Foto: Divulgação A capital potiguar passa a contar com uma nova ação de impacto social que promete mudar histórias nas ruas. A startup “O Pão Nosso de Cada Dia” iniciou suas atividades na última terça-feira (17) com uma proposta direta: gerar renda e dignidade para pessoas em situação de vulnerabilidade. Assim, o projeto já começa a mostrar resultados positivos ao substituir o pedido por trabalho. Além disso, a iniciativa aposta em um modelo simples e eficaz. Homens e mulheres vendem pães em semáforos e espaços públicos, criando uma alternativa concreta para quem dependia da ajuda de terceiros. Dessa forma, Pão Nosso transforma vidas ao oferecer uma oportunidade real de autonomia financeira. Pão Nosso transforma vidas com renda e dignidade Atualmente, o projeto atende imigrantes venezuelanos que vivem em Natal. Muitos enfrentam dificuldades como desemprego e barreiras linguísticas. No entanto, agora encontram uma nova chance de recomeçar. Em vez de pedir ajuda nos sinais, eles passam a comercializar produtos e gerar sua própria renda. Foto: Divulgação Além disso, o modelo garante pagamento imediato. Ao final de cada dia, os vendedores recebem via Pix o valor correspondente ao desempenho. Como resultado, o trabalhador conquista reconhecimento direto pelo esforço, o que fortalece a autoestima e incentiva a continuidade da atividade. Por outro lado, a startup já planeja expandir a iniciativa. Em breve, mulheres brasileiras em situação de vulnerabilidade também devem ser incluídas. Dessa maneira, o alcance social tende a crescer e beneficiar ainda mais pessoas que precisam de renda extra ou não possuem qualquer fonte de sustento. As atividades começaram na Rua Amintas Barros, no cruzamento com a Avenida Salgado Filho, um dos pontos de maior fluxo de Natal. Nesse sentido, a escolha do local contribui para aumentar as vendas e ampliar o impacto da ação. Tags deste artigo:Destacado, dignidade, Empreendedorismo, imigrantes venezuelanos, Inclusão social, Natal, notícias de Natal/RN, renda, semáforos, startup social PONTA NEGRA NEWS
Papa Leão XIV critica líderes que promovem guerras e afirma que Deus rejeita orações de quem tem “mãos cheias de sangue”
Foto: Reprodução/Vatican News O Papa Leão XIV afirmou neste domingo (29) que Deus rejeita as orações de líderes que promovem guerras. A declaração ocorreu durante a celebração do Domingo de Ramos, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Primeiramente, o pontífice destacou que a fé não pode servir como justificativa para conflitos armados. Segundo ele, Jesus representa a paz e, portanto, não deve ser associado a qualquer tipo de violência. Além disso, o discurso acontece em um momento delicado, já que o conflito no Oriente Médio entra no segundo mês. Dessa forma, a fala do líder religioso reforça o posicionamento da Igreja Católica contra guerras e tensões internacionais. Papa Leão XIV condena uso da fé em guerras Durante a homilia, o Papa Leão XIV foi direto ao afirmar que Deus não escuta as orações de quem promove violência. Ele citou uma passagem bíblica para reforçar a mensagem. “Mesmo que multipliquem as orações, eu não as ouvirei, porque suas mãos estão cheias de sangue”, declarou. Assim, o pontífice fez um alerta claro sobre o uso indevido da religião para justificar conflitos armados. Embora não tenha citado nomes específicos, o papa tem intensificado críticas recentes às ações militares envolvendo Israel, Estados Unidos e Irã. No entanto, ele preferiu manter o discurso em um tom mais amplo, focando na dimensão moral da guerra. Por outro lado, o líder da Igreja Católica também demonstrou solidariedade aos cristãos que vivem em áreas de conflito. Segundo ele, muitos fiéis enfrentam dificuldades para participar das celebrações religiosas durante a Semana Santa. Além disso, ele classificou a situação no Oriente Médio como “atroz”. Conforme ressaltou, o sofrimento da população civil exige atenção e oração da comunidade internacional. O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, considerada o período mais importante para os cerca de 1,4 bilhão de católicos no mundo. Tags deste artigo:Destacado, domingo de ramos, guerra, Igreja Católica, Oriente Médio, Papa Leão XIV, política internacional, religião, Vaticano PONTA NEGRA NEWS
Aumento da tarifa de ônibus para R$ 5,20 entra em vigor neste domingo (29) em Natal
Reajuste foi aprovado pelo Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana na quinta-feira (26). Decreto foi publicado no Diário Oficial do Município. Ônibus passa em frente à sede da Prefeitura de Natal — Foto: Demis Roussos/STTU O aumento da tarifa de ônibus entra em vigor neste domingo (29) em Natal. As passagens vão passar dos atuais R$ 4,90 para R$ 5,20. O reajuste representa uma alta de 6,1%. O decreto que oficializa o aumento, assinado pelo prefeito da capital, Paulinho Freire (União Brasil), foi publicado no Diário Oficial do Município na sexta (27). O reajuste foi aprovado pelo Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana na quinta-feira (26). Segundo a prefeitura de Natal, o reajuste “levou em consideração critérios técnicos e considerou a necessidade de manutenção do funcionamento do sistema, diante do aumento acumulado dos custos operacionais nos últimos 15 meses”. O último reajuste tinha acontecido em dezembro de 2024, quando a tarifa da capital subiu de R$ 4,50 para R$ 4,90. Pacote de gratuidades Segundo a prefeitura, o Conselho de Transporte também aprovou o pacote de gratuidades proposto pelo município, com previsão de tarifa zero aos domingos, gratuidade para estudantes da rede pública estadual até o Ensino Médio e gratuidade um sábado por mês para os centros comerciais do Alecrim e Cidade Alta. O projeto de lei deve ser encaminhado à Câmara Municipal esta semana, informou a prefeitura. A prefeitura anunciou que vai detalhar as medidas nesta sexta-feira (27). G1RN
Carro bate e derruba postes na avenida Salgado Filho, Zona Sul de Natal
Colisão provocou interrupção de energia e impactos no trânsito da região Um carro ficou destruído após colidir com dois postes na manhã deste domingo 29 na Avenida Senador Salgado Filho, na Zona Sul de Natal. O acidente ocorreu em frente a uma universidade particular, no bairro de Lagoa Nova, e provocou interrupção de energia e impactos no trânsito da região. De acordo com relatos ao G1 de funcionários de um posto de gasolina e de uma farmácia próximos, a batida aconteceu por volta das 5h40. Carro bate e derruba postes na avenida Salgado Filho, Zona Sul de Natal – Foto: Brunno Rocha/Inter TV Cabugi O motorista do veículo, modelo Pajero, não sofreu ferimentos graves e foi socorrido por uma ambulância do Samu, sendo encaminhado ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Com o impacto, o carro ficou entre dois postes e teve a estrutura danificada. Um dos postes caiu sobre o veículo, enquanto o outro tombou na via, espalhando fios de energia, telefonia e internet pela pista e pela calçada. Um dos postes atingidos caiu sobre o Centro Médico Veterinário de uma universidade particular. Por causa do acidente, os semáforos da região ficaram sem funcionar e houve interrupção no fornecimento de energia elétrica. A faixa exclusiva de ônibus da avenida Salgado Filho, no sentido Zona Sul, ficou interditada no trecho entre o cruzamento com a avenida Antônio Basílio, o que contribuiu para o aumento do fluxo de veículos durante a manhã. Equipes das concessionárias de energia e de telefonia atuaram ao longo da manhã para remover os postes e restabelecer os serviços na área. AGORA RN
Corrida das Mulheres reúne mil participantes em Natal em segunda edição
Após a primeira edição, que contou com 500 participantes, este ano o evento dobrou o número de vagas, ofertando mil inscrições. Corrida é promovida pelo Governo do Estado, através da Subsecretaria do Esporte e do Lazer e da SEMJIDH A segunda edição da Corrida das Mulheres reuniu, neste sábado 28, cerca de mil participantes. Com 5 km de prova, corrida foi promovida pelo Governo do Estado, através da Subsecretaria do Esporte e do Lazer e da SEMJIDH. A governadora Fátima Bezerra (PT) esteve presente no evento, que teve largada às 16h, em frente à Escola de Governo. A ação integra o calendário de atividades alusivas ao Mês das Mulheres. Corrida das Mulheres reúne mil participantes em segunda edição – Foto: Carmem Felix/Governo do RN A inscrição foi realizada através da doação de pacotes de absorventes, entregues no momento da retirada do kit. Segundo Cezar Nunes, Subsecretário Estadual de Esporte e Lazer (SEEC-SEL), foram arrecadados mil pacotes de absorventes, que serão destinados a ações voltadas ao público feminino. “É muito bom ver a corrida crescendo, com mais mulheres participando, mostrando que lugar de mulher é onde ela quiser. O esporte é saudável, é desejável, só faz bem. É uma alegria ver esse protagonismo das mulheres no esporte”, declarou a governadora. Cezar Nunes explica que este ano a Corrida das Mulheres entrou oficialmente no calendário esportivo do estado do Rio Grande do Norte, “com o calendário integrado também à comemoração alusiva ao 8 de março”. Também enfatizou que pretende fazer com que o evento cresça, “ano passado foram 500 mulheres, este ano foram mil. Mesmo assim foi pouco. Estamos trabalhando para que a gente possa aumentar ainda mais em 2027”, disse. Após a corrida houve a entrega das medalhas e a disponibilização de um espaço para hidratação, ativação de patrocinadores, fisioterapia, massagem, e refeições leves para a recuperação muscular e reposição de energia. “Aqui é a zona de convivência, é o momento de descanso, de festa, e da premiação”, esclareceu André Tavares, coordenador técnico da Subsecretaria Estadual de Esporte e Lazer. “Apesar de ter sido cinco quilômetros foi um percurso bem desafiador, mas nada que é proposto a uma mulher que ela não consiga fazer quando ela é determinada, não é? Então, parabéns a todos da organização. Espero que tenham mais eventos como esse, não só na corrida, mas também em outras modalidades. É isso, estou muito feliz”, declarou Cecília Hermínio, segunda colocada da prova. Ana Catarina, outra corredora da prova, explicou que os 5 km foram de superação porque havia muitas ladeiras. “Foi a primeira vez que vim, foi maravilhoso e espero vir mais vezes”, disse. Também estiveram presentes as gestoras e gestores Júlia Arruda e Josiane Bezerra (SEMJIDH); Cadu Xavier (SEFAZ); Alexandre Mota e Leidiane Fernandes (SESAP); Coronel Araújo (SESED); Íris Oliveira (SETHAS); Hugo Fonseca (SEDEC); Márcia Maia (DESENVOLVE); e as vereadoras Samanda Alves e Brisa Bracchi. AGORA RN
Parnamirim revive encenação da Paixão de Cristo
Postado por: Juliana Grace/ Fotografia de: Augusto Ferreira O Bosque Aluízio Alves, na Cohabinal, foi palco neste sábado (28) da encenação da Paixão de Cristo, retomada pela Prefeitura de Parnamirim após nove anos. O evento foi aberto à população e marcou o retorno de uma das apresentações culturais mais tradicionais do município. A programação começou com a encenação da Via Crucis, representando o percurso de Jesus Cristo até a crucificação. A atividade foi acompanhada pelo público presente, que percorreu o espaço junto aos atores. Em seguida, já na área externa do Parque, o evento teve continuidade com um concerto pascal, com a participação da orquestra e do coral da Secretaria Municipal de Cultura (SEMUC), além do Coro de Canto de Parnamirim. Ao todo, 95 músicos, entre adultos e crianças, participaram da apresentação. A Prefeita Nilda Cruz falou da alegria de retomar a Paixão de Cristo após nove anos. “Hoje não é só a volta de um evento cultural, é o resgate de uma tradição que mora no coração do nosso povo”, afirmou. A moradora de Cajupiranga, Keany de Lima, elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Excelente! É uma apresentação que há muito tempo não acontecia e poder participar com minha família, principalmente meus filhos, é gratificante”, ressaltou. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Prefeitura promove Dia D de Vacinação
Postado por: Juliana Grace/ Fotografia de: ASCOM A Prefeitura de Parnamirim promoveu neste sábado (28) o Dia D de Vacinação, marcando a abertura da campanha de imunização contra a Influenza no município. A mobilização acontece das 8h às 17h, com atendimento em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Neste primeiro momento, a ação é destinada exclusivamente aos grupos prioritários. A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso da população aos imunizantes. A expectativa é que, em breve, a vacinação seja ampliada para outros públicos. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação, o que contribui para a atualização do esquema vacinal. Confira os grupos prioritários atendidos no Dia D: – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;– Gestantes, puérperas e pessoas com 60 anos ou mais;– Trabalhadores da saúde e profissionais da educação;– Pessoas com deficiência permanente, com comorbidades ou em situação de vulnerabilidade social;– Profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;– Trabalhadores do transporte, caminhoneiros, portuários e dos Correios;– Povos indígenas, comunidades quilombolas e população privada de liberdade;– Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, entre outros grupos prioritários. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
América acerta contratação do artilheiro do Campeonato Potiguar
Atacante de 33 anos reforça elenco para sequência da Copa do Nordeste e Série D O América anunciou a contratação do atacante Paulinho, de 33 anos, como reforço para a sequência da temporada 2026. O jogador chega após se destacar como artilheiro do Campeonato Potiguar pelo QFC, repetindo o desempenho de 2024, quando também terminou como goleador da competição. Com passagem pelas categorias de base do próprio América, Paulinho retorna ao clube com experiência no futebol regional e nacional. Ao longo da carreira, acumulou títulos como o bicampeonato da Segunda Divisão do RN, além de conquistas estaduais e regionais, incluindo o Campeonato Piauiense, o Campeonato Paranaense, o Módulo II do Mineiro e a Copa Fares Lopes. O atacante também tem passagens por clubes como Ponte Preta, Bragantino, Operário-PR, Atlético-PB, Villa Nova-MG, Piauí-PI e North-MG, além de experiência internacional no Deportivo JBL del Zulia, da Venezuela. Paulinho se apresentou nesta sexta-feira (27) e já está integrado ao elenco alvirrubro, ficando à disposição para as disputas da Copa do Nordeste e do Campeonato Brasileiro da Série D. 98FM NATAL
Parnamirim promove ação especial para mulheres
Postado por: Juliana Grace/Fotografia de: Augusto Ferreira A manhã deste sábado (28) foi de acolhimento, cuidado e valorização às mulheres em Parnamirim. A Prefeitura promoveu, na Escola Municipal Jussier Santos, em Santa Tereza, uma ação especial alusiva ao Mês da Mulher, reunindo vários serviços gratuitos A programação contou com serviços de saúde, assistência social, de beleza, atividades físicas, e de lazer. Também ocorreu muita diversão para as crianças com apresentação cultural dos animadores Bisteca e Bochechinha, além de brinquedos e jogos educativos. Coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher e dos Direitos Humanos (SEMMUD), em parceria com outras secretarias, a iniciativa teve como objetivo facilitar o acesso das mulheres a atendimentos importantes, promovendo cidadania e bem-estar. Outro destaque foi a Feira Empreendedora, que incentivou o protagonismo feminino e fortaleceu a geração de renda no município. Renata Martins, esteve presente com a filha de 2 anos e elogiou a iniciativa “Gostei dos serviços, minha filha já se vacinou e pintou o rosto na sala das crianças”, explicou. Confira os serviços disponibilizados durante a ação:SAÚDE Vacinação/ Exame preventivo/ Testes rápidos/ Verificação de sinais vitais/ Auriculoterapia ASSISTÊNCIA SOCIAL Atendimento do Cadastro Único/ Atendimento jurídico/ Orientações socioassistenciais/ Oficina da Coordenadoria do Trabalho voltada às mulheres EDUCAÇÃO Jogos e brinquedos educativos/ Pintura de rosto ESPORTE E LAZERMomento de atividade física CULTURAFantoche e brincadeiras com os animadores Bisteca e Bochechinha SEGURANÇAPresença da Guarda Municipal e Patrulha Maria da Penha TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Feira Empreendedora com participação de mulheres do município PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Vitamina D pode influenciar resposta imune em doença intestinal
Estudo indica que o suplemento pode alterar a reação do organismo às bactérias do intestino em pessoas com doença inflamatória intestinal Suplementos de vitamina D podem influenciar a forma como o sistema imunológico reage às bactérias presentes no intestino de pessoas com doença inflamatória intestinal (DII). É o que sugere um estudo conduzido por pesquisadores da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, publicado na revista científica Cell Reports Medicine nessa quinta-feira (26/3). A doença inflamatória intestinal inclui duas condições principais, a doença de Crohn e a colite ulcerativa. Ambas afetam o trato digestivo e estão associadas a uma reação exagerada do sistema imunológico contra bactérias que normalmente vivem no intestino sem causar danos. Esse processo ocorre quando há uma falha no que os cientistas chamam de tolerância imunológica, mecanismo que permite ao organismo conviver com microrganismos benéficos sem desencadear inflamação. Segundo o gastroenterologista John Mark Gubatan, principal autor do estudo, os resultados indicam que a vitamina D pode ajudar a ajustar essa relação entre o sistema imunológico e o microbioma intestinal. O pesquisador reforça que compreender melhor esse equilíbrio é essencial para desenvolver novas abordagens terapêuticas para a doença. O que mostrou o estudo A pesquisa acompanhou 48 pessoas com doença inflamatória intestinal que apresentavam baixos níveis de vitamina D no organismo. Durante 12 semanas, os participantes receberam suplementação semanal da vitamina. Antes e depois do período de suplementação, os pesquisadores coletaram amostras de sangue e fezes dos participantes. Esses materiais foram analisados com técnicas de sequenciamento genético para investigar como o sistema imunológico estava interagindo com as bactérias do intestino. Os resultados indicaram mudanças em marcadores ligados à resposta imunológica. Houve aumento nos níveis de imunoglobulina A, conhecida como IgA, associada a respostas protetoras do sistema imunológico. Ao mesmo tempo, foi observada redução da imunoglobulina G, ou IgG, que costuma estar relacionada a processos inflamatórios. Além disso, os pesquisadores também identificaram maior atividade de células do sistema imunológico responsáveis por ajudar a controlar a inflamação. Possível caminho para novas estratégias De forma geral, os resultados sugerem que a vitamina D pode contribuir para tornar a resposta imunológica mais equilibrada em relação às bactérias intestinais. Além das alterações imunológicas, os pesquisadores observaram melhora em indicadores de atividade da doença e redução de um marcador de inflamação presente nas fezes. Embora os resultados sejam promissores, os cientistas ressaltam que o estudo envolveu um número pequeno de participantes e não foi desenhado para demonstrar uma relação direta de causa e efeito. Por isso, os autores afirmam que os achados ainda precisam ser confirmados em estudos maiores e controlados. Eles também alertam que pacientes não devem iniciar ou modificar o uso de vitamina D por conta própria. Segundo Gubatan, embora a vitamina seja amplamente disponível, a dose ideal pode variar entre os pacientes, especialmente em pessoas com inflamação crônica. O acompanhamento médico continua sendo essencial para orientar o tratamento. METRÓPOLES