O deputado estadual Ubaldo Fernandes recebeu, na noite desta quinta-feira (12), no restaurante Agaricus, o Título de Parlamentar do Ano, concedido pelo Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A solenidade reuniu jornalistas, autoridades, parlamentares, familiares e amigos, em um clima de reconhecimento público ao trabalho desenvolvido pelo deputado ao longo do ano. Durante seu discurso, Ubaldo Fernandes agradeceu à imprensa potiguar pela escolha e destacou que o reconhecimento engrandece sua trajetória e aumenta a responsabilidade do mandato. Ele fez questão de mencionar o presidente do Comitê, Oliveira Wanderley, e dedicou palavras de afeto à esposa Ivanilda e às filhas Heloísa e Isla, que representam, segundo ele, seu maior apoio diário. Também destacou o trabalho da diretora de Comunicação, Marília Rocha, e do diretor da TV Assembleia, Bruno Giovanni, que fortalecem a relação entre o Poder Legislativo e a sociedade. Em tom emocionado, afirmou que o título não é personalista, mas coletivo, pois representa todos os segmentos sociais que acompanham, apoiam e participam do seu trabalho. Segundo o deputado, o reconhecimento é fruto do diálogo, da escuta ativa e da parceria constante com a população. Ubaldo lembrou ainda que tem se orgulhado de representar o Rio Grande do Norte nos congressos da Unale. Segundo ele, parlamentares de todo o país reconhecem o RN como referência pela gestão grandiosa e pelo respeito institucional que a Assembleia Legislativa conquistou, destacando que esse prestígio motiva ainda mais seu trabalho no segundo mandato. O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, também discursou e elogiou a atuação do homenageado. Ezequiel destacou a origem simples de Ubaldo e sua dedicação incansável à vida pública, afirmando que poucos têm uma rotina tão intensa quanto a dele, sempre com a casa cheia, atendendo pessoas de manhã, de tarde e de noite, providenciando transporte, apoio e acolhimento à população. Segundo o presidente, Ubaldo é um verdadeiro “estradeiro”, sempre presente nos municípios e perto das pessoas, o que justifica, de forma incontestável, o reconhecimento concedido pela imprensa. A solenidade foi marcada por emoção, demonstrações de respeito e pela reafirmação do compromisso do deputado Ubaldo Fernandes com a coletividade potiguar e com o fortalecimento do trabalho parlamentar em defesa de quem mais precisa. Estiveram presentes o presidente do Comitê de Imprensa, Oliveira Wanderley; além da diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa, Marília Rocha, e do diretor da TV Assembleia, Bruno Giovanni. A homenagem também foi prestigiada pelos deputados Coronel Azevedo, Eudiane Macedo, Adjuto Dias, Taveira Júnior, Isolda Dantas, Terezinha Maia e Hermano Morais, além dos vereadores Herberth Sena, Léo Souza e Tárcio de Eudiane. A solenidade contou ainda com a presença do diretor-geral da Casa, Augusto Viveiros, e da diretora-geral da Presidência, Dulcinéa Brandão. #PoderLegislativo #DeputadoEstadual #UbaldoFernandes #RioGrandedoNorte
POP Biometria realiza primeira edição em Parnamirim neste sábado (13)
Ação busca alcançar eleitores que possuem título, mas ainda não fizeram a coleta biométrica Parnamirim receberá, neste sábado, 13 de dezembro, a primeira edição do #PopBiometria – Seu voto em suas mãos! no Rio Grande do Norte. A ação acontece na Câmara Municipal de Parnamirim, das 9h às 17h, e tem como objetivo facilitar o acesso dos cidadãos ao cadastro biométrico — que inclui coleta de digitais, fotografia e assinatura. A iniciativa é promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), em parceria com a 50ª Zona Eleitoral, e integra o esforço de ampliar a atualização cadastral no município. Atualmente, Parnamirim possui 141.022 eleitores, dos quais 10.549 ainda não realizaram a biometria. De acordo com a juíza Leila Nunes de Sá, a proposta do #PopBiometria é incentivar os cidadãos a realizarem a coleta dos dados biométricos, etapa essencial que muitos adiaram ao regularizar ou emitir o título de eleitor durante o período da pandemia. Serviços disponíveisAlém da biometria eleitoral, o evento também oferecerá emissão da Carteira Nacional de Identidade, realizada pelo ITEP, e uma série de serviços gratuitos de beleza, como corte de cabelo, esmaltação de unhas e design de sobrancelhas, em parceria com o Senac. CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Prefeitura de Parnamirim cria Conselho Municipal de Esporte
Ação marca novo ciclo de gestão, participação social e controle de políticas públicas Excelente notícia para os amantes do esporte, atletas e treinadores! A Prefeitura de Parnamirim acaba de instituir o Conselho Municipal de Esporte com o objetivo de fortalecer a organização, o planejamento e o controle social sobre as políticas esportivas parnamirinenses, criando um espaço permanente de participação da sociedade nas políticas públicas para o setor. O CME ficará vinculado à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) passando a atuar como instância consultiva e deliberativa, no acompanhamento de recursos, projetos e decisões estratégicas voltadas à prática esportiva. Além de atuar junto ao poder público, o CME também vai estimular a participação da sociedade na gestão esportiva do município, abrindo espaço para que entidades, atletas e usuários dos serviços possam opinar e acompanhar as decisões. Com isso, a cidade passa a contar com uma instância permanente de diálogo e controle social sobre o esporte, alinhada às diretrizes de políticas públicas em nível estadual e federal. Para a prefeita Nilda Cruz, a criação do Conselho marca o início de um novo ciclo de gestão democrática e de controle social na cidade. “Esperamos garantir que as decisões sobre o esporte sejam construídas junto de quem vive a realidade das quadras, dos campos e dos muitos projetos sociais. Esse novo órgão vai nos ajudar a planejar melhor, aplicar com mais transparência os recursos públicos e ampliar o acesso da população às atividades físicas, de lazer e de inclusão social”, disse. O CME vai se reunir mensalmente e será formado por 12 membros titulares e seus respectivos suplentes, reunindo representantes do poder público e de associações de pessoas com deficiência, academias ou centros de treinamento e clubes ou associações esportivas. A composição garante a participação da sociedade civil, ampliando a pluralidade de vozes nas decisões sobre o esporte na cidade, uma das prioridades da atual gestão. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Prefeitura realiza I Fórum Comunitário do Selo Unicef 2025-2028
Objetivando a construção e aprovação do Plano Municipal pelos Direitos das Crianças e Adolescentes do nosso município, a Prefeitura de Parnamirim por meio da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), realizou na manhã da última quarta-feira (10) o I Fórum Comunitário do Selo Unicef edição 2025-2028. A construção do Plano tem grande importância para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para o público infanto-juvenil de Parnamirim, pois é ele que norteará as ações estratégicas voltadas à infância e adolescência, para que eles tenham um futuro mais justo, inclusivo e sustentável. Além de cuidar de nossas crianças e adolescentes, também fortalece a intersetorialidade, unindo os Sistemas de Garantia de Direitos, aos profissionais das redes de Assistência Social, Saúde, Educação, Esporte e Cultura, aos mobilizadores, conselheiros tutelares e representantes da sociedade civil, ao Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e a todos que contribuem para esta grande construção coletiva. O evento foi agraciado com apresentação do Quinteto de Música da Semuc, das crianças do Projeto Nas Asas do Louvor, além da presença de algumas autoridades e representantes dos segmentos, como a Articuladora Municipal do Selo UNICEF e Secretária da Assistência Social, Fativan Alves; a Presidente do COMDICA, Rozi Pontes; o representante do Quilombo Moita Verde, Maxsuel Fernandes; o NUCA, representado através dos adolescentes Samir Lopes e Felícia Andrade do Nascimento; e a Conselheira do Tutelar, Cristiane Alves. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Prefeitura de Parnamirim realiza dois eventos esportivos nesta semana
Parnamirim será palco de dois importantes eventos esportivos nos dias 13 e 14 de dezembro. As competições vão reunir atletas de diferentes categorias, consolidando a cidade como polo de incentivo ao esporte municipal. Festival da Escolinha Municipal de Esporte (Emep) No sábado (13), acontece a continuação do Festival da Escolinha Municipal de Esporte, que será realizado a partir das 8h, no Campo do Mamão, em Passagem de Areia. O evento integra a agenda municipal de promoção do esporte entre os jovens e oferece oportunidades de prática e desenvolvimento das modalidades esportivas, como o futebol. Final da Liga Parnamirim de Talentos Futebol Já no domingo (14), a cidade acompanha a grande final da Liga Parnamirim de Talentos Futebol, no Potiguar Esporte Clube, Centro da cidade, a partir das 14h. Os confrontos vão reunir os principais destaques nas seguintes faixas etárias: As disputas prometem entrega e futebol de qualidade, com os melhores talentos de Parnamirim em campo, demonstrando o alto nível da competição municipal. Ambos os eventos reforçam o compromisso da administração municipal com a formação de novas gerações através do esporte, proporcionando espaços para o desenvolvimento integral dos jovens atletas. Toda a população é convidada a acompanhar as disputas e vibrar com cada conquista, especialmente as famílias dos jovens atletas.
Parnamirim realiza I Fórum Comunitário UNICEF no próximo dia 10
A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), realizará na próxima quarta-feira (10), às 8h no Auditório da Escola Municipal Augusto Severo, o I Fórum Comunitário UNICEF 2025-2028. O Fórum é realizado de forma intersetorial, onde de forma coletiva as Secretarias de Assistência Social (Semas), da Mulher e Direitos Humanos (Semmud), da Saúde (Sesad), de Educação (SME), Conselho Tutelar e Comdica, abrem um espaço para diálogo, escuta, construção e aprovação do Plano Municipal pelos Direitos das Crianças e Adolescentes do nosso município. Além da aprovação do Plano, será um momento onde o poder executivo municipal, ao lado da comunidade, discutirá sobre o fortalecimento das políticas públicas que visam garantir a promoção e proteção integral dos direitos do público infanto-juvenil de Parnamirim. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Prefeitura realiza solenidade de inauguração do CMEI Tio Hermes
Foi realizada na manhã desta terça-feira (9) a solenidade de inauguração oficial do Centro Municipal de Educação Infantil Tio Hermes, localizado no bairro Nova Esperança, onde a Prefeitura de Parnamirim por meio da Secretaria Municipal de Educação investiu numa reforma completa com o objetivo de promover e garantir um espaço de aprendizagem digno para as crianças e o corpo docente da unidade. O evento contou com a presença emocionante de Dona Raimunda, viúva do Tio Hermes homenageado como patrono da unidade. Dona Raimunda, com muito amor e admiração, relembrou da trajetória de vida ao lado do marido e como ele lutou para ajudar as crianças da comunidade. “Eu fico muito emocionada com essa homenagem, pois ele era um homem forte, humilde e muito trabalhador”, disse. O CMEI passou por reformas que incluem revitalização da pintura em toda unidade, como manutenção estrutural, serviços de pintura, revisão elétrica, revisão hidráulica, melhorias na acessibilidade, pequenos consertos de portas e janelas, manutenção do telhado, entre outros. “Nós acreditamos na educação, nós sabemos o que passamos no nosso dia a dia para acolher as crianças e seus familiares, sentimos o quanto é importante investir cada vez mais na infraestrutura para melhorias de trabalho, dessa forma, tudo que estiver ao nosso alcance, iremos fazer por uma educação de respeito e qualidade”, disse a Prefeita Nilda Cruz. Também se fizeram presentes algumas autoridades importantes como a Secretária de Educação, Eliza Toscano; o Presidente da Câmara, Dr. César Maia; as Vereadoras Rárika Bastos e Rafaela de Nilda, e outras autoridades da gestão municipal. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Caixa libera múltiplos financiamentos imobiliários e amplia opções para famílias e investidores
Foto: reprodução MDR A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou na terça-feira (9) a retomada da possibilidade de clientes contratarem mais de um financiamento imobiliário simultaneamente com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). A regra estava suspensa há 13 meses, desde novembro de 2024, e agora volta a vigorar para atender à demanda do mercado imobiliário e ampliar alternativas para famílias e investidores. Quem pode solicitar o financiamento Agora, quem já possui um financiamento habitacional ativo na Caixa, incluindo cônjuges e independentemente do regime de casamento, pode solicitar um novo crédito imobiliário via SBPE. As operações com recursos do SBPE oferecem: O presidente da Caixa, Carlos Vieira, afirmou que a liberação da regra ocorreu após flexibilização do compulsório da poupança, uma das alterações do crédito imobiliário divulgadas em outubro. Segundo ele, a mudança aumenta a liquidez do sistema financeiro e ajuda a manter o ritmo de concessão de crédito, mesmo diante da redução dos depósitos em poupança. Outras medidas da Caixa para o mercado imobiliário Além da reabertura para múltiplos financiamentos, a Caixa anunciou recentemente: A Caixa é o principal banco no setor imobiliário, com 67,1% de participação. A carteira imobiliária da instituição atingiu R$ 905 bilhões no terceiro trimestre de 2025, alta de 11,4% em relação ao mesmo período de 2024. Até setembro de 2025, novas contratações somaram R$ 174,4 bilhões. A retomada da possibilidade de múltiplos financiamentos oferece mais oportunidades para famílias e investidores ampliarem suas opções de crédito e realização do sonho da casa própria. Com informações da Agência Brasil Tags deste artigo:Caixa Econômica Federal, casa própria, crédito imobiliário, Destacado, famílias, financiamento imobiliário, imóveis, investidores, investimentos, mercado imobiliário, minha casa minha vida, SAC, SBPE, SFH, Tabela Price PONTA NEGRA NEWS
Caminhão da Mamografia: Prefeitura leva serviço para as UBSs Parque das Orquídeas e Bela Parnamirim
Com o objetivo de ampliar e facilitar o acesso gratuito ao exame de mama, a Prefeitura de Parnamirim vai disponibilizar a Unidade Móvel para as UBSs de Bela Parnamirim e de Parque das Orquídeas, de 15 a 20 de dezembro. Durante todo o ano o serviço vem sendo disponibilizado em locais estratégicos do município, dando oportunidade para as mulheres parnamirinenses realizarem o exame de mama de forma gratuita, acessível e com qualidade. A realização da mamografia nas mulheres acima de 40 anos, é um procedimento essencial para o diagnóstico precoce do câncer de mama, pois uma vez identificado, o público-alvo pode buscar cuidados que abrangem a prevenção, tratamento e recuperação de possíveis anormalidades. O SERVIÇO – Ônibus da Mamografia 15 e 16/12, das 8h às 17hLocal: UBS Parque das Orquídeas – Rua Professora Maria Soliana, nº 252-258 – Emaús. 18 a 20/12, das 8h às 17hLocal: UBS Bela Parnamirim – Rua João Irineu Antunes, nº 1000 – Bela Parnamirim. Documentação necessária:RG e CPF;Cartão do SUS;Encaminhamento médico (se não tiver, o médico da UBS emite na hora);Comprovante de residência. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Balanço legislativo: Ubaldo encerra 2025 celebrando alta produtividade
O deputado estadual Ubaldo Fernandes fecha 2025 com um balanço numérico que traduz a intensidade, a presença e a eficácia de seu mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Membro titular das Comissões de Constituição, Justiça e Redação ede Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos e da Cidadania, integrante da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e presidente das Frentes Parlamentares em Defesa do Setor Pesqueiro e da Pessoa Idosa, Ubaldo também ampliou sua atuação temática e institucional ao longo do ano. Até o início de dezembro, foram 64 projetos de lei protocolados — entre novas proposições e projetos em tramitação — e 44 leis sancionadas até 02/12/2025, resultado de uma atuação legislativa focada em proteger consumidores, ampliar direitos, modernizar serviços e promover inclusão social. Em 2025, Ubaldo também esteve à frente da campanha educativa do Legislativo em parceria com o Procon RN, “Consumo Responsável: Bom pra você, bom pro comércio”, reforçando sua agenda permanente de defesa do consumidor. No âmbito das proposições de fiscalização e demandas locais, o mandato apresentou 143 requerimentos, direcionados a obras, abastecimento de água, saúde, infraestrutura viária, educação e segurança, entre outros serviços essenciais para municípios de todas as regiões do estado. Entre as leis sancionadas, destacam-se medidas de grande impacto social e de proteção ao cidadão: Lei nº 12.030/2025 (Campanha “Fiel Companhia” contra o abandono de animais); Lei nº 12.062/2025 (cartazes contra cyberbullying em espaços de uso de computadores); Lei nº 12.063/2025 (selo “Empresa Amiga das Pessoas Idosas”); Lei nº 12.074/2025 (informações obrigatórias sobre direitos dos passageiros em aeroportos); Lei nº 12.076/2025 (sanções contra combustível adulterado); Lei nº 12.080/2025 (promoções estendidas a clientes pré-existentes); Lei nº 11.130/2025 (cartão digital de vacinação); Lei nº 12.139/2025 (selo AmigoPet); Lei nº 12.333/2025 (Programa “Amor com Patas” para adoção responsável); e Lei nº 12.519/2025 (RG em Braille) — medidas que refletem compromisso com proteção animal, inclusão, defesa do consumidor, saúde e acessibilidade.A atuação parlamentar também se traduz em presença e diálogo: foram realizadas 3 audiências públicas prioritárias em 2025 — sobre Cidadania Digital nas Escolas; Voos para maior conectividade do RN; e Energias Renováveis com Justiça e Sustentabilidade — e promovidas 10 sessões solenes dedicadas à valorização de personalidades e temas de relevância cultural, esportiva e social do estado. Nas bases, o mandato percorreu dezenas de municípios para colher demandas e articular recursos. No período de 2025, as emendas parlamentares somam R$ 4.416.000,00, beneficiando 34 municípios, com investimentos em saúde, infraestrutura, cultura, esporte e agricultura familiar. Os 143 requerimentos apresentados em 2025 incluem pedidos prioritários como o alargamento do trecho da RN-307 (Extremoz–Estivas), reabertura de poços artesianos, ampliação de rede de água em comunidades rurais, destinação de ambulâncias e equipamentos de saúde, recapeamento e operações tapa-buraco em rodovias estaduais, implantação de unidades móveis do Detran, climatização de escolas, construção e requalificação de quadras e reforma de equipamentos públicos — ações concretas que reafirmam a vocação municipalista do mandato. Em números e em ações, Ubaldo Fernandes conclui 2025 com resultados que se traduzem em serviços entregues, direitos ampliados e comunidades atendidas. O balanço confirma um mandato ativo, mobilizado e próximo da população — e aponta para a continuidade do trabalho em 2026, com metas claras de expansão de serviços, fortalecimento das políticas públicas e defesa permanente das prioridades do povo potiguar. #PoderLegislativo #DeputadoEstadual #UbaldoFernandes #RioGrandedoNorte