Neste domingo (29), foram definidas as campeãs do Festival de Quadrilhas Juninas de Parnamirim nas categorias estilizada e tradicional. Ao todo foram mais de R$ 69 mil em premiação. Entre as estilizadas, a quadrilha junina Coração Nordestino levou o título. Já entre as tradicionais o primeiro lugar ficou com o Arraiá Padre Piná, que vai representar o Rio Grade do Norte no festival nacional neste mês de julho no Pará. O anuncio oficial do resultado do evento foi feito pela prefeita Nilda Cruz Depois de 21 anos, a população de Parnamirim pode assistir novamente à realização de um festival de quadrilhas juninas de grande porte, acontecendo na cidade. Organizado em parceria entre a Prefeitura através da secretaria municipal de Cultura (SEMUC) e a Liga de Quadrilhas Juninas do Rio Grande do Norte (Liquajutern), o evento encantou e emocionou ao público que acompanhou as apresentações no Parque Aristófanes Fernandes. “Estamos muito felizes com o trabalho de resgate dos festejos juninos em Parnamirim realizado pela nossa gestão. Não poderíamos nunca deixar a nossa população sem ter a chance de celebrar esse período tão representativo para a nossa região. Foram três dias de muita alegria, brilho e encanto. Quero parabenizar a todas as quadrilhas juninas pelas apresentações e reforçar o nosso compromisso com a cultura”, destacou a prefeita Nilda. A classificação do primeiro ao quinto lugar ficou assim: Estilizadas: 1º Coração Nordestino; 2º Junina São João; 3º Semeando Amor; 4º Brejo de Ouro; 5º Paixão Junina. Já entre as tradicionais: 1º Arraiá Padre Piná; 2º Junina Sertão; 3º Zé Matuto; 4º Brilho Matuto; 5º Estrela Matutina. Com o título na categoria tradicional, o grupo junino Arraiá Padre Piná recebeu a premiação de R$ 12 mil e ainda vai representar o Estado no Festival Nacional de Quadrilhas Juninas a ser realizado na cidade de Canaã dos Carajás-PA. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Prefeita Nilda traz de volta o São João do Povo em Parnamirim
A sexta-feira (27) marcou o primeiro dia do Festival de Quadrilhas Juninas de Parnamirim em um verdadeiro espetáculo de cores, ritmos e emoção. Realizado no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, o evento marcou o resgate de uma das maiores tradições culturais do município, que retorna ao calendário oficial após 21 anos, graças ao compromisso da gestão da prefeita Nilda Cruz. É o São João do Povo. A Prefeita Nilda acompanhou de perto as apresentações e celebrou a grande participação do público, que lotou o espaço em uma noite marcada por muito forró, animação e a presença de famílias inteiras prestigiando a cultura popular. “Estou muito feliz em termos resgatado nosso São João, depois de 21 anos fora do calendário, o povo de Parnamirim merece essa festa linda” comemorou a prefeita Nilda Cruz. Mais de 40 grupos juninos de todo o Rio Grande do Norte estão confirmados ao longo do festival, que segue neste sábado (28) e domingo (29). O palco recebeu ainda shows de artistas locais, que deram um verdadeiro show de talento e reforçaram a valorização da cena cultural parnamirinense. Além da festa e da tradição, o evento também movimenta a economia local, com dezenas de empreendedores atuando na área gastronômica e comercial. O Festival de Quadrilhas de Parnamirim é, acima de tudo, um grande encontro com a cultura nordestina, com o povo e com a memória afetiva de gerações. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Parnamirim realiza Congresso Técnico da Liga de Futsal Masculino 2025
A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sel), realizou na noite desta sexta-feira (27) o Congresso Técnico da Liga de Futsal Masculino de 2025, com objetivo de repassar informações importantes sobre o regulamento e demais orientações para as equipes inscritas. Durante o congresso, foram discutidos temas como os critérios de participação, calendário dos jogos, regras disciplinares, formato do torneio e os locais das partidas. Representantes das equipes participantes estiveram presentes e puderam tirar dúvidas e apresentar sugestões à comissão organizadora. As demais informações sobre faixa etária, documentação necessária para inscrição, premiação e etc, os interessados podem encontrar no regulamento oficial que será divulgado na próxima segunda-feira (30), juntamente com o link para as inscrições. Para dúvidas, a população pode entrar em contato através do WhatsApp (84) 99840-9086 ou presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, localizada na Rua Edgar Dantas, 732, no bairro de Santos Reis. A gestão reforça seu compromisso com o desenvolvimento do esporte em Parnamirim, reconhecendo sua importância como ferramenta de inclusão social, promoção da saúde e revelação de talentos. Investir em competições como essa é investir no futuro dos nossos jovens e na qualidade de vida da população. Confira abaixo as datas, polos e demais informações: Período de inscrições: De 30 de junho a 20 de julho de 2025;Sorteio e tabela: 31 de julho de 2025;Início da competição: 02 de agosto de 2025;Encerramento previsto: 17 de dezembro de 2025;Polos de realização dos jogos: Passagem de Areia, Liberdade, Emaús, Nova Parnamirim e Pium. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Parnamirim realiza ação social para a comunidade LGBTQIAPN+
A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos e a Associação Norte Riograndense LGBTQIA+ Diversomos A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal da Mulher e dos Direitos Humanos (Semmud) e da Associação Norte Riograndense LGBTQIA+ Diversomos, promoveu nesta sexta-feira (27), uma manhã de atendimento voltada especialmente à comunidade LGBTQIAPN+. A ação aconteceu com o objetivo de garantir acesso a direitos, orientações jurídicas e serviços de saúde, fortalecendo a cidadania e o respeito à diversidade. Durante a atividade, a Defensoria Pública esteve presente oferecendo orientação jurídica gratuita, especialmente nos processos de retificação de nome e gênero em documentos oficiais. Também foram prestadas informações sobre os trâmites legais para garantir o pleno exercício da identidade de cada cidadão. “Algumas pessoas já são atendidas pela Defensoria, mas estamos aqui para alcançar e auxiliar as pessoas que precisam dessa assistência e não possuem condições de pagar advogado, mas que merecem ter seus direitos garantidos, como as cirurgias necessárias, retificação de registro civil, e outros processos de saúde”, disse Lídia Nóbrega, Defensora Pública e Coordenadora do Núcleo de Defesa de Grupos Sociais Vulneráveis e da População em Situação de Rua (NUDEV). A Coordenadoria do Trabalho também participou da ação, apresentando os serviços disponíveis no município para qualificação profissional, intermediação de mão de obra e geração de renda, com foco na inclusão social e no acesso igualitário ao mercado de trabalho. Além disso, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria de Saúde de Parnamirim marcou presença, através de André Maciel, Diretor da Unidade do SAE, onde abordou temas importantes sobre prevenção, cuidado com a saúde sexual e acesso a tratamentos especializados, promovendo acolhimento e informação, além da realização de testes rápidos. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção dos direitos humanos, a inclusão e o respeito à diversidade, contribuindo para a construção de uma Parnamirim mais justa, igualitária e acolhedora para todas as pessoas. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Parnamirim realiza 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), realizou nesta sexta-feira (27) a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa com o tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”. A conferência reuniu representantes da sociedade civil, gestores públicos, profissionais da área e pessoas idosas do município, que participaram ativamente das discussões em torno dos desafios e das oportunidades para a promoção de um envelhecimento digno, inclusivo e participativo. Para fomentar essa discussão, a programação contou com a palestra de Vanda Laylla, Vice-Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Natal/RN, que abordou o tema central, pontuando a importância de garantir os direitos e a cidadania de pessoas idosas, proporcionando um envelhecimento digno e saudável. Foram abordados e discutidos os seguintes eixos:Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;Eixo 2 – Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;Eixo 3 – Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;Eixo 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;Eixo 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro. A presidente do CMDPI de Parnamirim, Silvia Jussiane, destacou como a conferência traz resultados positivos para os idosos do nosso município. “É com muita honra que estamos realizando essa conferência, buscando benefícios e melhorias na qualidade de vida dos nossos idosos, debatendo temas irá trazer melhorias e garantia de direitos”, disse. Ainda na programação, houve apresentação do Coral Vozes da SEMAS, que é composto somente por idosos acompanhados pelos diversos serviços socioassistenciais do município, tendo como regente a servidora Mônica Fernandes. Além da participação das artesãs pela Coordenadoria do Trabalho de Parnamirim, proporcionando valorização do trabalho artesanal. O momento de abertura contou com a presença da prefeita Nilda Cruz; das secretárias da Semas, Fativan Alves e Patrícia Pinheiro e demais representantes, onde reafirma o compromisso da gestão municipal com a defesa dos direitos da pessoa idosa e com a construção de uma cidade mais justa e acolhedora para todas as gerações. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Parnamirim realiza ação educativa com ciclistas no Mercado Público
A Prefeitura de Parnamirim promoveu, nesta sexta-feira (27), uma importante ação educativa no Mercado Público do Centro. A iniciativa teve como foco orientar comerciantes, clientes e frequentadores do espaço sobre normas de convivência e segurança, visando tornar o ambiente mais organizado, acessível e acolhedor para todos. A atividade foi desenvolvida em parceria pelas Secretarias Municipais de Serviços Urbanos (SEMSUR) e de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (SESDEM). Durante a ação, equipes realizaram abordagens aos visitantes e distribuíram folders informativos com orientações sobre as principais regras do mercado. Entre os temas abordados, destacou-se a proibição de pedalar ou estacionar bicicletas dentro do mercado. A Prefeitura reforça que há três bicicletários disponíveis na área externa, justamente para facilitar o acesso dos ciclistas de forma ordenada e segura. Outro ponto importante foi a proibição de fumar em ambientes fechados, conforme a legislação vigente. A Guarda Municipal também esteve presente para reforçar a segurança dos comerciantes e consumidores. Para a comerciante Aurilene Carvalho, a ação é muito bem-vinda. “Tem ciclista que passa aqui pedalando ou estaciona a bicicleta nos corredores, atrapalhando o acesso dos clientes, inclusive de pessoas com deficiência, e até arriscando causar acidentes. Achei importante, além de tornar o ambiente mais tranquilo e seguro, dá mais conforto para quem frequentam o mercado”, comentou. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Prefeitura intensifica manutenção viária em Parnamirim
Com o objetivo de garantir mais segurança e bem-estar para motoristas e pedestres, a Prefeitura de Parnamirim está intensificando a operação tapa-buraco em diversos bairros da cidade. A ação contempla tanto a manutenção asfáltica quanto a recuperação de trechos com paralelepípedos. Nesta semana, as equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SEMOP) estão finalizando os serviços na Rua Parque das Emas, no bairro de Nova Esperança. Os trabalhos também seguem em andamento na Avenida Manoel Monteiro Filho, em Passagem de Areia. Nos próximos dias, estão previstas intervenções nas ruas Adeodato José dos Reis, em Nova Parnamirim, e Rua das Andirobas, no Parque das Árvores. A iniciativa já recuperou mais de 4 mil metros quadrados de vias em paralelepípedo, realizou reparos em 25 ruas asfaltadas e atendeu mais de 40 estradas vicinais (não pavimentadas) em vários bairros do município. A Operação tapa-buracos é fundamental para preservar as vias públicas do município, reduzir riscos de acidentes e proporcionar mais conforto e fluidez no trânsito, beneficiando moradores, comerciantes e condutores que circulam diariamente pelas vias. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Parnamirim reforça as plenárias de elaboração o Plano Plurianual
A Prefeitura de Parnamirim deu continuidade nesta quarta-feira (26) às plenárias participativas para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, que tem como tema “Construindo a cidade que o povo quer”. A reunião aconteceu na Escola Municipal José Fernandes, no bairro de Monte Castelo, reunindo moradores da região em um momento importante de diálogo com o poder público. A proposta das plenárias é ouvir diretamente a população sobre suas demandas e necessidades, fortalecendo o planejamento estratégico das políticas públicas que serão desenvolvidas nos próximos quatro anos. O PPA é um instrumento fundamental que define diretrizes, programas, ações e metas a serem implementadas pela Prefeitura. A Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças (SEPLAF) é a responsável por compilar todas as propostas recebidas ao longo das plenárias e estruturar o documento final do Plano Plurianual. Durante os encontros, os participantes são organizados em grupos temáticos e convidados a contribuir com sugestões voltadas para áreas essenciais como saúde, educação, transporte, infraestrutura, assistência social, habitação, mobilidade urbana, entre outras. Os debates são guiados por quatro eixos principais: Confira a programação das próximas plenárias: 27/06 – Nova Esperança 30/06 – Liberdade PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Henry Freitas, Léo Santana e Marco Luque: veja agenda cultural do fim de semana em Natal
Léo Santana canta ‘Zona de Perigo’ O São João de Natal tem mais um fim de semana de muitos shows, desta vez no Polo Zona Norte, na Avenida da Alegria, na Redinha. Henry Freitas, Banda Grafith, Léo Santana, Seu Desejo, Kelvy Pablo e Circuito Musical são as principais atrações. A entrada é gratuita – mediante doação de um quilo de alimento não perecível. No Teatro Riachuelo, as opções são o humorista Marco Luque, na sexta-feira (27), e o Overdriver Duo, no domingo (29). Quinta-feira (26) Fuxiquinho Circo Show Sexta-feira (27) São João de Natal (Polo Zona Norte) – Henry Freitas, Banda Grafith e Kadu Martins Henry Freitas se apresenta em Natal nesta sexta-feira (27) — Foto: Joilson Cesar/Ag. Picnews Marco Luque – É Disso Que Eu Tô Falando Maria Liz na Sede Cultural Dosol Filipe Mello e Duda Pereira Sábado (28) São João de Natal (Polo Zona Norte) – Léo Santana e Raynel Guedes Revolution 5 na Black Sheep Kevin Ndjana In Samba e Pedro Luccas Rock & Wheels – Jack Black, Side Control, Carol SantAnna e Bastards (Tributo ao Motorhead) André Rangell – Tributo Charlie Brown Jr Arraióck no Castelo – Back Doors e Rebobine Arraiá Bebamais – Joéllika Dinniz Domingo (29) São João de Natal (Polo Zona Norte) – Seu Desejo, Kelvy Pablo, Circuito Musical e Pagode do Coxa Overdriver Duo – Tour O Amor é a Resposta Segunda-feira (30) Segunda de Vagabundo G1RN
Lei combate assédio contra mulheres em academias no RN; entenda
As academias, estúdios de ginástica, escolas de dança, boxes de crossfit e demais prestadores de serviços de atividade física no Rio Grande do Norte estão agora obrigados a comunicar imediatamente às autoridades competentes qualquer caso de assédio ou violência contra mulheres ocorrido em suas dependências. A determinação está prevista na Lei nº 12.221, sancionada pelo Governo do RN e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (26). A norma entra em vigor dentro de 60 dias e tem como objetivo fortalecer o enfrentamento à violência de gênero em ambientes frequentados por mulheres para prática de atividades físicas. A legislação também obriga os estabelecimentos a adotarem medidas preventivas, com base em tratados internacionais ratificados pelo Brasil, como a Convenção da ONU para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher e a Convenção Interamericana de Belém do Pará. Segundo o texto, será considerado constrangimento qualquer insistência física ou verbal depois da mulher manifestar claramente sua discordância com determinada interação. Já a violência é definida como o uso da força que resulte em lesão, dano, morte ou outras consequências previstas no Código Penal. A nova lei estabelece ainda princípios obrigatórios para a conduta dos estabelecimentos diante de denúncias, como: Além da notificação, os locais poderão criar protocolos de segurança interna, incluindo a implementação de códigos discretos em banheiros femininos, para que vítimas possam sinalizar, de forma segura, a necessidade de ajuda imediata. Tribuna do Norte