A Câmara Municipal de Parnamirim retoma oficialmente suas atividades legislativas nesta terça-feira, 3 de fevereiro. A sessão solene de abertura do ano legislativo está marcada para as 9h e contará com a presença da prefeita Nilda Cruz, que fará a leitura da mensagem anual do Poder Executivo ao Legislativo e à população. A leitura da mensagem anual é um dos momentos mais importantes do início dos trabalhos parlamentares, pois apresenta um balanço das ações realizadas pela Prefeitura e as diretrizes, prioridades e metas da gestão municipal para o ano de 2026. O presidente da Casa Legislativa, vereador Dr. César Maia, destacou que a retomada das sessões marca o início de um novo ciclo de debates. “São proposições e deliberações voltadas ao desenvolvimento do município e ao fortalecimento do diálogo institucional entre os poderes”, afirmou. A sessão é aberta ao público e também poderá ser acompanhada pela TV Câmara, no canal 29.2, e no perfil oficial do YouTube. Sophia Araújo CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Prefeitura inicia curso gratuito de Assistente Administrativo em parceria com o Senac
A Prefeitura iniciou, nesta segunda (2), o curso de Assistente Administrativo, ofertado gratuitamente por meio da Coordenadoria do Trabalho, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com o Senac. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população à qualificação profissional, promovendo mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho e geração de renda. O curso conta com duas turmas, sendo uma no turno da manhã e outra no turno da tarde, totalizando 50 alunos, com duração média de aproximadamente dois meses. Para participar, os alunos atenderam a critérios sociais previamente estabelecidos, como estar inscrito no Cadastro Único, possuir renda familiar de até dois salários mínimos, ter ensino fundamental completo e idade mínima de 16 anos. A gestão municipal reforça que a oferta de cursos gratuitos é uma estratégia permanente para fomentar o desenvolvimento profissional da população. Em breve, novos cursos em diferentes segmentos serão disponibilizados, ampliando as possibilidades de capacitação e fortalecendo as políticas públicas voltadas ao trabalho, à renda e à cidadania. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Detran anuncia que vai retirar teste da baliza no RN
Órgão informou que vai se adequar às novas regras publicadas no domingo (1º) pela Senatran, que retiram etapa como eliminatória da avaliação. Dez estados não fazem mais o teste O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) anunciou nesta segunda-feira (2) que vai se adequar às novas regras da avaliação do exame prático para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que traz, entre as principais mudanças, a retirada do teste de baliza como etapa isolada e eliminatória. O novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular foi publicado neste domingo (1º) pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), do Ministério dos Transportes. ➡️ Quatro estados brasileiros já haviam deixado de exigir o teste de baliza durante a prova prática para a CNH neste ano: São Paulo, Amazonas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. O tema parece novidade, mas já são 10 estados brasileiros que não exigem a baliza na prova prática. O Distrito Federal, por exemplo, deixou de aplicar o teste em 2004. O prazo para a retirada no Rio Grande do Norte não foi informado pelo órgão. O Detran-RN informou que, num primeiro momento, vai realizar um trabalho de atualização técnica de requalificação dos examinadores de trânsito, segundo as novas normas do Senatran, para, em seguida, “iniciar a prática das avaliações na pista de testes de acordo com os novos critérios”. Detran-RN Rio Grande do Norte Natal veículo teste CNH RN — Foto: Divulgação/Detran Como passa a ser o teste? O Detran explicou que a baliza, exigida em espaço isolado, passa a ser considerada apenas como parte de um estacionamento ao final do percurso, sem o peso de reprovação automática que tinha no modelo anterior. G1RN
Câmara de Parnamirim passa por manutenção para retomada dos trabalhos legislativos
Durante o recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Parnamirim realizou serviços de manutenção, reforma e limpeza em sua estrutura física, com o objetivo de garantir melhores condições para a retomada dos trabalhos legislativos. De acordo com o presidente da Casa, vereador César Maia, mesmo sem sessões plenárias, a Câmara seguiu em funcionamento. “Estamos em recesso parlamentar, mas o trabalho aqui não para. A Câmara de Parnamirim está funcionando 100% e aproveitamos esse período para realizar manutenção, reformas e uma limpeza geral, preparando a Casa para a volta dos serviços”, destacou. As intervenções visam proporcionar mais conforto, organização e segurança para servidores, parlamentares e para a população que acompanha as atividades do Legislativo municipal. A retomada da sessão legislativa está marcada para o dia 13, a partir das 9h, no plenário da Câmara Municipal, com a leitura da mensagem anual da chefe do Poder Executivo, a prefeita Raimunda Nilda, que marca oficialmente o início dos trabalhos do novo período legislativo. CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Especialista da UNP explica as diferentes formas de ingresso no ensino superior
Uma das formas de ingresso mais populares é por meio dos programas Prouni e Fies O ingresso no Ensino Superior no Brasil ocorre hoje por uma variedade de caminhos que vão além do vestibular tradicional, e cada um deles se adequa a perfis diferentes de estudantes, desde quem busca bolsas ou financiamento com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), até quem deseja retomar estudos interrompidos ou iniciar uma nova formação. A compreensão dessas alternativas é essencial para quem planeja ingressar em uma universidade, especialmente em um cenário em que programas federais têm prazos definidos para 2026 e coexistem com processos seletivos próprios das instituições. A escolha depende do perfil e do momento do estudante. “Não existe um único caminho universal para chegar ao ensino superior. A escolha deve considerar tanto a situação acadêmica e socioeconômica quanto os objetivos de cada candidato. Entender as diferenças entre cada modalidade ajuda o estudante a traçar uma estratégia mais realista e eficaz para acessar a graduação”, afirma Henrique Franco, gerente comercial da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de educação de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. Um dos caminhos mais utilizados é a participação em programas que utilizam a nota do Enem como critério principal. Entre eles, o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. As inscrições já encerraram, mas os candidatos devem ficar atentos às chamadas e à lista de espera, programadas até março e abril, conforme o cronograma oficial divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Os critérios incluem ter feito o Enem (2024 ou 2025), atingir a pontuação mínima exigida e não zerar na redação. Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) funciona como um mecanismo de crédito educativo, permitindo que o estudante financie total ou parcialmente sua graduação e pague o débito após concluir o curso. Para o primeiro semestre de 2026, o cronograma indica que as inscrições devem ocorrer de 3 a 6 de fevereiro, com resultado da pré-seleção previsto para meados de fevereiro, e etapas posteriores, incluindo lista de espera, estendendo-se até abril. “É importante destacar que os cursos contemplados e a quantidade de vagas disponibilizadas nesses programas variam de acordo com cada instituição de ensino e com a oferta definida para o período. Medicina e Direito são alguns dos mais concorridos”, pontua Henrique. Outras modalidades de ingresso Além dessas opções federais, ainda há alternativas no próprio âmbito das instituições. Muitas universidades, como a UnP, oferecem Vestibular Online e Vestibular Simplificado, modalidades de ingresso que não dependem da nota do Enem e permitem ao candidato uma avaliação mais direta por meio de provas ou critérios próprios da instituição. Há também possibilidades de Transferência de Curso, para quem já está matriculado em outra faculdade, Segunda Graduação, para quem já concluiu um curso e pretende iniciar outro, e Reingresso, voltado a estudantes que interromperam a graduação e desejam retomar onde pararam. Henrique Franco ressalta que a diversidade de caminhos reflete a complexidade do próprio processo educativo no Brasil. “Cada modalidade atende uma necessidade específica, seja a busca por bolsas, financiamento, mudança de curso ou retorno aos estudos, e deve ser analisada com cuidado pelo candidato, levando em conta prazos, requisitos e objetivos pessoais. Por isso, é fundamental que o estudante procure a unidade onde pretende estudar para esclarecer dúvidas, entender os critérios e se orientar sobre a documentação e as etapas do processo”, conclui. 98 FM NATAL
Prefeitura segue com programação especial de verão em Pirangi neste fim de semana
A Prefeitura de Parnamirim promove um fim de semana especial de verão no litoral do município, com uma programação gratuita voltada para moradores e turistas. Nos dias 17 e 18 de janeiro, as atividades se concentram principalmente na praia de Pirangi e incluem ações de esporte, lazer, cultura e bem-estar, valorizando os espaços públicos e incentivando a convivência e a qualidade de vida. Com atividades desde as primeiras horas do dia até a noite, a orla contará com uma agenda diversificada, como esportes de praia, futmesa, massagem, jogos recreativos e distribuição de drinks não alcoólicos. A iniciativa também contribui para o fortalecimento do turismo e da economia local, reforçando o compromisso da gestão municipal com um verão mais saudável, participativo e acessível para todos. CONFIRA A PROGRAMAÇÃO: SÁBADO (31/01) Projeto Se Cuida Parnamirim:Das 9h às 13h – Com atividades integradas.Local: Praia de Pirangi. LANÇAMENTO DO CARNAVAL:A partir das 15hLocal: Ao lado do Bar do Suvaco em Pirangi TV Ponta Negra:A partir das 15h30 – Show da banda GrafithLocal: Em frente ao Bar do Suvaco em Pirangi. Verão PAN – 98 FM:A partir das 14h – Yoga, hitbox e aula de dança16h30 – Show de Alan PersaLocal: Próximo ao letreiro I Love Parnamirim em Pirangi. Arena de Verão – Clube FM:Das 7h às 8h – Fit DanceDas 9h às 17h – Atividades esportivasLocal: Próximo ao posto da CAERN em Pirangi. Projeto Ondas da Inclusão:A partir das 7hLocal: Próximo ao letreiro I Love Parnamirim em Pirangi. 96 FM – Estação Verão 96:10h às 12h – Em frente aos Corais de Cotovelo DOMINGO (01/02) Arena de Verão – Clube FM:Das 7h às 8h – Fit DanceDas 9h às 17h – Atividades esportivasLocal: Próximo ao posto da CAERN em Pirangi. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
IFRN abre 160 vagas em cursos gratuitos voltados para EJA
Inscrições devem ser feitas pela internet, no site do instituto, até o dia 23 de fevereiros. Vagas são destinadas ao primeiro semestre letivo. O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) abriu nesta sexta-feira (30) inscrições para 160 vagas de cursos gratuitos voltados à Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições também são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFRN, até o dia 23 de fevereiro. Para participar, os candidatos devem acessar a plataforma dentro do prazo, preencher corretamente as informações solicitadas e acompanhar todas as etapas do processo seletivo, incluindo a divulgação de resultados e demais comunicados oficiais. Veja os cursos oferecidos Comércio Operador de computadores Os dois editais foram publicados na terça-feira (28), com o cronograma e outros detalhes. G1RN
Pagode do Coxa tem veículo e equipamentos da banda tomados por assalto
O assalto ao Pagode do Coxa deixou integrantes da banda em situação de desespero na madrugada deste sábado (31). Criminosos tomaram de assalto o carro do violonista Leonardo Santana e, dentro do veículo, levaram todos os equipamentos usados pelo grupo em apresentações musicais. Segundo relato divulgado em vídeo nas redes sociais, o veículo até foi localizado posteriormente. No entanto, todo o material de trabalho da banda desapareceu. Além disso, os integrantes afirmam que instrumentos, aparelhos de som e equipamentos eletrônicos estavam no interior do carro no momento do crime. De acordo com a banda, o prejuízo vai além do valor financeiro. Conforme destacado no vídeo, os itens roubados são essenciais para a realização de shows e eventos. Assim, sem os equipamentos, a agenda de apresentações fica comprometida, afetando diretamente a renda do grupo. Assalto Pagode do Coxa mobiliza apelo nas redes Após o ocorrido, os músicos publicaram um vídeo pedindo ajuda da população. No entanto, o tom da mensagem revela preocupação e urgência. Segundo os integrantes, qualquer informação que leve à recuperação dos equipamentos já será suficiente para amenizar o prejuízo causado pelo crime. O violonista Leonardo Santana explicou que violões, microfones, mesa de som e pedaleiras estavam dentro do carro. Além disso, aparelhos de alto valor, como notebook e celular, também foram levados. Por outro lado, a banda reforça que o foco principal é recuperar os instrumentos e equipamentos musicais. Como resultado do apelo, o grupo pede que informações sejam repassadas diretamente pelas redes sociais, especialmente pelo perfil oficial do Pagode do Coxa no Instagram. Eventualmente, denúncias anônimas também podem ajudar na identificação dos objetos roubados. Lista de material roubado Entre os itens levados durante o crime estão: iPhone 13 Pro Max verde, MacBook Air 2025, pedaleira Roland GT-100, mesa de som Soundcraft Ui24, Apple Watch série 6 Nike, três microfones sem fio Shure, quatro microfones sem fio Dylan, dois transmissores Dylan, uma placa de áudio Gasto Track, um violão preto slim Godin e uma maleta com oito transmissores sem fio do tipo bodypack. Enfim, a banda reforça o pedido de apoio da população. Acima de tudo, o assalto Pagode do Coxa evidencia os impactos da criminalidade sobre trabalhadores da cultura que dependem diretamente de seus equipamentos. Tags deste artigo:assalto, Destacado, equipamentos musicais, músicos, Pagode do Coxa, roubo de veículos, segurança PONTA NEGRA NEWS
Prefeitura promove formatura das crianças do Programa Criança Feliz
A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Assistência Social (SEMAS) realizou, nesta sexta-feira (30), a Formatura do Programa Criança Feliz (PCF) no CRAS de Vale do Sol. Com o tema “Construindo memórias”, o momento celebrou a conclusão do ciclo de acompanhamento de 50 crianças atendidas nos bairros Vale do Sol, Santa Tereza, Santa Júlia, Nova Esperança e Cohabinal. O evento foi marcado por apresentações, mensagens de acolhimento e gratidão às famílias, além da entrega de diplomas e lembranças às crianças, simbolizando o cuidado e o desenvolvimento construídos ao longo do programa. O Programa Criança Feliz desenvolve ações por meio de visitas domiciliares, com foco no desenvolvimento integral na primeira infância, atendendo crianças de 0 a 3 anos de famílias do Cadastro Único e até 6 anos beneficiárias do BPC. A iniciativa fortalece vínculos familiares e comunitários e contribui para o desenvolvimento neuropsicomotor, físico e cognitivo das crianças desde os primeiros anos de vida. Postado por: Juliana Grace \ Fotografia de: Lucas Tavares PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Prefeitura realiza ação da campanha “Férias sem trabalho infantil” em Pirangi
Com o objetivo de garantir a proteção dos direitos de crianças e adolescentes contra a exploração e o trabalho infantil, a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com os Conselhos Tutelares, realizou na manhã desta sexta-feira (30) uma ação de conscientização na Praia de Pirangi. A iniciativa integra a campanha “Férias sem trabalho infantil”, que busca alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento ao trabalho infantil, especialmente durante o período de férias escolares, quando esse tipo de violação tende a aumentar. A mobilização aconteceu na orla da praia de Pirangi e também no entorno do Cajueiro. A ação foi conduzida pelo grupo de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Parnamirim (AEPETI), contando com o apoio da equipe do Conselho Tutelar, Comdica e das unidades socioassistenciais, que realizou a distribuição de panfletos informativos e orientou moradores, comerciantes e turistas sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil, além de reforçar a necessidade de denunciar situações de exploração sexual de crianças e adolescentes. É dever de todos garantir que crianças e adolescentes tenham seus direitos assegurados, uma vez que o trabalho infantil compromete o desenvolvimento físico, emocional e educacional desse público, sendo fundamental a participação da sociedade para identificar e denunciar casos, contribuindo para a garantia de um futuro mais digno e seguro para esse público. Em caso de denúncias, disque 100. PREFEITURA DE PARNAMIRIM