Chuva de granizo surpreende moradores no Seridó do RN e chama atenção nas redes sociais Foto: Reprodução/Redes Sociais Uma chuva de granizo registrada neste domingo (22) surpreendeu moradores da região do Seridó, no Rio Grande do Norte. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram as características entre os municípios de São José do Seridó e Cruzeta. As imagens rapidamente repercutiram e chamaram a atenção pela intensidade da chuva e pelo tamanho das pedras de gelo, algo incomum para a região. Em um dos vídeos, um morador seguro pedaços de granizo nas mãos e relata a surpresa com o momento. “Fazia muito tempo que eu não via um negócio desse, via quando era criança. Olhe os tamanhos dessa pedra, devem ter quebrado as telhas”, disse. Assista: De acordo com o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, o fenômeno pode acontecer, mas não é frequente na região. Segundo ele, isso ocorre porque, na faixa equatorial, as temperaturas na atmosfera são mais elevadas, o que faz com que o nível de congelamento esteja em altitudes maiores. Para a formação do granizo, é necessário que as nuvens tenham um desenvolvimento vertical mais intenso, permitindo que as gotículas de água atinjam camadas mais frias e congeladas. Apesar de possível, o meteorologista reforça que episódios como esses são considerados raros no estado. Não há registro de feridos, mas os moradores estão preocupados com possíveis danos em telhados e estruturas devido ao tamanho das pedras de gelo. PORTAL DA TROPICAL
RN ganha novo voo internacional e passa a ter três rotas diretas para a América do Sul
O Rio Grande do Norte ampliou a malha aérea internacional e passou a contar com uma nova rota ligando Natal a Montevidéu, capital do Uruguai. O voo inaugural ocorreu neste sábado (21), no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Com isso, o estado passa a ter três conexões diretas com países da América do Sul. Operada pela GOL Linhas Aéreas, a nova rota será feita aos sábados, em períodos específicos ao longo do ano, e se soma às ligações já existentes entre a capital potiguar e Buenos Aires, por meio dos aeroportos de Ezeiza e Aeroparque Jorge Newbery. Os voos para Montevidéu estão programados para três janelas em 2026: de 21 de março a 4 de abril, de 27 de junho a 8 de agosto e de 5 a 31 de dezembro. A expectativa da companhia aérea é consolidar a operação e transformá-la em rota regular a partir de 2027. A aeronave utilizada no trajeto é um Boeing 737, com capacidade para 186 passageiros. No voo inaugural, a decolagem ocorreu às 16h20, com chegada na capital uruguaia às 21h20. “Essa nova conexão internacional com o Uruguai é uma conquista muito significativa para o Rio Grande do Norte, pois, amplia nossa malha aérea, fortalece a promoção do destino no mercado internacional e impulsiona toda a cadeia do turismo”, afirmou a governadora Fátima Bezerra. Turismo no RN De acordo com Raoni Fernandes, o crescimento do Rio Grande do Norte no turismo internacional em 2025 foi de 55%. Foi o segundo maior crescimento do Brasil no turismo internacional. Para 2026, a projeção de crescimento é de 73%. “No mercado latino-americano, para fazer um recorte mais amplo do que Montevidéu, nós crescemos 138% quando soma a Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, principalmente o Cone Sul. E a rota do Uruguai vem para potencializar isso”, detalhou Fernandes. A secretária da Sethas, Iris Oliveira, o secretário-adjunto da Sedec, Hugo Fonseca, o Head de Relações Institucionais da GOL, Gustavo Tessari, também participaram da solenidade de lançamento do voo Natal/Montevidéu. TRIBUNA DO NORTE
Março Azul: exames para rastrear câncer de intestino triplicam no SUS
O número de exames para detecção precoce do câncer de intestino realizados via Sistema Único de Saúde (SUS) triplicou ao longo da última década. Os dados fazem parte de levantamento feito no âmbito da campanha Março Azul e mostram que tanto a pesquisa de sangue oculto nas fezes quanto as colonoscopias registraram expansão significativa na rede pública de saúde. De acordo com o levantamento, entre 2016 e 2025, a pesquisa de sangue oculto nas fezes passou de 1.146.998 para 3.336.561 exames realizados no SUS – crescimento de aproximadamente 190%. Já as colonoscopias aumentaram de 261.214 para 639.924 procedimentos no mesmo período – avanço de cerca de 145%. Em 2025, o maior volume de pesquisas de sangue oculto nas fezes foi registrado no estado de São Paulo, com 1.174.403 exames, seguido por Minas Gerais, com 693.289, e Santa Catarina, com 310.391. Na outra ponta, os menores números ocorreram no Amapá, com 1.356 exames, no Acre, com 1.558, e em Roraima, com 2.984. Análise Para o presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), Eduardo Guimarães Hourneaux, o cenário está associado ao avanço de estratégias de conscientização e à maior mobilização promovida por entidades médicas no país. “A campanha Março Azul tem transformado o medo em atitude e esperança”. “A cada ano, mais pessoas deixam de adiar o cuidado com a saúde do intestino e procuram os serviços de saúde para realizar exames, o que se reflete em um aumento expressivo de colonoscopias e testes de rastreamento justamente durante o mês de março.” Segundo ele, esse movimento não acontece por acaso: “É fruto do compromisso de autoridades municipais, estaduais e federais, que abraçaram a causa, iluminaram prédios, organizaram mutirões e levaram a mensagem de prevenção para as ruas, escolas e unidades de saúde”. Casos recentes O médico lembra que fatos públicos, como o adoecimento e a morte de pessoas públicas em decorrência da doença, trazem o assunto para conversas diárias e ajudam a levantar dúvidas nas pessoas a partir de sinais e sintomas que devem ser avaliados em exames. Numa análise preliminar feita pela campanha, é possível perceber, por exemplo, que a trajetória da doença enfrentada pela cantora Preta Gil coincide com uma evolução nos números dos exames de diagnóstico. Entre a divulgação do diagnóstico da artista, em 2023, e a morte dela, dois anos depois, o total de pesquisas de sangue oculto nas fezes cresceu 18% no SUS, enquanto o volume de colonoscopias cresceu 23%. “Ao tornarem público o diagnóstico de câncer de intestino, diversas pessoas famosas ajudaram a transformar a própria dor em alerta para milhões de outras pessoas. Nomes como Preta Gil, Chadwick Boseman, Roberto Dinamite e outros passaram a falar abertamente sobre sintomas, tratamento e, sobretudo, sobre a importância de não adiar a investigação quando algo não vai bem”, disse. Ele destaca que cada entrevista, postagem ou depoimento dessas personalidades funciona como lembrete poderoso de que o câncer de intestino pode atingir qualquer pessoa, mas que a chance de cura é muito maior quando a doença é descoberta cedo. Campanha Promovida nacionalmente desde 2021, a campanha Março Azul é organizada pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG). Este ano, a iniciativa conta ainda com o apoio institucional da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), da Associação Médica Brasileira (AMB) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), além de outras sociedades de especialidades médicas. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é que as mortes prematuras (antes dos 70 anos) por câncer de intestino devem aumentar até 2030, tanto entre homens quanto entre mulheres. A projeção cita não apenas o envelhecimento populacional, mas também ao crescimento da incidência da doença entre jovens, o diagnóstico tardio e a baixa cobertura de exames de rastreamento. AGÊNCIA BRASIL
Unidades Básicas de Saúde realizam atendimento neste sábado, 21
Neste sábado (21), a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), disponibilizou 10 Unidades Básicas de Saúde para acolher a população, com atendimentos das 7h30 às 13h. A ação foi realizada com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços essenciais da atenção primária, como atualização do cartão de vacina, pesagem do Programa Bolsa Família e aferição de sinais vitais, incluindo pressão arterial, frequência cardíaca e temperatura corporal. Além de assistência odontológica, exames preventivos, testes rápidos e atualização do Cartão SUS, entre outros. A ação foi distribuída em unidades estratégicas para atender todo o município, sendo elas a UBS Emaús, Suzete Cavalcanti (Nova Parnamirim), Parque de Exposição I, Parque de Exposição II (Vida Nova), Parque das Orquídeas, Nova Esperança I, Rosa dos Ventos, Boa Esperança, Cajupiranga, Liberdade. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Família adota bebê com síndrome de Down e cardiopatia no RN; conheça história
Arthur, de 8 meses, não teve interessados em cadastros nacional e internacional de adoção e ficou internado em UTI neonatal após nascer. Projeto do MPRN agilizou adoção. Adoção e Síndrome de Down: uma história de amor Uma família de Parnamirim, cidade na Grande Natal, adotou um bebê com síndrome de Down e cardiopatia. Arthur, de 8 meses, passou os primeiros meses de vida em uma UTI neonatal na capital potiguar, enquanto aguardava um lar. Hoje, o cenário é outro: ganhou uma família e um irmão mais velho. A trajetória de Arthur começou com um gesto de entrega consciente. Desde a gravidez, a mãe biológica manifestou o interesse em colocá-lo para adoção. No entanto, o processo não foi imediato. Mesmo incluído no Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e disponível para busca internacional, ninguém se candidatou para acolher o bebê. A mudança de destino veio através de um projeto do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) em parceria com a Vara da Infância e da Juventude de Parnamirim. A iniciativa busca dar celeridade aos processos. Para o técnico em radiologia Gullyver Garção e a pedagoga Maria Helena Garção, o encontro foi transformador. Ao saberem de Arthur pelo projeto, o casal não hesitou. “Eu amo ser pai. Sinto que minha família está completa. A gente sentiu que precisava trazer ele para casa”, afirma Gullyver. Arthur foi adotado por família de Parnamirim, na Grande Natal — Foto: Stephany Souza/Inter TV Cabugi Segundo o pai, o tempo que o filho passou na UTI em tratamento também fez com que a equipe do hospital criasse um laço com ele. “Quando chegou em casa, a gente não sabia, não tinha noção da quantidade de apoio que a gente ia ter. Muita gente ajudou, muita gente do hospital que tinha um carinho por ele, porque ele passou dois meses lá. Ele andava no braço de um ou no braço de outro, e todo mundo nutriu um carinho enorme por ele”, contou. “E até hoje eles ainda participam, ainda perguntam, ainda querem saber como é que ele tá e tal e todo mundo ajudou a gente e ajuda até hoje”, completou. Guarda definitiva O processo foi acompanhado com prioridade pelo MPRN para garantir o direito à convivência familiar o quanto antes. Em setembro do ano passado, o casal recebeu a guarda provisória. O desfecho jurídico mais esperado aconteceu recentemente: Arthur completou 8 meses no dia 2 de março e, apenas dois dias depois, o “presente de mesversário” chegou com a assinatura da guarda definitiva. “Quando a gente conta esse caso, todo mundo se encanta. Dizem: ‘que atitude nobre, vocês são um casal iluminado’. Mas, na audiência de adoção, eles disseram: ‘Não, nós somos privilegiados em ter o Arthur na nossa vida. Ele trouxe luz e bênçãos’”, relembra a promotora de justiça Gerliana Rocha, que acompanhou o caso. “É uma frase que vai me marcar, porque não é só uma decisão do casal de dizer ‘vou fazer uma boa ação’. É querer ser pai e mãe e encontrar o amor nesse encontro da família.” O MPRN segue com o acompanhamento pós-adoção. Família com o pequeno Arthur — Foto: Stephany Souza/Inter TV Cabugi Irmão mais velho A família preparou a casa e busca estimular Arthur para o desenvolvimento. Além disso, conta com um aliado espacial: o irmão Heitor, de 8 anos, que também foi adotado pelo casal quando era bebê. Com a chegada de Arthur, ele foi “promovido” a irmão mais velho e se sente feliz na função. “Gosto [de ser irmão], é como se fosse um amigo, só que é uma pessoa que vive com você na sua casa”, define o estudante Heitor. Independência A mãe, Maria Helena, conta que busca que trabalha os estímulos do filho e o desenvolvimento desde cedo para ajudá-lo na independência futura. “A gente tentando proporcionar para ele a melhor maneira dele se desenvolver, que a gente quer que futuramente ele seja independente. Ele tenha a profissão dele, a família. A gente vê que não é tão bicho de sete de cabeças”, contou. “É cansativo, a rotina às vezes se torna cansativa, porque, às vezes, tem na semana duas, três vezes tem que sair para médico, para isso, para aquilo ou outro, mas é tranquilo. É cansativo nesse sentido, Mas a gente sabendo o propósito que a gente quer, a gente indo em frente, dá super certo”. G1RN
Pagamento da 1ª parcela do programa Pé-de-Meia começa nesta segunda
Estudantes do ensino médio da rede pública que participam do programa Pé-de-Meia começam a receber, nesta segunda-feira (23), a primeira parcela de 2026 referente à matrícula. Os pagamentos seguem até o dia 30 de março, de acordo com o mês de nascimento dos alunos. No mesmo período, o Ministério da Educação também inicia os depósitos para quem foi aprovado no ano letivo de 2025 e para os estudantes que participaram Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o MEC, os pagamentos ocorrerão conforme as secretarias estaduais de Educação repassam os dados dos alunos. Dados 2026 As informações atualizadas sobre o ano letivo de 2026 já estão disponíveis para consulta desde sexta-feira (20), no portal do Ministério da Educação. O acesso pode ser feito por computador, celular ou tablet, utilizando a conta gov.br do estudante Criado em 2024, o programa Pé-de-Meia é voltado para alunos de famílias inscritas no CadÚnico, o Cadastro Único do governo federal. Atualmente, cerca de 6 milhões de estudantes são beneficiados em todo o país. O programa prevê o pagamento de R$ 200 pela matrícula, além de outras nove parcelas no mesmo valor. Os estudantes que participam do Enem também recebem um incentivo adicional de R$ 200. TRIBUNA DO NORTE
Cadastro Único registra mais de 150 atendimentos neste sábado, 21
Ampliando o acesso da população aos serviços, a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Central de Atendimento Social (CAS), realizou neste sábado (21), das 7h30 às 12h, mais um mutirão de atualização dos dados dos Cadastro Único, registrando um total de 153 atendimentos. O mutirão de atendimento aos sábados é realizado para oferecer mais comodidade e agilidade aos usuários, já que muitos se deparam com a dificuldade de ir até a CAS em dias de semana para realizar o atendimento. A atualização de dados é destinada especialmente para aquelas famílias que estão com o cadastro desatualizado há mais de 24 meses, e tem como objetivo prevenir o bloqueio do acesso a benefícios sociais como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros. Serviço – Cadastro Único Central de Atendimento Social – CASEndereço: Rua Pedro Bezerra Filho, nº 55, bairro Santos Reis (próximo ao Colégio Ph3);Atendimento: De segunda à sexta, das 7h30 às 17h. Documentação necessária:Certidão de nascimento;Certidão de casamento;CPF;Carteira de identidade (RG);Carteira de trabalho;Título de eleitor. É necessário apresentar os documentos de todos os integrantes da família. Em alguns casos, também poderão ser solicitados comprovante de endereço ou declaração escolar das crianças. ASCOM – PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Com Cartão Educaparnamirim, Gestão Nilda inova na educação para compra de Kit Escolar
Foto: Divulgação A espera acabou. Sob a liderança da prefeita Nilda Cruz, Parnamirim inicia nesta segunda (23) a distribuição dos Cartões EducaParnamirim, uma iniciativa que já se consolida como um dos maiores marcos de sua gestão. Mais de 24 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino têm certificado o cartão, que garantem apoio na compra de material escolar e itens de uso pessoal, contribuindo diretamente para o dia a dia dos estudantes. Mais do que um benefício, o programa representa uma verdadeira transformação: ao mesmo tempo em que garante liberdade de escolha para estudantes e suas famílias na compra de material escolar, também promove um forte aquecimento da economia local. Com o cartão, os recursos chegam diretamente às mãos da população e são investidos no comércio da própria cidade, fortalecendo pequenos negócios, gerando empregos e fazendo o dinheiro circular dentro de Parnamirim. Ao todo, serão R$ 4,8 milhões injetados na economia do município. Na educação, o impacto também é direto. Alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais recebem R$ 200, enquanto estudantes dos Anos Finais e da EJA contam com R$ 150, valores destinados exclusivamente à compra de materiais de uso individual, respeitando as necessidades de cada aluno. A iniciativa é autonomia, dignidade e desenvolvimento econômico em uma única política pública. Um avanço que vai além da sala de aula e alcança toda a cidade, mostrando que investir em educação também é resultado do futuro de Parnamirim. 📌Empresas credenciadas: – Livraria e Papelaria Tropical Rua Cruzeiro do Sul, 917 – Santos Reis – Sacolão Rua Sargento Norberto Marques, 94 – Centro – Comercial Andrade Rua Luís Bento da Silva, 1150 – Nova Esperança – Mistura Fina Rua Dorothy de Moura Lima, s/n, Box 67 – Mercado Novo – Lojão dos Alumínios Rua Tenente Ferreira Maldos, 250 – Centro – Loja do Estudante Compras Cidade Verde PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Declaração do Imposto de Renda 2026 pode ser enviada a partir desta segunda-feira (23)
Os contribuintes podem acertar as contas com o Leão. Começa às 8h desta segunda-feira (23) o envio da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2026 (ano-base 2025). O prazo de entrega vai até 29 de maio, às 29h59min59s. Neste ano, o Fisco espera receber cerca de 44 milhões de declarações.Play Video O Programa Gerador da Declaração pode ser baixado desde as 18h de quinta-feira (19). A partir desta segunda, o contribuinte também pode usar o site Meu Imposto de Renda, que permite o preenchimento online da declaração. Neste ano, o prazo de entrega será mais curto que nos anos anteriores. Tradicionalmente, o envio das declarações começa em 15 de março ou no primeiro dia útil seguinte. Em 2026, no entanto, o Fisco adiou o início em uma semana. Novidades Entre as novidades da declaração deste ano estão mudanças na restituição, novas exigências para ganhos com apostas online e a possibilidade de uso de nome social na declaração. Também haverá um cashback para pequenos contribuintes, com restituições automáticas a quem teve imposto retido na fonte no ano passado, mas ficou isento da declaração. Principais mudanças Dados de diversidade: formulário terá campo para informar raça e cor do titular e dos dependentes. Declaração pré-preenchida: ficará disponível desde o primeiro dia do prazo, com mais informações automáticas. Restituição em quatro lotes: pagamento ocorrerá em quatro etapas, e não mais em cinco. Prioridade digital: quem usar declaração pré-preenchida e Pix terá prioridade no recebimento. Cashback do IR Uma das principais novidades é a criação de um “cashback” de restituição. A medida permitirá que contribuintes isentos de declarar, mas que tiveram imposto retido na fonte, recebam automaticamente valores a que têm direito. Principais pontos:– pagamento em lote especial em 15 de julho;– estimativa de 4 milhões de beneficiados;– restituição média de R$ 125;– valor máximo de R$ 1 mil;– previsão de R$ 500 milhões em pagamentos. Quem terá direito:– não estava obrigado a declarar em 2025;– tem restituição de até R$ 1 mil;– possui CPF regular e baixo risco fiscal;– em chave Pix vinculada ao CPF. Bets e apostas A Receita também passou a exigir a declaração de ganhos com apostas online. Devem informar os valores os contribuintes que:– tiveram ganhos acima de R$ 28.467,20 em bets ou loterias de quota fixa em 2025;– possuíam saldo superior a R$ 5 mil em contas de apostas em 31 de dezembro de 2025. Esses valores devem ser informados na declaração e podem gerar cobrança de imposto, dependendo da situação do contribuinte. Quem deve declarar Deve enviar a declaração quem, em 2025:– recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 35.584;– recebeu rendimentos isentos ou tributados na fonte acima de R$ 200 mil;– teve ganho de capital na venda de bens ou direitos;– realizou operações em bolsa acima de R$ 40 mil ou com lucro tributável;– teve receita rural acima de R$ 177.920;– possuía bens ou direitos acima de R$ 800 mil em 31 de dezembro;– passou à condição de residente no Brasil em 2025;– possui investimentos ou estruturas financeiras no exterior, como trusts ou offshores. Quem está dispensado Ficam dispensados da declaração os contribuintes que:– não se enquadram nos critérios de obrigatoriedade;– tiveram rendimentos declarados pelo cônjuge ou companheiro, com bens próprios abaixo de R$ 800 mil;– constam como dependentes em declaração de outra pessoa. Calendário da restituição Com um lote a menos neste ano, a restituição será paga nas seguintes datas:– 1º lote: 29 de maio de 2026;– 2º lote: 30 de junho de 2026;– 3º lote: 31 de julho de 2026;– 4º lote: 28 de agosto de 2026. A ordem de pagamento segue a data de entrega da declaração, respeitando prioridades legais. Prioridade no pagamento A ordem de prioridade definida pela legislação é:idosos acima de 80 anos;idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência ou doença grave;contribuintes cuja principal renda seja magistério;quem usar declaração pré-preenchida e Pix simultaneamente;quem usar apenas um desses recursos (pré-preenchida ou Pix);demais contribuintes. Quem entregar a declaração após 29 de maio terá que pagar multa de pelo menos R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido. TRIBUNA DO NORTE
Vacinação contra a gripe começa dia 28 no Rio Grande do Norte
Foto: Arquivo / Assecom / Elisa Elsie A campanha de vacinação contra a gripe terá início no dia 28 de março em todo o Rio Grande do Norte. A abertura será marcada pelo Dia “D” de mobilização, com funcionamento ampliado dos postos de saúde para facilitar o acesso da população. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) tem como meta imunizar mais de 1,4 milhão de pessoas no RN, com o objetivo de reduzir complicações, internações e mortes causadas pelo vírus. A campanha acontece entre os dias 28 de março e 30 de maio, tendo como foco principal a proteção dos grupos mais vulneráveis e profissionais de serviços essenciais. Em 2026, o Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen) já confirmou 154 casos de Influenza A e B, com dois óbitos registrados. Atualmente, 27 pessoas estão internadas na rede pública de saúde com síndrome respiratória aguda grave causada pelo vírus Influenza. Quem pode se vacinar? Podem se vacinar crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; e idosos com 60 anos ou mais, além de grupos especiais e profissionais (puérperas; povos indígenas e quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde e professores (ensino básico e superior); forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros, trabalhadores portuários e dos Correios; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário (urbano e longo curso); população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens sob medidas socioeducativas (12 a 21 anos); pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade). A vacina é segura e considerada a estratégia mais eficaz de prevenção contra a gripe. Possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários, o que no RN representa um público total estimado em 1.424.963 pessoas. LEIA TAMBÉM: Obra da Caern interdita acesso na BR-101 e altera trânsito no Cidade Satélite e Nova Parnamirim Tags deste artigo:crianças, Destacado, dia 28, gripe, idosos, Indígenas, Ntal, Quilombolas, RN, saúde, Vacinação PONTA NEGRA NEWS