Postado por: Ana Carla Dantas/Fotografia de: Caroline Torres Foi inaugurada na última terça-feira, 31 de março, a Sala do Empreendedor, com o objetivo de disponibilizar um espaço para dar suporte a quem deseja iniciar ou ampliar o próprio negócio. A Sala fica localizada no Centro da cidade, A iniciativa da Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico em parceria com a CDL de Parnamirim e o Sebrae, tem como finalidade fortalecer os negócios locais, com serviços importantes voltados para microempreendedores individuais e pequenos negócios. Entre os serviços ofertados pela Sala, o empreendedor poderá realizar abertura de MEI, impressão de boletos, declarações, parcelamento, formalização de empresas, orientações técnicas e acesso a capacitações. A unidade passa a funcionar como um ponto de apoio permanente, com a proposta de tornar os processos referentes mais simples, incentivando novas iniciativas no município. SERVIÇO – Sala do Empreendedor Endereço: Av Senador João Câmara, 141 – Centro (mesmo prédio da CDL). Funcionamento: De segunda à sexta, das 8h às 14h. Contato: (84) 97601-4212 (WhatsApp). Instagram: @saladoempreendedorparnamirim ASCOM – PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Semana Santa: Prefeitura alerta para risco de intoxicação pelo consumo de pescados
Em plena Semana Santa, um dos períodos de maior consumo de pescado anual, a Prefeitura informa à população, aos pescadores do litoral, aos comerciantes de peixes e aos profissionais de saúde sobre os cuidados para evitar casos de Ciguatera, uma intoxicação alimentar causada pela ingestão de peixes tropicais que acumulam a ciguatoxina, produzida por algas marinhas nos recifes de coral. A Secretaria de Saúde do município (Sesad), através da Vigilância Sanitária reforça que essa toxina não é eliminada por cozimento, congelamento ou salga, o que exige atenção redobrada no consumo. Entre as espécies de peixes mais associadas à doença estão: barracuda (bicuda), arabaiana, dourado, pescada branca e galo do alto. Os sintomas podem surgir poucas horas após a ingestão e incluem náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, além de sinais neurológicos como dor de cabeça, visão turva, gosto metálico na boca, formigamento (pés, mãos mãos e região bucal), câimbra, fraqueza muscular e a inversão da sensação térmica quente/frio). Em casos de suspeita, os órgãos de saúde devem informar imediatamente ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS/RN) ou ao Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATOX/RN). A população deve buscar atendimento médico ao apresentar sintomas e evitar o consumo das espécies associadas à doença e de pescados de origem desconhecida. O consumo do peixe é saudável, nutritivo e é uma tradição. Fique atento para se alimentar de forma segura, evitando riscos à saúde, sem deixar de saborear um bom peixe na Páscoa. ASCOM – PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Centec Cursos Parnamirim recebe Moção de Aplausos
Em homenagem à conclusão da primeira turma do Nordeste no curso técnico de manutenção automotiva, a Câmara Municipal entregou uma moção de aplausos à unidade de Parnamirim da escola técnica Centec Cursos. A proposição, realizada nesta terça-feira (1º), após a 24ª Sessão Ordinária, teve a autoria da vereadora Rafaela de Nilda. Para receber a honraria, estiveram presentes na solenidade o diretor da unidade, Silvano Márcio Monai Dantas, e a diretora Jenifer Gemaina, responsáveis pelo desenvolvimento das atividades educacionais da instituição. Também participaram professores e alunos da escola. A vereadora Rafaela de Nilda destacou a importância da solenidade. “Esse momento representa mais que a finalização de um curso, representa oportunidade e transformação de vidas, investimento no futuro da nossa cidade. Formar profissionais é abrir portas para o desenvolvimento econômico. Parabenizo os alunos e os professores, que demonstram compromisso com a educação”, afirmou. Sophia Araújo CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Escola Municipal de Esportes de Parnamirim abre 2ª chamada de inscrições
Nesta semana, a Escola Municipal de Esportes de Parnamirim irá abrir inscrições para a 2ª chamada, com o objetivo de promover mais lazer e desenvolvimento para crianças e adolescentes do município através do esporte. As inscrições serão gratuitas e realizadas de forma online, no período de 1 a 24 de abril. As modalidades disponibilizadas são futebol de campo, futsal, vôlei de quadra e, sendo novidade, tênis de quadra. As aulas serão distribuídas nos turnos da manhã e tarde, nos ginásios de Pium, Passagem de Areia, Nova Parnamirim, Liberdade, Emaús e Arena Parnamirim (Campo do Mamão). Poderão se inscrever moradores de Parnamirim, sendo ou não estudantes das escolas públicas e privadas do município. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a equipe da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJEL) através do número (84) 97601-4278. Serviço – 2ª CHAMAMA EMEP Inscrições: De 1 a 24 de abril de 2026;Link de inscrições: https://forms.gle/yEnqoU3kevEgdrX88;Mais informações: (84) 97601-4278 PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Prefeitura abre processo seletivo com 72 vagas na Assistência Social
Postado por: Ana Carla Dantas/ Fotografia de: Augusto Ferreira e Ruben Rafael Rodrigues A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (27) o edital de processo seletivo simplificado para contratação temporária de profissionais para a rede socioassistencial do município. Serão oferecidas 72 vagas para os cargos de Entrevistador Social, Educador Social, Auxiliar de Cuidador e Instrutor de Informática, com salários que variam de R$ 1.621 e R$ 1.937. As vagas possuem carga horária de 40h semanais e conta também com formação de cadastro reserva. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente de forma online, no período de 30 de março a 6 de abril, por meio do Portal de Editais da Semas no site da Prefeitura. Os candidatos interessados devem apresentar toda a documentação solicitada no edital. O processo seletivo será composto por análise documental e avaliação curricular, com resultado final previsto para o dia 4 de maio. PROCESSO SELETIVO – Semas Período de Inscrições: 30/03 a 06/04 Link de inscrições: https://edital.semas.parnamirim.rn.gov.br/#/portal/inicio Cargos e salários: 20 vagas para entrevistador social, remuneração de R$ 1.621; 30 vagas para educador social, remuneração de R$ 1.937; 20 vagas para auxiliar de cuidador, remuneração de R$ 1.621; 02 vagas para instrutor de informática, remuneração de R$ 1.621. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Frente Parlamentar de Saúde Mental foi instituída na Casa Legislativa
A Câmara Municipal de Parnamirim institui a Frente Parlamentar de Saúde Mental, com o objetivo de fortalecer o debate e a formulação de políticas públicas voltadas ao cuidado psicológico e emocional da população. A coordenação será da vereadora Rhalessa de Clênio e terá como subcoordenador o vereador Irani Guedes e relatoria da vereadora Carol Pires. Segundo o projeto de resolução que a institui, a nova frente parlamentar pretende atuar de forma integrada, promovendo ações, audiências públicas e acompanhamento das demandas relacionadas à área, sendo um instrumento de articulação entre o poder legislativo, profissionais da área e a sociedade civil. A presidente destacou a importância de fortalecer os equipamentos já existentes e ampliar o suporte oferecido à população. “Essa frente parlamentar foi criada principalmente para prestar apoio à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que abrange o CAPS e todo equipamento que presta apoio à saúde mental”, afirmou. Sophia Araújo CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Escola do Legislativo promove Workshop sobre inclusão e cidadania
A Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo, promove nesta quarta-feira, dia 8, o workshop “Atendimento que Garante Direito: Inclusão e Cidadania no Serviço Público”. O encontro será realizado no Plenarinho Professora Eva Lúcia, das 8h30 às 12h. De acordo com a programação durante o workshop, serão abordados temas como cidadania, acessibilidade e garantia de direitos, além de estratégias práticas de comunicação clara, escuta qualificada e acolhimento humanizado. “A iniciativa é voltada para os servidores da Casa e também para o público em geral, com o objetivo de fortalecer práticas mais inclusivas e humanizadas no atendimento público.” explica a diretora da Escola do Legislativo, Higia Aciole. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do link: https://camaraparnamirim.rn.gov.br/escola-do-legislativo?tab=cursos Sophia Araújo CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Aprovado projeto “Ondas da Inclusão” voltado a pessoas com deficiência
A Câmara Municipal de Parnamirim aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira, 31, o Projeto de Lei nº 05/2026, que institui o programa “Ondas da Inclusão” no município. A proposta é de autoria da vereadora Rafaela de Nilda. O programa tem como finalidade promover a inclusão social, o esporte adaptado, o lazer e a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência, incluindo pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), cadeirantes e outras condições que demandem atenção especializada. A iniciativa prevê a realização de atividades assistidas, com destaque para o banho de praia adaptado, garantindo acompanhamento profissional e a adoção de critérios técnicos de segurança. De acordo com a vereadora, a proposta se fundamenta no reconhecimento do esporte, do lazer e do contato com ambientes naturais como instrumentos eficazes para o desenvolvimento físico, emocional, social e psicológico, especialmente para pessoas com deficiência. “O banho de praia adaptado, quando realizado com suporte adequado, tem potencial para estimular a autonomia, fortalecer a autoestima, incentivar o convívio social e promover o fortalecimento dos vínculos comunitários”, afirmou. Com a aprovação, o projeto segue para sanção do Poder Executivo. A expectativa é que a iniciativa contribua para ampliar as políticas públicas de inclusão em Parnamirim, fortalecendo o acesso ao lazer e à cidadania para todos. Sophia Araújo CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
“Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente” foi aprovado na Câmara de Parnamirim
Com o objetivo reconhecer e valorizar empresas que adotam práticas sustentáveis e mantêm ações alinhadas à preservação ambiental e à responsabilidade socioambiental, foi aprovado em sessão ordinária, nesta terça-feira, 31, o Projeto de Lei nº 231/2025, que institui o “Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente” no município. Pela proposta, de autoria do vereador Jonas Godeiro, o selo será concedido às organizações que demonstrarem compromisso contínuo com medidas ecológicas em suas atividades. O parlamentar destacou as ações que serão consideradas para a concessão do selo. “Entre os critérios considerados estão o uso racional de recursos naturais, a adoção de processos de reciclagem, o tratamento adequado de resíduos, a eficiência energética e o desenvolvimento de ações voltadas à educação ambiental”, explicou. Ao promover o reconhecimento público dessas práticas, o município busca incentivar o setor empresarial a investir em iniciativas sustentáveis, fortalecendo uma cultura de responsabilidade ambiental. A proposta também pretende estimular outras empresas a adotarem medidas semelhantes, ampliando o impacto positivo no meio ambiente e na qualidade de vida da população. Com a aprovação, o projeto segue para sanção do Poder Executivo Municipal. “A expectativa é que a medida contribua para consolidar políticas públicas voltadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento responsável em Parnamirim”, ressaltou o vereador. Sophia Araújo CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Curso de Gestão e Fiscalização de Contratos tem início na Câmara de Parnamirim
Teve início na manhã desta segunda-feira (30), no Plenarinho Professora Eva Lúcia, da Câmara Municipal, o módulo único do curso de Gestão e Fiscalização de Contratos, promovido pela Escola do Legislativo da Casa. A capacitação conta com material didático disponibilizado aos participantes durante as atividades e terá continuidade nas próximas segundas-feiras (dias 6 e 13), sempre das 9h às 12h. “O curso integra um conjunto de ações de capacitação voltadas ao fortalecimento da transparência e ao uso responsável dos recursos públicos, contribuindo para a manutenção do Selo Diamante da Casa Legislativa, concedido pelos Tribunais de Contas do Brasil”, destacou o presidente da Casa Legislativa, vereador Dr. César Maia. Aberto a servidores e à população em geral, o curso possui carga horária total de 9 horas e é ministrado pela procuradora legislativa, Ronaira Costa Ribeiro. Sophia Araújo CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM