A Prefeitura do Natal publicou, no Diário Oficial do Município da sexta-feira (15), a portaria que define a composição da Comissão Organizadora do Concurso Público da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. O certame será destinado ao cargo de agente da STTU.Play Video Serão oferecidas cerca de 120 vagas para candidatos com nível superior. O cronograma prevê que, após a escolha da banca, o concurso seja realizado e concluído até o primeiro semestre de 2026, com a convocação dos aprovados. A portaria foi anunciada pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), que será responsável por conduzir o processo de acordo com os protocolos vigentes. A Comissão terá como principal atribuição selecionar a banca organizadora do concurso, previsto para ocorrer entre o final deste ano e o começo do primeiro semestre de 2026. De acordo com a gestora da pasta, a Secretária Jodia Melo, o concurso ocorre porque a STTU passa por um processo de reestruturação e ampliação do quadro funcional, com o objetivo de melhorar o atendimento às demandas da cidade. TRIBUNA DO NORTE
Tartaruga atingida por embarcação em Fernando de Noronha é trazida de avião para tratamento no RN
Animal apresentava três lesões causadas por hélice — uma próxima ao crânio e duas na carapaça, a parte superior do casco — além de quadro de pneumonia. Tartaruga-verde ferida é transferida de Noronha para o RN para reabilitação Uma tartaruga-verde juvenil que ficou ferida após ser atingida por uma embarcação em Fernando de Noronha chegou ao Rio Grande do Norte de avião neste fim de semana para receber tratamento e os cuidados veterinários necessários. O tratamento tem sido realizado pelo Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam) e pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca da UERN (PCCB). O animal foi transferido em uma operação que envolveu a Fundação Pró-TAMAR e contou com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB). O voo com a tartaruga pousou no sábado (16) na Base Aérea de Natal e foi recebida por equipes do Cemam e do PCCB. De acordo com os especialistas dos dois projetos, operações aéreas de transporte de animais marinhos não são comuns. Segundo os veterinários, o animal apresentava três lesões causadas por hélice — uma próxima ao crânio e duas na carapaça, a parte superior do casco — além de quadro de pneumonia. Apesar da gravidade, a maior lesão, na carapaça, não atingiu a cavidade celomática, o espaço corporal do animal onde estão alojados os órgãos internos, como os pulmões e os órgãos digestivos. Dessa forma, há uma boa perspectiva para a recuperação da tartaruga. Segundo os projetos que cuidam do animal, o exame clínico também mostrou bom escore corporal – que tem relação com a massa corporal e a nutrição -, hidratação adequada, reflexos preservados e estímulos motores mantidos. Tartaruga-verde ferida é transferida de Noronha para o RN para reabilitação — Foto: Reprodução/CEMAM Recuperação de seis meses a um ano A equipe informou que iniciou exames como raio-x e coleta de sangue, e a recuperação pode levar de seis meses a um ano, com possibilidade de cirurgia. No domingo (17), a tartaruga foi encaminhada para o Centro de Reabilitação de Fauna (CRF), do PCCB-UERN, em Areia Branca, cidade distante cerca de 300 km de Natal, onde ficará em acompanhamento intensivo. Segundo as entidades, o animal será mantido fora d’água, mas já iniciou a oferta alimentar. Para esta semana, está previsto a realização de exame de ultrassonografia para avaliação da função respiratória. “É um caso extremamente grave, mas estamos empenhados em oferecer todo o suporte possível. Cada vida marinha importa, e operações como esta reforçam o papel do RN como referência no atendimento de fauna marinha no Nordeste”, afirmou o professor Flávio Lima, coordenador do PCCB-UERN. A espécie exerce função ecológica importante, auxiliando no equilíbrio dos ecossistemas costeiros. No litoral potiguar, encontra áreas de alimentação, enquanto em locais como Fernando de Noronha realiza a desova. “Proteger a vida marinha é proteger o futuro das nossas comunidades costeiras. Este é um esforço coletivo, e cada parceria fortalece a nossa capacidade de salvar vidas e preservar os oceanos”, disse Daniel Solon, presidente do Cemam. G1RN
Parnamirim vacina mais de 800 animais no último sábado (16)
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e garantir a proteção contra a raiva em animais domésticos, a Prefeitura de Parnamirim segue realizando a pré-campanha de vacinação antirrábica em todo o município. Neste sábado (16), mais de 800 cães e gatos foram imunizados nos bairros Cohabinal, Santos Reis e Cajupiranga. As equipes da Vigilância em Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), estarão atuando todos os sábados, sempre das 8h30 às 12h30, até o Dia D da campanha, que será realizado em 27 de setembro em toda a cidade. Os próximos bairros contemplados serão Monte Castelo, Vida Nova, Jockey Clube e Parque de Exposições. A campanha tem como objetivo facilitar o acesso da população à vacinação. Além dos pontos de apoio itinerantes, a imunização está disponível durante todo o ano na sede da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), localizada na Rua Parque da Tijuca, em Cajupiranga. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 3644-8185. Confira a programação do próximo sábado: 23/08/2025 (Sábado)HORÁRIO: 08:30 às 12:30 Monte CasteloUBS Monte CasteloRua Sadi Mendes, 1300 Vida NovaUBS Vida NovaRua Nova Perimetral, S/N Jockey ClubeUBS Jockey ClubeRua da Carapeba, S/N Parque de Exposições PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Mais de 92 mil famílias no RN zeram conta de energia com nova regra da Tarifa Social; veja quem tem direito
Isenção vale para até 80 kwh consumidos por mês por clientes de baixa renda inscritos no CadÚnico. Conta de energia — Foto: Neoenergia/Cosern A nova regra da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), em vigor desde 5 de julho, zerou a fatura de energia de 92.598 famílias no Rio Grande do Norte. Os dados são da Neoenergia Cosern. A Medida Provisória nº 1.300/2025 isenta do pagamento os clientes classificados como baixa renda no consumo de até 80 kwh por mês. Antes da mudança, esse consumo representava um custo de R$ 27,10. Pelo novo critério, o benefício garante gratuidade total dentro do limite. Caso haja consumo superior, o valor excedente é cobrado integralmente. A regra anterior estabelecia descontos escalonados de até 65% para quem consumia até 220 kwh. Municípios com mais famílias beneficiadas Como ter acesso ao benefício? Para ter acesso automático ao benefício, é necessário manter os dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O procedimento pode ser feito nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou, no caso de beneficiários do BPC, em agências da Previdência Social. A TSEE pode ser aplicada apenas a uma unidade consumidora por família. Quando a conta de energia está no nome de outra pessoa, como em casos de aluguel, o cadastro deve ser solicitado diretamente à distribuidora. Têm direito à Tarifa Social: O cadastro pode ser feito pelo WhatsApp: (84) 3215-6001, em lojas de atendimento Neoenergia Cosern ou por Agência Virtual (para titulares da conta). Mudança na regra da tarifa social reduz valor da conta de energia. G1RN
Agosto Verde: Parnamirim inicia Circuito PCF nos CRAS
A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Programa Criança Feliz (PCF), deu início nesta segunda-feira (18) ao 4º Circuito PCF no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Monte Castelo, que faz parte do Agosto Verde – Mês da Primeira Infância, onde a gestão de forma integrada promove o desenvolvimento integral das crianças, fortalecendo as famílias e garantindo seus direitos. Dentro da programação do Agosto Verde desenvolvida pela Semas, o circuito vai acontecer nos cinco CRAS que possuem o Programa Criança Feliz, que são o CRAS Monte Castelo, CRAS Vale do Sol, CRAS Liberdade, CRAS Bela Parnamirim e CRAS Passagem de Areia. O Programa Criança Feliz tem como objetivo promover o desenvolvimento integral na primeira infância, de crianças até 3 anos, gestantes e suas famílias inscritas no Cadastro Único, e também crianças até 6 anos e suas famílias beneficiárias do BPC. Durante o circuito, serão realizadas diversas atividades que trabalham a com as crianças e famílias acompanhadas pelo PCF, contribuindo para o desenvolvimento desse público alvo, além de fortalecer o vínculo familiar e na comunidade também. Confira a programação do 4º CIRCUITO PCF:18/08 às 9h – CRAS Monte Castelo;19/08 às 9h – CRAS Passagem de Areia;20/08 às 9h – CRAS Bela Parnamirim;21/08 às 9h – CRAS Liberdade;22/08 às 9h – CRAS Vale do Sol. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Parnamirim fica em primeiro lugar em doses aplicadas no dia “D” de Multivacinação no RN
Com mais de 4 mil doses aplicadas no dia D de Multivacinação, Parnamirim lidera o ranking estadual de Multivacinação realizada no último sábado (16), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, tendo como 2º lugar a capital potiguar, Natal, e em 3º lugar a cidade de São Miguel. A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) disponibilizaram aproximadamente 20 tipos de vacinas, entre elas, Influenza, HPV, Febre Amarela, Hepatite B, Poliomielite e muito mais, totalizando 4.055 vacinas aplicadas em crianças e adultos. Dessa forma, a gestão municipal reforça o compromisso com a saúde pública, sendo uma prioridade, garantindo mais acesso à saúde de qualidade para toda a população. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Expofruit 2025 está com inscrições abertas para programação científica com painéis, fóruns, seminários e visitas técnicas
A Expofruit 2025 – Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – está com inscrições abertas para sua programação científica, que acontece de 20 a 22 de agosto na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), em Mossoró/RN.Play Video As inscrições são gratuitas e a agenda reúne painéis, fóruns, seminários, encontros e cursos, abordando temas essenciais para o desenvolvimento da fruticultura. Veja programação: Quarta-feira (20) – Painel Empresarial O Painel Empresarial acontece das 8h às 17h. O evento contará com apresentações de entidades ligadas ao desenvolvimento econômico, ambiental, agrícola e industrial, além de cases de empresas expositoras da feira. Quinta-feira (21) – Fórum da Fruticultura e Seminário de Cajucultura Das 8h às 12h, será realizado o Fórum da Fruticultura – Inovação e Perspectiva, com três palestras: Panorama da Fruticultura de Exportação e a Importância da ESG – com Abrafrutas e ApexBrasil; Fruticultura Regenerativa – Produção Sustentável – com Sebrae e Senar; Mesa-redonda com Coex, Abrafrutas, Sebrae e Ufersa. À tarde, das 14h às 17h, o Seminário de Cajucultura discutirá manejo sustentável e mecanização na produção de caju, com a Embrapa e o Canal da Cajucultura. Sexta-feira (22) – Pesquisa no Semiárido e Encontros Setoriais Pela manhã, pesquisadores da Ufersa apresentarão estudos sobre frutíferas do semiárido – como umbu-cajazeira, serigueleiras, pinheira, pitaya, maracujazeiro e cajuzeiro – com foco em pós-colheita, polinização e no uso da remineralização na fruticultura. À tarde, a programação será no Auditório da pró-reitoria de extensão e cultura, com: Encontro de Cooperativas Potiguares – palestra Cooperativismo da Agricultura Familiar e Acesso às Políticas Públicas (Unicicafes Brasil) e apresentação Nordeste que Coopera: Experiências que Inspiram (Cooperxique);Encontro de Negócios com a presença de várias redes de supermercado na palestra Como fazer negócio com o Governo Federal através das Compras Públicas (CONAB), com participação de redes de supermercados. A programação científica ainda inclui cursos, apresentação de trabalhos e visitas técnicas com temáticas ligadas à fruticultura. Inscrições e programação completa no site: www.expofruit.com.br. A Expofruit 2025 é uma realização do COEX – Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN) e da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), com a promoção da Promoexpo e conta com a promoção da PromoExpo. A feira tem o patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da Prefeitura de Mossoró/RN, da Secretaria da Agricultura da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte, do Banco do Nordeste, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil e da Neoenergia Cosern. Também possui o apoio do Ministério da Agricultura, Governo Cidadão, Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), Sistema Fiern, Sistema Faern/Senar, Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea/RN), do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da OCP Brasil. Além do apoio de mídia da Editora Gazeta, do Notícias Agrícolas, do Sistema Tribuna e da TCM. SERVIÇO:Evento: Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit 2025Data: 20 a 22 de agostoLocal: Estação das Artes e Ufersa – Mossoró/RNSite: www.expofruit.com.brInstagram: @Expofruit2025 Facebook: www.facebook.com.br/Expofruit TRIBUNA DO NORTE
RN é líder nacional no uso de inteligência artificial nas empresas
Larissa DuarteRepórterPlay Video O Rio Grande do Norte desponta como líder nacional no uso de inteligência artificial (IA) no ambiente corporativo, consolidando-se como um polo de inovação tecnológica no país. De acordo com a sétima edição do Relatório de Tendências da Great Place to Work (GPTW), 73% das empresas potiguares já utilizam a tecnologia em atividades rotineiras, percentual acima da média nacional, que é de 50%. No Brasil, o levantamento aponta ainda que 24% das organizações estão em processo de aprendizado para adotar a ferramenta e apenas 17% não atuamm com IA. A presença da IA no cotidiano das empresas do Estado reflete uma tendência que se consolida em diversos setores da economia. Entre os negócios locais que adotaram a tecnologia, a Escaping Natal, especializada em jogos de fuga imersivos, é exemplo de como a IA pode otimizar processos e gerar resultados rápidos. O CEO, Tamil Selvam, conta que a decisão de implementar a inteligência artificial surgiu da alta demanda no atendimento e da limitação de tempo para lidar com reservas e novos clientes. A implantação envolveu formação interna para que toda a equipe conseguisse acessar e usar a tecnologia corretamente, garantindo integração fluida ao fluxo diário. “Tivemos uma redução de 30% no número de no-shows, e um aumento de 10% nas vendas. Além disso, houve ganho de eficiência no atendimento e na operação em geral. Melhoramos processos internos e agora estamos expandindo o uso da IA para a criação gráfica, itens de sala e produção de vídeos. A IA será essencial para nossa inovação contínua”, avalia Tamil. Para as reservas, agora o usuário consegue fazer o processo completo no site, escolhendo a sala, data, horário e número de pessoas, entre adultos e crianças, diminuindo a necessidade de contato direto com atendente. O levantamento mostra que o RN supera estados como Rio Grande do Sul (60%) e Piauí (63%), que aparecem na sequência do ranking dos que mais usam a inteligência artificial após o RN. “Podemos dizer que a tendência é clara: o uso de IA está se espalhando e já é uma realidade também para pequenos e médios negócios do RN, ainda que as grandes empresas tendam a apresentar aplicações mais sofisticadas”, avalia Carlos von Sohsten, gestor do IALab do Sebrae RN. Para o gestor, a tecnologia se tornou um diferencial competitivo real. “Ela ajuda a automatizar tarefas, melhorar a eficiência e personalizar o atendimento ao cliente, gerando decisões mais rápidas e embasadas em dados. Para aproveitar bem, recomendamos que as empresas invistam na capacitação das equipes, comecem por soluções acessíveis e de fácil implementação, integrem a tecnologia aos processos já existentes e priorizem áreas de maior impacto”, orienta. O levantamento da GPTW mostra que, no recorte nacional, setores como Contabilidade (80%), Estética e Beleza (75%) e Seguros (67%) lideram a adoção, enquanto Indústria (48%) e Alimentação (40%) ainda avançam mais lentamente. No RN, as áreas mais citadas são marketing digital, gestão financeira e automação de processos, com aplicações que incluem automação de campanhas, personalização de ofertas, controle de caixa, conciliação financeira, uso de chatbots, integração de sistemas e treinamentos corporativos. Do outro lado, entre as empresas que ilustram a execução desse protagonismo, está a Hais Tech, startup potiguar. Para além de atividades corporativas, a empresa atua com foco em soluções para a saúde. “Os pacientes quando estão internados, eles estão conectados a equipamentos biomédicos que coletam batimentos, pressão, temperatura, saturação do oxigênio. A gente consegue coletar esses dados e disponibilizá-los em uma plataforma para que a equipe clínica consiga acompanhar os pacientes de maneira remota e inteligente”, detalha Ramon Malaquias, CEO da Hais Tech. Ele ressalta que, além de desenvolver soluções baseadas em inteligência artificial, a empresa também utiliza a tecnologia no dia a dia. Em seu negócio, Ramon conta com ferramentas de IA que auxiliam tanto na geração de código quanto no suporte a desenvolvimentos mais complexos. A presença de empresas como a Escaping Natal e a Hais Tech reforça a leitura de que o avanço potiguar no uso de IA é sustentado por um ecossistema que combina capacitação, inovação e aplicação prática. Para a CCO do GPTW, Daniela Diniz, esse é um caminho sem volta. “Os que resistirem por mais tempo vão ficar cada vez mais para trás. Ainda temos barreiras, especialmente a falta de conhecimento e de capacitação. Hoje já necessitamos de habilidades específicas para o uso de IA e não encontramos no mercado profissionais capacitados. Outra barreira é o medo da mudança, que gera sempre resistência a novas tecnologias”, pontua. Setores incorporam IA em suas rotinas No cenário local, a disseminação da IA é impulsionada por um histórico de investimentos em formação profissional e pela atuação de instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Instituto Metrópole Digital (IMD). Para Marcelo Fernandes, coordenador do Núcleo de IA e Ciência de Dados do IMD/UFRN, a liderança potiguar tem explicação direta. “Capacitação é a palavra-chave. A UFRN trabalha com inteligência artificial desde 1999, acumulando 25 anos de pesquisas, dissertações, doutorados e projetos que envolvem IA. Esse trabalho de longo prazo explica por que o RN está na frente”, afirma. Segundo ele, a ação de base permitiu que, hoje, quase 90% dos projetos do IMD com empresas privadas e instituições públicas envolvam inteligência artificial. “Esse dado da GPTW é espetacular, mas não nos surpreende. Nós já percebemos isso no dia a dia dos nossos projeto”, relata. Apesar da posição de destaque, ele admite que a formação de profissionais ainda é insuficiente. “A IA precisa estar na formação de todas as áreas, não só tecnologia. Não faz sentido um aluno de Jornalismo, Medicina ou Direito sair da graduação sem noções de inteligência artificial”, comenta. O setor industrial é um dos que também incorpora a tecnologia em processos de alto impacto. No Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, as aplicações vão desde a prospecção de fontes até a previsão de falhas e otimização de operações. O pesquisador Raniere Rodrigues, que lidera projetos com IA no instituto, observa que a IA é especialmente
Parnamirim e FIERN debatem projeto para transformar antigo aeroporto em polo de inovação tecnológica
A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e a Prefeitura de Parnamirim serão parceiros na criação do Parque Tecnológico Parnamirim Aeroporto Digital. Nessa quinta-feira (14), o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, recebeu a prefeita Nilda Cruz e secretários municipais, na Casa da Indústria, para uma reunião sobre o projeto, que busca transformar o antigo aeroporto da cidade em um polo de inovação. De acordo com Serquiz, o Sistema FIERN tem muito a contribuir com o projeto. “Temos um cenário de diversos projetos e atividades com ligação direta com o mundo digital, sobretudo em um momento de transição da indústria 4.0 para a indústria 5.0, com inteligência artificial e os potenciais que essas tecnologias podem integrar a esse projeto.” O presidente da FIERN destacou o trabalho do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para a indústria, bem como o trabalho do SESI-RN com robótica educacional. “A proposta do parque tecnológico está dentro do nosso escopo de missão, portanto aceitamos o convite e vamos participar desse trabalho preliminar de planejamento e evoluir, sempre pensando naquilo que for realmente beneficiar e promover a nossa indústria.” A prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz, ressalta a importância da parceria com a FIERN para o sucesso do projeto. “Foi uma reunião muito importante, um pontapé inicial para fortalecer a parceria com a Federação das Indústrias para aliar a tecnologia com ideias inovadoras e empreendimentos que venham fortalecer a geração de emprego e renda na nossa cidade.” O secretário de Planejamento de Parnamirim, Kelps Lima, explica que o projeto ainda está em planejamento e a expectativa da prefeitura é unir diversos parceiros para enriquecer os trabalhos. “A expectativa é formatar o projeto, criar um grupo de trabalho para conhecer outros parques semelhantes e consolidar um plano de negócios”, completa. No último mês de maio, a Prefeitura de Parnamirim e a Aeronáutica assinaram uma parceria para a criação do parque tecnológico. A ideia é reunir startups, centros de pesquisa, empresas de tecnologia e instituições de ensino, com ênfase em soluções ligadas à área aeronáutica — aproveitando a vocação histórica do município. Também participaram do encontro o diretor 1º tesoureiro da FIERN, Djalma Júnior; o diretor 2º tesoureiro, Airton Torres; o diretor 2º secretário, Etelvino Patrício; a coordenadora de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias; a superintendente do SESI-RN, Danielle Mafra; a secretária de Educação de Parnamirim, Eliza Brito; e o ex-presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Partiu TN! Fim de semana em Natal tem festivais, música e teatro
O fim de semana em Natal chega com uma agenda diversa e repleta de atrações para todos os estilos e idades. Entre os destaques, o 4º Festival da Cachaça promete reunir rótulos especiais, gastronomia de qualidade e música ao vivo para embalar a noite.Play Video No palco do Teatro Riachuelo, Roberta Sá retorna à sua terra natal para um show especial, cheio de sucessos. Já no Teatro Alberto Maranhão, a peça “Mãe Fora da Caixa” traz, com bom humor e sensibilidade, um olhar divertido e real sobre os desafios da maternidade. E isso é só o começo, a cidade ainda recebe feiras, festivais, apresentações musicais e eventos culturais que vão movimentar os próximos dias. Confira a agenda completa, escolha os eventos que mais combinam com você e Partiu! Sexta-feira (15) Internacional Circo KronerO Circo Kroner continua em Natal com uma superprodução que promete encantar o público de todas as idades. O espetáculo reúne mais de 60 artistas brasileiros com carreira internacional, trazendo números impressionantes como trapezistas, mágicos, acrobatas de pernas de pau, a trupe de báscula e o famoso globo da morte com cinco motos simultâneas. A apresentação acontece na Arena das Dunas, com múltiplas sessões, em estrutura climatizada e repleta de atrações. Ingressos no site TorresmofestDe 14 a 17 de agosto, o estacionamento do Carrefour Natal será palco do Torresmofest, evento com entrada gratuita que reúne mais de 30 estações gastronômicas com pratos suínos como leitão à pururuca, torresmo e costela, além de chopp artesanal, drinks e ambiente pet friendly. A programação musical traz shows ao vivo e tributos a grandes nomes como Bon Jovi, Charlie Brown Jr. e U2, garantindo diversão para toda a família. A entrada é gratuita. Veja programação completa no link. Fest Bossa & JazzA Praia da Pipa recebe, de 14 a 17 de agosto de 2025, mais uma edição do Fest Bossa & Jazz. Durante quatro dias, o festival oferece apresentações musicais gratuitas em diferentes polos da região, além de oficinas, workshops e atividades socioambientais voltadas para o público de todas as idades. O evento reúne artistas consagrados e novos talentos, promovendo uma experiência completa que combina arte, cultura e sustentabilidade. Veja programação completa no site. Exposição “RN é Terra Indígena”Os novos itens, originários de comunidades Potyguara do município de Ceará-Mirim, já estão expostos ao público e ampliam a representatividade dos povos originários do nosso território. A visita é gratuita e a mostra conta com um acervo atualizado que pode ser conferido de perto. O espaço fica aberto ao público de terça a sexta das 8h30 às 12h e 13h às 16h30. Recital de percussãoA professora Heather Dea Jennings, da Escola de Música da UFRN, sobe ao palco para apresentar um recital especial dedicado à percussão. O concerto traz obras autorais e integra o Projeto de Composições Autorais, como parte de sua pesquisa de doutorado. A apresentação acontece no auditório da Escola de Música, às 19h30, com transmissão ao vivo pelo Youtube. Sangue BluesA sexta-feira promete ser de muita música boa no Black Sheep! Quem sobe ao palco é a banda Sangue Blues, trazendo um repertório que atravessa gerações e garante uma noite memorável para os amantes do gênero. O show começa às 20h. Ingressos no site. Show de Roberta SáO projeto Ribeira Vai Ao Teatro está de volta para sua segunda edição e promete uma noite especial às 20h30, no Teatro Riachuelo Natal. Quem sobe ao palco é a potiguar Roberta Sá, que celebra 20 anos de carreira com o espetáculo Tudo Que Cantei Sou. Em formato intimista, Roberta será acompanhada apenas por bandolim, cavaquinho e violão, ao lado dos músicos Alaan Monteiro e Gabriel de Aquino. Ingressos no site ou na bilheteria do teatro. Toca RaulA partir das 20h30, o Bardallos vai celebrar em grande estilo os 80 anos de Raul Seixas. Vai ser noite de encontro, música e muita energia para homenagear o eterno Maluco Beleza. O Bardallos prepara mais uma edição especial, como já faz há anos, com Gustavo Cocentino e convidados interpretando clássicos e pérolas lado B do mestre Raul. Festa TecnobregafunkA mistura quente do Tecnobregafunk na pista da Frisson vai tomar conta da noite. Direto de Recife, Davs Carter chega para colocar todo mundo para dançar ao som do brega funk mais envolvente, dividindo o palco com o talentoso Elias de Castro. E a noite não para por aí: o tecnobrega e o rock doido também entram em cena com Jennify C. A festa começa às 21h, com entrada gratuita até às 22h. Depois, o ingresso sai a R$ 15. Show de forróO Rastapé Casa de Forró promete uma noite de forró daquelas com muito arrasta-pé e animação! A festa conta com Farra de Rico, Tonny Farra, Riquinho e Rhian, além da participação especial de Kabra Bom & Samuca do Acordeon. A casa abre às 22h e garante diversão para todos que amam o forró raiz. As senhas podem ser adquiridas diretamente na bilheteria no dia do evento. Festival do BatidãoSexta é dia da segunda edição do Festival de Batidão. Quem foi na primeira edição já sabe a pressão que vem por aí. Nesta noite, o público vai curtir Victor Loko, Kevinho Pancadão, Lucas Paredão e DK Batidão, garantindo muita música, dança e energia do início ao fim. A festa acontece no Hagar com entrada gratuita até 22h30. Sábado (16) Natal Cachaça Festival 2025O Natal Cachaça Festival chega à sua 4ª edição reunindo amantes de cachaça no cenário encantador do Museu da Rampa a partir das 16h. Considerado o maior festival de cachaças do Nordeste, o evento promete uma noite de degustações, harmonizações de boteco e muito do melhor da música brasileira. A festa também conta com música ao vivo The Rossi A Banda, José Orlando e Messias Paraguai. Ingressos no site. Sambinha na LajeO Sambinha na Laje está completando 5 anos de história e vai comemorar do jeito que o público gosta: com um line-up de peso e muito samba no pé: Pagode da Luh, Cantora Ana Luh, Mesa Doze, Xingu, Família Além do Normal, Samba Preto no Branco e Daquele