Com o objetivo de ampliar a vacinação e proteger a população potiguar da dengue, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lança no próximo sábado (17) a campanha Verão Protegido 2026.Play Video A abertura será com um Dia D de mobilização, com todos os municípios convocados a participarem da campanha, que seguirá até após o Carnaval, com o encerramento marcado para 27 de fevereiro. A Sesap orienta aos municípios que sejam criadas estratégias para ações como, por exemplo, postos volantes de vacinação em praias, parques e praças, com ênfase nos imunizantes contra Covid-19, Influenza, HPV e dengue. Além disso, realizar também ações educativas sobre a importância da vacinação, prevenção da dengue e demais doenças como Zika e Chikungunya, e alertar sobre a ocorrência de Doenças de Transmissão Alimentar (DTHA). O foco na dengue se dá especialmente por conta da intensificação do risco de transmissão durante o período de verão. Portanto, a Sesap também orienta que durante o Verão Protegido 2026 as secretarias municipais tomem medidas como a intensificação das visitas às casas e inspeção em prédios públicos para eliminar criadouros, bem como articulações com outras secretarias e órgãos municipais para ampliar a proteção nos locais. TRIBUNA DO NORTE
Guarda Municipal de Parnamirim celebra 6 anos de história e compromisso com o povo
A Guarda Municipal de Parnamirim celebrou no último dia 10 de janeiro, 6 anos de história, que foi construída baseada na coragem, disciplina e compromisso, para proteger, servir e estar ao lado do cidadão, fazendo a diferença na segurança pública do nosso município. São seis anos dedicados à proteção do patrimônio público e ao cuidado com a população. Criada com o objetivo de fortalecer a segurança e promover a ordem nos espaços públicos, a corporação se consolidou como uma importante aliada da comunidade. A GMP vem desenvolvendo um trabalho pautado pela prevenção, pelo diálogo e pela presença constante nos bairros, escolas, praças e eventos oficiais. Com ações educativas, patrulhamento preventivo e apoio a outras forças de segurança, os agentes contribuem diariamente para uma cidade mais segura e organizada. Dessa forma, a gestão municipal tem reforçado cada vez mais o compromisso com a segurança da nossa gente, por meio desses agentes que agem com responsabilidade, respeito e compromisso com o bem-estar coletivo. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Prefeitura de Parnamirim entrega pacote de ruas pavimentadas em Cajupiranga
Além das quatro vias entregues novinhas em folha, um novo conjunto de ruas deve ter os trabalhos iniciados já nos próximos dias. Os moradores de Cajupiranga receberam, nesta semana, o primeiro bloco de ruas pavimentadas entregue pela Prefeitura. A obra já está proporcionando uma sensação de vida nova para os moradores das ruas Antônio Francisco da Silva, Montes Claros, Milton Peixoto Vasconcelos e André Martins da Silva. No total, são mais de 2000 metros de pavimento completamente novo, colocando um ponto final na grande quantidade de areia, poeira e lama nessas ruas. Para a prefeita Nilda Cruz, o serviço confere, além de mobilidade para o trânsito do bairro, mais dignidade para os moradores. “Estamos muito felizes em entregar essa obra tão importante para esse bairro, que com certeza vai mudar para melhor a vida de cada morador que precisa passar por aqui diariamente. É por essas pessoas que estamos trabalhando!”, disse. O projeto de pavimentação no bairro continua. Nas próximas semanas, a RN-313 também deve ser entregue à população completamente duplicada, da BR-101 à rotatória de acesso à Coophab. Por esse trecho trafegam centenas de veículos e pedestres todos os dias. Além dessa obra estruturante, a Prefeitura está preparando um novo pacote de pavimentações para o bairro, dessa vez no conjunto Sonho Verde, onde serão calçadas as ruas Campo do Paraíso, Campo Real, Campo Comprido e Campo Redondo. A Prefeitura de Parnamirim reconhece a importância do trabalho de pavimentação bem feito para o desenvolvimento da cidade. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Ferro na Boneca abre Mais Verão Anasol 2026 neste sábado em Pirangi
Ferro na Boneca abre o Mais Verão 2026 com show gratuito na Praia de PirangiO Mais Verão Anasol 2026 começa neste sábado (10) com muita animação na Praia de Pirangi. A atração de abertura será a banda Ferro na Boneca, uma das mais populares do verão potiguar. O evento acontece em frente ao Bar do Suvaco e terá entrada gratuita.A programação musical começa às 15h30. Com isso, moradores e turistas poderão aproveitar uma tarde de música, lazer e diversão à beira-mar. Além disso, o evento marca o início de mais uma edição de um projeto já consolidado no calendário do verão do Rio Grande do Norte. PONTA NEGRA NEWS
Centro Cultural Trampolim da Vitória: opção gratuita de conhecimento e cultura para férias de janeiro
O local, que fica em Parnamirim, resgata a história da 2ª Guerra Mundial e atraiu quase 37 mil visitantes em 2025. O Centro Cultural Trampolim da Vitória terminou o ano de 2025 celebrando um marco importante: exatamente 36.779 pessoas visitaram o espaço ao longo do ano, vindas de Parnamirim, de todo o Rio Grande do Norte e também de estados vizinhos como Paraíba, Ceará e Pernambuco. O número consolida o local como um dos principais destinos culturais e educativos da região, atraindo cada vez mais escolas, universidades e famílias interessadas em vivenciar um roteiro que une aventura, história e conhecimento. Em dezembro, o Centro Cultural deu mais um passo em sua trajetória de crescimento ao passar a atender também agências de turismo, ampliando seu público e fortalecendo o potencial turístico de Parnamirim e da Grande Natal. Com isso, o espaço se consolida como um ponto de encontro entre educação, cultura e lazer — um programa completo tanto para visitantes locais quanto para turistas. Instalado no antigo Aeroporto Internacional Augusto Severo, o Centro Cultural Trampolim da Vitória oferece uma experiência imersiva que conecta a história da Segunda Guerra Mundial à formação multicultural dos visitantes. Por meio de exposições, acervos fotográficos e visitas guiadas, o espaço preserva a memória de um dos períodos mais marcantes da história mundial, estimulando o aprendizado e a valorização do patrimônio histórico. Neste mês de janeiro, período de férias escolares e de recesso em muitas empresas, visitar o Centro Cultural é uma excelente opção de lazer e aprendizado, tanto para os moradores de Parnamirim quanto para turistas de outras cidades que estão de passagem pela região. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com entrada gratuita. Famílias e pequenos grupos podem visitar livremente, sem necessidade de agendamento. Já grupos com 10 pessoas ou mais devem agendar a visita previamente para que seja disponibilizado um guia profissional que vai apresentar o local e conduzir os visitantes. O agendamento pode ser feito pelos canais oficiais: WhatsApp (84) 98840-4550 ou e-mail cctv@parnamirim.rn.gov.br. Com um formato de atendimento personalizado e crescente procura do público, o Centro Cultural Trampolim da Vitória inicia 2026 com a meta de ampliar suas ações e seguir promovendo o acesso à cultura, à memória e à importante atuação de Parnamirim na Segunda Guerra Mundial. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Biblioteca Municipal realiza evento sobre o Dia Mundial do Braille
Em comemoração ao Dia Mundial do Braille, celebrado no último dia 4 de janeiro, a Prefeitura de Parnamirim por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta quarta-feira (7) na Biblioteca Municipal Elienai Cartaxo, um momento de imersão no mundo Braille, onde contou com a participação de Bruno Lima, do Instituto de Cegos do RN, falando sobre a história, técnica para a escrita e leitura, além de experiências da vivência pessoal. O público presente pôde, além de manusear livros escritos em Braille, que fazem parte do próprio acervo da biblioteca, puderam conhecer ainda sobre o material usado para escrever manualmente chamado reglete, que é uma régua especial usada e a punção, uma espécie de caneta em relevo. Bruno, que é professor cego do Instituto de Cegos do RN, relatou também sobre sua vivência na sociedade, como as dificuldades, convívio e as formas que usa pra lidar com o dia-a-dia. Falou também sobre a história do sistema Braille, desenvolvida pelo francês Louis Braille, que perdeu a visão ainda na infância. O evento faz parte da programação de férias da Biblioteca e reforça o compromisso da gestão com a inclusão e a garantia de direitos das pessoas com deficiência visual. A iniciativa amplia o conhecimento da população sobre acessibilidade, promove a conscientização e contribui para a construção de uma sociedade mais justa. Confira a programação da Biblioteca: 09/01 às 9h: Oficina de Xadrez para iniciantesCom Eric Querino, enxadrista e bibliotecário. 30/01 às 9h: Oficina de Desenho – Celebrando o Dia Nacional das Histórias em QuadrinhosCom Ivan Cabral, escritor e ilustrador (TVU/UFRN). Todas as Quintas às 9h: Mediações de leitura. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Réveillon do Povo: Prefeitura celebra virada do ano com programação histórica e gratuita na Praia de Pirangi
A virada do ano em Pirangi foi marcada por um momento histórico para moradores, visitantes e turistas. Pela primeira vez, a Prefeitura promoveu uma programação especial de Réveillon com dois dias de shows gratuitos, reunindo uma multidão e consolidando o litoral como palco de grandes eventos populares. No dia 31 de dezembro, a orla da Praia de Pirangi foi o cenário da chegada de 2026, recebendo as bênçãos na missa celebrada pelo Padre Murilo, seguido de uma grande festa à beira-mar. O público acompanhou os shows de Zé Filho Sanfoneiro e Pagode do Coxa, e se emocionou com a tradicional queima de fogos, que iluminou o céu e celebrou a passagem de ano em clima de alegria, segurança e confraternização. A programação seguiu no dia 1º de janeiro, levando ainda mais animação para a avenida Dep. Márcio Marinho, com a presença do trio elétrico trazendo Banda Pretta e Chicabana, transformando as ruas em um verdadeiro corredor da folia. Durante os dois dias, Pirangi recebeu um grande público formado por moradores da cidade, visitantes de municípios vizinhos e turistas, movimentando a economia local e fortalecendo o turismo da região. O Réveillon também contou com estrutura organizada, garantindo conforto, limpeza e segurança para quem escolheu celebrar o novo ano no litoral. A virada do ano em Pirangi entra para a história como um Réveillon do povo, que valorizou a cultura, promoveu lazer gratuito e marcou o início do ano com união, música e muita alegria. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Prefeitura de Parnamirim convoca feirantes de Santos Reis para processo de regularização
Com o objetivo de melhorar a estrutura e os serviços oferecidos à população de Parnamirim, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), realiza a partir da próxima segunda-feira (12), um Chamamento Público voltado aos comerciantes (pessoa física ou jurídica) que desejam atuar na Feira Pública de Santos Reis. A Feira, que é considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Parnamirim, acontece no entorno do Mercado Novo todos os sábados. Podem se cadastrar os empreendedores que tenham 18 anos ou mais, residentes em Parnamirim ou cidades vizinhas e que cumpram os requisitos do Edital 001/2026 (disponível em https://diariooficial.parnamirim.rn.gov.br/#/?dom=DOM4825). Serão aceitos cadastros nas categorias de produtos hortifrutigranjeiros, alimentos prontos e/ou processados, artesanato local, confecções e acessórios, produtos naturais, orgânicos e outros itens que passarão por análise técnica da Semsur. Finalizados os cadastros, a Prefeitura fará a alocação dos feirantes com a documentação em dia nos boxes ou áreas previamente definidas. Importante destacar que esse processo não gera vínculo empregatício ou outro privilégio, consistindo em uma autorização de uso de caráter administrativo. O atendimento acontece de 12/01 a 12/02/2026, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e no sábado, das 7h às 13h, no escritório da Administração do Mercado de Santos Reis. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Educação
RN convoca 1.607 aprovados do concurso da Educação Foto: Assecom/Governo do RN O Governo do Rio Grande do Norte convoca 1.607 aprovados do concurso da Educação para reforçar a Rede Estadual de Ensino no início do ano letivo de 2026. O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra, na tarde desta quarta-feira (7). A convocação inclui professores e especialistas em educação e é considerada estratégica pela gestão estadual para garantir continuidade pedagógica, reduzir contratos temporários e fortalecer o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas. Reforço chega no início do ano letivo Ao comunicar a primeira chamada, a governadora destacou a importância do momento para a educação potiguar. Segundo Fátima Bezerra, a chegada dos novos profissionais logo no início do ano letivo amplia a capacidade de acolhimento da rede e melhora o atendimento aos estudantes. O concurso previa inicialmente 598 vagas, distribuídas entre professores e especialistas, conforme as necessidades mapeadas nas 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIRECs). No entanto, o número foi ampliado para 1.607 convocados, garantindo reforço em todas as regiões do estado, do litoral ao sertão. Valorização da carreira e planejamento pedagógico A secretária de Educação do RN, Socorro Batista, afirmou que a convocação representa a retomada de uma política de provimento efetivo após quase dez anos sem concurso na área. De acordo com ela, a medida fortalece o planejamento pedagógico e contribui para a valorização da carreira docente. Ainda segundo a secretaria, a convocação não gera aumento de despesas, pois substitui profissionais temporários por efetivos. A recomposição do quadro também deve sustentar a ampliação de políticas como a Educação em Tempo Integral, prevista para crescer novamente em 2026. Amparo legal e financiamento A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer explicou que a reposição de profissionais está amparada pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que permite contratações nas áreas de educação, saúde e segurança por se tratarem de serviços essenciais. O financiamento das contratações será realizado com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Tags deste artigo:ano letivo 2026, concurso da Educação, Destacado, educação no RN, Fundeb, Governo do RN, professores convocados, rede estadual de ensino PONTA NEGRA NEWS
Festa de Reis em Santos Reis segue com shows até 6 de janeiro
Festa de Reis em Santos Reis continua movimentando a zona Leste de Natal até a próxima terça-feira (6). O evento reúne atrações musicais gratuitas e integra o calendário oficial do Natal em Natal.Além disso, a festa acontece no entorno do Santuário Arquidiocesano de Santos Reis. A programação cultural começa sempre após as celebrações religiosas.A Prefeitura do Natal apoia o evento por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e da Fundação Capitania das Artes (Funcarte). Assim, a iniciativa fortalece as tradições populares e incentiva a convivência comunitária. PONTA NEGRA NEWS