Hospital da Polícia Militar do Rio Grande do Norte — Foto: Stephany Souza/Inter TV Cabugi Contaminação de novo paciente ocorreu no Hospital da Polícia Militar, onde primeiro caso tinha sido notificado em janeiro. A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte confirmou, nesta quinta-feira (5), o segundo caso de paciente contaminado com o superfungo Candida auris no Hospital da Polícia Militar, em Natal. O primeiro caso foi notificado em janeiro e confirmado em fevereiro. A nova pessoa contaminada é uma mulher idosa, de 72 anos, que tem diabetes, hipertensão e é paciente renal crônica. Ela foi internada na unidade para passar por uma amputação. O fungo gera preocupação das autoridades de saúde por ser resistente aos medicamentos usados neste tipo de tratamento. Ele se instala principalmente em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido no ambiente hospitalar. G1RN
Prefeitura de Parnamirim reforça ações preventivas após fortes chuvas
Diante das fortes chuvas registradas nos últimos dias, a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), está intensificando os serviços preventivos e o monitoramento das lagoas de captação e de áreas consideradas de risco no município. No momento, todas as lagoas de captação estão com as bombas de drenagem funcionando normalmente. Apesar dos serviços já acontecerem preríodicamente como medida preventiva, algumas ações foram reforçadas para garantir maior segurança e bem-estar durante o período chuvoso. Além do monitoramento das lagoas, realizado em parceria com as equipes da Defesa Civil, a SEMSUR também intensificou serviços de limpeza de bueiros e galerias, além de podas e capinação em diversos pontos da cidade. A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população, evitando o descarte de lixo nas ruas, respeitando os dias de coleta e não realizando ligações clandestinas para descarte de águas. Essas práticas provocam o entupimento de bueiros e galerias, causando diversos transtornos à cidade. Postado por: Juliana Grace | Fotografia de: Augusto Ferreira PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Janela partidária 2026 começa nesta quinta-feira (5)
A janela partidária 2026 começa nesta quinta-feira (5) e segue até o dia 3 de abril. Durante esse período de 30 dias, deputados federais, estaduais e distritais poderão mudar de partido político sem risco de perder o mandato por infidelidade partidária. A medida faz parte do calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral. O mecanismo ocorre em anos de eleições gerais e permite que parlamentares reorganizem suas estratégias eleitorais e alianças antes da disputa nas urnas. Segundo a Justiça Eleitoral, a janela partidária 2026 beneficia apenas parlamentares eleitos pelo sistema proporcional que estejam em fim de mandato. Nesse grupo estão deputados federais, estaduais e distritais. Vereadores eleitos em 2024 não podem utilizar a regra neste ano, pois não estão no final do mandato. A legislação estabelece que a troca de partido sem perda de mandato só é permitida nesse período específico ou em situações previstas na legislação eleitoral. Já ocupantes de cargos majoritários, como presidente da República, governadores e senadores, podem mudar de legenda a qualquer momento. Nesses casos, não há necessidade de apresentar justa causa para a desfiliação partidária. As eleições gerais de 2026 estão previstas para 4 de outubro. Na data, os eleitores escolherão presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. A expectativa é que, durante a janela partidária 2026, partidos políticos negociem filiações e reorganizem bancadas no Congresso Nacional e nas assembleias legislativas. Tags deste artigo:Brasil, deputados estaduais, deputados federais, eleições 2026, janela partidária 2026, Justiça Eleitoral, política, tribunal superior eleitoral, troca de partido PONTA NEGRA NEWS
SUS ganha neste mês teleatendimento para mulheres expostas à violência
Mulheres expostas à violência ou em vulnerabilidade psicossocial que vivem no Recife e no Rio de Janeiro terão acesso a teleatendimento em saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir deste mês. O cronograma do Ministério da Saúde prevê que, em maio, a ação chegará a cidades com mais de 150 mil habitantes e, em junho, ao restante do país. Em nota, a pasta informou que estão previstos 4,7 milhões de teleatendimentos psicológicos ao ano, por meio de parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) e com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Para ter acesso ao serviço, as mulheres poderão ser orientadas e encaminhadas por unidades da atenção primária à saúde, unidades básicas de saúde (UBS) e serviços da rede de proteção. Também será possível buscar o atendimento diretamente pelo aplicativo Meu SUS Digital, por meio de um mini app previsto para começar a funcionar no fim do mês. Na plataforma, a mulher fará um cadastro para avaliação inicial da situação de violência e, a partir dessas informações, o aplicativo enviará uma mensagem com o dia e o horário do teleatendimento. A primeira consulta, segundo o ministério, identificará riscos, rede de apoio e demandas, com articulação junto a serviços de referência. “A gente lançou esta semana o teleatendimento como suporte para pessoas que já estão em situação de compulsão por jogos eletrônicos. E a gente vai construir o mesmo modelo, mas com arranjos diferentes na relação com a atenção primária em saúde e na pactuação com estados e municípios”, detalhou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. “Ofertar esse teleatendimento com psiquiatra, psicólogo, assistente social e, em algumas situações, com terapeuta ocupacional para mulheres – não só aquelas que já foram vítimas de violência, mas àquelas que estão sinalizando ou que estão em extrema vulnerabilidade”, completou. PONTA NEGRA NEWS
Grupo de 21 pessoas é resgatado de helicóptero após ficar ilhado no interior do RN
Correnteza de rio impediu acesso de moradores de comunidade ao centro do município de Santo Antonio e a serviços básicos. Um grupo de cinco famílias, num total de 21 pessoas, foi resgatado de helicóptero, na manhã desta terça-feira (3), após ficar ilhado durante fortes chuvas na zona rural de Santo Antônio, no Agreste potiguar. De acordo com o coronel Eduardo Franco, comandante do Centro Integrado de Operações Aéreas, um rio se formou na região e impediu o acesso de moradores de uma comunidade ao centro do município e a serviços básicos. Embora a água não tenha invadido as casas, as autoridades decidiram realizar a evacuação para evitar um agravamento da situação. A Assistência Social do município, Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, que atuavam na região, acionaram o helicóptero Potiguar 1 solicitando a remoção do grupo. Famílias foram retiradas de região ilhada após fortes chuvas em Santo Antonio, no RN — Foto: Sesed/Divulgação Após o transporte do grupo para a outra margem do fluxo de água, quatro famílias foram encaminhadas para casas de familiares e uma foi abrigada pelo serviço social do município. “Entre as pessoas resgatadas, havia idosos, crianças e pessoas com necessidades especiais, impossibilitados de atravessar o curso de água”, explicou o comandante. Militares carregam idosa em resgate no interior do RN — Foto: Sesed/Divulgação G1RN
Prefeitura prorroga prazo de inscrições para apoio às Quadrilhas Juninas até 10 de março
A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), prorrogou o prazo de inscrições e atualizou o cronograma da Chamada Pública 006/2026, que irá conceder apoio financeiro às Quadrilhas Juninas que irão se apresentar nos festejos juninos da cidade. As inscrições vão até 10 de março. O edital concede apoio financeiro no valor total de R$ 105.000,00 (cento e cinco mil reais) à grupos culturais do ciclo junino, que atendem aos critérios listados no edital. Os interessados podem ver o edital e realizar a inscrição através do Portal de Editais da Prefeitura, no link: https://semuc.parnamirim.rn.gov.br/#/editais. NOVO CRONOGRAMA: Inscrições: 03/03 a 10/03/2026 Resultado Preliminar: 13/03/2026 Prazo para Recursos: 16/03 a 17/03/2026 Resultado do Recursos: 19/03/2026 Resultado Final: 21/03/2026 Homologação: 21/03/2026 Pagamento até: 30/04/2026 Postado por: Ana Carla Dantas /Fotografia de: Augusto Ferreira PREFEITURA DE PARNAMIRIM
“Nunca é tarde para recomeçar”: Escola do Legislativo promove roda de conversa para mulheres
A Escola do Legislativo promove, no próximo dia 9 de março, a roda de conversa “Mulher, a Casa é sua!”, com o tema “Nunca é tarde para recomeçar”. O encontro será realizado das 9h às 11h, no Plenarinho Professora Eva Lúcia, reunindo servidoras, colaboradoras e mulheres da comunidade para um momento de escuta, partilha e inspiração. A proposta do evento é estimular as participantes a reconhecerem sua própria força e a retomarem projetos de vida que, por diferentes circunstâncias, foram adiados. Por meio do diálogo aberto e acolhedor, a iniciativa reforça a mensagem de que sonhos não têm prazo de validade e que sempre é tempo de recomeçar — seja nos estudos, na carreira profissional ou na realização de metas pessoais. A mediação ficará a cargo de Senadaht Baracho, pedagoga da Escola do Legislativo, que conduzirá a conversa com foco no fortalecimento da autoestima, na valorização da trajetória feminina e na construção de novos caminhos a partir das experiências já vividas. Mais do que um encontro temático, a roda de conversa pretende ser um espaço de acolhimento e fortalecimento, incentivando mulheres a se escolherem, a se priorizarem e a acreditarem na própria capacidade de transformação. A participação é gratuita e aberta às interessadas. Cida Ramos CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Bloco Galo do Sol traz folia do carnaval de volta
O carnaval de 2026 já passou, mas a vontade de festejar continua. O Bloco Galo do Sol retoma os dias de folia momesca com uma festa especial no dia 08 (domingo), a partir das 15h, no Centro de Turismo. O bloco, que marcou época no Carnatal e integra o calendário afetivo dos foliões da capital, vai convocar os foliões fora de época para dançar ao som de muito frevo, maracatu e axé. O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso on-line e doação de 1 kg de alimento. O Galo do Sol vai retornar ao circuito cultural da cidade com show do cantor pernambucano Almir Rouche, conhecido pelo repertório ligado ao frevo e às manifestações populares de Pernambuco. A programação inclui ainda o retorno da banda Impacto Cinco, que marcou a cena rock natalense nos anos 70 e depois se tornou uma popular banda-baile; e a apresentação do DJ Jean Fernandes. A proposta do evento é reunir fãs das tradições carnavalescas em um formato aberto ao público, mantendo a circulação de manifestações culturais nordestinas após o encerramento oficial da festa. O repertório traz ritmos que dialogam com a identidade do carnaval de rua e reforçam a conexão histórica entre Pernambuco e Rio Grande do Norte. Almir Rouche começou em banda de rock, mas a partir de 1986 aderiu ao frevo e demais ritmos regionais/populares, com a criação da Banda Pinguim. Desde 2011, também é puxador do histórico bloco Galo da Madrugada. Em seu repertório, Almir toca frevo, ciranda, coco, maracatu e forró. Serviço:Bloco Galo do Sol com Almir Rouche. Dia 08 (domingo), às 15h, no Centro de Turismo. Senha gratuita no site Olha o Ingresso + 1kg de alimento não perecível. TRIBUNA DO NORTE
Polícia prende ator José Dumont, de 75 anos, por estupro de vulnerável no Rio
A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro prendeu, nesta terça-feira (3), o ator José Dumont, de 75 anos, para cumprimento de pena definitiva pelo crime de estupro de vulnerável. A ação foi realizada por agentes da Delegacia de Capturas (DC-Polinter), após o cumprimento de mandado expedido com base em decisão já transitada em julgado. De acordo com a corporação, Dumont foi localizado em seu apartamento no bairro do Flamengo, na Zona Sul do Rio, após trabalho de inteligência. Ele foi levado à unidade especializada para os procedimentos legais e, em seguida, deverá ser encaminhado ao sistema prisional para iniciar o cumprimento da pena, fixada em nove anos e quatro meses pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O caso teve início em 2022, após denúncias de moradores do prédio onde o ator residia. Segundo as investigações, ele teria levado ao apartamento um menino de 11 anos, filho de uma ambulante que trabalhava nas proximidades. Imagens de câmeras de segurança teriam registrado momentos de contato físico entre os dois, elemento que, segundo a apuração, reforçou as suspeitas e subsidiou a investigação. Durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no imóvel, a polícia informou ter encontrado fotos e vídeos com conteúdo de pornografia infantil em dispositivos eletrônicos do ator. O material deu origem a outra apuração criminal, uma vez que o armazenamento desse tipo de conteúdo é crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). José Dumont chegou a ser preso em flagrante em setembro de 2022, mas respondeu ao processo em liberdade, mediante medidas cautelares, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica. TRIBUNA DO NORTE
RN registra chuvas em todas as regiões e tem novo alerta de precipitações intensas
Previsão é de chuvas de 20 a 30 milímetros por hora, nesta quarta-feira (4), segundo o Inmet. Em 24 horas, entre às 7h da terça-feira (3) e o mesmo horário desta quarta-feira (4), o Rio Grande do Norte registrou grandes chuvas em praticamente todas as regiões, segundo os dados do setor de meteorologia da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Estado (Emparn). Em Santa Cruz, na região Agreste, a prefeitura suspendeu aulas nas escolas localizadas na zona rural, bem como o transporte escolar nessa área, devido às condições das estradas que foram danificadas pela chuva. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas para todo o estado, válido até o fim desta quarta (4). A previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos, que podem chegar a 60 km/h. Novo alerta de chuvas intensas do Inmet para esta quarta-feira (4) — Foto: Reprodução Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Em caso de rajadas de vento, o órgão orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Segundo a Emparn, as chuvas em março e abril devem variar entre índices acima de 100 mm na região Agreste, até valores próximos de 200 mm no Alto Oeste. Previsão de chuva para março, abril e maio Veja abaixo os principais acumulados de chuva nas últimas 24 horas nas regiões potiguares, segundo a Emparn: Região Central Região Agreste Região Oeste Região Leste G1RN