Opções culturais disponíveis entre esta quinta-feira (30) e quarta-feira (5) foram reunidas pelo g1. Paulinho tá on: Cláudia Leitte apresenta show “Intemporal” em Natal O fim de semana em Natal começa com show especial de Claudia Leitte, nesta quinta-feira (30), no Teatro Riachuelo. O mesmo palco recebe Whindersson Nunes em três sessões de “Isso Definitivamente Não é um Culto”, na sexta (31) e no sábado (1º). A agenda também tem opções de halloween pela capital potiguar, além de Ferro na Boneca no Rastapé Casa de Forró, o Festival Groove na Casa de Apostas Arena das Dunas e “A Invenção do Nordeste” na Casa da Ribeira. Whindersson Nunes se apresenta em Natal nesta sexta e sábado — Foto: Matheus Freitas O g1 reuniu dicas culturais disponíveis a partir desta quinta-feira (30) até quarta-feira (5). Veja abaixo: Quinta-feira (30) Claudia Leitte – Intemporal Cantora Claudia Leitte fará show nesta quinta (30) em Natal — Foto: Nara Fassi Quinta Que Te Quero Samba – com Batuque de um Povo Sexta-feira (31) Whindersson Nunes – “Isso Definitivamente Não é um Culto” Whindersson Nunes fala da dependência de álcool e do diagnóstico de altas habilidades Amanda & Ruama e Fabinho Miranda no Afonso Ferro na Boneca e Will Di Paiva no Rastapé Halloween da Black Sheep 1° Raulloween – Gustavo Cocentino e convidados Halloween do Wesley’s 2025 Sábado (1º) Festival Groove – Alphorria, Uskaravelho, United, André Rangell, Sueldo Soares e Alan Persa Burburinho Festival de Artes – Khrystal e Rosa de Pedra Halloween da Rua Chile Gil Bala na Malca Johnny Cortez e Socorro Lima no Buraco da Catita Alinne Reis e Felipe Xegado no Rastapé Domingo (2) Cinderela em Toda Cidade Tem “A Invenção do Nordeste” na Casa da Ribeira Segunda-feira (3) Segunda de Vagabundo Quarta-feira (5) Projeto Seis e Meia apresenta Biafra Biafra canta ‘Leão Ferido’ G1RN
Câmara entrega Comenda José Siqueira
Nesta quarta-feira (29), a Câmara Municipal de Parnamirim realizará uma sessão solene para entregar a Comenda José Siqueira de Paiva, que será entregue para homenagear empresários que se destacaram e ajudaram no desenvolvimento de Parnamirim. A sessão ocorrerá no Plenário Dr. Mário Medeiros, às 18h30, sendo uma proposição do vereador Eurico da Japão. #PoderLegislativo #ParnamirimRN #Política CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Câmara de Parnamirim terá horários alterados nesta quinta (30) e não funcionará dia 03 de novembro
A Câmara Municipal de Parnamirim informa aos cidadãos, servidores e colaboradores que o horário de funcionamento para atendimento externo será alterado nesta quinta-feira (30) de outubro e que a Casa não funcionará no dia 03 de novembro. Nesta quinta-feira (30), o funcionamento da Câmara será em expediente interno, no horário das 8h às 12h. A mudança ocorre em virtude da realização da comemoração do Dia do Servidor Público, uma data especial dedicada a homenagear os profissionais que trabalham para o Legislativo Municipal. Suspensão das Atividades em 03 de Novembro Já na segunda-feira, 03 de novembro, a Câmara Municipal não haverá expediente. O recesso se deve à transferência do ponto facultativo do Dia do Servidor Público (originalmente celebrado em 28 de outubro) para esta nova data. Devido ao ponto facultativo, os atendimentos em todos os setores da Casa estarão suspensos no dia 03/11, incluindo: Sala do Cidadão, Escola do Legislativo, Procon e os atendimentos nos gabinetes dos vereadores. O atendimento ao público e as atividades em geral retornarão normalmente na terça-feira, 04 de novembro, nos horários habituais. Serviço: #PoderLegislativo #ParnamirimRN #Política CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
CCJR aprova PL de Ubaldo que proíbe fabricação, distribuição, comercialização e uso de armas de bolas de gel no RN
Na manhã desta terça-feira (28), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, aprovou importantes projetos de lei de autoria do deputado estadual Ubaldo Fernandes, que seguem agora para tramitação e posterior sanção pelo Governo do Estado. Entre as matérias aprovadas, destaca-se o Projeto de Lei nº 545/2024, que proíbe a fabricação, distribuição, comercialização e uso de armas que utilizem bolas de gel como munição no Estado do Rio Grande do Norte. A proposta tem como objetivo preservar a segurança pública e prevenir acidentes envolvendo esses dispositivos, popularmente conhecidos como gel blasters, que apresentam grande semelhança visual com armas de fogo reais e podem causar confusões em abordagens policiais, além de representar riscos à integridade física de crianças e adolescentes. Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 377/2025, que reconhece como Patrimônio Material, Cultural, Religioso e Histórico do Estado a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, localizada no município de São Tomé. O reconhecimento valoriza a importância histórica e religiosa do templo, cuja origem remonta ao final do século XIX e que se tornou símbolo de fé e identidade do povo são-tomeense. Outro projeto de destaque é o PL nº 458/2025, que reconhece a Noite Especial Gospel do Seridó, de Currais Novos, como Patrimônio Cultural, Histórico e Religioso do Estado. O evento, criado em 2004, reúne anualmente milhares de fiéis e artistas evangélicos em uma grande celebração de fé, música e solidariedade, consolidando-se como uma das manifestações mais significativas da cultura cristã potiguar. A CCJR também aprovou o PL nº 454/2025, que reconhece como de Utilidade Pública Estadual a Associação Desportiva do Agreste Potiguar (ADAP), sediada em Santo Antônio. A entidade atua na promoção do esporte e inclusão social na região do Agreste, fomentando o desenvolvimento humano e o protagonismo de jovens atletas. E, por fim, foi aprovado o PL nº 392/2025, que denomina a futura Central do Cidadão da Ribeira, em Natal, como “Central do Cidadão Presidente Café Filho”, em homenagem ao potiguar que chegou à Presidência da República e marcou a história política do país. “Essas matérias refletem o compromisso do nosso mandato com a segurança pública, a valorização do patrimônio cultural e religioso, e o fomento ao esporte e à cidadania. São iniciativas que fortalecem nossa identidade e promovem o bem-estar coletivo do povo potiguar”, destacou o deputado Ubaldo. #PoderLegislativo #DeputadoEstadual #UbaldoFernandes #RioGrandedoNorte
Sem saber que estava grávida, mulher dá à luz no meio da rua na Grande Natal
Maria Vitória nasceu saudável, segundo vizinhas e família, e foi para uma maternidade. A mãe, Maria Rosália, havia sentido fortes dores na barriga e caiu na rua, quando deu a luz. Mãe deu à luz na rua, em Parnamirim, na Grande Natal Uma mulher deu à luz a uma bebê no meio da rua, nesta terça-feira (28), na cidade de Parnamirim, na Grande Natal. O parto aconteceu com a ajuda de vizinhas, que contaram que a mulher não sabia que estava grávida. A bebê, que ganhou o nome de Maria Vitória, nasceu saudável. Ela e a mãe, Maria Rosália, de 36 anos, foram levadas após o episódio para a Maternidade Divino Amor, em Parnamirim. O fato aconteceu na rua Regina Alves de Andrade, por volta das 12h. Maria Rosália começou a sentir dores dentro de casa, e o marido foi pedir ajuda às vizinhas para levá-la a uma unidade de saúde. Quando a mulher saiu de casa para entrar no carro, caiu na rua e não conseguiu mais levantar. “A dor foi tão grande que ela ‘arriou’ nos meus braços, que eu tive que deitar ela”, contou a vizinha, a dona de casa Andreza Duarte do Nascimento. Segundo as vizinhas, a Maria Rosália relatava sentir muitas dores, principalmente na barriga, e começou a sangrar na rua. Bebê nasceu no meio da rua, na Grande Natal — Foto: Redes sociais “A gente levantou várias coisas [suspeitas]. Rins… tudo a gente imaginou. Mas a gente não imaginou que seria ela estar em trabalho de parto”, contou a vizinha Vitória Larissa Lopes. “Depois que ela começou a sangrar muito, eu disse: ‘Tem alguma coisa errada. Ela deve estar parindo’”, concluiu. As vizinhas relataram que a própria mulher avisou que sentiu algo entre as pernas. “Quando eu olhei já era criança”, relatou a vizinha Andreza Duarte. “Eu falei: ‘Pode abrir as pernas e só fazer força que ela já está saindo’. Foi o que ela fez, deu o último grito e fez força, aí a criança saiu. Eu só fiz botar [a bebê] em cima dela”, completou. Parto possível pela ajuda de moradores, diz vizinha Como a mãe não conseguia se levantar da rua por conta das dores, as vizinhas tentaram montar um cenário mais confortável diante da situação para o parto. Por isso, a protegeram do sol com um guarda-chuva, colocaram travesseiros e também lençóis por baixo dela e para proteger a bebê. As vizinhas também conseguiram uma fralda para colocar na bebê. Vizinhas que ajudaram no parto da menina Maria Vitória, em Parnamirim — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi A dona de casa Fátima Serafim contou que algumas das pessoas que ajudavam começaram a chorar, nervosas com a situação, e depois de emoção. “Eu já pari 7, até hoje eu tenho medo de parir, imagina uma pessoa ver um parto, uma coisa que nunca viu”, relatou. Fátima contou que o parto só foi possível naquele momento por conta de uma ajuda de muitos moradores. E que, para eles, foi uma sensação de vitória ter dado tudo certo. “Uma pessoa tem um filho no meio da rua e tem muita gente que ajudou para isso. Estamos nos sentindo vitoriosos”, contou. “Foi um momento maravilhoso. Assim, ter salvado vidas, né? Não só a dela, mas a da mãe também. A criança e a mãe. Então, foi maravilhoso”, concordou a vizinha Vitória Lopes. “Foi um momento emocionante que eu vou levar para o resto da minha vida”, completou. A dona de casa Fátima Serafim contou que, como a mulher não sabia da gravidez, ela está está precisando de ajuda para roupa e alimentação da bebê, já que não tem enxoval. G1RN
Câmara realizou 16ª reunião da Comissão de Constituição, Legislação e Redação Final (CCJ)
A Comissão de Constituição, Legislação e Redação Final (CCJ) da Câmara Municipal de Parnamirim teve sua 16ª reunião na tarde desta segunda-feira (27/10). Estiveram presentes os vereadores Prof. Ítalo Siqueira (presidente da comissão), Dr. Jonas Godeiro, Michael Borges, Prof. Diego e Rafaela de Nilda, além da procuradora da Casa Legislativa, e dos assessores dos vereadores. Após a leitura da ata da reunião anterior, foram distribuídos 22 projetos de lei, dos quais quatro são reapresentações e cumprimentos de solicitações anteriores da CCJ pelos gabinetes dos vereadores proponentes. A seguir foram analisadas ao todo 24 pareces elaborados pelos vereadores componentes da comissão, sendo 12 aprovados diretos, 4 aprovados mas remetidos para pareceres de outras comissões, 6 devolvidos aos gabinetes de origem para modificações e 2 arquivados. A próxima reunião da CCJ está agendada para o dia 10 de novembro. A meta, de acordo com o presidente da comissão, vereador Prof. Ítalo, é zerar a pauta integralmente na próxima reunião da CCJ, para que os membros possam focar exclusivamente no Plano Plurianual (PPA) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). A íntegra da sessão desta segunda-feira pode ser assistida pelo canal oficial da Câmara no YouTube, no link https://www.youtube.com/watch?v=c6qdo7f-wg4 #PoderLegislativo #ParnamirimRN #Política CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Câmara homenageou profissionais da medicina com a Comenda Dr. Marcondes Luiz Bezerra de Melo
Na noite desta quarta-feira (22), a Câmara Municipal de Parnamirim realizou uma sessão solene, por proposição do vereador Irani Guedes, para a entrega da Comenda de Honra ao Mérito Dr. Marcondes Luiz Bezerra de Melo. A honraria é concedida pela Casa Legislativa a profissionais da medicina que se destacam pela excelência no exercício da profissão e pela dedicação à população parnamirinense. Durante a cerimônia, a médica pediatra e neonatologista Júlia Ferreira discursou em nome dos homenageados, destacando o papel da empatia e do compromisso humano no exercício da medicina. “Eu escolhi Parnamirim para cuidar e me dedicar, e a cada vida acolhida, cada história acompanhada representa um capítulo dessa caminhada”, afirmou a médica. O vereador Irani Guedes, autor da proposição, ressaltou a relevância do trabalho desenvolvido pelos profissionais da saúde no município e expressou seu reconhecimento pelo empenho e zelo com que atuam. #PoderLegislativo #ParnamirimRN #Política CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Câmara realizará sessão solene em homenagem aos profissionais da odontologia
Nesta sexta-feira (24), por proposição do vereador Diego Américo, será realizada uma sessão solene em homenagem aos profissionais da odontologia e aos técnicos em saúde bucal, a partir das 18h, no Plenário Dr. Mário Medeiros. A cerimônia tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais que atuam na promoção da saúde bucal, essenciais para o bem-estar e a qualidade de vida da população. ServiçoSessão Solene: Homenagem aos profissionais da odontologia e aos técnicos em saúde bucalSexta-feira, 24/10, às 18h Vereador Diego AméricoPlenário Dr. Mário Medeiros, Câmara Municipal de Parnamirim #PoderLegislativo #ParnamirimRN #Política CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Câmara de Parnamirim oferece serviço de emissão de carteira de identidade em Pirangi do Norte
A Câmara de Parnamirim levou, nesta quinta-feira (23), a Sala do Cidadão até a Colônia de Pescadores Z56, em Pirangi do Norte. O principal serviço ofertado foi a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, que vai beneficiar cerca de 100 pescadores e familiares desses profissionais. Em junho, o governo federal assinou um decreto que estabelece que os pescadores já cadastrados no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) têm até 31 de dezembro de 2025 para fazerem o novo documento e atualizarem seus dados. O mutirão realizado vem com intuito de assegurar os direitos dessa população, para que eles tenham condições de permanecer exercendo suas atividades laborais. “Para nós esse novo documento é muito importante para ter acesso às políticas públicas”, disse o pescador José Cabral, que assim como os outros pescadores da região precisam da CIN para continuar tendo acesso ao Seguro Defeso e ao Bolsa Família. A coordenadora da associação, Iracilda das Chagas, relatou também que, em 19 anos de funcionamento, a instituição nunca havia recebido nenhuma ação semelhante da Câmara, que é motivo de “grande satisfação”. CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Audiência Pública na Câmara de Parnamirim debate fortalecimento das políticas de Cultura e Desporto
Aconteceu, na noite desta quinta-feira (24), no Plenário da Câmara de Parnamirim, uma audiência pública para Discutir o Fortalecimento das Políticas Públicas de Cultura e Desporto. Por proposição do vereador Thiago Fernandes, a solenidade reuniu representantes das áreas culturais e esportivas e os membros da Comissão de Cultura e Desporto da Casa Legislativa, vereadores Michael Diniz e Rodrigo Cruz. Durante a audiência pública, os convidados e a população presente puderam fazer uso da tribuna para discorrer sobre reivindicação de infraestrutura, financiamento, inclusão social e valorização dos talentos de Parnamirim. “Devido a importância desses assuntos se faz necessário o diálogo para que possamos aprimorar tudo aquilo que foi dito e produzido neste Plenário. Muitos pontos aqui elencados são convergentes e serão levados em consideração”, afirma o vereador Thiago Fernandes. Para assistir a audiência pública completa, basta acessar este link: https://www.youtube.com/watch?v=9RckGk2xAAo Texto: Laura Medeiros, sob supervisão de Kassandra Lopes CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM