Fotos mostram antes e depois das chuvas no interior do RN — Foto: Daniel Medeiros A primeira imagem, que mostra a vegetação seca, foi registrada em dezembro de 2025. A segunda, com o ressurgimento do verde, é de fevereiro de 2026, após chuvas em Ipueira, no Seridó potiguar. — Foto 1: Daniel Medeiros — Foto 2: Daniel Medeiros Duas fotos do mesmo local, uma em dezembro de 2025 e outra em fevereiro de 2026, mostram a mudança no cenário sertanejo após as chuvas que caíram no início do ano no interior do Rio Grande do Norte. As imagens foram registradas pelo advogado Daniel Medeiros, de 34 anos, na zona rural de Ipueira, cidade localizada a mais de 300 km de Natal, na região Seridó. O casarão que aparece nas fotos é datado de 1875, considerado praticamente um ponto turístico do município, e fica localizado há cerca de 1 km da cidade. O sítio também atrai visitantes devido à presença de pinturas rupestres e é local de passagem obrigatória para pessoas que se deslocam para outras propriedades na zona rural do município. Antes e depois: Fotos mostram transformação de paisagem após chuvas no interior do RN Apesar da mudança na paisagem provocado pela chuva, o advogado afirma que o cenário ainda é de preocupação, porque as precipitações ainda não foram suficientes para encher os reservatórios de água da região. “Apesar do cenário verde, ainda não tivemos boas chuvas para o abastecimento. O reservatório que abastece acidade, o Açude do Martelo, está em um nível crítico, o mais baixo dos últimos 10 anos”, afirmou. Apesar disso, o ressurgimento do verde na mata restaura a esperança dos moradores na região. Nas redes sociais, os seguidores do advogado admiraram a transformação do cenário. “A reação das pessoas é o sentimento de pertencimento ao Nordeste e sua força de transformação. Além das boas lembranças daqueles que tiveram suas infâncias em cenários parecidos”, disse. G1RN
Quem é Tatiana Sampaio? Conheça cientista por trás de remédio para lesão medular
Foto: Digulgação A cientista brasileira Tatiana Lobo Coelho Sampaio, de 59 anos, ganhou destaque nacional e internacional após liderar o desenvolvimento de um medicamento experimental voltado à recuperação de movimentos em pessoas com lesão medular. A pesquisa conta com apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Medicamento experimental já apresentou resultados em pacientes Em entrevista ao apresentador Danilo Gentili, no SBT, Tatiana Sampaio revelou que seis pacientes tetraplégicos já recuperaram movimentos após o uso da substância experimental. Segundo a cientista, o medicamento chamado polilaminina é produzido em laboratório a partir da laminina, uma proteína natural encontrada no corpo humano. “A polilaminina é um produto que a gente faz no laboratório a partir da laminina, que é uma proteína natural, encontrada na placenta da mãe. Os axônios e os neurônios andam por cima da laminina como se fosse uma pista. Na verdade, usar a laminina para regenerar esse tipo de lesão faz todo sentido. O que estamos fazendo é imitar a natureza”, explicou. Como funciona a polilaminina A laminina é uma proteína essencial para a estrutura celular e para a organização do sistema nervoso. Quando aplicada na área lesionada, a polilaminina atua como um suporte biológico que favorece a reorganização das conexões nervosas danificadas. Dessa forma, o tratamento estimula a regeneração neural e pode permitir a recuperação parcial ou total de movimentos, dependendo do caso clínico. Pesquisa desenvolvida ao longo de 20 anos Tatiana Sampaio trabalha há cerca de duas décadas no estudo da regeneração neural. O projeto foi oficialmente apresentado ao mundo em setembro de 2025 e, desde então, tem buscado investimentos para ampliar os testes clínicos. Avaliação da Anvisa e possibilidade no SUS Atualmente, o medicamento está na primeira fase de avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, o Ministério da Saúde autorizou o avanço das análises para possível integração futura ao Sistema Único de Saúde (SUS). Caso as próximas etapas confirmem os resultados iniciais, a descoberta pode representar um marco na medicina brasileira e trazer uma nova esperança para pacientes com lesão medular. Tags deste artigo:Anvisa, Danilo Gentili, Destacado, lesão medular, medicina brasileira, polilaminina, regeneração neural, SBT, SUS, Tatiana Sampaio, ufrj PONTA NEGRA NEWS
RN tem a menor taxa de desemprego na série histórica
Foto: Assecom/Divulgação A taxa de desemprego no Rio Grande do Norte caiu para 8,1% no ano de 2025. Foi a menor taxa anual de desocupação já registrada pelo IBGE desde o início da série histórica, em 2012. Os dados são da Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (20). Em 20 unidades da federação, a taxa de desocupação anual de 2025 foi a menor da série. A taxa de desocupação do país no 4° trimestre de 2025 foi de 5,1%, redução significativa frente ao trimestre anterior (5,6%) e recuando 1,1 p.p. ante o mesmo trimestre móvel de 2024 (6,2%). Já a taxa anual, no país, caiu de 6,6% em 2024 para 5,6% em 2025, a menor taxa anual da série histórica, iniciada em 2012. No ano de 2012, início da série histórica do IBGE, a taxa de desocupação no Rio Grande do Norte era de 10,8%, chegando ao ápice em 2020 (Pandemia da Covid-19), com 16,3%. Em 2024, essa taxa já havia chegado a 8,7%. As maiores taxas anuais de desocupação em 2025 foram de Piauí (9,3), Bahia e Pernambuco (ambos com 8,7%) e Amazonas (8,4). As menores taxas anuais de desocupação foram de Mato Grosso (2,2%), Santa Catarina (2,3%) e Mato Grosso do Sul (3,0%). Políticas de incentivo e estímulo Na avaliação de Hugo Fonseca, secretário adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação do RN (Sedec), as taxas de desocupação foram reduzindo gradativamente a partir de 2022 (pós-pandemia), mas cabe destacar os expressivos avanços a partir do ano de 2023 (10,9%) até chegar ao ano de 2025 — a menor taxa da série histórica —, parte disso resultado das políticas de incentivo e estímulo adotadas pelos governos federal e estadual. Entre as ações da gestão estadual, destacou o Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN – PROEDI. Entre os anos de 2019 e 2025, o Proedi estimulou o incentivo da atividade industrial através da concessão de regime diferenciado de ICMS e assim garantiu o crescimento de 89% da indústria e lima média de 43 novas empresas aderiram ao programa a cada ano. Os dados da Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua apresentados nesta sexta-feira (20), com notado resultado do estado do Rio Grande do Norte, se somam a outros indicadores como a geração de empregos formais apontados pelo Caged, que em 2025 chegou a 15.870 novos postos de trabalho formais no Rio Grande do Norte. Tags deste artigo:desemprego, Destacado, histórica, menor, RN, série, taxa PONTA NEGRA NEWS
Usuários do Centro POP participam da Central do Reciclador durante o Carnaval em Pirangi
Buscando promover inclusão social e ampliar oportunidades de geração de emprego e renda para todos os munícipes parnamirinenses, a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), oportunizou a participação de usuários do Centro POP na Central do Reciclador, projeto pioneiro realizado nos cinco dias de Carnaval, em Pirangi. Quatro usuários da unidade socioassistencial integraram a iniciativa: Everton Wesllei, 24 anos (há 3 meses acompanhado pelo Centro POP), Rafael Salustiano, 25 anos (há três meses na unidade), Leonardo Araújo, 30 anos (há um mês na unidade) e Francisco Fernandes, 38 anos (assistido desde agosto de 2025). Durante a ação, eles atuaram na coleta e venda de materiais recicláveis ainda durante o período de festa, garantindo geração de renda extra. Para Everton e Leonardo, a experiência representou mais do que trabalho: significou autonomia e dignidade. “No Centro POP não nos falta nada. Temos alimentação, local para higiene e descanso. Mas, com essa oportunidade, podemos comprar algo que desejamos, como sandália e roupa nova ou um lanche diferente”, relataram. A Central do Reciclador foi uma estratégia pioneira implementada pela Secretaria de Limpeza Urbana (Selim), buscando, além de conciliar gestão de resíduos, geração de renda, também busca promover a inclusão humana em um mesmo projeto. “A presença dos usuários do Centro POP na Central do Reciclador reafirma o compromisso da gestão municipal com a ressocialização, a inclusão cidadã e a construção de políticas públicas que unem sustentabilidade ambiental e responsabilidade social”, destacou Rose Paiva, secretária da Selim. Serviço Centro POP – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua Horário de funcionamento: Todos os dias, das 7h às 17h.Endereço: Rua Sargento Norberto Marques, nº 220, Centro. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Garis desfilam no Bloco dos Vassourinhas e reforçam importância da limpeza urbana
Buscando garantir organização, segurança e bem-estar para a população, a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Selim), realizou uma grande força-tarefa de limpeza durante todo o período carnavalesco no litoral parnamirinense. Ao todo, 250 profissionais estiveram envolvidos na operação, atuando antes, durante e após os eventos. Após o último dia de festa, as equipes percorreram toda a extensão da Avenida Márcio Marinho, assegurando que o principal corredor da folia fosse devidamente limpo. A atuação também contemplou a Praça São Sebastião e os becos do entorno, que passaram por um trabalho completo de lavagem e higienização. Até esta terça-feira (17), já haviam sido recolhidas aproximadamente 180 toneladas de lixo, resultado do grande fluxo de foliões nos polos de festa. A limpeza também foi intensificada na praia, garantindo organização e preservação. Um dos destaques deste ano foi o investimento em inovação. A operação contou com o uso de varredeira mecânica, sopradores e vassoura elétrica, equipamentos que deram mais agilidade e eficiência ao serviço. Outra novidade que também teve papel importante durante o período do evento, foi a Central do Reciclador, tornando Parnamirim pioneira na oferta do serviço. Um espaço que permitia que catadores comercializassem o material reciclável e recebessem o pagamento na hora. Até o dia 17 de fevereiro, já haviam sido comercializados cerca de 5 mil quilos de recicláveis, fortalecendo a economia circular e gerando renda. Toda a operação foi encerrada com o tradicional Bloco dos Vassourinhas, quando os garis percorreram a avenida regada a diversão e reconhecimento, reforçando a importância do trabalho desses servidores para o sucesso do Carnaval do Povo. Com o encerramento da Operação Verão, o calendário da coleta domiciliar retorna à normalidade, sendo realizada três vezes por semana, conforme cronograma regular. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Carnaval do Povo encerra com multidão em Pirangi
A animação teve continuidade até o último dia do Carnaval do Povo 2026, em Pirangi. Nesta terça-feira (17), Serginho Pimenta e Tarcísio do Acordeon fizeram um grande show na avenida Márcio Marinho e arrastaram uma multidão atrás do trio. Além disso, a festa ainda contou com a presença de Alan Persa no mini trio e no palco Gullian Monte, Jarbas do Acordeon e Jonny Suassuna, garantindo um som diversificado para todos os gostos. Nos pranchões, o ritmo foi comandado por Cavaleiros do Forró, Pedro Lucas, Dirrocha e Vivi Nascimento, que mantiveram a energia e alegria dos foliões. O Carnaval do Povo 2026 encerra nesta quarta-feira de Cinzas (5), com o tradicional Bloco dos Vassourinhas, que terá concentração na Praça São Sebastião a partir das 12h. O bloco promete garantir a diversão de todos, especialmente daqueles que trabalharam para proporcionar um Carnaval tranquilo e seguro. A população também está convidada a participar. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Carnaval do Povo tem segurança e organização garantidas em Pirangi
A Prefeitura de Parnamirim garantiu a segurança e melhor fluidez para motoristas e pedestres durante todo Carnaval do Povo, em Pirangi do Norte. Diariamente, foram reforçados o efetivo de fiscalização e controle de trânsito em locais estratégicos do litoral. Os agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SESDEM) e do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) estão atuando na segurança e organização do tráfego tanto nas vias municipais como estaduais. Entre as ocorrências mais frequentes até o momento, se destacaram os casos de veículos estacionados em lugares proibidos. A garantia de um trânsito tranquilo é um dos fatores que contribuem com uma festa mais tranquila para moradores e trabalhadores. Segurança e Câmeras de MonitoramentoA Prefeitura garantiu um esquema de segurança com mais de 350 agentes da Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Penal, equipes de trânsito municipal e estadual e Corpo de Bombeiros. Além disso, uma equipe com quatro drones e câmeras em locais estratégicos, monitoradas pela Central de Operações Integradas (COI) de Parnamirim, está contribuindo para que o Carnaval do Povo seja seguro, tranquilo e elogiado por muitos foliões. Com esta estrutura, foram registrados apenas casos de furtos e um caso de lesão corporal. Os profissionais estão com contêineres e delegacias fixas e móveis na praça São Sebastião e Avenida Márcio Marinho. Educando Para o TrânsitoDurante o dia, a equipe responsável pela Educação no Trânsito estava na Orla de Pirangi disponibilizando pulseiras de identificação para crianças acompanhadas de seus responsáveis. A inciativa permite que, em caso de perdas, as crianças sejam entregues aos seus pais com mais facilidade. Na ocasião, também realizaram entrega de material educativo e ação nas faixas de pedestres. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Prefeitura garante organização e bem-estar no Carnaval de Pirangi
A Prefeitura de Parnamirim reforçou o compromisso com a organização e o bem-estar dos foliões durante o Carnaval do Povo, em Pirangi do Norte. Além da programação festiva, a estrutura do evento conta com a atuação diária das equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMUR). Entre os principais serviços realizados, os agentes ambientais realizam vistoria e orientação aos ambulantes que atuam no evento. A fiscalização tem como objetivo orientar e assegurar que apenas os comerciantes previamente cadastrados possam trabalhar, evitando a presença de ambulantes clandestinos ou instalados em locais não permitidos. A medida contribui para manter a organização dos espaços públicos, além de facilitar a circulação dos foliões e assegura mais segurança e conforto para todos. Os agentes ambientais também combatem a poluição visual, evitando excessos e irregularidades na implantação de faixas, cartazes e materiais irregulares, entre outros serviços. Com planejamento e presença constante das equipes, o Carnaval do Povo uniu animação e responsabilidade, fortalecendo o evento como um espaço de lazer estruturado e acolhedor para moradores e turistas. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Tradição: Bloco das Virgens garante animação no Carnaval do Povo
O tradicional Concurso das Virgens agitou o Carnaval do Povo nesta segunda-feira (16). A Irreverência e criatividade dos candidatos garantiu a diversão dos foliões na Praça São Sebastião em Pirangi.Ao todo, foram 19 candidatos, e o folião Hildemberg Souza, caracterizado como “MC London”, se elegeu como rainha das virgens 2026, enquanto o segundo colocado, foi Lucas Silva, com o nome artístico “Gostosona”, recebeu o título de princesa.A rainha das virgens falou da alegria de receber o título. “Estou muito feliz, há 10 anos participo do concurso e este foi meu segundo reinado. Sempre participo pra brincar e me divertir, desta vez ganhei o título. O melhor não é competir é a diversão e alegria de participar da folia”, declarou. Confira a programação desta segunda-feira (16) PALCO15h – JP Forrozado18h30 – Thabata Medeiros21h – Maebyo23h – Nara Costa TRIO19h – Jonas Esticado00h – Ricardo Chaves PRANCHÃO 1 – 16hAlana AraújoPriscila Freire PRANCHÃO 2 – 18h30Thalles PlayAllysson Carlie PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Carnaval do Povo 2026 arrasta multidão na Avenida Márcio Marinho
Ao som contagiante de Grafith e Márcia Felipe, uma multidão tomou conta da Avenida Márcio Marinho, na praia de Pirangi, neste sábado (14). Os foliões do Carnaval do Povo 2026 seguiram atrás do trio elétrico e mantiveram a mesma alegria e animação nos demais polos da festa. No palco da Praça São Sebastião, a programação contou com shows de Corcel 2, Dodora Cardoso e Heitor Dias. Além disso, Renan Cruz comandou o mini trio, enquanto os pranchões reuniram apresentações de Junior Bahia, Valber Fernandes, Forró de Griff e Binho Dubê, garantindo mais uma noite de alegria e tranquilidade no Carnaval de Parnamirim. Confira a programação dos próximos dias: DOMINGO (15) PALCO18h – Bethown e Jubileu20h30 – Iva Cantora23h – Banda Caso Sério TRIO19h – Dan Ventura0h – Rái Saia Rodada MINI TRIO16h – Banda Kids PRANCHÃO 1 – 17h30Maxson ComandoSoanata PRANCHÃO 2 – 18h30Pedro Lyan SEGUNDA-FEIRA (16) PALCO15h – JP Forrozado18h – Thabata Medeiros21h30 – Nara Costa TRIO19h – Jonas Esticado0h – Ricardo Chaves MINI TRIO17h – Alana Araújo PREFEITURA DE PARNAMIRIM