A Prefeitura de Parnamirim segue avançando com as obras de drenagem do bairro Monte Castelo, com conclusão prevista para os próximos meses. O serviço é um dos mais aguardados pela população e, para a finalização desta etapa, restam apenas cerca de 600 metros da Rua Getúlio Vargas, além da construção do dissipador. A iniciativa vai solucionar um problema histórico de alagamentos e transtornos para a população, garantindo mais qualidade de vida e melhores condições de mobilidade urbana no bairro. Até o momento, já foram beneficiadas pelas intervenções as ruas Pedro Rufino, Manoel Fernandes Neto, Manoel Ferreira Neto, Brigadeiro Trompowski, Georgino Avelino e Paulo Afonso. A prefeita Nilda Cruz afirmou que o projeto foi recebido com problemas deixados pela administração anterior e necessitou de diversas adequações. “Estamos comprometidos e dedicados a concluir este projeto, entregando uma estrutura de qualidade para a população”, afirmou. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Prefeitura de Parnamirim segue com reformas e melhorias em escolas e CMEIs do município
Seguindo o cronograma com o objetivo de garantir educação de qualidade para nossos estudantes, a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está atualmente trabalhando na manutenção de mais de dez escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Ainda em 2025, foram entregues 6 CMEIs e mais de 20 escolas, totalmente reformados e entregues à população com as devidas manutenções em dia. As melhorias incluíram revitalização da pintura, manutenção estrutural, revisão elétrica e hidráulica, melhorias na acessibilidade, pequenos consertos de portas e janelas, manutenção do telhado, entre outros serviços. Atualmente, as unidades que estão passando por manutenção e que, em breve, serão reinauguradas são: Francisca Fernandes, Joana Alves, Maria Leonor, Josafá Sisino, Erivan França, Arthur Costa e Silva, Luzanira, Anexo Nossa Senhora da Guia, Ivete Maria, Francisca Reinaldo, Ivania Soraia, Jaci Ferreira. Em breve, as unidades escolares Ilson Santos, Cícero Melo, Enedina Eduardo, Jacira Medeiros e Nestor Lima também receberão a equipe especializada para realizar os reparos necessários, garantindo um espaço de aprendizagem digno para as crianças e locais de trabalho adequados para o corpo docente de cada unidade. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Departamento de Vigilância em Saúde apresenta relatório anual e metas para 2026
Com o objetivo de aprimorar os trabalhos desenvolvidos pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), realizou na manhã desta terça-feira (24) uma reunião para apresentar o relatório anual de gestão, além de definir novas metas e ações para 2026. Participaram do encontro as equipes da Vigilância em Zoonoses, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental e Vigilância Epidemiológica. Durante a reunião, foram apresentados e avaliados os resultados alcançados no ano anterior, a fim de identificar avanços, desafios e o cumprimento das metas estabelecidas. O momento também seviu para alinhar as ações que serão executadas em 2026, com foco na antecipação de riscos por meio de medidas preventivas, garantindo mais proteção e segurança em saúde pública para a população parnamirinense. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Incêndio destrói estátua de Nossa Senhora de Fátima em Natal
Imagem estava sendo construída e tinha previsão de ter 35 metros de altura quando fosse concluída, segundo prefeitura de Natal. Estátua de Nossa Senhora de Fátima pega fogo em Natal Um incêndio de grandes proporções destruiu nesta terça-feira (24) a estátua de Nossa Senhora de Fátima que estava sendo construída no bairro Pajuçara, na Zona Norte de Natal. Segundo a equipe médica do Samu, uma pessoa que trabalhava na obra ficou ferida, com queimaduras leves nas mãos. De acordo com o fiscal de obras da Secretaria de Infraestrutura de Natal (Seinfra), Sueldo Medeiros, o incêndio aconteceu por conta de um curto-circuito na máquina de solda. “Tinham dois operários dentro fazendo uma solda, quando deu um curto e a fagulha pegou o material. Tem resina, tem o próprio isopor… Propagou chama e aconteceu o pior”, disse o fiscal de obras. O Corpo de Bombeiros informou às 14h30 que enviou equipes de combate a incêndio e salvamento que estavam “atuando para controlar as chamas e garantir a segurança da área”. Cerca de 20 militares foram acionados. Estátua de Nossa Senhora de Fátima pegou fogo em Natal — Foto: Redes sociais A obra era realizada pela prefeitura de Natal. A previsão era de que, com a conclusão, a estátua chegasse a 35 metros de altura, além de uma base de 8 metros. Em nota, a prefeitura informou que funcionários da equipe do artista da obra, Ranilson Viana, trabalhavam no local no momento. “Ranilson Viana também informou que se responsabilizará integralmente pela recuperação da imagem e que retomará os serviços tão logo a estrutura permita, sem qualquer prejuízo financeiro para o município”, informou a prefeitura. A médica Giuliana Medeiros, do Samu, relatou que a equipe foi acionada por conta do desabamento da estrutura e recebeu a informação inicial de que havia duas vítimas no local. “Mas, quando a equipe chegou, os bombeiros já estavam no local, só tinha uma vítima, só com queimaduras leves na mão”, explicou. Incêndio atingiu toda estrutura O fiscal de obras da Seinfra informou que a estátua era feita através de blocos de isopor e que apenas a cabeça e a coroa – que não haviam sido ainda instaladas – não foram destruídas. “Modula-se, através de blocos de isopor, e depois esses módulos são recortados com um robô. Depois são formados, por módulos, o rosto, o tronco. Enfim, toda a estrutura dele. Depois, são içados”, explicou. A tenente do Corpo de Bombeiros Marcelly Maria disse que a equipe encontrou “muito material combustível” na estrutura. “Isopor, fibra…Isso é um pouco complicado. Para que o incêndio ganhe grandes proporções rapidamente”, falou. A tenente explicou que a causa do incêndio, no entanto, só vai ser confirmada após investigação da Polícia Científica. “Eles vão investigar e ver qual foi a causa do incêndio. Mas o que os trabalhadores foram dizendo era que tinha um pessoal fazendo a solda lá em cima e que viram isso acontecer. Não foi certificado ainda, nós ainda vamos fazer toda a certificação para ter certeza da investigação”, reforçou. Obra estava próxima de conclusão O investimento total na obra estava avaliado em R$ 15 milhões, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, contemplando, além da estrutura, a pavimentação das ruas adjacentes, acessibilidade, iluminação, cercamento, estacionamento e estacionamento, por exemplo. O fiscal de obras da Seinfra, Sueldo Medeiros, explicou que a obra tinha previsão de ser concluída até março deste ano, restando apenas a pintura. Segundo ele, com a queda, um novo cronograma vai ser elaborado para a obra, e o uso do material vai ser reavaliado. “Não digo mudanças, mas a gente vai tomar algumas medidas no sentido de nos precavermos para que evite problemas, mesmo depois que a imagem fique totalmente consolidada e que já estiver em funcionamento”, disse. Santa ficou destruída após incêndio em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi G1RN
Interior do RN registra quase 90 mm em 24 horas; Natal tem apenas 3,6 mm
O interior do Rio Grande do Norte registrou volumes expressivos de chuva nas últimas 24 horas, com destaque para o município de Coronel João Pessoa, na região Oeste, que acumulou 89,8 milímetros no período entre 7h da segunda-feira (23) e 7h desta terça-feira (24). Em Natal, no entanto, o acumulado foi bem menor: apenas 3,6 mm, segundo boletim pluviométrico diário divulgado às 9h pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).Play Video Além de Coronel João Pessoa, outros municípios do Oeste também tiveram volumes significativos. Rodolfo Fernandes registrou 53 mm; Itaú, 39,8 mm; Taboleiro Grande, 38,8 mm; Frutuoso Gomes, 37,7 mm; e Rafael Godeiro, 37 mm. Em Patu, o acumulado foi de 33,4 mm, enquanto Portalegre teve 32,2 mm e Riacho da Cruz, 30 mm. Na região Central, os maiores índices foram observados em Afonso Bezerra (33,6 mm), Fernando Pedroza (27,8 mm) e Pedro Avelino (25 mm). Já no Agreste, os volumes foram baixos, com destaque para Monte Alegre, que registrou 2 mm, e Parazinho, com 1,6 mm. Na região Leste, onde está a capital potiguar, a chuva foi fraca. Natal marcou 3,6 mm em 24 horas. Em Montanhas, o acumulado foi de 0,6 mm; São Gonçalo do Amarante registrou 0,2 mm. Macaíba, Parnamirim, Pureza e Taipu não tiveram registro significativo de precipitação no período analisado. TRIBUNA DO NORTE
Câmara de Parnamirim passa a utilizar sistema do Senado Federal no processo legislativo
Aconteceu, na manhã desta segunda-feira (23), no Plenário Dr. Mário Medeiros, o curso introdutório ao novo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), com a presença do presidente da Casa Legislativa, vereador Dr. César Maia, além da vereadora Rárika Bastos e vereador Michael Borges. A implementação visa modernizar e aperfeiçoar a eficiência administrativa facilitando o acesso da população às informações do Legislativo. O SAPL permite que servidores, vereadores e cidadãos acompanhem de forma digital e em tempo real o andamento de propostas legislativas, como projetos de lei, indicações e requerimentos. Além disso, o sistema disponibiliza pautas de sessões, atas e relatórios, promovendo maior transparência e agilidade nos processos internos da Câmara. “Com o SAPL, garantimos que cada cidadão tenha acesso fácil e rápido às atividades da Câmara, promovendo a transparência legislativa. Além de permitir que nossos processos internos sejam mais ágeis e organizados” destacou César Maia. o curso foi ministrado pela equipe de tecnologia da informação, com a participação de servidores, vereadores e assessores dos gabinetes para garantir a adaptação completa ao sistema. “A expectativa é que o novo sistema traga mais velocidade, transparência e consequentemente mais benefícios para a população de Parnamirim” afirmou o coordenador do Centro de Tecnologia da Informação, Alcir Júnior. Sophia Araújo CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Escola de Esportes de Parnamirim segue com inscrições abertas até 26 de fevereiro
Buscando fomentar o esporte infanto-juvenil no município, a Prefeitura Municipal de Parnamirim, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), informa que as inscrições para a Escola Municipal de Esportes de Parnamirim seguem abertas até o próximo dia 26 de fevereiro, através do Portal de Editais no site da prefeitura. As aulas serão todas gratuitas no turno matutino e vespertino, oferecendo as seguintes modalidades: futsal, vôlei de quadra e futebol de campo, que serão distribuídas nos Polos a seguir: Ginásio de Liberdade, Ginásio de Nova Parnamirim, Ginásio de Emaús, Ginásio de Passagem de Areia, Ginásio de Pium e Arena Parnamirim (Campo do Mamão). As inscrições devem ser realizadas pelo site da prefeitura, através do portal de editais (https://edital.sel.parnamirim.rn.gov.br/#/portal/cadastro), mediante apresentação dos seguintes documentos:✔ RG ou Certidão de Nascimento do aluno;✔ RG ou CNH do responsável;✔ Comprovante de residência atualizado (últimos 3 meses);✔ Declaração Escolar 2026;✔ Foto 3×4 do aluno atualizada. Em caso do preenchimento total das vagas, o aluno será incluído no Cadastro de Reserva. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 97601-4278 ou presencialmente na Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), localizada na Rua Edgar Dantas, nº 732, bairro Santos Reis. Polos, modalidades e turnos disponíveis: Arena Parnamirim (Mamão): Futebol de campo (manhã e tarde);Ginásio de Nova Parnamirim: Vôlei de quadra (manhã e tarde); Futsal (manhã e tarde);Ginásio de Emaús: Futsal (manhã e tarde); Vôlei (manhã e tarde);Ginásio de Liberdade: Futsal (manhã e tarde); Vôlei (manhã e tarde);Ginásio de Pium: Futsal (manhã e tarde); Vôlei (manhã e tarde);Ginásio de Passagem de Areia: Futsal (manhã e tarde); Vôlei (manhã e tarde). Inscrições: Até 26 de fevereiro: https://edital.sel.parnamirim.rn.gov.br/#/portal/cadastro PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Prefeitura entrega equipamentos para melhorar atendimento da Central do Cadastro Único
Com o objetivo de ampliar e fortalecer o atendimento à população, a Prefeitura de Parnamirim através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), entregou à Central de Atendimento Social (CAS) novos equipamentos tecnológicos, como tablets, computadores e notebooks. Foram entregues 20 tablets, 10 computadores e 10 notebooks, que irão garantir melhorias no atendimento e otimizar as atividades dos profissionais da CAS, dos CRAS e das ações do Cadastro Único Itinerante, qualificando o trabalho dos visitadores e entrevistadores que acompanham as famílias inscritas nos benefícios sociais do Governo Federal no município. A CAS é a central que realiza as inscrições das famílias no Cadastro Único, além de realizar a manutenção dos dados cadastrais nos benefícios sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Prefeitura entrega novo aparelho de raio-x para o CCPAR
A Prefeitura Municipal de Parnamirim, entregou na última sexta-feira (20) o novo aparelho de raio-x para o Centro Clínico de Parnamirim (CCPAR), modernizando e retomando um serviço que já estava parado há mais de quatro anos. Com a reposição das peças, e modernização do serviço através da implantação de um software com telelaudo, o equipamento permite que os exames sejam analisados de forma mais ágil e com maior precisão. É um avanço importante para o SUS do município, onde voltarão a ser realizados exames de tórax, ossos, abdômen, cabeça e membros, retomando o atendimento para zerar uma fila de espera que já contava com mais de 2.300 pessoas. “Estamos devolvendo à população um serviço importante da rede pública de saúde, agora com mais dignidade, pois é o nosso trabalho e compromisso cuidar da nossa gente com zelo, atenção e transparência”, disse a prefeita Nilda Cruz. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Mercado imobiliário bate recorde em 2025 com impulso do Minha Casa, Minha Vida
O mercado imobiliário brasileiro registrou recorde em 2025, com forte contribuição do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que ampliou sua participação e ajudou a impulsionar lançamentos e vendas ao maior nível da série histórica. Os dados são da pesquisa Indicadores Imobiliários Nacionais, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), divulgada nesta segunda-feira (23). No acumulado de 12 meses, foram lançadas 453.005 unidades residenciais no país — alta de 10,6% em relação a 2024. O valor geral de lançamentos (VGL) atingiu R$ 292,3 bilhões, também com crescimento de 10,6% e no maior patamar já registrado. No quarto trimestre, de outubro a dezembro, foram lançadas 133.811 unidades, avanço de 18,6% em comparação ao trimestre anterior e de 6,4% frente ao mesmo período de 2024. O VGL no período somou R$ 83 bilhões. As vendas totalizaram 426.260 unidades em 2025, aumento de 5,4% na comparação anual. O valor geral de vendas (VGV) chegou a R$ 264,2 bilhões, alta de 3,5%. Entre outubro e dezembro, foram comercializadas 109.439 unidades, com VGV de R$ 67,2 bilhões, um dos melhores desempenhos trimestrais da série. O Minha Casa, Minha Vida teve papel central nesse desempenho. No acumulado de 2025, o programa registrou 224.842 unidades lançadas e 196.876 vendidas. Apenas no quarto trimestre, respondeu por 52% dos lançamentos e 49% das vendas no país. No período, o MCMV atingiu sua maior marca histórica para um quarto trimestre, com 69.188 unidades lançadas e 53.145 vendidas. No fechamento do ano, o programa apresentou crescimento de 13,5% nos lançamentos, 15,9% nas vendas e 17,6% na oferta final, consolidando-se como principal pilar da expansão do mercado imobiliário em 2025. PONTA NEGRA NEWS