A Prefeitura convida a população de Parnamirim para participar, neste sábado (28), do Dia D de Vacinação, que será realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A ação acontecerá das 8h às 17h e, neste dia, será destinada exclusivamente aos grupos prioritários. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. A iniciativa reforça o compromisso da gestão em intensificar os cuidados com a saúde da população. Confira os grupos prioritários atendidos no Dia D: PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Brasil tem recorde de 66,8% dos trabalhadores na previdência social
Cobertura previdenciária alcança 68,2 milhões de pessoas ocupadas No trimestre encerrado em fevereiro, o Brasil atingiu o patamar recorde de 66,8% da população ocupada contribuindo para algum regime previdenciário, o que significa 68,196 milhões de trabalhadores cobertos pela Previdência Social. Esse é o maior percentual registrado desde 2012, quando começou a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que coleta informações sobre a participação no mercado de trabalho com pessoas de 14 anos ou mais. Ao contribuir para institutos de previdência, o trabalhador adquire garantias, como aposentadoria, benefício por incapacidade e pensão por morte, por exemplo. Apesar do percentual recorde, o Brasil teve número maior de contribuintes para a previdência no quarto trimestre de 2025, quando foram contabilizados 68,496 milhões. Naquele trimestre, os contribuintes foram 66,5% do total de ocupados. O IBGE considera contribuintes os empregados, empregadores, trabalhadores domésticos e por conta própria que tenham contribuído para institutos de previdência oficial federal (INSS ou Plano de Seguridade Social da União), estadual ou municipal. Mercado formal A Pnad mostrou que o número de contribuintes (68,196 milhões) é maior do que o total de trabalhadores formais (63,8 milhões). “O informal que seja um conta própria sem CNPJ pode ser contribuinte individual do INSS”, exemplifica o instituto. O economista Rodolpho Tobler, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), atribui o recorde ao mercado de trabalho formal. “A gente tem cada vez mais pessoas trabalhando, especialmente no emprego formal. Com o emprego formal sendo mais forte, tendo uma recuperação mais intensa que os empregos informais, isso faz com que a contribuição da previdência suba também”, explicou à Agência Brasil. O IBGE revelou que, no trimestre encerrado em fevereiro, o número de empregados no setor privado com carteira assinada foi de 39,2 milhões, estável em relação ao trimestre móvel terminado em novembro e em relação ao mesmo período de 2025. Tobler classifica o resultado como “muito positivo”. “Vagas formais são mais associadas a empregos de produtividade mais alta, de remuneração mais alta também e, principalmente, a essa questão da previdência”, diz. A Pnad apontou que o mercado de trabalho alcançou recorde no rendimento mensal do trabalhador, com R$ 3.679, o maior já registrado ─ 2% acima do trimestre encerrado em novembro de 2025 e 5,2% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Esse valor é real, ou seja, já desconta a inflação dos períodos de comparação. “A nossa população está entrando no processo de envelhecimento, e essa questão da previdência sempre vai ser um ponto sensível. Então, quanto mais gente no emprego formal, quanto mais gente contribuindo, menor pode ser esse problema da previdência no médio e longo prazo”, analisa. Para o economista, a tendência é se manter o aumento do percentual de trabalhadores contribuintes, “especialmente se a economia continuar crescendo”. A pesquisa do IBGE mostra que o país sempre teve taxa de trabalhadores contribuintes para instituto de previdência acima de 60%. O menor índice foi 61,9%, que pertence ao trimestre encerrado em maio de 2012. AGÊNCIA BRASIL
SUS passa a oferecer teste rápido de dengue
O Ministério da Saúde (MS) incorporou no Sistema Único de Saúde (SUS) o teste rápido para o diagnóstico da dengue. A inclusão do Teste Rápido de Dengue NS1 na tabela nacional de procedimentos do SUS está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (26). A oferta do exame é feita de forma ampla em ambulatórios de postos de saúde e em hospitais da rede pública de saúde. A solicitação do teste pode ser feita por médicos, enfermeiros, biomédicos e técnicos de enfermagem para pacientes de todas as idades. O método pode detectar a presença no sangue da proteína específica liberada pelo vírus da dengue (antígeno NS1) logo no início da infecção, diferentemente dos exames de anticorpos (sorologia), que acusam o diagnóstico positivo para a doença somente após o corpo reagir ao vírus (geralmente após o sexto dia de infecção). A norma já está em vigor. Vantagens A identificação rápida da doença pode ocorrer já nos primeiros dias após o surgimento dos sintomas característicos da infecção viral, como febre alta, dor no corpo e mal-estar. O teste rápido da dengue não exclui a necessidade de buscar atendimento médico e poderá contribuir para o acompanhamento do profissional de saúde. Com o resultado, o médico poderá detectar precocemente sinais de alerta, como a queda de plaquetas no sangue e o risco de evolução para a dengue hemorrágica. O diagnóstico antecipado também garante maior precisão à vigilância epidemiológica sobre a circulação do vírus. Como funcionaO teste funciona por imunocromatografia. O dispositivo reage à presença do antígeno do vírus e o resultado fica pronto em poucos minutos. Para a realização do exame, é necessária uma pequena amostra de sangue da pessoa com suspeita de estar com dengue, obtida apenas por um furo na ponta do dedo para a coleta do material. É importante destacar que o teste de dengue não identifica os sorotipos virais da dengue e, também, não é capaz de informar se a pessoa contraiu o vírus da dengue anteriormente. Não é necessário jejum ou qualquer outro tipo de preparo para fazer o exame. O teste será aplicado sem custo à população nas unidades públicas do SUS, mas se comprado nas farmácias privadas, custa em média R$ 40. Principais sintomas da dengue: AGÊNCIA BRASIL
Forró do Idosos: Prefeitura promove envelhecimento de forma divertida e saudável
Mais uma edição do tradicional Forrós dos Idosos foi realizada nesta sexta-feira (27) no CRAS Parque Industrial, garantindo o direito a um envelhecimento ativo, saudável e feliz para o público da terceira idade acompanhado pelos serviços socioassistenciais do município. O evento acontece de forma integrada entre as Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas), Esporte Lazer e Juventude (Sejel) e Saúde (Sesad), com o objetivo de promover o bem-estar, o fortalecimento de vínculos, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos idosos. A Sesad esteve presente realizando aferição de pressão, distribuindo a caderneta de saúde do idoso, bem como promovendo dinâmicas de perguntas e respostas sobre o combate ao mosquito da dengue, o Aedes aegypti, com direito a brindes. Já a Sejel, contou com a presença da equipe do projeto Movimenta Parnamirim, que através da dança, traz incentivo e movimento para os idosos, que também promovem melhorias na saúde. Para Dona Zuzu, de 73 anos, que já é participante ativa de todas as atividades promovidas pela Semas, expressou com grande alegria a importância desses momentos em sua vida. “O meu CRAS é o de Bela Parnamirim, mas eu sou muito feliz participando do forró, eu não gosto de forró de hoje não, é de muito tempo já. Eu me sinto outra pessoa, me distraio, me sinto bem”, disse Dona Zuzu, com muita alegria. Postado por: Ana Carla Dantas/ Fotografia de: Augusto Ferreira PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Câmara de Parnamirim realiza audiência pública sobre a Campanha da Fraternidade
Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 27, no plenário Dr. Mário Medeiros, da Câmara Municipal de Parnamirim, uma audiência pública da Campanha da Fraternidade. O objetivo foi utilizar o espaço democrático de debate para promover a articulação entre a Igreja e a sociedade civil. A iniciativa foi proposta pelo vereador Thiago Fernandes e pela vereadora Rárika Bastos. Além dos parlamentares propositores, o dispositivo de honra contou com a presença de Antônio Vinicius da Costa Barros, secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária; do padre Rodrigo Paiva, coordenador da Campanha da Fraternidade; e do padre Paulo Henrique da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, padroeira do município. “Esta audiência pública tem grande importância, pois não apenas amplia o debate, mas também cria um ambiente propício à corresponsabilidade entre a Igreja, o poder público e a sociedade civil. A construção de soluções passa, necessariamente, pelo diálogo, pelo planejamento responsável e pela implementação de políticas públicas alinhadas às reais necessidades da população, sempre em busca do bem comum”, destacou o padre Rodrigo Paiva, coordenador da Campanha da Fraternidade. Para assistir ao debate completo, basta acessar este link: Sophia Araújo CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Prefeitura do Natal marca reunião com moradores para discutir concessão do Complexo da Redinha
Encontro será realizado no dia 7 de abril, na Zona Norte, para ouvir sugestões sobre uso do espaço A Prefeitura do Natal vai realizar, no dia 7 de abril, às 16h, uma reunião com moradores do entorno do Complexo Turístico da Redinha para discutir o protocolo da concessão do espaço e ouvir sugestões da população. O encontro será no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS África), localizado na Rua Conselheiro Tristão, na Zona Norte da capital. A reunião será conduzida pela Secretaria Municipal de Concessões, Parcerias, Empreendedorismo e Inovações (Sepae) e integra ações voltadas à organização e ao funcionamento do Complexo Turístico da Redinha. Reunião acontece no CRAS África, na Rua Conselheiro Tristão, às 16h – Foto: Alex Regis De acordo com o secretário da Sepae, Arthur Dutra, a gestão tem realizado encontros com moradores desde outubro de 2025. “Desde outubro de 2025, temos buscado promover reuniões com os moradores para ouvi-los. Nós acreditamos na importância do diálogo, da construção conjunta e coletiva, para podermos avançar na consolidação desse projeto para a nova orla da Redinha e por isso estamos convocando mais uma reunião”, afirmou. O secretário também convidou a população a participar do encontro. “Queremos ouvir os moradores, entender as demandas e construir soluções de forma transparente. Por isso, mais uma vez convidamos a comunidade a participar e contribuir deste processo, que é fundamental para o desenvolvimento da região”, disse. AGORA RN
Prefeitura abre processo seletivo com 72 vagas na Assistência Social
A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (27) o edital de processo seletivo simplificado para contratação temporária de profissionais para a rede socioassistencial do município. Serão oferecidas 72 vagas para os cargos de Entrevistador Social, Educador Social, Auxiliar de Cuidador e Instrutor de Informática, com salários que variam de R$ 1.621 e R$ 1.937. As vagas possuem carga horária de 40h semanais e conta também com formação de cadastro reserva. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente de forma online, no período de 30 de março a 6 de abril, por meio do Portal de Editais da Semas no site da Prefeitura. Os candidatos interessados devem apresentar toda a documentação solicitada no edital. O processo seletivo será composto por análise documental e avaliação curricular, com resultado final previsto para o dia 4 de maio. PROCESSO SELETIVO – Semas Período de Inscrições: 30/03 a 06/04 Link de inscrições: https://edital.semas.parnamirim.rn.gov.br/#/portal/inicio Cargos e salários:20 vagas para entrevistador social, remuneração de R$ 1.621;30 vagas para educador social, remuneração de R$ 1.937;20 vagas para auxiliar de cuidador, remuneração de R$ 1.621;02 vagas para instrutor de informática, remuneração de R$ 1.621. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Após alta hospitalar, Bolsonaro coloca tornozeleira eletrônica e inicia prisão domiciliar por 90 dias
Decisão do ministro Alexandre de Moraes prevê 90 dias de monitoramento e restrições enquanto ex-presidente se recupera de broncopneumonia Ex-presidente deixou hospital em Brasília usando colete da PM, após tratamento de broncopneumonia e iniciou cumprimento de prisão domiciliar com monitoramento eletrônico. | Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (27) e passou a cumprir prisão domiciliar temporária por 90 dias, após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida foi concedida após pedido da defesa e manifestação favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR), que considerou necessário o acompanhamento médico durante a recuperação de um quadro de broncopneumonia. Bolsonaro colocou tornozeleira eletrônica às 8h45 e deixou o hospital em Brasília por volta das 9h45, seguindo para sua residência, onde ficará submetido a monitoramento e às condições impostas pela Justiça. Ao fim do período inicial de 90 dias, o STF deverá reavaliar a necessidade de manutenção da prisão domiciliar. A autorização foi concedida após a PGR afirmar que laudos médicos indicaram a necessidade de acompanhamento constante da saúde do ex-presidente, o que poderia ser realizado de forma adequada no ambiente domiciliar. No parecer enviado ao Supremo, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, destacou que a recuperação clínica poderia ocorrer com mais segurança fora do ambiente hospitalar, desde que fossem mantidas as medidas de monitoramento determinadas pela Justiça. Regras da prisão domiciliar Mesmo fora da unidade prisional onde estava custodiado, Bolsonaro continuará sujeito a uma série de determinações impostas pelo STF. Entre as principais regras estão: A decisão também estabelece que qualquer descumprimento das regras pode resultar na revogação da prisão domiciliar e no retorno ao regime anterior. Internação em Brasília Bolsonaro estava internado desde o dia 13 no Hospital DF Star, em Brasília, após apresentar sintomas como febre alta, queda na saturação de oxigênio, sudorese e calafrios. Durante o tratamento, o ex-presidente permaneceu mais de uma semana na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O diagnóstico apontou pneumonia bacteriana decorrente de broncoaspiração. Com a evolução clínica, ele deixou a UTI na segunda-feira (25) e foi transferido para um quarto hospitalar, onde permaneceu em observação até receber alta médica nesta sexta-feira. NOVO NOTÍCIAS
Fiocruz produz medicamento 100% nacional para transplantes no SUS
Produção brasileira de imunossupressor amplia autonomia sanitária e garante continuidade terapêutica a pacientes transplantados 25/03/26 às 17:26 | Atualizado 26/03/26 às 11:40 O Brasil começou a produzir totalmente no país o tacrolimo, um medicamento essencial para pessoas que passaram por transplantes. O remédio é um imunossupressor, ou seja, ele reduz a atividade do sistema imunológico para evitar que o corpo rejeite o órgão transplantado. Sem esse tipo de medicamento, procedimentos como transplante de rim, fígado ou coração não teriam sucesso a longo prazo. A produção nacional foi possível graças a uma parceria entre a Fiocruz e a farmacêutica brasileira Libbs, dentro de uma iniciativa chamada Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP). Agora, o país domina todas as etapas de fabricação do medicamento, desde o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), que é a base do remédio, até o produto final. Antes, esse insumo era importado. Segundo o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, “o avanço desta parceria contribui para a soberania brasileira no domínio tecnológico para a produção de imunossupressores, reduzindo a dependência do país de insumos importados”. Ele também destaca que isso fortalece o papel da instituição dentro do SUS, especialmente na área de ciência e inovação. A diretora de Farmanguinhos, Silvia Santos, ressaltou o impacto direto na vida dos pacientes: “Nos últimos 10 anos, o fornecimento do tacrolimo proporcionou qualidade de vida aos transplantados”. Ela também explicou que todas as etapas de desenvolvimento do medicamento foram internalizadas com sucesso, tornando Farmanguinhos o único fornecedor desse remédio para o SUS. O primeiro lote produzido com matéria-prima nacional já foi fabricado e agora passará por testes de qualidade. Depois disso, será necessário atualizar o registro do medicamento na Anvisa, já que houve mudança na origem do insumo. Esse lote inicial tem mais de um milhão de unidades, em diferentes dosagens. A nacionalização do tacrolimo também envolve cooperação internacional. A tecnologia para produzir o insumo foi transferida da empresa indiana Biocon para a Libbs, em uma parceria entre Brasil e Índia. Esse processo permitiu que o país passasse a fabricar o IFA internamente. Desde que foi incorporado ao SUS, o tacrolimo já beneficiou milhões de pacientes. Ao longo de uma década, mais de 500 milhões de unidades foram distribuídas, garantindo a manutenção de transplantes realizados pelo sistema público de saúde. CNN
Prefeitura reforça limpeza e fiscalização em lagoas de captação
A Prefeitura de Parnamirim segue intensificando as ações de limpeza das lagoas de captação em diversos pontos do município. O trabalho, de caráter preventivo, é considerado essencial para reduzir os riscos de alagamentos em períodos de fortes chuvas, garantindo mais segurança e qualidade de vida para a população. Além da limpeza, a gestão municipal também está reforçando a fiscalização quanto ao descarte irregular de água servida, notificando os responsáveis e buscando reduzir ações que prejudicam o funcionamento do sistema de drenagem e o meio ambiente. As equipes das Secretarias de Meio Ambiente, de Serviços Urbanos e de Limpeza Urbana atuam de forma integrada mostrando o compromisso da Prefeitura com a prevenção de problemas e a manutenção da infraestrutura da cidade. PREFEITURA DE PARNAMIRIM