A Prefeitura de Parnamirim faz um importante chamado à população: participe da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. O prazo final para o envio de sugestões por parte da população encerra nesta sexta-feira (15) e a contribuição de cada cidadão é fundamental para que o planejamento dos investimentos e melhorias na cidade reflita as reais necessidades e desejos da sociedade. A LOA é a lei que define como os recursos do município serão utilizados no próximo ano (a atual foi elaborada em 2024), abrangendo áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura e segurança. Ao participar, o cidadão tem a oportunidade de influenciar diretamente nas prioridades da atual gestão, garantindo que os projetos e obras que importam para cada bairro e para a vida de cada família residente recebam a devida atenção. Basta acessar o formulário online para contribuir com sugestões e apontamentos neste, que será o primeiro instrumento orçamentário inteiramente elaborado e executado pela gestão Nilda Cruz. O prazo para participação se encerra nesta sexta-feira (15). Clique no link https://orcamento.parnamirim.rn.gov.br/#/ e participe. A sua voz é a base para a construção da cidade na qual a sociedade parnamirinense almeja viver. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Saúde mental será tema de audiência pública na Câmara de Parnamirim
A Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Parnamirim realizará, nesta sexta-feira (15/08), uma audiência pública para discutir “A Situação da Saúde Mental da População de Parnamirim”. O encontro vai ocorrer no Plenário Dr. Mário Medeiros, a partir das 9h. Presidida pelo vereador Irani Guedes, a comissão também é composta pelo vereador Léo Lima e pela vereadora Rafaela de Nilda. A iniciativa busca reunir autoridades, profissionais de saúde, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (SindSaúde), instituições ligadas ao tema e a comunidade em geral para debater os desafios e apontar caminhos para a promoção e o cuidado com a saúde mental no município. Segundo os organizadores, a audiência será um espaço aberto para ouvir diferentes perspectivas e apresentar propostas que possam contribuir para a melhoria dos serviços e políticas públicas voltadas à área. SERVIÇOO que: Audiência Pública sobre Saúde Mental em ParnamirimQuando: Sexta-feira, 15 de agosto de 2025, às 9hLocal: Plenário Dr. Mário Medeiros, Câmara Municipal de ParnamirimTema: “A Situação da Saúde Mental da População de Parnamirim”Realização: Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Parnamirim CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Parnamirim avança nas obras do Residencial Parnamirim II, em Passagem de Areia
Parnamirim avança com as obras de mais um importante empreendimento para a população. Os serviços do Residencial Parnamirim II, no bairro Passagem de Areia, já atingiram 25% do cronograma. A data das inscrições para concorrer a uma das unidades será anunciada em breve e os interessados deverão efetuar o cadastro totalmente on-line. O empreendimento, previsto para ser concluído em julho de 2026, será um novo lar para 192 famílias, que terão a garantia de moradia digna e mais qualidade de vida. Em visita ao local, a prefeita Nilda Cruz reforçou a importância do projeto e pediu agilidade para que as famílias possam receber suas chaves o quanto antes.“Este residencial é a realização de um sonho para tantas pessoas. Mais do que apartamentos, são lares acolhedores e dignos para as famílias que mais precisam”, afirmou. O empreendimento está em uma localização estratégica, próximo à escola, unidade de saúde, o ginásio de esportes de Passagem de Areia e com ruas pavimentadas para facilitar o acesso em mobilidade para os futuros moradores. O projeto inclui seis torres e 192 apartamentos, todos com sala, dois quartos, cozinha, banheiro, área de serviço e, como diferencial, uma varanda para tornar o ambiente mais agradável. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Vereadores entregam “Lei Juliana Soares” para sanção da Prefeitura de Parnamirim
Os vereadores de Parnamirim receberam, nesta quinta-feira (14), a prefeita Professora Nilda e a vice-prefeita Kátia Pires para formalizar a entrega da Lei Juliana Soares, aprovada por unanimidade na Câmara Municipal e agora aguardando sanção do Poder Executivo. A nova legislação proíbe que pessoas condenadas por feminicídio ocupem cargos públicos no município. A iniciativa, que surgiu no mandato do vereador Michael Borges e ganhou apoio integral de todos os parlamentares, representa um marco no combate à violência contra a mulher e está em sintonia com as ações do Agosto Lilás, mês de conscientização sobre o tema. “Essa lei surgiu no nosso mandato e se tornou uma lei coletiva, de todos os vereadores da Câmara, como uma resposta à violência contra a mulher”, destacou o vereador Michael Borges. O projeto foi batizado em homenagem a Juliana Soares, vítima de uma agressão brutal em Natal, no mês passado, quando recebeu 61 socos do então companheiro, Igor Eduardo Pereira Cabral, dentro de um elevador. O caso ganhou repercussão nacional e causou profunda comoção social. Campanha educativaAlém da nova lei, a Câmara Municipal intensificou ações de conscientização. Neste mês, está em andamento uma campanha direcionada a condomínios residenciais para divulgar a Lei nº 1.984/2019, que obriga a comunicação imediata aos órgãos de segurança pública sobre qualquer indício de violência doméstica contra mulheres, crianças, idosos ou adolescentes. CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Parnamirim inicia Agosto Verde do Programa Criança Feliz
A Prefeitura de Parnamirim abriu, nesta terça-feira (12), no auditório do Centro Administrativo, a programação do Agosto Verde, com as equipes do Programa Criança Feliz (PCF) municipal, da Secretaria de Assistência Social (SEMAS). A iniciativa busca dar visibilidade à pauta da primeira infância, incentivando a valorização, proteção e promoção dos direitos de crianças de 0 a 6 anos e gestantes. Na ocasião, a secretária de Assistência Social, Fativan Alves, representando a prefeita Nilda Cruz, destacou a importância e o comprometimento dos profissionais do Criança Feliz. “Reunimos profissionais dedicados que visitam as famílias em suas casas, realizando um trabalho transformador para o desenvolvimento das crianças e das gestantes acompanhadas”, afirmou. O evento contou com apresentações do Quinteto e do Ballet da Secretaria de Cultura (SEMUC), palestra sobre “A Primeira Infância” com a coordenadora do Programa de Primeira Infância no Suas e encerramento com apresentação musical dos visitadores do PCF. Estiveram presentes secretários municipais, vereadores, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), do Conselho Tutelar de Parnamirim, coordenação do PCF e representantes de diversos serviços voltados principalmente à primeira infância. Confira abaixo a programação: Sexta – 15/08/2025IV Mamaço Local: Parque Aluísio Alves – Espaço no PlanetárioHorário: 9h.Público Alvo: Lactantes e gestantes acompanhadas pelo Programa Criança Feliz. Segunda a Sexta-feira – 18 à 22/08/20254º Circuito PCF Local: Unidades dos CRAS 18/08 às 09h – Monte Castelo19/08 às 14h – Passagem de Areia20/08 às 09h – Bela Parnamirim21/08 às 13h – Liberdade22/08 às 09h – Vale do Sol Sexta Feira – 29/08/2025Oficina com Supervisores e Visitadores do PCF Local: Parque das Dunas Natal/RNhorário: 7h30. Sexta Feira – 29/08/2025Encerramento Vídeo no Instagram da SEMAS, sobre a campanha 2025. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Cartão Educa Parnamirim vai modernizar aquisição de fardamento e material escolar na cidade
A Prefeitura de Parnamirim apresentou nesta semana uma solução que vai resolver os desafios da aquisição e distribuição de fardamento e material escolar para os quase 25 mil alunos na cidade, o cartão Educa Parnamirim. No final do ano letivo, ao renovar a matrícula para 2026, cada aluno vai receber um cartão para aquisição do fardamento e material escolar na loja de sua preferência na própria cidade. Para a prefeita Nilda Cruz, o cartão Educa Parnamirim vai fazer o dinheiro circular na própria cidade, fortalecendo empresas parnamirinenses e beneficiando as famílias residentes. “O investimento vai ficar aqui mesmo em Parnamirim, tanto em forma de crédito para as famílias adquirirem seus itens, como vai retornar aos cofres públicos em forma de tributo. Dignidade para as famílias e mais movimento no comércio significam uma Parnamirim cada vez mais próspera”, disse. Diversas cidades de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo e Distrito Federal já utilizam a estratégia para superar as dificuldades da entrega de materiais, que geralmente acontece em larga escala. No sistema tradicional, as prefeituras licitam a aquisição do fardamento e ficam responsáveis por receber e distribuir o material aos alunos. A compra é centralizada em uma só empresa, que geralmente não é da cidade. Até que a entrega seja concluída (ou até depois disso), são muitos os entraves que podem acontecer, como atrasos por parte do fornecedor e divergência nos tamanhos do uniforme. Com o cartão Educa Parnamirim, a aquisição de materiais escolares e fardamentos vai se dar de forma rápida, prática e adequada às necessidades de cada estudante. A iniciativa vai promover mais cidadania, combater a evasão escolar, conferir autonomia às famílias e fortalecer o comércio local. A Prefeitura espera um aquecimento dos setores têxtil e de papelarias, com o aumento da circulação de clientes que devem comprar os itens escolares na própria cidade. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Audiência pública para discutir a situação da saúde mental da população de Parnamirim
🧠 A nossa Casa Legislativa realizará nesta sexta-feira (15), às 9h, uma audiência pública para discutir a situação da saúde mental da população de Parnamirim. 🏥 O objetivo é ouvir a comunidade e buscar soluções para os desafios enfrentados na área de saúde mental. 👤 A audiência é uma proposição da Comissão Permanente de Saúde, presidida pelo vereador Irani Guedes e acontecerá no Plenário Dr. Mário Medeiros. #CâmaraDeParnamirim #CasaLegislativa #Parnamirim #AudiênciaPública CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Lei “Juliana Soares” é aprovada por unanimidade na Câmara de Parnamirim
Foi aprovado, na manhã desta quarta-feira (13/08), o projeto de lei ordinária “Juliana Soares”, que proíbe pessoas condenadas pelo crime de feminicídio, de forma tentada ou consumada, de assumir cargos públicos no município de Parnamirim. O projeto foi apresentado inicialmente pelo vereador Michael Borges, mas devido a sua importância, foi solicitado que houvesse a assinatura coletiva, reconhecendo que esse é um tema que sensibiliza todos os mandatos da Casa Legislativa. A população do Rio Grande do Norte, e do Brasil, ficou chocada com o caso de Juliana Soares, uma mulher que foi brutalmente agredida com 61 socos dentro de um elevador pelo seu ex-companheiro. “Essa lei que leva o nome de Juliana é uma resposta dessa Casa Legislativa, em pleno Agosto Lilás, com relação às agressões sofridas pelas mulheres”, discursou o vereador Michael Borges durante a votação. O projeto de lei ordinária nº. 178/2025 tramitava em regime de urgência desde o dia 05 de agosto. Durante a 80ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Parnamirim, os vereadores decidiram pela aprovação de forma unânime do projeto que agora segue para sanção do Poder Executivo. CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Gestão Nilda convoca novos professores e já são 109 desde janeiro
A gestão da prefeita de Parnamirim, professora Nilda Cruz, anunciou mais uma ação de reforço para a rede pública municipal de educação com a convocação de uma turma de mais doze novos professores, dessa vez em regime temporário de contratação, de diversas especialidades. Com mais esse chamado, só nesses pouco mais de sete meses de administração, 109 novos profissionais do magistério foram incorporados aos quadros da secretaria municipal para atuarem na linha de frente da formação dos alunos da cidade Trampolim da Vitória. Dessa vez foram contempladas as áreas de Anos Iniciais (4 profissionais), Educação Infantil (2), Geografia (1), História (1), Ciências (2), Língua Portuguesa (1) e Arte (1). Os convocados se apresentaram à Secretaria de Educação nesta terça-feira para a entrega da documentação e encaminhamento às unidades de ensino. “Em Parnamirim, educação agora é prioridade. Essa é mais uma convocação que estamos fazendo, reforçando o nosso já competente time de professores. Atingir a marca de 109 profissionais da educação convocados em pouco mais de sete meses de gestão é um marco significativo demonstra a população, que estamos tratando a educação como prioridade total e assim será sempre. Dou boas-vindas aos meus colegas educadores e reforço o nosso compromisso de oferecer o melhor tanto para os profissionais de ensino quanto para nossos estudantes”, garantiu a prefeita. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Cidades
Incêndio na Residência do Barão de Ceará-Mirim mobiliza bombeiros A Residência do Barão de Ceará-Mirim é um marco arquitetônico do século XIX. Foto: CBMR/Divulgação Na manhã desta segunda-feira (11), um incêndio na Residência do Barão de Ceará-Mirim mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN). O imóvel, um dos mais importantes patrimônios históricos da cidade, é símbolo do período áureo da economia açucareira no estado. Ao chegar ao local, as equipes encontraram parte da estrutura interna em chamas. Utilizando técnicas especializadas e equipamentos adequados, os bombeiros conseguiram controlar o fogo antes que ele se espalhasse e comprometesse toda a edificação. Patrimônio histórico preservado A ação rápida e coordenada evitou danos ainda maiores. Não houve vítimas, e a causa do incêndio será investigada. Segundo o CBMRN, a prioridade foi proteger não apenas vidas, mas também um bem de grande valor cultural para Ceará-Mirim e para o Rio Grande do Norte. Construída no século XIX, a Residência do Barão de Ceará-Mirim representa um marco arquitetônico e histórico ligado à aristocracia açucareira. Sua preservação é fundamental para manter viva a memória do município e de sua formação econômica e social. PONTANEGRANEWS