A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Projeto Escola Segura, instalou pioneiramente na Escola Municipal João Gomes, no bairro Liberdade, o controlador de acesso facial, aparelho que tem como objetivo registrar a frequência dos alunos por meio do reconhecimento facial, garantindo mais segurança para toda a comunidade escolar. A iniciativa visa garantir mais segurança, registrando a entrada e a saída dos alunos nas escolas e levando a informação em tempo real para que os pais e responsáveis possam acompanhar de forma tranquila a frequência dos estudantes. O intuito é ampliar, em breve, a instalação para outras escolas no município. Uma ação que reforça o compromisso da gestão municipal com a segurança de todas as pessoas, em todos os lugares. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Prefeitura de Parnamirim abre período de renovação de matrículas na rede municipal de ensino
Para os alunos regulares, a transferência é automática. O prazo vai até o dia 30 de dezembro. A renovação de matrículas para o ano letivo de 2026 vai ocorrer de forma automática para os alunos que já frequentam as escolas municipais e possuem série subsequente na mesma unidade. Já os responsáveis por estudantes que precisem mudar de escola (transferência interna), para a rede estadual, privada ou para outra cidade devem procurar a escola atual para indicar as opções de unidades de destino e acompanhar o deferimento, de acordo com as vagas à disposição. Atualmente, os professores e toda a gestão escolar da cidade estão empenhados na consolidação das turmas para otimizar o processo de renovação, que vai até o dia 30 de dezembro. Durante o período de matrículas, terão prioridade os estudantes que possuem irmãos já matriculados na escola desejada, conforme estabelece a Lei 2.485/2024. A matrícula dos alunos novatos será realizada de 12 a 23 de janeiro de 2026. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
RN registrou em 2024 maior número de acidentes em BRs em sete anos, aponta estudo
Levantamento mostrou ainda que as BRs 101 e 304 concentraram mais da metade dos acidentes registrados em 2024. RN teve maior número de acidentes e mortes dos últimos sete anos O Rio Grande do Norte registrou no ano de 2024 o maior número de acidentes em BRs desde o ano de 2018, segundo um estudo da Fundação Dom Cabral publicado no final deste ano de 2025. De acordo com o estudo, as rodovias federais no RN tiveram, em 2024: Os números, segundo o estudo, são os piores desde o início da série histórica do levantamento, que ocorre há sete anos. “Em 2018 tínhamos um patamar mais elevado, esses números vão diminuindo, caem relativamente, de uma forma acentuada nos dois anos da pandemia, e em 2022 há uma reversão no sentido dessa curva e passa a crescer”, explicou Ramon César, professor e pesquisador da Fundação Dom Cabral. O levantamento mostrou ainda que as BRs 101 e 304 concentraram mais da metade dos acidentes registrados em 2024. Um dos caminhões que tombaram durante acidente na BR-304 no RN — Foto: Reprodução/ARQUIVO Além disso, segundo o estudo da Fundação Dom Cabral, os carros formam o número mais alto de veículos envolvidos nas ocorrências: estão em 62% dos acidentes. “Um importante encaminhamento para a melhoria dos indíces de acidentes e suas consequências é o processo de transformação de rodovias de pistas simples em rodovias de pistas duplas, onde a ocorrência de acidentes tem consequências muito menos graves”, explicou o professor. O governo do RN anunciou nesta semana que a duplicação da BR-304 — uma das rodovias com mais acidentes no estado segundo o estudo — começa em janeiro do próximo ano. G1RN
Carreta “Agora Tem Especialistas” chega a Parnamirim para reforçar cuidados com a saúde da mulher
Parnamirim recebeu, na última sexta-feira (19), no Parque Aristófanes Fernandes, a Unidade Móvel do Programa Agora Tem Especialistas, uma iniciativa do Ministério da Saúde que tem como principal objetivo ampliar o acesso da população a consultas, exames e atendimentos especializados. Voltada especialmente à atenção integral à saúde da mulher, a carreta vai oferecer atendimentos gratuitos e ajudar a reduzir o tempo de espera dos pacientes na rede pública. O evento de apresentação da unidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz, e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que destacaram a importância da ação para o fortalecimento da rede local de atenção à saúde. “Essa é uma oportunidade de garantir mais dignidade e cuidado às mulheres de Parnamirim, com acesso a exames e diagnósticos que muitas vezes demoram meses para serem realizados”, ressaltou a prefeita. O acesso à unidade se dará de forma regulada. As mulheres devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima para obter informações. A unidade móvel está equipada com consultórios, espaço de triagem e estrutura para a realização de exames preventivos e outros procedimentos voltados ao rastreamento precoce de doenças, como o câncer de mama e de colo do útero. De acordo com o Ministério da Saúde, o programa busca fortalecer a integração entre o atendimento básico e o especializado, garantindo que o cuidado à mulher aconteça de forma contínua, desde a prevenção até o acompanhamento. Em Parnamirim, a expectativa é que centenas de mulheres sejam atendidas nos próximos dias, contribuindo para melhorar os indicadores de saúde do município e reduzir desigualdades no acesso ao sistema público. Com a chegada da unidade móvel, Parnamirim reafirma seu compromisso com políticas públicas voltadas à atenção primária e especializada, promovendo um modelo de saúde mais próximo, humanizado e eficiente para toda a população. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Prefeitura reativa Conselho Municipal de Meio Ambiente
A Prefeitura de Parnamirim deu posse, nesta quinta-feira (18), aos novos membros do Conselho Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Compluma). O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMUR) e reuniu representantes do poder público e da sociedade civil. O Conselho estava inativo há cerca de oito anos e está sendo reativado pela atual gestão, que reconhece a importância do órgão para a implementação eficaz das políticas públicas municipais e para o fortalecimento da participação social. Durante a cerimônia, o secretário da SEMUR, Raimundo Filho, destacou o significado do momento. É uma grande honra e, ao mesmo tempo, um senso de responsabilidade realizar a reinstalação e a posse dos membros do conselho. Este é um momento especial e simbólico, que marca o resgate de um importante espaço de participação social e reafirma o compromisso da gestão com a valorização dos conselhos municipais e da participação popular”, afirmou. O Compluma tem caráter consultivo e deliberativo e atua no auxílio e na deliberação sobre questões relacionadas à preservação, conservação, defesa, recuperação e melhoria do espaço urbano e do meio ambiente natural e construído, contribuindo para a promoção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à qualidade de vida da população. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Câmara de Parnamirim aprova orçamento para 2026
Nesta quinta-feira, 18, os vereadores aprovaram a Lei Orçamentária Anual (LOA) que vai reger os recursos públicos do município de Parnamirim para 2026. O projeto, fundamental para o funcionamento de todo o setor público, foi votado em sessão ordinária, no Plenário Dr. Mário Medeiros. A votação foi referente ao Projeto de Lei nº 215/2025, que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício de 2026. A LOA aprovada pelos vereadores da Casa prevê um orçamento da ordem de R$ 1.043.136.501,00. O documento também fixa as despesas em R$ 870 milhões em despesas correntes e mais de R$ 169 milhões em despesas de capital. O orçamento garante que o município possa cumprir e executar importantes ações estruturantes para o município. “A aprovação da LOA pela Câmara Municipal é um momento democrático e crucial para garantir que o orçamento reflita as reais necessidades da população de Parnamirim”, afirmou o presidente da Casa Legislativa, vereador Dr. César Maia. Na ocasião, também foram apreciadas 423 emendas dos vereadores apresentadas à LOA que foram votadas e aprovadas pelos parlamentares. As emendas foram votadas em bloco, após todas elas tramitarem e terem parecer favorável da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira. CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
CMEI de Parnamirim realiza tarde de autógrafos
Uma tarde de autógrafos especial marcou, nesta terça-feira (16), a conclusão do ensino infantil das crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ilson Santos. O evento aconteceu no Parque Aluísio Alves e reuniu famílias, educadores e toda comunidade escolar em um momento de celebração, afeto e valorização da aprendizagem. A iniciativa reflete o compromisso da Prefeitura de Parnamirim em garantir, além de um ensino de qualidade, cuidado, valorização e incentivo à leitura desde os primeiros anos da vida escolar. Ao todo, 37 alunos do nível 6, das turmas matutina e vespertina viveram um momento especial ao autografarem os livros de própria autoria, produzidos ao longo das atividades em sala de aula. As obras, cheias de imaginação e aprendizado, receberam os títulos “A barata alienígena que queria ser PRF” e “A turma do nível 6 e o tambor mágico”. Além da sessão de autógrafos, a programação contou com apresentação musical das crianças, depoimentos de alunos, pais e pronunciamentos da equipe escolar, reforçando a importância desse marco na trajetória educacional dos pequenos. A tarde também contou com a presença da secretária municipal de Educação, Eliza Toscano, além da equipe técnica da Secretaria de Educação, que prestigiaram a iniciativa e destacaram o papel da educação infantil na formação das crianças. Ao final, os estudantes receberam lancheiras e brindes. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Vacina nacional contra a dengue terá início até o fim de janeiro de 2026
Foto: Comunicação Butantan O Ministério da Saúde definiu as diretrizes para o uso da nova vacina contra a dengue, o primeiro imunizante de dose única do mundo, totalmente nacional e produzido pelo Instituto Butantan. As primeiras 1,3 milhão de doses serão destinadas aos profissionais da Atenção Primária, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas visitas às comunidades. O anúncio foi feito nesta terça-feira (9) pelo ministro Alexandre Padilha. A previsão é de que o primeiro lote seja disponibilizado até o fim de janeiro de 2026. Profissionais da linha de frente serão os primeiros Segundo Padilha, a vacinação começará com agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos. “A atenção primária é a porta de entrada para os casos de dengue, por isso é fundamental proteger o mais rápido possível esses profissionais”, afirmou o ministro. Com o avanço da produção, a oferta será ampliada para o público geral. A imunização começará pelos adultos de 59 anos, com expansão gradual até chegar às pessoas de 15 anos. A fabricação em maior escala será viabilizada pela empresa chinesa WuXi Vaccines, que firmou parceria de transferência de tecnologia com o Instituto Butantan. Avaliação em Botucatu e novas cidades Parte das doses também será usada em uma estratégia de avaliação em Botucatu (SP), que servirá como área de monitoramento intensificado da efetividade da vacina. O município já participou de um processo semelhante durante a pandemia de Covid-19. A vacinação começará para toda a população local entre 15 e 59 anos. A expectativa é de grande impacto na transmissão quando o município atingir 40% a 50% de adesão. Outras cidades com predominância do sorotipo DENV-3 também estão em análise para integrar essa estratégia, já que o aumento de casos em 2024 esteve relacionado à circulação maior deste tipo viral. Alta eficácia e segurança A vacina apresentou 74,7% de eficácia contra dengue sintomática em pessoas de 12 a 59 anos e 89% de proteção contra formas graves e casos com sinais de alarme. O registro foi concedido pela Anvisa nesta segunda-feira (8). O SUS continuará oferecendo a vacina japonesa aplicada em duas doses para adolescentes de 10 a 14 anos. Desde 2024, mais de 7,4 milhões de doses foram aplicadas nesse público. Para 2026, o Ministério da Saúde já garantiu mais 9 milhões de doses desse imunizante. Investimentos bilionários em produção nacional O Ministério da Saúde investe mais de R$ 10 bilhões por ano no Instituto Butantan — valor que deve chegar a R$ 15 bilhões com a compra da nova vacina. O desenvolvimento contou ainda com R$ 130 milhões do BNDES. O Novo PAC Saúde prevê mais de R$ 1,2 bilhão para ampliar a capacidade produtiva do Butantan. A parceria com a China fortalece a política de inovação nacional e permitirá produção em larga escala. A vacina protege contra os quatro sorotipos da dengue com apenas uma dose. Cenário epidemiológico e prevenção Em 2025, o Brasil registrou uma queda de 75% nos casos de dengue e 80% nos óbitos, em comparação com 2024. Mesmo assim, o combate ao mosquito Aedes aegypti segue essencial. A campanha “Não dê chance para dengue, zika e chikungunya” permanece ativa em todo o país. Entre as ações recomendadas estão: Tags deste artigo:Alexandre Padilha, Anvisa, Atenção Primária, Botucatu, dengue 2026, Destacado, dose única, imunização, Instituto Butantan, Ministério da Saúde, Saúde pública, vacina contra dengue, WuXi Vaccines PONTA NEGRA NEWS
Câmara homenageia Projeto Rio de Leitura
Na noite da última segunda-feira (15), a Câmara Municipal de Parnamirim sediou no plenário Dr. Mário Medeiros, uma Sessão Solene em homenagem ao projeto Rio de Leitura. O evento celebrou os 15 anos dessa iniciativa parnamirinense, que incentiva e promove o hábito da leitura por meio de ações que contribuem para a formação de leitores. “Parabenizo a todos aqueles que fazem parte desse projeto. O rio de leitura, tem uma grandiosa importância na vida dos estudantes da rede municipal de ensino, responsável por transformar vidas sempre incentivando alunos a entrar no mundo encantado da literatura.” disse o ex aluno da escola municipal Íris de Almeida Matos e atual secretário adjunto de administração Arthur Nunes A solenidade foi proposta pela vereadora Rafaela de Nilda e contou com um dispositivo de honra composto por Elisa Pinto, secretária municipal de Educação; Angélica Vitalino, coordenadora da biblioteca municipal e pioneira na implantação do projeto; Tiago de Queiroz, coordenador da Coordenadoria Técnico-Pedagógica da Educação Básica (Copeb) e assessora pedagógica da secretária municipal de educação, Eloisa De Camargos. Galeria de Fotos: https://camaraparnamirim.rn.gov.br/galerias/336 Assista à sessão completa: https://www.youtube.com/live/KBzJWvDZcVo?si=bP0ZKsnZ_Jqyce1R CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Jovens atletas brilham na Liga Parnamirim de Talentos realizada no último domingo, 14
A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realizou no último domingo (14) as finais do Campeonato da Liga Parnamirim de Talentos, onde reuniu no Campo do Potiguar atletas infanto-juvenis do nosso município para disputar a final do campeonato e destacar novos talentos. Na categoria Sub-11 a disputa foi entre Falcons Academy e Meninos do Vale, com a vitória de Meninos do Vale. Já na categoria Sub-13, a equipe do Renovo disputou contra ABCZINHO F.C., com o time Renovo saindo campeão. E, por fim, na categoria Sub-15, tivemos a equipe do H7 disputando contra o IPE, com o H7 saindo campeão. O campeonato reuniu, além das crianças, adolescentes e equipes técnicas dos times, os familiares e entusiastas do esporte, numa maneira de promover lazer e valorizar o desporto parnamirinense, trazendo visibilidade para os talentos mirins que são frutos do nosso município. São ações como esta que reforçam o compromisso da gestão municipal em promover esporte, lazer, entretenimento e estreitar vínculos entre a comunidade. Confira abaixo os placares e destaques da Final: PLACAR:Sub-11: Meninos do Vale (2) 0 x 0 (1) Red Kids (vitória nos pênaltis).Sub-13: Renovo (3) 0 x 0 (2) ABCZINHO F.C. (vitória nos pênaltis).Sub-15: H7 (5) 0 x 0 (4) IPE (vitória nos pênaltis). DESTAQUES:Goleiros:Sub-11: Nicolas Maciel (Falcons Academy);Sub-13: Shardyon Victor (ABCZINHO);Sub-15: Mauro Nathan (H7). Artilheiros:Sub-11: Carlos Emanuel (Santos) e Ismael Vitor (Renovo);Sub-13: Cledison Gabriel (Morada Nova);Sub-15: José Davi (IPE). PREFEITURA DE PARNAMIRIM