São mais de 10 milhões de matrículas no ensino superior. Versão em áudio O Brasil atingiu, pela primeira vez, a marca de 10.227.226 de estudantes no ensino superior, em 2024. O número é 2,5% maior que o registrado em 2023 (9,97 milhões de matrículas). Entre 2014 e 2024, as matrículas na educação superior aumentaram 30,5%. Do total de matrículas, 5,01 milhões ingressaram no ensino superior no ano passado. Os dados constam no Censo da Educação Superior 2024, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). EaD O levantamento mostra que as matrículas em educação a distância (EaD) são mais da metade (50,7%) do total de inscritos na graduação, e tiveram um aumento de 5,6% entre 2023 e 2024. Enquanto o número de matrículas em cursos presenciais diminuiu 0,5%, no mesmo período. Para o presidente do Inep, Manuel Palacios, a expansão da educação a distância, por meio de novas tecnologias, permitiu que uma parte da população tivesse acesso ao ensino superior, em especial os cidadãos que trabalham durante o dia. “A educação a distância proporcionou a ampliação da oferta e atendeu estudantes que, de outra forma, não teriam acesso à educação superior.” Manuel Palacios ainda que a recente regulamentação que prevê três formatos de cursos superiores – presenciais, semipresenciais e a distância – em diferentes áreas deverá descentralizar a educação superior nos próximos anos. “Eu acredito que vamos conhecer polos com mais recursos e mais infraestrutura para atender os estudantes da educação superior, em um modelo intermediário entre o campus universitário clássico e a educação totalmente à distância”, prevê. Em 2024, a matrícula na modalidade EaD estava presente em 3.387 municípios brasileiros (61%), por meio de campi das instituições de ensino superior ou de polos, alta de 97%, se comparado com o ano de 2014. Grau acadêmico Em relação ao grau acadêmico, predominam no país os cursos de graduação no bacharelado (60%). Os tecnológicos representam 20,2% das matrículas e os de licenciatura, 16,9%. Porém, de 2014 a 2024, as matrículas nos cursos tecnológicos cresceram 99,5%. No bacharelado, o crescimento é de 20,4% no mesmo período, enquanto nos cursos de licenciatura aumentaram em 17,2%. Matrículas Na média nacional, um terço dos (33%) dos concluintes do ensino médio, em 2023, se matricularam na educação superior, em 2024. Considerando a rede de ensino federal, 64% dos concluintes do ensino médio seguiram diretamente para a educação superior, proporção acima da média nacional. Já na rede estadual, que concentra a maior parte dos estudantes, o índice foi de 27%. Entre os alunos da rede privada, a taxa chegou a 60%, patamar próximo ao registrado pela rede federal. Em relação aos alunos estrangeiros, em 2024, 21,6% dos matriculados vieram do continente africano, com destaque para os angolanos. Os venezuelanos representam o maior número de alunos estrangeiros na educação superior no Brasil. Instituições de ensino O país tem, ao todo, 2.561 instituições de educação superior, sendo 2.244 privadas e 317 públicas. Em 2010, havia 2.370 instituições. Em nota, a Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMes), entidade que representa a educação superior privada no país, destaca que cerca de 90% das instituições do país são particulares e totalizam 79,8% das matrículas de graduação, sendo responsáveis por mais de 8 milhões de estudantes. Entre as instituições de ensino superior públicas, 43,8% são estaduais (139), 38,5%, federais (122) e 17,7%, municipais (56). A maioria das universidades brasileiras é pública (56,3%), informou o Inep. Quase três quintos das instituições federais são universidades e 33,6% são Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets). Cursos Em 2024, 45.772 cursos de graduação e quatro cursos sequenciais foram ofertados. Em média, as instituições de educação superior oferecem 17,9 cursos de graduação. Quase 80% dos cursos de graduação são na modalidade presencial. Ingresso No ano passado, mais de 5 milhões de alunos ingressaram em cursos de graduação, crescimento de 0,3% em relação a 2023. Se considerado o tipo de rede, entre 2023 e 2024, houve um aumento no número de ingressantes na rede pública (1,1%) e na rede privada de 0,2%. Do total de ingressantes, 88,5% começaram a graduação em instituições privadas. Cursos com mais matrículas A pedagogia foi o curso com maior número de ingressantes, somando 4,48 milhões de matrículas. Em seguida, esteve o curso de administração (4,40 milhões de matrículas) e direito (3,49 milhões). Veja outros cursos com grande número de alunos matriculados: Fim da graduação Em 2024, mais de 1,3 milhão de estudantes concluíram cursos de graduação, sendo 80,8% na rede privada e 19,2% na rede pública. Entre 2023 e 2024, o número de concluintes na rede pública apresentou queda de 0,3%, enquanto na rede privada o decréscimo foi de 3,6%. Na saída do ensino superior, o curso de pedagogia também teve o maior número de concluintes, com 1,83 milhão. Na sequência, aparecem direito (1,61 milhão) e administração (1,58 milhão). Docentes Em uma década, de 2014 a 2024, a quantidade de docentes na graduação na rede pública cresceu 14,42%, passando de 159.922 para 182.980. Na rede privada, a força de trabalho regrediu -19,54%% no mesmo período, caindo de 187.622, em 2014, para 150.963, no ano passado. O Censo da Educação Superior aponta que, tanto na rede privada quanto na rede pública, a média de idade dos profissionais é de 43 anos. A maioria é do sexo masculino nas instituições públicas, enquanto nas privadas é o feminino. A maior parte dos doutores atua na rede pública, enquanto na rede privada predomina os docentes com mestrado. Em relação ao regime de trabalho, a maioria dos docentes da rede pública trabalha em tempo integral. E na rede privada, prevalece o regime parcial. AGÊNCIA BRASIL
Secretaria de Meio Ambiente disponibiliza número para denúncias
A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semur), informa que a população pode realizar denúncias através do telefone (84) 97601-4407. A secretaria tem registrado inúmeros casos e está fiscalizando, mas agora a população tem um canal aberto e exclusivo para realizar as denúncias de forma rápida, segura e sem exposição. As denúncias envolvem: poluição sonora (perturbação do sossego); construção irregular; poluição visual; ocupação irregular de área pública; água servida; resíduos sólidos e desmatamento. Com a devida fiscalização, a gestão garante melhor qualidade de vida para a população e a ordem dos espaços públicos, além do bem-estar de toda a comunidade. Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Parnamirim – ASCOM
Setembro Amarelo: Câmara de Parnamirim realiza oficinas de conscientização para os servidores da Casa
Como está a sua saúde mental? Essa foi a grande reflexão proposta pela Campanha Setembro Amarelo Sempre da Câmara Municipal de Parnamirim. Durante toda a manhã desta quinta-feira (25) foram realizadas oficinas e palestras para discutir o impacto da rotina profissional, da alimentação e do descanso na saúde mental dos servidores da Casa.O mês de setembro é marcado pela campanha nacional de prevenção ao suicídio, uma iniciativa que une esforços de várias áreas da saúde no combate dessa que se tornou a terceira maior causa de morte entre jovens entre 15 e 29 anos no Brasil.”Hoje foi uma manhã pensada com muito carinho e nós sabemos que em todos ambientes, seja em casa ou no trabalho, encontramos pessoas que passam por problemas, como ansiedade, depressão, síndrome do pânico. Então, nada mais justo do que propormos um dia para pensarmos em nós”, discursou o vereador Dr. César Maia.Os momentos foram guiados por profissionais especialistas em várias áreas, com o objetivo de promover um debate de qualidade e que pudesse ajudar a resolver problemas reais dosparticipantes. “Eu hoje aprendi coisas que se eu me deparar com pessoas que estejam passando por esses problemas, eu poderei lidar de uma forma muito melhor”, disse a servidora Giuza Santos.Dentre os temas abordados estavam as formas que uma dieta saudável influencia namente, uma oficina de yoga e autoconhecimento, além de uma palestra sobre prevenção ao suícidio, com o psiquiatra, Dr. Marcio Túlio. CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Pix parcelado acende alerta para endividamento, diz economista
O Banco Central deve regulamentar até o fim de setembro o Pix Parcelado, modalidade que permitirá ao consumidor dividir pagamentos realizados via sistema de transferências instantâneas. A novidade já está disponível em bancos e fintechs de forma não padronizada e, com a regulamentação, passará a ter regras mais claras sobre juros, número de parcelas e custos envolvidos. O objetivo da autoridade monetária é aumentar a transparência, padronizar informações e estimular compras de maior valor, garantindo que o comerciante receba o montante integral à vista. A ferramenta, no entanto, exige cautela para evitar endividamentos entre a população.Play Video A medida chega em um cenário no qual o Pix se consolidou como principal meio de pagamento do país. Segundo o Banco Central, no 2º trimestre de 2025 foram registrados 19,3 bilhões de transações, número 53,5% superior ao total movimentado com cartões, e 335% maior que os pagamentos por boletos e convênios. Em cinco anos, o Pix cresceu 110 vezes, alcançando 70 milhões de usuários que passaram a acessar serviços financeiros. Diante da mudança, o economista Helder Cavalcanti, conselheiro do Conselho Regional de Economia do RN (Corecon-RN), alerta que o país corre o risco de ampliar problemas já existentes. “Cabe inicialmente ressaltar que o Pix é um sucesso, uma ferramenta brasileira que se espalhou pelo mundo como solução de negociação até em nível internacional. Mas ao aproximá-lo do cartão de crédito, há risco de um superendividamento ainda maior do que já existe nas famílias, principalmente de baixa renda. Disponibilizar essa ferramenta sem preparo é como entregar um caminhão de carga para alguém sem habilitação: o risco é muito grande”, avalia. Os bancos já oferecem a funcionalidade com condições distintas, já que se trata de uma forma de crédito pessoal sem exigência de padronização pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Em algumas instituições, o Pix pode ser parcelado em até 24 vezes, com taxas médias a partir de 2,99% ao mês, mais o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Em outras, a operação varia entre 12 e 18 parcelas, com custos ajustados de acordo com o perfil do cliente. “É necessário que a população primeiro se eduque para depois ter acesso a uma ferramenta que pode ser útil, mas também representa um risco enorme de superendividamento”, disse Helder. “É fundamental a transparência quanto ao custo efetivo total do Pix parcelado”, ressaltou. Ainda de acordo com o conselheiro, é necessário atuar de forma ampla por meio de ações educativas que envolvam escolas, empresas e até a população idosa, a fim de orientar sobre o uso das ferramentas de crédito. “Nosso aconselhamento é que sempre as pessoas criem um orçamento que comprometa até 80% das receitas. Os 20% restantes devem ser destinados a uma reserva, a um investimento em patrimônio e a uma melhor qualidade de vida”, explica Helder. TRIBUNA DO NORTE
Whindersson Nunes retorna a Natal com o espetáculo “Isso Definitivamente Não é um Culto”
Foto: Divulgação Após o sucesso de “Isso Não é um Culto”, que percorreu o Brasil em 2023, Whindersson Nunes está de volta aos palcos com um novo espetáculo que promete ainda mais humor, reflexão e irreverência. O comediante apresenta em Natal o especial inédito “Isso Definitivamente Não é um Culto”, nos dias 31 de outubro (sexta-feira), às 21h, e 1º de novembro (sábado), às 18h e 21h, no Teatro Riachuelo. A abertura da casa acontecerá uma hora antes de cada apresentação. Os ingressos estão disponíveis no site uhuu.com e também na bilheteria do Teatro Riachuelo, que funciona de terça a sábado, das 14h às 20h, exceto feriados. Com ironia e sagacidade, Whindersson aborda no espetáculo temas como o fim do mundo, religião, redes sociais, atualidades e dilemas existenciais, sempre de forma bem-humorada e instigante. O show tem classificação indicativa de 16 anos, sendo necessária a presença de pais ou responsável legal para menores de idade. Além da meia-entrada prevista em lei para estudantes, professores, idosos e pessoas com deficiência, o espetáculo também oferece condições especiais de acesso ao público. Clientes Unimed Natal têm direito a 50% de desconto em um ingresso, o mesmo benefício é válido para clientes CashMais e colaboradores da RedeMais, nesse caso exclusivamente na bilheteria. Já os titulares do Cartão Riachuelo podem adquirir até dois ingressos por CPF com 30% de desconto. Todos os descontos são limitados, pessoais e não cumulativos. Com realização da Non Stop Produções e Art Rec Produções e produção local da Viva Entretenimento, “Isso Definitivamente Não é um Culto” promete ser uma experiência única para quem gosta de humor com identidade, trazendo de volta Whindersson Nunes aos palcos potiguares em duas noites que vão unir risadas, reflexões afiadas e a espontaneidade que transformou o artista em um dos maiores nomes da comédia no Brasil. PONTANEGRANEWS
Prefeita Nilda se reúne com representantes do transporte escolar privado de Parnamirim
A prefeita de Parnamirim, Nilda, se reuniu nesta quinta-feira (25) com representantes do transporte escolar privado do município para tratar de melhorias na categoria e discutir a minuta do projeto de lei que irá ordenar e disciplinar a atividade na cidade. O encontro, intermediado pelo vereador Professor Ítalo, marcado pelo diálogo e pela escuta ativa, reforçou a importância do transporte escolar como um serviço essencial para a rotina de milhares de famílias parnamirinenses. O objetivo da gestão é garantir um serviço que funcione com qualidade, segurança e responsabilidade, sempre cuidando e protegendo as crianças e adolescentes. Durante a reunião, os profissionais apresentaram propostas e reivindicações à gestão municipal. A equipe técnica da Prefeitura irá avaliar cada sugestão para contribuir na elaboração do projeto de lei que será encaminhado ao Executivo. A futura legislação trará normas rígidas para regulamentar a atividade, buscando assegurar tanto a valorização da categoria quanto a tranquilidade das famílias que dependem do transporte escolar. De acordo com a prefeita Nilda, a construção do projeto será feita de forma conjunta e transparente. “Estamos abertos ao diálogo, ouvindo as necessidades dos trabalhadores e garantindo que a regulamentação contemple a todos, mas sempre com foco principal no bem-estar dos estudantes”, completou. Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Parnamirim – ASCOM
Parnamirim reforça estoque de psicotrópicos no CIS
A Prefeitura de Parnamirim segue comprometida em garantir a qualidade de vida e o direito à saúde da população. Nesta quarta-feira (24), a farmácia do Centro Integrado de Saúde (CIS), em Santos Reis, foi reabastecida com medicamentos psicotrópicos que beneficiam cerca de 10 mil pacientes do município. Já na manhã de hoje, os usuários começaram a receber os remédios, que incluem quase trinta tipos de medicamentos de receita controlada. Entre eles estão Amitriptilina, Clonazepam, Haloperidol, Depakene, Biperideno, Carbonato de Lítio, Fenobarbital, Nortriptilina e Diazepam. Apenas o Fluoxetina será disponibilizado a partir desta sexta-feira (26). Para ter acesso, é necessário comparecer ao CIS portando a receita emitida pela rede municipal de saúde e o cartão do SUS. A ação representa mais tranquilidade para milhares de pessoas que dependem desse medicamento para garantir seu tratamento de saúde. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Inspetor da STTU alerta para “golpe do QR Code” em patinetes elétricos
O uso dos patinetes elétricos tem sido uma febre em Natal. Em meio à novidade, o inspetor Thales Galvão, da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), alertou os usuários para o “golpe do QR Code”. A prática, segundo ele, consiste na colagem de um QR Code falso no lugar do original no patinete, que direciona o pagamento para a conta do golpista. “Já existe relatos de maus elementos usando QR Code falso. E aí, o cidadão que não conhece ainda bem o serviço vai lá, aponta a câmera para o QR Code falso e direciona diretamente para a conta do estelionatário”, disse o inspetor. É importante frisar que o QR Code original direciona o usuário para o aplicativo da JET, empresa responsável pelo serviço em Natal. Pelo aplicativo, a pessoa tem a opção de fazer a recarga pelo Pix ou pelo cartão de crédito. TRIBUNA DO NORTE
CCJR aprova projetos de Ubaldo relacionados à saúde e cultura
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, nesta terça-feira (23), dois projetos de lei de autoria do deputado Ubaldo Fernandes, que tratam de temas relacionados à saúde e cultura. O Projeto de Lei nº 362/2025 institui a Campanha Estadual de Conscientização sobre a Saúde Muscular do Idoso, a ser realizada anualmente no mês de julho. A iniciativa busca conscientizar a população sobre os riscos da perda de massa muscular no envelhecimento, estimular hábitos saudáveis, promover mutirões de avaliação e capacitar profissionais de saúde para diagnóstico precoce, garantindo mais autonomia e qualidade de vida à população idosa. Já o Projeto de Lei nº 349/2025 reconhece o Dia do Evangélico como Patrimônio Cultural, Religioso e Imaterial da cidade de São Tomé/RN, reforçando a valorização da fé e a importância do segmento evangélico na vida comunitária e espiritual do município. Ao destacar a aprovação das matérias, Ubaldo ressaltou a relevância dos projetos: “São iniciativas que refletem o compromisso do nosso mandato com diferentes áreas da sociedade potiguar: o cuidado com os idosos e a valorização da fé. Seguiremos trabalhando para aprovar medidas que façam diferença concreta na vida da população.” #PoderLegislativo #DeputadoEstadual #UbaldoFernandes #RioGrandedoNorte
Mineração do RN gera 10 mil empregos diretos e movimenta a economia
Engenheiros de minas, geólogos, técnicos em mineração, seguranças do trabalho, mineradores, maquinistas, soldadores, entre outros. Setor em expansão no Rio Grande do Norte, o segmento de mineração gera pelo menos 10 mil empregos diretos e movimenta toda uma cadeia econômica e de prestação de serviços no estado. Os dados são da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN (Sedec-RN) e do Sindiminerais-RN. No interior do estado, empresas novas e tradicionais do ramo contratam mão de obra, ao passo que o ecossistema amplia a profissionalização com ações, cursos e pesquisas. Um dos beneficiados com a exploração mineral no Rio Grande do Norte é o engenheiro de minas Brunno Andrade, 33 anos. Natural de Currais Novos, ele conta que sempre teve encantamento com a produção mineral na cidade com as extrações de scheelita na Mineração Tomaz Salustino, uma das empresas do ramo mais tradicionais do estado e do Brasil. Na empresa, são gerados cerca de 150 empregos diretos. Após se formar em Mineração no IFRN e ser aprovado no curso de Engenharia de Minas na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Brunno ingressou na Mina Brejuí como estagiário e ascendeu ao cargo que ocupa hoje, sendo responsável técnico da empresa e coordenador das atividades de lavra e beneficiamento de scheelita. “Sou nascido e criado em Currais Novos. Fiz o técnico em Mineração em Natal e na época tinha o estágio obrigatório. Quando vim estagiar na Tomaz Salustino eu tinha 21 anos e me encantei pela primeira vez quando fui no subsolo com a minera-light. Vi a scheelita em sua fluorescência e a partir dali vi que era o que eu queria para a vida”, lembra o engenheiro de minas. “No final do estágio passei para a UFCG. A empresa me deu oportunidade, pagou uma bolsa para me auxiliar como estudante. Me formei em 2019 e fui admitido no quadro da empresa. Estou satisfeito com minha escolha. Tenho um sentimento de orgulho de fazer parte da Mineração Tomaz Salustino, sendo uma porção dessa história de 82 anos”, explica o curraisnovense, que se orgulha de trabalhar numa empresa “perto de casa” e na área que sempre sonhou. Em cidades como Parelhas, a empregabilidade beneficia jovens recém-formados em cursos técnicos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que oferece o curso de Mineração tanto no município do Seridó quanto no campus Natal-Central. A jovem Valdéria Lima, de 21 anos, conquistou rapidamente um trabalho na Armil Mineração/Casa Grande Mineração (CGM), que juntas empregam cerca de 500 pessoas diretamente. Ela entrou na empresa como técnica, mas rapidamente alcançou o cargo de fiurista, operando uma máquina que corta as rochas ornamentais da empresa. “Quando entrei no curso de Mineração, não tinha tanto interesse. Após aprofundar, visitarmos as minas, comecei a me interessar mais. Quando terminei o curso, pedi uma oportunidade de trabalho ao meu professor. Queria fazer Engenharia de Minas. A primeira que apareceu era na Angola, mas não tive coragem de ir. Passaram-se alguns meses e apareceu uma chance aqui na empresa. Deu certo. Passei 8 meses e ganhei a classificação de operadora de máquina de fio diamantado com um ano e agora estou nessa função. Entrei como técnica”, explica. O presidente do Sindicato da Indústria da Extração de Metais Básicos e Minerais Não-Metálicos do RN (Sindiminerais-RN), Mário Tavares, aponta que a pujança do setor no estado gera empregos em diferentes áreas. “A expectativa é de que esse número cresça com a chegada da Aura com a exploração de ouro”, explica. “As pesquisas apontam que cada emprego na mineração gera outros cinco. Ou seja, se olharmos indiretamente geramos 2.500 empregos”, exemplifica o sócio-proprietário da Armil Mineração, João Leal Eulálio. Parceria amplia produção de caulim em Equador Um projeto inovador, fruto de uma parceria entre a iniciativa privada e uma cooperativa de trabalhadores em Equador, a 220km de Natal, tem modificado a realidade de mineradores e propiciado oportunidades de emprego e renda. No projeto, mineradores e beneficiadores trabalham juntos num sistema de “ganha-ganha” para extração, beneficiamento e venda de minério de caulim. A extração faz parte de um Arranjo Produtivo Local de Base Mineral (APL). O caulim é utilizado na fabricação de cerâmica, papel, refratários e borrachas, por exemplo. O projeto conta com apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Na prática, a Cooperativa dos Trabalhadores de Minério e Agricultura do Equador e Seridó (COOTMAES) é detentora dos títulos minerários, mas não possui maquinário para extração, tampouco infraestrutura para beneficiamento, que é fornecida pela Associação dos Produtores de Caulim e Minérios de Equador (APCE). Com a parceria, há um valor agregado para os mineradores. O beneficiamento do caulim aproveita pilhas de resíduos de minérios como quartzo, feldspato e tantalita, por exemplo. Nesse sentido, em 2008 foi criada a Cooperativa dos Trabalhadores de Minério e Agricultura do Equador e Seridó (COOTMAES), com intuito de organizar e legalizar a extração. Em 2022, surgiu a Associação dos Produtores de Caulim e Minérios de Equador (APCE), com 11 empresas associadas. “A extração é de que forma? A cooperativa é detentora das áreas e das frentes de lavras. Temos os equipamentos, fazemos uma parceria entre a gente, numa negociação em que extraímos esse material na área da cooperativa. Esse acerto do maquinário é feito com pagamento do material e é feito esse cálculo entre a gente”, explica o presidente da APCE, Anchieta Filho. “É um associativismo e o cooperativismo trabalhando em ação”, acrescenta. “A cooperativa foi fundada com esse objetivo: o garimpeiro e o empresário se unirem na extração e no beneficiamento. Estamos conseguindo isso agora, depois da fundação da associação, e essa é a parceria real do cooperado com a empresa”, explica Clemente Alves, presidente da COOTMAES, vinculada à OCERN. “Eles ficam com um produto e nós ficamos com outro”, acrescenta. As operações minerais na região, conhecida como Província Pegmatítica da Borborema/Seridó e situada entre os estados do RN e da Paraíba, remontam a década de 1980. Segundo explica o professor Antônio Pedro Ferreira Sousa, da UFCG,