Versão em áudio O Brasil fará um jogo de despedida da torcida brasileira antes da disputada da Copa do Mundo de 2026, anunciou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A seleção enfrentará o Panamá no dia 31 de maio no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. “Será a oportunidade de os comandados de Carlo Ancelotti se apresentarem pela última vez diante da torcida brasileira, marcando a arrancada em busca do hexacampeonato mundial”, diz a nota emitida pela CBF. “Acho muito simbólico que essa despedida seja num palco tão importante e emblemático. O Maracanã é a casa da seleção brasileira, um estádio conhecido no mundo inteiro e que sempre foi palco de grandes apresentações. Receber o carinho e o apoio dos torcedores será fundamental”, declarou o presidente da CBF, Samir Xaud. A seleção panamenha ocupa atualmente a 33ª colocada no Ranking de seleções da Fifa e está no grupo L da Copa do Mundo (que será disputada no Canadá, no México e nos Estados Unidos entre 11 de junho e 19 de julho), ao lado de Inglaterra, Croácia e Gana. Amistosos preparatórios Desta forma, antes do início da Copa, a seleção brasileira fará quatro amistosos preparatórios. O primeiro será no dia 26 de março, quando enfrentará a França, atual 3ª colocada do ranking de seleções da Fifa, no Gillete Stadium, em Boston. O estádio receberá sete partidas do Mundial. No dia 31 de março será a vez de o Brasil medir forças com a Croácia, no Camping World Stadium, em Orlando. Os croatas ocupam a 10ª posição no ranking da Fifa. 2025 chegando ao fim… mas calma, nação! Já temos datas marcadas para a MAIOR SELEÇÃO DO MUNDO entrar em campo! Nossos próximos desafios serão em março, já no País – sede da Copa do Mundo de 2026. A partida com o Panamá será o terceiro compromisso, no dia 31 de maio no Maracanã. Depois, no dia 6 de junho, uma semana antes da estreia do Brasil no Mundial, a seleção enfrenta o Egito em seu último amistoso antes da estreia. A partida será disputada no Huntington Bank Field, em Cleveland. AGÊNCIA BRASIL
América reforça ataque com jogador que disputou o Paulistão pelo Primavera
De olho no mercado, o América reforçou o setor de ataque para a sequência da temporada. O atacante Josiel, de 26 anos, foi anunciado pelo Alvirrubro nesta sexta-feira (6). O atleta estava no Primavera-SP, onde disputou o Campeonato Paulista. Pelo Primavera neste ano, ele participou de sete partidas e marcou dois gols. Um deles, inclusive, foi o primeiro do time no Paulistão. Com passagens pelas categorias de base do Grêmio, o novo contratado do Mecão também defendeu Cuiabá-MT — clube pelo qual foi campeão mato-grossense e da Copa Verde — Santo André-SP, Azuriz-PR, Ponte Preta-SP, Pouso Alegre-MG, Zinza FC-RJ e Cascavel-PR. Josiel já está regularizado e apto a estrear com a camisa do Mecão na reta final do Campeonato Potiguar e nas demais competições da temporada. TRIBUNA DO NORTE
Mulheres ocupam o centro da cena cultural em encontro na Cidade Alta
Programação no IFRN reúne oficina, debate sobre o samba potiguar e roda musical com artistas locais em celebração ao Dia Internacional da Mulher Em muitas cidades, a cultura costuma se revelar nos grandes palcos ou nas temporadas de festivais. Em Natal, nesta sexta-feira 6, ela também ganha forma em um círculo — de conversa, de música e de troca de experiências entre mulheres que constroem diariamente a cena cultural potiguar. A partir das 14h, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Centro de Tecnologia e Cultura, na Cidade Alta, recebe o Círculo de Mulheres na Cultura, programação especial promovida pelo Comitê Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte em celebração ao Dia Internacional da Mulher. Com entrada gratuita, a iniciativa reúne atividades formativas, debates e apresentações artísticas voltadas ao fortalecimento das trajetórias femininas no campo cultural. Artistas potiguares se reúnem na roda “DODORA convida: Roda de Mulheres Natal” – Foto: Reprodução A tarde começa com uma atividade prática: a oficina “Produção de conteúdo estratégico para artistas e projetos culturais”, ministrada pela produtora cultural Claudia Mariana, da Mariaboa Produtora. A proposta é discutir caminhos para que artistas e iniciativas culturais ampliem sua presença digital e comuniquem seus trabalhos de forma mais estratégica. Voltada especialmente a quem atua no campo artístico e cultural, a oficina pretende abordar ferramentas de posicionamento, criação de conteúdo e comunicação em redes sociais — habilidades cada vez mais necessárias para quem deseja circular com projetos e alcançar novos públicos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online. Quando a noite chega, o encontro muda de ritmo, mas não de propósito. A programação segue para o Espaço Cultural Ruy Pereira, também na Cidade Alta, onde a música passa a conduzir a conversa. Às 19h, o público é convidado para o bate-papo “A presença das mulheres no samba potiguar”, uma reflexão sobre o protagonismo feminino dentro de um dos gêneros mais tradicionais da música brasileira. O encontro propõe discutir trajetórias, desafios e conquistas de mulheres que ajudaram — e continuam ajudando — a manter o samba vivo no estado. Logo depois, às 19h30, a palavra dá lugar ao canto. A roda musical “DODORA convida: Roda de Mulheres Natal” reúne no palco artistas como Heli Medeiros, Nara Costa, Gláucia Wanderley e Brígida Paiva em uma apresentação coletiva que celebra a presença feminina na música e a tradição das rodas de samba. Mais do que um espetáculo, a roda propõe um gesto simbólico: colocar as mulheres no centro da roda — lugar historicamente ocupado por homens em muitos espaços do samba — e celebrar suas contribuições para a música e para a cultura local. O evento é promovido pelo Comitê Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte, instância formada por representantes da sociedade civil que atua como espaço consultivo e propositivo dentro do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, iniciativa do Ministério da Cultura voltada à ampliação da participação social na formulação e acompanhamento de políticas culturais. No estado, o comitê é coordenado pelo Grupo Facetas, pelo Casarão da Poesia e pela Companhia Cultural Ciranduís, instituições que atuam na promoção de ações culturais e no fortalecimento das redes criativas locais. Ao reunir formação, reflexão e música em um mesmo dia, o Círculo de Mulheres na Cultura aposta em algo simples, mas poderoso: criar um espaço de encontro onde experiências se cruzam, vozes se fortalecem e a cultura — mais uma vez — encontra novas maneiras de continuar circulando. Círculo de Mulheres na Cultura Data: Sexta-feira 6Entrada gratuita Programação: [ Nota informativa] Cancelamento do Círculo de Mulheres na Cultura Informamos que, por questões estruturais, a programação do Círculo de Mulheres na Cultura, que aconteceria hoje (06 de março), precisou ser cancelada. A atividade será remarcada para a próxima sexta-feira, mantendo a proposta de encontro, formação e diálogo sobre a presença das mulheres na cultura potiguar. Em breve divulgaremos novamente a programação e reforçamos o convite para que todas e todos participem desse momento tão importante. AGORA RN
Prefeitura de Parnamirim reforça importância do descarte correto do lixo doméstico
A Prefeitura de Parnamirim alerta a população sobre a importância de realizar o descarte do lixo doméstico nos dias e horários corretos para garantir a limpeza das vias públicas e o bem-estar de todos. As equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (SELIM) têm observado descarte irregular frequente, o que pode gerar diversos transtornos como acúmulo de resíduos nas ruas, mau cheiro e a ação de animais que rasgam os sacos de lixo, espalhando o material e prejudicando a limpeza da cidade. Além de contribuir para o entupimento de bueiros e galerias. A Prefeitura reforça que o município possui um cronograma regular de coleta e orienta que o lixo seja colocado para recolhimento apenas nos dias programados. A SELIM também chama a atenção para o uso dos contêineres, que muitas vezes ficam lotados, com lixo transbordando. É importante que eles sejam utilizados com responsabilidade e, antes do dia da coleta, apenas em casos realmente necessários. Postado por: Juliana Grace/Fotografia de: Augusto Ferreira PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Anvisa alerta sobre risco ao fígado em suplementos de cúrcuma
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um alerta de farmacovigilância para pessoas que utilizam medicamentos ou suplementos alimentares à base de cúrcuma, também conhecida como açafrão. Segundo o órgão, investigações internacionais identificaram casos raros, porém graves, de inflamação e danos ao fígado associados ao uso de produtos com cúrcuma em cápsulas ou extratos concentrados. A avaliação da Anvisa foi baseada em estudos que apontaram suspeitas de intoxicação hepática em pessoas que consumiram suplementos contendo cúrcuma ou curcuminóides. O risco está relacionado principalmente a formulações desenvolvidas para aumentar a absorção da curcumina no organismo, o que pode elevar a substância a níveis muito superiores aos encontrados no consumo alimentar. Alertas internacionais O tema já vem sendo monitorado por autoridades sanitárias de outros países. Agências reguladoras da Itália, Austrália, Canadá e França também emitiram alertas após registrarem casos de lesões no fígado ligadas ao consumo de suplementos de cúrcuma. Na França, a Agência Nacional de Segurança Sanitária da Alimentação, do Meio Ambiente e do Trabalho (ANSES) identificou dezenas de relatos de efeitos adversos, incluindo casos de hepatite, dentro do sistema de nutrivigilância do país. Essas ocorrências levaram à proibição de alguns produtos e à exigência de avisos de segurança nos rótulos. Uso culinário continua seguro A Anvisa destacou que o alerta não se aplica ao uso da cúrcuma como tempero na alimentação diária. O pó utilizado na culinária é considerado seguro, pois não há evidências de riscos associados ao consumo da substância na forma de alimento ou aditivo alimentar. A diferença está na concentração presente em medicamentos e suplementos, que podem ter doses muito mais altas e maior absorção pelo organismo. Sinais de alerta A agência orienta que consumidores fiquem atentos a possíveis sintomas que podem indicar problemas no fígado, como: Caso algum desses sinais apareça, a recomendação é interromper imediatamente o uso do produto e procurar atendimento médico. Medidas preventivas Como medida de segurança, a Anvisa determinou a atualização das bulas dos medicamentos Motore e Cumiah, que deverão incluir avisos sobre possíveis riscos. No caso dos suplementos alimentares, o órgão informou que será iniciado um processo de reavaliação do uso dessas substâncias, além da exigência de advertências obrigatórias nos rótulos sobre possíveis efeitos adversos. Também é recomendado que suspeitas de reações sejam notificadas pelos sistemas VigiMed, para medicamentos, ou e-Notivisa, no caso de suplementos. Tags deste artigo:açafrão, alerta sanitário, Anvisa, cúrcuma, farmacovigilância, Fígado, saúde, suplementos alimentares PONTA NEGRA NEWS
Parnamirim é 2º lugar na geração de empregos no RN e registra crescimento no número de empresas
O município de Parnamirim segue se destacando no cenário econômico do Rio Grande do Norte. A cidade ocupa o 2º lugar na geração de empregos no estado, refletindo o fortalecimento da economia local e a ampliação de oportunidades para a população. De acordo com dados do levantamento “Pequenos Negócios em Números”, divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN), o município já conta com 26.177 empreendimentos optantes pelo Simples Nacional, o que representa mais de 10% do total registrado em todo o estado. O ambiente favorável ao empreendedorismo também se reflete na abertura de novos negócios. Somente em 2025, mais de 600 empresas foram abertas em Parnamirim, muitas delas já estruturadas no formato digital, evidenciando a conexão da cidade com as novas tendências do mercado e da economia. Outro indicador positivo é a geração de empregos formais. Entre janeiro e outubro de 2025, foram registrados mais de 2.100 novos postos de trabalho com carteira assinada no município. Os números representam não apenas crescimento econômico, mas também histórias de superação, empreendedorismo e conquistas para milhares de famílias. Cada novo negócio aberto e cada vaga criada reforçam o papel de Parnamirim como um município que cresce com trabalho, inovação e oportunidades para a população. Postado por: Ana Carla Dantas / Fotografia de: Augusto Ferreira PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Eleitores podem regularizar cadastro e fazer biometria em ação do TRE-RN neste domingo
Eleitores podem regularizar cadastro e fazer biometria em ação do TRE-RN neste domingo – Foto: José Aldenir/Agora RN Serviço será oferecido das 8h às 13h na Escola Estadual Nestor Lima, na Avenida São José, nº 630, no bairro Lagoa Nova A 3ª Zona Eleitoral de Natal realizará, no próximo domingo 8, uma ação de atendimento itinerante para eleitores que precisam atualizar o cadastro eleitoral ou realizar a coleta biométrica. O serviço será oferecido das 8h às 13h na Escola Estadual Nestor Lima, localizada na Avenida São José, nº 630, no bairro Lagoa Nova, ao lado da tradicional Feira da São José. A iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) busca ampliar o acesso da população aos serviços eleitorais ao levar a estrutura da Justiça Eleitoral para um ponto de grande circulação da cidade, especialmente aos domingos, quando muitos moradores frequentam a feira livre. Durante a ação, os eleitores poderão realizar a coleta biométrica, atualizar dados cadastrais e regularizar eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral. A proposta é permitir que a população resolva questões relacionadas ao título de eleitor sem precisar se deslocar até os cartórios eleitorais em dias úteis. De acordo com a Justiça Eleitoral, a medida também pretende facilitar o atendimento a moradores de diferentes bairros que costumam circular pela região durante a feira, considerada uma das mais tradicionais da capital potiguar. A orientação do TRE-RN é que os eleitores antecipem a regularização do cadastro para evitar filas e maior demanda nos períodos próximos ao prazo final. O cadastro eleitoral será fechado em 6 de maio, data limite para alterações antes das Eleições de 2026. A expectativa é que a ação atenda um grande número de moradores que frequentam a região aos domingos, ampliando a coleta biométrica e garantindo que mais eleitores estejam aptos a participar do próximo pleito. Para ser atendido, o eleitor deve apresentar: AGORA RN
Marco histórico: Câmara de Parnamirim tem primeira presidente mulher
Rárika Bastos é a primeira mulher a assumir a presidência da instituição. A passagem da presidência da Casa Legislativa ocorreu na manhã desta sexta-feira (6), no Plenário Dr. Mário Medeiros, na Câmara Municipal de Parnamirim. O ato marca um momento histórico. A parlamentar, que atualmente é a primeira vice-presidente, assume o cargo de presidente de 6 a 13 de março, durante a semana da mulher, período em que a Casa Legislativa promoverá eventos e ações voltadas para o empoderamento feminino. A iniciativa reforça a importância de celebrar o protagonismo feminino em cargos de liderança. Para a atual presidente, a ação é um momento de celebração. “Estamos no caminho certo. Abrimos as vertentes para que a mulher esteja à frente desta Casa. Hoje, esta Casa Legislativa abre espaço para a presença feminina” afirmou Rárika Bastos. Quem é Rárika Bastos? Eleita pelo Republicanos em 2024, Rárika é gestora pública, mestre em Estudos Urbanos e Regionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Graduada em Filosofia (2011), bacharel em Gestão de Políticas Públicas (2016) e especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (2016) pela mesma instituição. Entre 2013 e 2015 atuou na Coordenação de Política de Juventude. Em 2016, à frente da Gerência de Proteção Social Básica (PSB), Políticas de Assistência Social do Município de Parnamirim (RN). Atua como secretária adjunta de Serviços Urbanos. Atuou como assessora técnica na Secretaria Municipal de Limpeza Urbana em Parnamirim (RN) e no terceiro setor como diretora do Projeto Sementinha de Esperança, fomentando atividades voltadas à Política de Resíduos Sólidos. Desenvolve atividades de consultoria e assessoria na elaboração e execução de planos, programas e projetos nas áreas social e ambiental em diversos municípios do Estado. Programação da Semana da Mulher: A programação da Semana da Mulher tem início, na segunda-feira (9), com a roda de conversa “Mulher, a Casa é sua!”, que ocorrerá no Plenarinho Professora Eva Lúcia, promovida pela Escola do Legislativo, voltada a mulheres do Centro de Atendimento Social (CRAS). As ações continuam durante toda a semana. Ao longo das sessões ordinárias haverá tribuna livre, com o tema “mulheres”, destinado a fala de meninas de escolas públicas. A programação finaliza, na sexta-feira (13), com a entrega da comenda Eva Lúcia, que homenageia mulheres parnamirinenses por suas atuações no âmbito público e privado. Sophia Araújo CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Ponte entre Alto do Rodrigues e Carnaubais é interditada pelo DER; veja rotas alternativas
Vídeos gravados por um morador da região mostraram que a ponte balançava durante a passagem de veículos. Segundo o DER, “a medida visa garantir a segurança da população que necessita utilizar o acesso regularmente, até que sejam concluídos os estudos com a correta identificação dos problemas e a devida solução”. Trecho da rodovia será fechado a partir desta sexta-feira 6 após vídeos mostrarem estrutura balançando durante passagem de veículos O Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER-RN) anunciou que vai interditar a partir desta sexta-feira 6 o trecho da rodovia que interliga os municípios de Alto do Rodrigues e Carnaubais, onde está instalada a ponte sobre o Rio Açu. Ponte sobre o Rio Açu liga os municípios de Alto do Rodrigues e Carnaubais – Foto: Reprodução Além do tráfego na região, a via é utilizada para o escoamento da produção de petróleo. Ao longo dos anos, a estrada que passa sobre o Rio Açu também já enfrentou enchentes. O DER orientou rotas alternativas para o período em que a ponte estiver intransitável. Uma das opções é o trecho pela BR-304, passando por Assú, Carnaubais e Vila do Alemão, na comunidade Bela Vista. Outra alternativa é o acesso rodoviário entre Bela Vista e Pendências. Também é possível utilizar o trajeto pela BR-304, passando por Ipanguaçu, Alto do Rodrigues e Pendências. A estrada e a ponte foram construídas pela Petrobras durante a implantação da chamada “estrada do óleo”, utilizada para atender à atividade petrolífera na região. “Esta rodovia e esta ponte foram construídas há 30, 40 anos pela Petrobrás e ela também mantinha, tanto a ponte quanto a rodovia, com serviços de conservação e manutenção”, explicou a diretora-geral do DER, Natécia Nunes. Segundo o DER, a Petrobras deixou de realizar a manutenção no trecho desde que negociou os ativos que possuía na região. O órgão informou que mantém diálogo com a Brava Energia, empresa que adquiriu os ativos da Petrobras na região, “para que uma ação conjunta possa ser posta em prática com a intenção de sanar os problemas que forem identificados no trecho, especialmente na ponte, dado que essa rota é de relevante importância para a indústria de petróleo e gás”. De acordo com o DER, em outra ocasião a Brava já realizou serviços de manutenção na mesma ponte. “O governo está dialogando com a Brava, que há dois anos fez o serviço no guarda-corpo da ponte sobre o Rio Açu, para que a gente encontre uma melhor saída para a execução dos serviços para reparo dessa ponte, para devolver a circulação e a segurança do tráfego na região”, afirmou a diretora-geral do DER-RN. Em nota, a Brava informou que está em contato com a prefeitura de Alto do Rodrigues e com o DER-RN e que, em razão da situação estrutural identificada, “determinou aos colaboradores e prestadores de serviço a interrupção do tráfego de veículos por esta rota até nova avaliação técnica”. AGORA RN
Adolescente tem fratura exposta em acidente de quadriciclo em Maracajaú
Adolescente foi atendido após acidente com quadriciclo no RN — Foto: Divulgação Acidente aconteceu nesta quinta (5). Jovem foi socorrido pelo Corpos de Bombeiros e levado de helicóptero para o Pronto-socorro Clóvis Sarinho, em Natal. Um adolescente sofreu um acidente de quadriciclo na manhã desta quinta-feira (5) na praia de Maracajaú, em Maxaranguape, na Grande Natal. O jovem, que não teve a idade revelada, teve fratura exposta em um dos braços e lesões pelo corpo, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) O adolescente foi atendido na beira da praia por uma equipe do Corpo de Bombeiros e, em seguida, levado no helicóptero Potiguar 01, da Sesed, para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, em Natal. As circunstâncias do acidente não foram divulgadas. Também não havia atualização em relação ao estado de saúde do adolescente. A Resolução nº 573/2015, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta o uso de quadriciclos no Brasil, determina que esses veículos só podem ser conduzidos por motoristas habilitados com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) das categorias A ou B. G1RN