Foto: Divulgação A paixão pelo antigomobilismo toma conta da Ferreira Costa Natal no segundo final de semana de abril. Em uma parceria de sucesso com o Clube de Carros Antigos do RN, a home center realiza a 5ª Edição da Exposição de Clássicos. O evento que já se consolidou no calendário cultural da cidade promete transformar o Mall Inferior da loja em um cenário de nostalgia e admiração técnica para todos os visitantes. O objetivo da exposição vai além da exibição de veículos pois busca promover um espaço de lazer e troca de experiências entre gerações. A organização busca valorizar a história automobilística e oferecer aos clientes um momento de entretenimento diferenciado unindo a memória dos grandes clássicos à conveniência da loja. O encontro será realizado na unidade localizada na Avenida Engenheiro Roberto Freire, número 142, no bairro de Ponta Negra, em Natal. Além dos imponentes veículos em tamanho real o público poderá conferir o Encontro de Miniaturas organizado pelo Clube de Colecionadores de Miniaturas do RN. São centenas de réplicas detalhadas que despertam o fascínio de hobbyistas e crianças de todas as idades. Para embalar a tarde de sábado a trilha sonora fica por conta de Ruy Thonson & Little Wings que apresentam um repertório focado nos clássicos do Rock a partir das 17h. O ambiente será familiar com direito a pipoca e algodão doce para os visitantes durante as atividades. No sábado a exposição completa de veículos e miniaturas segue das 09h às 20h. No domingo o público pode conferir os carros antigos das 09h às 16h enquanto a mostra de miniaturas continua disponível até as 18h. O evento acontece integralmente no Mall Inferior da Ferreira Costa em Ponta Negra com acesso totalmente gratuito e aberto para toda a comunidade potiguar e turistas. PORTAL TROPICAL
Prefeitura segue avançando com recuperação do sistema de drenagem do município
Nesta semana a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Saneamento (SEINFRA), finalizou a reestruturação da calha localizada na Rua Gandhi com a Rua Adeodato José dos Reis, no bairro Nova Parnamirim e deu início aos trabalhos para a recuperação da calha localizada na Avenida Santa Gema, no bairro de Emaús. O serviço é realizado com o intuito de garantir pleno funcionamento do sistema de drenagem, focando na prevenção de alagamentos e eventuais transtornos no local, principalmente em períodos de chuvas intensas. Além do cuidado com o sistema de drenagem, será possível ainda ter mais fluidez na mobilidade, gerando mais segurança para condutores e pedestres que circulam pela região. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Natal recebe hackathon global da Universidade de Harvard com foco em inteligência artificial na saúde
Natal será uma das sedes mundiais do HSIL Hackathon, que acontece entre os dias 9 e 11 de abril, reunindo inovadores para desenvolver soluções voltadas ao fortalecimento dos sistemas de saúde. A iniciativa global, promovida simultaneamente em 19 centros ligados à Universidade de Harvard, terá como tema “Construindo Sistemas de Saúde de Alto Valor: Aproveitando a Inteligência Artificial”.Play Video Na capital potiguar, o evento é organizado pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (LAIS/UFRN), que recentemente passou a integrar o grupo de hubs internacionais vinculados à Escola de Saúde Pública de Harvard. Com isso, o laboratório se junta a uma rede global de cerca de 40 centros de inovação em saúde. A programação inclui palestras, debates e uma imersão prática, em que os participantes irão percorrer todas as etapas do processo de inovação, desde a concepção de ideias até o desenvolvimento de protótipos e apresentação de projetos. O evento será realizado nas instalações do Sebrae/RN, em Natal. Entre os destaques da abertura estão palestras sobre o uso da inteligência artificial na transformação dos sistemas de saúde e o papel das parcerias institucionais no setor. Nos dias seguintes, os participantes terão contato com temas como saúde digital no Brasil, uso de dados em projetos e experiências locais de transformação digital. Além da competição, o hackathon também busca estimular soluções com potencial de aplicação real, focadas na melhoria do atendimento ao paciente e na eficiência dos serviços de saúde. As equipes vencedoras terão acesso a suporte contínuo por meio de um programa de incubação, com mentorias e capacitações. O HSIL Hackathon é considerado uma das maiores maratonas de inovação em saúde do mundo. Em 2025, reuniu cerca de 500 equipes distribuídas globalmente, consolidando-se como uma iniciativa de grande impacto na área. A programação completa está no site do LAIS/UFRN. TRIBUNA DO NORTE
Semuc abre inscrições para vagas remanescentes em Oficinas de Música
Foram abertas nesta quarta-feira (8), as inscrições para vagas remanescentes e cadastros reserva em Oficinas de Música na Secretaria Municipal de Cultura (Semuc). As oficinas são destinadas ao público a partir dos 7 anos, e os interessados devem se inscrever através do portal de editais da Semuc. As vagas disponíveis são as modalidades de Canto Lírico, Canto e Coral, Piano/Teclado, Trompete/Eufônio/Tuba, Clarinete, Flauta Doce, Percussão Popular, Violão, Trompa e Saxofone. Já a formação de cadastro reserva será para as modalidades de Piano/Teclado, Canto e Coral, Canto lírico, Violão, Flauta doce, Clarinete, Saxofone, Trompete, Trombone/bombardino/Tuba, Trompa, Violino, Viola, Bateria e Percussão. SERVIÇO – Oficinas de Música Período de inscrições: A partir de 8 de abril (até preencherem todas as vagas) Link de inscrições: https://semuc.parnamirim.rn.gov.br/#/inicio PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Indígenas de todo o Brasil ocupam a Esplanada dos Ministérios
Principal crítica do Acampamento Terra Livre é dirigida ao Congresso Milhares de indígenas de todo o Brasil marcham, nesta terça-feira (7), pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O ato integra a 22ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL 2026), evento que começou no domingo (5) e é considerado a maior e mais importante mobilização do movimento no país. Os tikuna, kokama, makuxí, tupinambá, pataxó, krahô, apinajé, guajajara, krikati, gavião e representantes de parte dos 391 povos indígenas remanescentes deixaram o palco principal do ATL, no Eixo Cultural Ibero-Americano, por volta das 9h30. Sob sol forte, o grupo percorreu os 6 quilômetros até o Congresso Nacional, principal alvo das críticas do movimento, que acusa a maioria dos deputados federais e senadores de propor e aprovar leis contrárias aos direitos constitucionais dos povos originários, colocando em risco seus territórios e modos de vida. Os indígenas também acusam parlamentares e os governos federal e estaduais de cederem à pressão do agronegócio, da mineração e de grandes empreendimentos, permitindo a exploração econômica de territórios tradicionais por não indígenas. Pintados e usando os adereços característicos de suas etnias, os indígenas carregavam seis grandes faixas com os dizeres Congresso Inimigo Dos Povos; Nosso Território Não Está À Venda; O Futuro É Indígena; Marco Temporal É Golpe; Demarcação É Futuro e Marco Temporal Não. Para cumprir um acordo com os órgãos de segurança do Distrito Federal, os indígenas deixaram seus arcos, flechas, bordunas, lanças e zarabatanas no acampamento e ocuparam três das seis faixas e parte do gramado do Eixo Monumental, avenida que corta o Plano Piloto no sentido leste-oeste. “Nossa marcha é pacífica, rumo a um Congresso que não é pacífico, é inimigo dos povos indígenas”, criticou um dos membros da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), entidade organizadora do ATL. “Viemos pintar Brasília do vermelho do urucum e da resistência do jenipapo, trazendo a força, a resistência e a ressurgência indígena”, acrescentou o mesmo representante da Apib antes do início da marcha. Indígenas de todo o país marcham em Brasília em defesa de seus direitos – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil Marco Temporal Outro alvo recorrente das críticas indígenas é o Marco Temporal, tese jurídica que estabelece que os indígenas só têm direito aos territórios que ocupavam em outubro de 1988, quando a Constituição Federal foi promulgada. Em 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou o Marco Temporal inconstitucional. Mesmo assim, em 2025, o Senado aprovou a proposta de emenda à Constituição (PEC) que impõe o limite temporal às reivindicações indígenas por demarcações. Como os senadores modificaram o texto que a Câmara dos Deputados aprovara em 2023, a PEC foi devolvida para os deputados federais reanalisarem a proposta, o que ainda não aconteceu. Os manifestantes também reivindicam que o governo federal reconheça mais terras indígenas. Segundo as lideranças do movimento, após um período de quatro anos (2019-2022) no qual nenhuma nova área de ocupação tradicional foi homologada, o governo federal validou, entre janeiro de 2023 e novembro de 2025, 20 novos territórios. Segundo a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), os novos territórios equivalem a cerca de 2,5 milhões de hectares de terras protegidas em 11 unidades federativas. “Mas seguimos nessa luta, nesse pleito pela garantia territorial”, explicou o coordenador executivo da Apib, Dinamam Tuxá, à Agência Brasil, no domingo (5). “Temos um passivo de demarcação muito alto e um cenário de muita violência e vulnerabilidade nas terras indígenas que governo algum conseguiu superar. Isso tem sido um fator motivador para os povos indígenas virem a Brasília apresentar nossas pautas”, disse Dinamam. Ele informou que há, em análise, cerca de 110 novas áreas reivindicadas como terras da União de usufruto indígena. Convidada a falar do alto do caminhão de som, a ex-presidente da Funai e primeira mulher indígena eleita deputada federal Joenia Wapichana destacou a importância dos indígenas “aldearem a política”, conforme propõe as lideranças do movimento. “Estamos aqui para dizer que os povos indígenas têm capacidade para serem o que quiserem: parlamentares, autoridades públicas, representantes políticos. E essas ferramentas estão à nossa disposição”, afirmou. “Os povos indígenas estão atentos, sabem dos seus direitos”, acrecentou Joenia, destacando a necessidade de mais orçamento para os órgãos públicos de proteção indígena, como a Funai e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde. AGÊNCIA BRASIL
Projeto que institui Política de Educação Digital foi aprovado na Câmara de Parnamirim
Contribuir para a construção de um ambiente digital mais seguro. Esse é o objetivo do projeto de lei proposto pelo vereador Professor ítalo, que institui no município de Parnamirim a política de conscientização e educação para o uso adequado da internet. A proposição foi aprovada durante a 27ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta quarta-feira (8). A iniciativa busca incentivar o uso consciente, ético e seguro da internet e das redes sociais por pessoas de todas as idades, com ênfase na educação midiática, na identificação de notícias falsas e conteúdos manipulados. Entre as ações previstas estão campanhas de conscientização, seminários, oficinas e distribuição de materiais informativos, além de atividades pedagógicas de caráter preventivo e educativo. De acordo com o parlamentar, a proposta surge diante da crescente presença do ambiente digital na vida social, educacional e profissional da população, o que amplia a exposição à desinformação. “Nesse sentido, torna-se imprescindível a adoção de políticas públicas de caráter educativo e preventivo, voltadas à promoção da educação digital, do uso responsável das tecnologias e da formação de usuários mais críticos e conscientes”, destacou. Com a aprovação, o projeto segue agora para sanção do Poder Executivo. Assista a sessão completa: https://www.youtube.com/live/Wjix9aOK9Fc?si=5F9QNjHEtoHAasS2 Sophia Araújo CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Uso de cigarros eletrônicos cresce entre adolescentes e já atinge 30% dos estudantes no Brasil
Cigarro eletrônico é proibido pela Anvisa desde 2009 | Reprodução. O uso de cigarros eletrônicos entre adolescentes já alcança três em cada 10 estudantes brasileiros de 13 a 17 anos, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Mesmo com a proibição no país, os chamados vapes continuam circulando com facilidade, principalmente no mercado ilegal. Além disso, o levantamento acende um alerta sobre o avanço desse tipo de consumo entre jovens, que muitas vezes começam por curiosidade ou influência social. Cigarros eletrônicos entre adolescentes avançam no país Apesar da proibição determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde 2009, os dispositivos seguem acessíveis. Como resultado, muitos adolescentes acabam experimentando o produto ainda na escola ou em ambientes de convivência social. Uma estudante de 15 anos relatou que começou a usar o cigarro eletrônico atraída pelo sabor e pela sensação imediata. Com o tempo, o hábito se intensificou e passou a fazer parte da rotina em diferentes locais, como casa, escola e espaços públicos. “Por ter um gostinho muito gostoso, e dá aquela baixada na pressão, você se sente mais leve… eu queria mais!”, relatou Júlia Palma. No entanto, os efeitos negativos surgiram rapidamente. A jovem apresentou sintomas como dificuldade para dormir, tosse e cansaço, o que a levou a interromper o uso. Mercado ilegal facilita acesso Ao mesmo tempo, a oferta irregular contribui diretamente para o aumento do consumo. De acordo com o Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade, já foram identificados mais de 17 mil pontos de venda digital de cigarros eletrônicos no Brasil, incluindo sites e redes sociais. Além disso, a comercialização também ocorre em pontos físicos, o que amplia ainda mais o acesso, inclusive por menores de idade. Apreensões aumentam no país Diante desse cenário, órgãos de fiscalização intensificaram as operações. Nos dois primeiros meses de 2026, a Receita Federal do Brasil apreendeu cerca de 238,8 mil unidades de vapes, o que representa uma média superior a 4 mil dispositivos por dia. Já em 2025, o número chegou a 3 milhões de unidades apreendidas, configurando um recorde nacional. Riscos à saúde preocupam especialistas Por fim, especialistas alertam que o uso de cigarros eletrônicos pode causar dependência e problemas respiratórios, além de outros danos à saúde. Dessa forma, o crescimento do consumo entre jovens reforça a necessidade de fiscalização mais rigorosa e de ações de conscientização voltadas a esse público. Com informações do SBT News. Tags deste artigo:Adolescentes, Anvisa, Brasil, Destacado, educação, IBGE, saúde, vape PONTA NEGRA NEWS
Renovação automática da CNH gera economia de R$ 15 milhões no RN
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil. A renovação automática da CNH já garantiu uma economia de mais de R$ 15 milhões para motoristas do Rio Grande do Norte. Entre dezembro de 2025 e março de 2026, mais de 24,5 mil condutores deixaram de pagar pela atualização do documento. A medida faz parte da Medida Provisória nº 1.327/2025, conhecida como MP do Bom Condutor, e integra o programa CNH do Brasil. Com isso, o governo busca reduzir custos, simplificar processos e ampliar o uso de serviços digitais. Renovação automática da CNH reduz custos para motoristas Na prática, a renovação automática da CNH beneficia condutores que não cometeram infrações com pontuação nos últimos 12 meses, entre outros critérios. Dessa forma, esses motoristas conseguem atualizar o documento sem custos e sem precisar passar por etapas burocráticas tradicionais. Além disso, a iniciativa agiliza o processo e facilita o acesso aos serviços, principalmente para quem já atende às exigências legais. Economia ultrapassa R$ 1,2 bilhão no país Em todo o Brasil, mais de 1,65 milhão de motoristas já aproveitaram a medida. Como resultado, a economia total ultrapassa R$ 1,2 bilhão no período analisado. Regionalmente, o Sudeste lidera, com mais de R$ 606 milhões economizados. Em seguida, aparece o Nordeste, que soma R$ 255 milhões, impulsionado por estados como Bahia, Ceará e Pernambuco. Logo depois vêm as regiões Sul, Centro-Oeste e Norte. Renovação ocorre de forma automática e gradual Atualmente, o sistema realiza a renovação automática da CNH em lotes, respeitando o prazo legal de até 30 dias após o vencimento do documento. Durante esse período, o motorista pode continuar circulando normalmente, conforme prevê a legislação. Ao mesmo tempo, o programa CNH do Brasil amplia o acesso a serviços digitais. O aplicativo já reúne mais de 56 milhões de usuários e oferece, inclusive, cursos teóricos gratuitos para novos condutores. Assim, além de gerar economia direta, a medida incentiva comportamentos mais seguros no trânsito e moderniza o acesso aos serviços públicos relacionados à habilitação. Tags deste artigo:CNH, Destacado, economia, governo federal, motoristas, Rio Grande do Norte, trânsito PONTA NEGRA NEWS
Automobilismo Galinhos recebe Rally RN 1500 e sedia etapa maratona da 28ª edição
Cidade do litoral Norte potiguar terá papel estratégico em um dos momentos mais desafiadores da prova Rally RN 1500 – Foto: Marcos Leite/DFotos Galinhos será uma das cidades-sede da 28ª edição do Rally RN 1500 e recebe, no dia 14 de abril, a caravana de uma das provas mais tradicionais do rally raid brasileiro. Após a largada em Natal, a cidade do litoral Norte potiguar será o destino da primeira especial da competição e terá papel de destaque ao sediar a etapa maratona, uma das grandes novidades esportivas da edição 2026. A programação do rally em Galinhos marca a chegada dos competidores, equipes e organização após o primeiro dia de disputa. Ao todo, o evento reúne cerca de 200 competidores, entre pilotos e navegadores, além de uma grande estrutura itinerante formada por mecânicos, chefes de equipe, staff técnico, imprensa especializada e equipes de apoio, mobilizando aproximadamente mil pessoas ao longo do percurso. No formato maratona, os competidores não contam com apoio mecânico externo entre os trechos, o que exige ainda mais estratégia, resistência, autonomia e capacidade de gerenciamento do equipamento. A proposta reforça o espírito raiz do rally raid e eleva o nível técnico da prova logo no início do percurso. Com paisagens marcadas por dunas, litoral preservado e cenários emblemáticos do Rio Grande do Norte, Galinhos se insere em um roteiro que combina alto desempenho esportivo e grande potencial de promoção territorial. A passagem do rally pela cidade também representa uma oportunidade de movimentação econômica para o destino, envolvendo rede de hospedagem, restaurantes, comércio e serviços. Para o diretor-geral do Rally RN 1500, Kleber Tinoco, levar a prova para Galinhos tem um significado especial. “As paisagens de Galinhos são emblemáticas e têm tudo a ver com a proposta do Rally RN 1500. Para mim, é um sonho levar o rally para uma cidade como essa, com cenários tão marcantes e uma identidade tão forte. Tenho certeza de que será uma passagem muito especial para todos os competidores e equipes. Também quero agradecer à Prefeitura de Galinhos pelo apoio e pela parceria para tornar esse momento possível”, destaca. O prefeito de Galinhos, Hudson Matias, ressalta a importância da prova para a projeção do município. “Está sendo um prazer receber o Rally RN 1500 em Galinhos. É um momento importante para dar visibilidade à cidade, recebendo pilotos de diversas partes do país e até de fora do Brasil, além de grandes equipes que vão ajudar a divulgar para todo mundo as paisagens e os cenários incríveis que temos aqui. Galinhos está de portas abertas para receber eventos esportivos e esportes de praia, porque a cidade tem uma vocação natural para isso”, afirma. Após a programação em Galinhos, a prova segue para Acari, no Seridó potiguar, dando continuidade ao trajeto da 28ª edição do Rally RN 1500 pelos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.Com quase três décadas de história, o Rally RN 1500 se consolidou como uma das provas mais técnicas e emblemáticas da América do Sul, unindo esporte, superação, estratégia e um percurso que valoriza a diversidade de paisagens do Nordeste brasileiro. Ação Social Além da programação esportiva, a passagem do Rally RN 1500 por Galinhos também contará com uma ação social de atendimento odontológico, em uma iniciativa do Instituto SOS Odonto, que nasceu dentro do próprio rally com a proposta de ampliar o acesso à saúde bucal em territórios mais remotos e de difícil acesso. A ação conta com o apoio da OdontoJet, por meio do projeto Odontologia Off Road, que utiliza equipamentos portáteis para viabilizar atendimentos fora dos centros urbanos convencionais, além da parceria da Melo Odontologia Estética e da Arena Auto. A proposta reforça o compromisso do evento com ações de impacto social nas cidades por onde passa, unindo esporte, inovação e cuidado com as pessoas. NOVO NOTÍCIAS
Furto de equipamentos reduz abastecimento de água em Parnamirim
O abastecimento de água no bairro de Passagem de Areia, em Parnamirim, foi reduzido após o furto de parte da instalação elétrica de um poço tubular operado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). A ocorrência foi registrada na tarde desta terça-feira 7, por volta das 16h30, e comprometeu a capacidade de operação do sistema que atende a região. De acordo com a Caern, os criminosos atingiram a casa de comando do poço, responsável pelo funcionamento dos equipamentos elétricos. Com a retirada dos componentes, o sistema passou a operar de forma limitada, resultando na redução do fornecimento de água para os moradores do bairro, Ocorrência foi registrada na tarde desta terça-feira 7, por volta das 16h30. Reparo deve ser feito até esta quarta – Foto: José Aldenir/Agora RN Após identificar o problema, a companhia mobilizou equipes técnicas para iniciar os reparos e a reposição da estrutura elétrica danificada. Os trabalhos seguem em andamento com a expectativa de conclusão até a noite desta quarta-feira 8. Enquanto o sistema não é plenamente restabelecido, a Caern orienta a população a adotar medidas de uso consciente da água, diante da limitação no abastecimento. A normalização do fornecimento ocorrerá de forma gradual após a finalização dos serviços. Segundo a companhia, mesmo com a retomada da operação do poço, a rede de distribuição ainda precisará de tempo para recuperar a pressão ideal. A previsão é que o abastecimento seja completamente regularizado em até 24 horas após a conclusão dos reparos. O caso reforça a vulnerabilidade de estruturas essenciais de abastecimento a ações criminosas, com impacto direto sobre o fornecimento de serviços básicos à população. AGORA RN