Foto: Satiro Sodré/Remo Brasil Natal está sendo palco de uma das principais competições do calendário nacional de remo em 2026. O Governo do Estado, por meio da SEEC, através da Subsecretaria de Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte (SEL), contribui para a realização do Campeonato Brasileiro de Remo de Praia, que acontece entre os dias 9 e 12 de abril, na Praia de Ponta Negra, cartão-postal da capital potiguar. A competição reúne cerca de 150 atletas de todo o país, incluindo nomes que já representaram o Brasil em competições internacionais. O evento será decisivo para a formação da Seleção Brasileira de Remo de Praia na temporada 2026. “Os atletas estão muito ansiosos pelo início da competição e, ao mesmo tempo, aproveitando essa experiência no Rio Grande do Norte. O nosso povo é muito receptivo, o que torna tudo ainda mais prazeroso para todos. Além disso, vejo também como uma ótima oportunidade para os potiguares virem até a Praia de Ponta Negra e ficarem lado a lado de atletas olímpicos e pan-americanos”, diz o Presidente da Confederação Brasileira de Remo (CBR), o potiguar Luiz Felipe da Silva. “Trazer o Campeonato Brasileiro de Remo de Praia para Natal reforça o nosso compromisso em fomentar o esporte e posicionar o Rio Grande do Norte no cenário nacional. Estamos falando de um evento que reúne atletas de alto nível, movimenta a cidade e cria uma conexão direta entre a população e o esporte de rendimento. Além disso, é uma oportunidade de mostrar o potencial da nossa capital, aliando esporte, turismo e desenvolvimento. A Subsecretaria de Esporte e Lazer segue empenhada em apoiar iniciativas que deixem legado e ampliem o acesso ao esporte em todo o Estado”, ressalta Cezinha Nunes, subsecretário de Esporte e Lazer do RN. Remo de praia é uma versão dinâmica do esporte tradicional O remo de praia é uma versão dinâmica do esporte tradicional, combinando corrida na areia e remada no mar. As provas começam com os atletas largando na praia, correndo até as embarcações e realizando um percurso no mar, contornando boias antes de retornar à areia. A etapa inicial define os confrontos eliminatórios que seguem até a definição dos campeões. A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Remo (CBR), em parceria com o Governo do RN, o Clube de Remo União e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). As disputas acontecem sempre a partir das 8h, na faixa de areia da Praia de Ponta Negra, na altura do Morro do Careca, com acesso gratuito para o público. PONTA NEGRA NEWS
Município terá Banco Público de Materiais de Construção
Com o objetivo de assegurar moradia digna com auxílio profissional para famílias de baixa renda, a Câmara de Parnamirim aprovou o Projeto de Lei nº 240/2025, que institui o Banco Público de Materiais de Construção. De autoria do Poder Executivo, a iniciativa visa coletar, armazenar e distribuir doações de materiais de construção (sobras de obras, materiais novos ou recicláveis). O banco vai dar suporte às modalidades de construção e melhorias habitacionais para moradias de pessoas em situação de vulnerabilidade, previstas na legislação municipal. De acordo com o projeto, o Banco Público de Materiais de Construção vai funcionar como instrumento de apoio ao Programa de Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). Conforme o documento, a iniciativa representa uma política pública inovadora voltada à sustentabilidade urbana. “Está alinhada aos princípios de sustentabilidade e redução de impactos ambientais, ao incentivar o reaproveitamento de sobras de obras, materiais excedentes e insumos em bom estado, evitando o desperdício e o descarte inadequado”. A proposta prevê que o município poderá receber, armazenar e destinar materiais de construção doados por lojas de materiais de construção, construtoras, organizações não governamentais, órgãos públicos e de particulares. Cida Ramos CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Natal Restaurant Week 2026 reúne mais de 25 restaurantes e segue até 3 de maio com menus a preços fixos; confira
Foto: Divulgação A 3ª edição da Natal Restaurant Week já está em pleno funcionamento na capital potiguar e segue até o dia 3 de maio, reunindo mais de 25 restaurantes em um dos principais festivais gastronômicos do país. Com menus completos — entrada, prato principal e sobremesa — a preços fixos, o evento convida o público a explorar diferentes propostas culinárias e viver novas experiências à mesa. Com o tema “A Cozinha dos Campeões”, a edição deste ano propõe uma conexão criativa entre gastronomia e futebol. Os chefs participantes foram desafiados a criar menus inspirados em países campeões da Copa do Mundo, como Brasil, Itália, Alemanha, França e Argentina, valorizando ingredientes, técnicas e referências culturais que refletem a diversidade da culinária internacional. Entre os restaurantes participantes estão nomes conhecidos e queridos do público, como Camarões, Curio – Pra Cumê e Beber, Forneria 1121, Kyoto Sushi Lounge, La Bodega Bistrô, Lotus Japanese Fusion Cuisine, Mangai, Nau Frutos do Mar, Outback Midway Mall, Páprika Natal, Severina Gastrobar, Tábua de Carnes Midway, Takami Sushi, Thomé Galeria e Bistrô, Tutti Cucina, Waza Sushi, Waza Oriental, Yuru (Golden Tulip Natal Ponta Negra), Zamo, Cicchetti Natal, Rios Bistrô e Casa Moscou, ampliando a diversidade de estilos e experiências gastronômicas disponíveis no festival. Os menus são oferecidos em três categorias, com valores acessíveis que variam de acordo com a proposta de cada restaurante:Menu Tradicional – Almoço R$ 59,90 | Jantar R$ 74,90Menu Plus – Almoço R$ 73,90 | Jantar R$ 89,90Menu Premium – Almoço R$ 95,00 | Jantar R$ 115,00 Além de proporcionar uma experiência gastronômica diferenciada, o festival também mantém seu compromisso social. A cada cardápio vendido, o público pode contribuir com uma doação de R$ 2 para o GAAC-RN (Grupo de Apoio à Criança com Câncer), fortalecendo ações que apoiam crianças e adolescentes no tratamento oncológico no estado. O evento conta com o apoio da Coca-Cola, Ecad e Golden Tulip. A Solar Coca-Cola, um dos maiores fabricantes do Sistema Coca-Cola do país, reforça sua conexão com a gastronomia regional ao renovar, por mais um ano, a parceria com a Restaurant Week, o principal festival do segmento no país. Nesta edição, a empresa presença marca com a icônica marca Coca-Cola, nas edições de Fortaleza, Salvador, Recife, Maceió, Natal e João Pessoa, focando na experiência de consumo da embalagem KS (vidro). A gerente de Marketing da Solar, Patrícia Ávila, destaca que a parceria é uma oportunidade de materializar o propósito da marca. “Estamos super contentes em participar do Restaurant Week, que é uma referência de festival gastronômico no país. Manter nossa parceria com o evento faz todo o sentido para o Solar, pois queremos proporcionar experiências únicas com a Coca-Cola, oferecendo uma bebida perfeita para acompanhar cada refeição durante o festival”. Entre os parceiros, o Ecad também destaca o papel da iniciativa na conscientização do setor. Segundo Giselle Luz, gerente responsável pelo estado do Rio Grande do Norte, “essa parceria com o Restaurant Week representa um passo importante no nosso compromisso de ampliar a conscientização sobre a importância do pagamento dos direitos autorais sempre que há execução de música — inclusive como som ambiente — em estabelecimentos como bares e restaurantes. A iniciativa fortalece o diálogo com o setor gastronômico e contribui diretamente para a valorização dos profissionais da música.” Presente em diversas cidades brasileiras e com mais de 18 anos de história cidades, a Restaurant Week se consolidou como um dos principais festivais gastronômicos do mundo, movimentando o setor e incentivando o público a conhecer novos restaurantes por meio de menus especiais a preços acessíveis. A lista completa dos restaurantes participantes e os menus desta edição está disponível no site www.restaurantweek.com.br. Para acompanhar as novidades, basta seguir o perfil oficial no Instagram: @restaurantweekbrasil. PORTAL TROPICAL
Mais de 120 estudantes da rede municipal recebem óculos gratuitos em Parnamirim
Postado por: Ana Carla Dantas/Fotografia de: Caroline Torres Como parte das ações que impactam diretamente na vida dos estudantes da rede municipal, a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou a entrega gratuita de óculos para mais de 120 crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. A união entre poder público e iniciativa privada, por meio do programa Sight for Kids – Visão para Crianças, uma parceria com a Fundação de Lions Clubs International (LCIF), o Lions Club, a Johnson & Johnson e as Óticas Diniz. A iniciativa atendeu alunos com idades entre 5 e 15 anos, oferecendo consultas oftalmológicas completas, culminando na entrega gratuita dos óculos. Ao todo, alunos de 11 escolas e um CMEI foram beneficiados com esta etapa do programa, com o objetivo de promover mais conforto no dia a dia escolar e melhores condições de aprendizagem. O impacto vai além da saúde, traz dignidade e melhorias significativas dentro e fora da sala de aula, onde enxergar melhor vira sinônimo de aprender melhor, participando mais das atividades e tendo mais qualidade de vida. Para Poliana, o programa proporcionou melhor qualidade de vida para a sua filha. “A oportunidade da gente participar do projeto da visão foi pela APAAP, a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Parnamirim, e pra mim tá sendo uma maravilha, porque eu nem imaginava quando eu ia ter condições de poder comprar o óculos da minha filha, então eu estou sou muito grata a todos os colaboradores que tornaram isso possível”, disse a mãe da pequena Lorena Eloáh, de 7 anos e estudante da escola municipal Maria do Céu. Após a conclusão dessa primeira etapa, o município já se organiza para dar continuidade ao programa, onde a expectativa é ampliar o alcance, levando o atendimento a mais estudantes da rede municipal. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Mais da metade dos deputados da Assembleia Legislativa do RN muda de partido antes das eleições 2026
Pelo menos 16 dos 24 parlamentares trocaram de legenda até o último sábado (4), prazo máximo de filiações para quem quer disputar cargos em outubro. Deputados estaduais no plenário da Assembleia Legislativa do RN (Arquivo) — Foto: ALRN/Divulgação Pelo menos 16 deputados estaduais do Rio Grande do Norte mudaram de partido e deverão disputar as eleições de 2026 em legendas diferentes das que os levaram à Assembleia Legislativa em 2022. O número representa uma alteração de mais de 66% nas cadeiras no legislativo estadual. Com as trocas realizadas antes e durante a janela partidária encerrada no último da 4 de abril, o partido PL saiu como o mais fortalecido da casa. A legenda havia começado a atual legislatura com quatro deputados e passou a contar com oito. Por outro lado, a federação Brasil da Esperança, união dos partidos PT, PV e PCdoB, também deixou o período com oito parlamentares, sendo três do PT e cinco do PV. O PT foi o único partido sem qualquer alteração na bancada. No mesmo período, o PSDB, partido do presidente da Casa, Ezequiel Ferreira, que havia começado o atual mandato com 10 parlamentares, perdeu sete representantes. A legenda registrou a saída de nove deputados, mas teve a chegada de outros dois, o que deixou a bancada com três. Confira as notícias da política no RN O Solidariedade foi a única legenda que perdeu totalmente a representatividade na Assembleia, ficando sem nenhum deputado. Por outro lado, o PP, que não tinha nenhum parlamentar, passou a contar com três. Deputados que mudaram de partido Mudanças partidárias na Assembleia Legislativa Partido Início do mandato Atual Variação PL 4 8 +4 PV 3 5 +2 PSDB 10 3 -7 PP 0 3 +3 PT 3 3 0 União Brasil 2 1 -1 MDB 1 1 0 Solidariedade (SD) 2 0 -2 As mudanças são relacionadas à formação de nominatas para disputar as vagas proporcionais. A eleição de cada parlamentar (Assembleia e Câmara Federal) depende do desempenho de votos grupo que disputa com ele no mesmo partido ou federação. Entretanto, as trocas de partido também refletem os apoios às pré-candidaturas colocadas ao governo do estado. O PT e o PV são base de apoio à pré-candidatura de Cadu Xavier (PT) à sucessão de Fátima Bezerra (PT). Já o MDB, União Brasil e Progressistas deverão apoiar o ex-prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil). O deputado Hermano Morais, recentemente filiado ao MDB foi anunciado como o pré-candidato a vice na chapa majoritária. O PL deve dar sustentação à pré-candidatura do ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (PL), ao governo. O grupo também espera contar com o PSDB, que ainda não anunciou apoio. Veja a composição atual de cada partido PT PV PL PSDB PP União Brasil MDB G1RN
Semurb cria grupo de trabalho para analisar empreendimentos na Via Costeira em Natal
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) instituiu um Grupo de Trabalho para realizar análises urbanísticas e ambientais de empreendimentos localizados na Via Costeira, em Natal. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (9), por meio da Portaria nº 13/2026. De acordo com o documento, o grupo terá a função de realizar análises técnicas integradas dos processos de licenciamento, emitir pareceres e propor diretrizes para a avaliação de empreendimentos na região. A Via Costeira foi destacada na portaria como uma área de relevância ambiental, paisagística e urbanística, considerada de elevada sensibilidade ecológica. O grupo será composto por cinco servidores da Semurb e terá como presidente Rondinelle Silva Oliveira. Também integram a equipe Maria Lucia Cavalcante Moreira de Barros, Gustavo Soares de Araújo, Rodrigo José da Fonseca Oliveira e Daniel Nicolau de Vasconcelos Pinheiro. Entre as atribuições, o grupo poderá solicitar documentos, informações e apoio técnico de outros setores da administração municipal, além de convidar representantes de outros órgãos e entidades quando necessário. O Grupo de Trabalho terá prazo de duração de 365 dias, podendo ser prorrogado por igual período, mediante justificativa. A portaria entrou em vigor na data da publicação. TRIBUNA DO NORTE
Frente Parlamentar de Defesa e Fomento do Cooperativismo foi aprovada
Visando promover o debate, a articulação e o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao cooperativismo no município, foi aprovado o Projeto de Resolução nº 01/2025, que institui a Frente Parlamentar de Defesa e Fomento do Cooperativismo no âmbito do Legislativo municipal. A proposta, de autoria do presidente da Casa Legislativa, vereador Dr. César Maia, foi aprovada na sessão ordinária desta quinta-feira (9), no Plenário Dr. Mário Medeiros. De acordo com o propositor, a iniciativa busca reconhecer o setor como ferramenta estratégica para o desenvolvimento econômico e social de Parnamirim. “A medida reforça o compromisso da Câmara com o desenvolvimento de uma economia mais solidária, democrática e sustentável no município”, afirmou o Dr. César Maia. Entre os principais objetivos da Frente estão o incentivo ao cooperativismo, o estímulo à criação de políticas públicas de apoio às cooperativas locais, a promoção de audiências públicas, seminários e debates, além do diálogo com entidades representativas do setor. O projeto estabelece ainda que a Frente Parlamentar não terá caráter deliberativo, atuando como órgão de estudo, apoio e promoção do cooperativismo. A composição será formada por vereadores que manifestarem interesse em participar, mediante requerimento à Mesa Diretora. Já a coordenação dos trabalhos ficará a cargo de um presidente e um vice-presidente, eleitos entre os membros para mandato de dois anos, com possibilidade de recondução. Cida Ramos CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Prefeitura segue com melhorias na Toca da Raposa e em outras vias públicas
Postado por: Juliana Grace/Fotografia de: Augusto Ferreira A Prefeitura de Parnamirim segue investindo em melhorias que fazem diferença no dia a dia da população. Nesta quarta-feira (8), as equipes estão trabalhando na comunidade de Toca da Raposa, em Nova Parnamirim. No local, está sendo feita a recuperação completa da escadaria, garantindo mais segurança para quem utiliza o acesso diariamente. Além disso, a rua João Teixeira, nas proximidades, também passa por revitalização do calçamento. Os serviços também beneficiam outros bairros da cidade. Em Passagem de Areia, a rua Professora Vionete recebe ações de recuperação asfáltica, enquanto em Cajupiranga, a manutenção do calçamento da rua Chapecó já está sendo finalizada. As ações, realizadas pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura e Saneamento (SEINFRA), fazem parte do trabalho contínuo de manutenção e melhoria da infraestrutura urbana em Parnamirim. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
RN é alvo de operação que fiscaliza preços e distribuição de gás de cozinha
Ação ocorre em 24 cidades de 15 estados e no DF e apura práticas como aumento irregular de preços e combinação entre empresas Uma operação nacional de fiscalização do mercado de gás de cozinha incluiu o Rio Grande do Norte entre os estados monitorados nesta quinta-feira 9. A ação integra a segunda fase da Operação Vem Diesel, que apura possíveis irregularidades na comercialização de GLP. A operação é coordenada pela Secretaria Nacional do Consumidor e pela Polícia Federal, em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Operação nacional fiscaliza distribuição e preços do gás de cozinha e inclui o RN entre os estados monitorados – Foto: DIVULGAÇÃO/ANP As equipes realizaram ações em 24 cidades, distribuídas em 15 estados e no Distrito Federal, alcançando 55 estabelecimentos. Participam da operação agentes da ANP, dos Procons e policiais federais. Além do Rio Grande do Norte, a operação ocorre nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As ações buscam identificar práticas irregulares, como aumento indevido no preço do gás, fixação de preços entre empresas concorrentes e outras condutas que possam prejudicar consumidores. Segundo a força-tarefa, eventuais irregularidades que indiquem crimes contra a ordem tributária, econômica, a economia popular e as relações de consumo serão encaminhadas à Polícia Federal para apuração. AGORA RN
Rota do Sol terá faixa exclusiva para ciclistas entre 5h e 7h
O trecho contemplado vai da rotatória do bairro Cidade Verde até a entrada da Praia de Pium, nas proximidades do condomínio Alphaville, totalizando cerca de 11 quilômetros, considerando ida e volta. Durante o período de restrição, uma das faixas será ocupada exclusivamente pelos ciclistas, enquanto o tráfego de veículos ocorrerá em mão dupla na outra faixa.Segundo a governadora Fátima Bezerra, a iniciativa busca ampliar a segurança para a prática esportiva. “É uma medida para que os ciclistas possam usar aquele espaço com segurança e, portanto, garantir a proteção ao esporte e à vida”, afirmou.O decreto também prevê intervenções na infraestrutura do trecho. A sinalização vertical e horizontal ficará sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN), enquanto o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN) deverá regulamentar normas de fiscalização e segurança. A iluminação será executada pela Prefeitura de Parnamirim, município que concentra cerca de 70% da área abrangida.Ainda segundo o governo, os serviços devem começar nesta quinta-feira 9, com prazo estimado de 60 dias para conclusão. l Trecho contemplado vai da rotatória do bairro Cidade Verde até a entrada da Praia de Pium Decreto prevê intervenções na infraestrutura do trecho para acolher ciclistas – Foto: Sandro Menezes/Assecom A governadora do Rio Grande do Norte assinou, nesta quarta-feira 8, decreto que institui a Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC) em um trecho da RN-063, conhecida como Rota do Sol. A medida estabelece que, diariamente, entre 5h e 7h da manhã, a via será destinada ao uso exclusivo de ciclistas em parte do percurso. AGORA RN