradição e reconhecimento Criado na legislatura de 1981–1983, durante a gestão do então presidente da Casa, ex-deputado Carlos Augusto Rosado, o Comitê de Imprensa recebeu o nome do jornalista Alexis Gurgel, um dos grandes nomes do jornalismo potiguar. O primeiro parlamentar homenageado foi o ex-deputado Roberto Furtado, em 1982, marcando o início de uma tradição que valoriza a atuação política e fortalece a relação entre o Legislativo e a imprensa. A escolha do Parlamentar do Ano reafirma a importância do diálogo transparente, do trabalho legislativo comprometido e da imprensa como ponte entre o Parlamento e a sociedade. #PoderLegislativo #DeputadoEstadual #UbaldoFernandes #RioGrandedoNorte
Compras de fim de ano devem movimentar R$ 1,95 bilhão no RN, aponta Fecomércio RN
Foto: Freepik As compras de fim de ano devem movimentar R$ 1,95 bilhão no Rio Grande do Norte — crescimento de 8,1% frente a 2024, segundo levantamento do Instituto Fecomércio RN (IFC). O período é relevante para os setores de Comércio e Serviços, impulsionado pela recomposição gradual da renda, por um mercado de trabalho aquecido e pelo pagamento do 13º salário, que aporta liquidez imediata à economia. Mossoró – mais consumo, mas ainda pressionada por dívidas A movimentação financeira projetada para Mossoró é de R$ 163,74 milhões, alta de 9,3%, o que confirma o papel da cidade como polo regional de consumo. A pesquisa indica que 61,6% dos mossoroenses pretendem realizar compras neste Natal, o maior índice da série histórica. Ao mesmo tempo, 56,9% planejam usar o 13º salário para quitar dívidas, o que evidencia um mix entre ampliação do consumo e necessidade de regularização financeira. O gasto médio com presentes em Mossoró está estimado em R$ 372,19 para 2025, alta de 3,9% em relação a 2024. Em relação à forma de compra, 46,1% dos entrevistados preferem o comércio de rua e 52,9% pretendem parcelar as compras. Por sua vez, o gasto médio com as comemorações será de R$ 174,78, com uma alta significativa de 12,1% frente ao ano anterior. Natal – consumo em alta e maior planejamento financeiro Na capital, o cenário é mais robusto: 76,9% dos natalenses pretendem comprar presentes — o maior patamar em seis anos de série histórica. A destinação do 13º mostra comportamento mais equilibrado: 38,5% irão pagar dívidas; 25,8% poupar ou investir; 24,8% reservar para despesas de janeiro; e 23,2% usar para compras. Além disso, 54% dos entrevistados declararam intenção de pagar à vista (Pix/débito/dinheiro), indicador de menor dependência de crédito na cidade. Esse perfil de maior planejamento se reflete no aumento do gasto médio com presentes, projetado em R$ 374,25, crescimento de 6,5% sobre 2024. A movimentação financeira prevista para Natal é de R$ 649,91 milhões, alta de 7,5%, consolidando a capital como principal motor do varejo potiguar. Ademais, o gasto com as comemorações deve crescer 7% esse ano. Tags deste artigo:comércio, compras, Destacado, Fecomércio, final de ano, Mossoró (RN), Natal-RN PONTA NEGRA NEWS
Cinco cidades do RN ficam sem abastecimento de água após furto de cabos elétricos de estação elevatória
A previsão é que o conserto esteja concluído até quarta-feira (10). Após a religação do sistema, a normalização completa no abastecimento deve ocorrer até 18 de dezembro. Cinco cidades ficam sem abastecimento de água após furto de cabos elétricos de estação elevatória — Foto: Aurélio Sal/EPTV Pelo menos cinco cidades do RN estão sem abastecimento de água após o furto de elétricos da estação elevatória na Serra de Santana, na Região do Seridó. A ação interrompeu o bombeamento de água tratada e parou o abastecimento de Florânia, Bodó, Lagoa Nova, São Vicente, Tenente Laurentino Cruz, Zona rural de Jucurutu, Distrito de Laginhas e zonas rurais de São Rafael e Santana do Matos. A Caern informou que para restabelecer o fornecimento de água para essas regiões precisará refazer toda a fiação elétrica da estação. A previsão é que o conserto esteja concluído até o meio-dia da quarta-feira (10). Após a religação do sistema, a normalização completa no abastecimento (incluindo as partes mais altas da área atingida) deve ocorrer até 18 de dezembro. A Caern solicita que quem tiver informações sobre os criminosos que as repasse para as autoridades policiais. E recomenda aos clientes, que disponham de reservatórios domésticos, o uso racional e a economia de água enquanto durar o período de normalização. G1RN
Parnamirim realiza I Fórum Comunitário UNICEF no próximo dia 10
A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), realizará na próxima quarta-feira (10), às 8h no Auditório da Escola Municipal Augusto Severo, o I Fórum Comunitário UNICEF 2025-2028. O Fórum é realizado de forma intersetorial, onde de forma coletiva as Secretarias de Assistência Social (Semas), da Mulher e Direitos Humanos (Semmud), da Saúde (Sesad), de Educação (SME), Conselho Tutelar e Comdica, abrem um espaço para diálogo, escuta, construção e aprovação do Plano Municipal pelos Direitos das Crianças e Adolescentes do nosso município. Além da aprovação do Plano, será um momento onde o poder executivo municipal, ao lado da comunidade, discutirá sobre o fortalecimento das políticas públicas que visam garantir a promoção e proteção integral dos direitos do público infanto-juvenil de Parnamirim. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Carnatal: coreografia de Ivete Sangalo, entrega de Bell Marques e multidão do Grafith marcam última noite
Ao fim da festa, foliões se encontraram para curtir os shows e Durval Lelys (com participação de Ricardo Chaves), Simone Mendes e Rafa & Pipo na Arena das Dunas. O terceiro e último dia de Carnatal 2025, neste domingo (7), foi marcado pelo Grafith e seus seguidores fiéis, as coreografias com o público e o brilho de Ivete Sangalo e o incansável Bell Marques no corredor da folia, na Arena das Dunas, em Natal. Ao final, os foliões dos três blocos, do Largo dos Reis e do Nota Potiguar se juntaram para acompanhar os shows que aconteciam na parte interna da Arena das Dunas. Quem abriu a festa foi Ivete Sangalo, com o bloco Euforia. Do trio, a baiana animou o público e também comandou uma coreografia ensaiada durante a música “O verão bateu em minha porta”, que marcou a festa. Carnatal 2025 — Foto: Divulgação “O nome do bloco Euforia tem tudo a ver comigo, porque é exatamente assim que me sinto quando vejo o nome de Natal na minha agenda. É uma festa onde deságuam todos os nossos amores, todas as expectativas dessa temporada que chega com sol, verão e muita energia. Tenho muita sorte de estar aqui novamente, com o bloco esgotado. Toda vez que piso nessa terra, eu recarrego minhas energias”, disse no bloco. Já Bell Marques levou o bloco Vumbora pelo terceiro dia seguido ao corredor da folia. “Que bons dias passamos juntos. A energia de vocês supera qualquer coisa. Muito obrigado. Vocês são fantásticos. Quando estamos aqui sentimos uma coisa muito boa. Vocês passam isso para a gente”, disse Bell Marques do alto trio elétrico. A banda potiguar Grafith demonstrou todo o seu orgulho e alegria em ver a avenida tomada pela multidão tão fiel no bloco 084e a agradeceu aos potiguares por tudo que estava acontecendo com a banda. “Só sabemos fazer uma coisa: entregar o melhor para vocês.”, disse Júnior Grafith. Ivete Sangalo no Carnatal 2025 — Foto: Divulgação Após o desfile dos blocos, todos os participantes de blocos, Largo dos Reis e Nota Potiguar se juntaram ao público do Nota Potiguar na parte interna da Arena das Dunas para os shows de Durval Lelys (com participação de Ricardo Chaves), Simone Mendes e Rafa & Pipo. 📅 Com o fim da festa em 2025, o Carnatal divulgou para a data da micareta em 2026: entre os dias 4 a 6 de dezembro. Blocos e camarotes já iniciaram as pré-vendas. Simone Mendes em show no Carnatal 2025 — Foto: Divulgação Durval Lelys e Ricardo Chaves no Carnatal 2025 — Foto: Divulgação G1RN