Setor de serviços liderou contratações no estado, abrindo 1.051 novos empregos. Por outro lado, agropecuária e comércio fecharam vagas. O Rio Grande do Norte registrou a criação de 1.164 novos postos de trabalho formais, com carteira assinada, em janeiro de 2026. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do governo federal. O saldo de empregos é a diferença entre as contratações (20.669) e as demissões (19.505) registradas ao longo do período. O resultado apresentou uma melhora na comparação com o mês imediatamente anterior. Em dezembro, o estado tinha registrado o fechamento de 5.372 vagas de trabalho. Também houve uma melhora na comparação com janeiro de 2025, quando o estado tinha registrado fechamento de 341 postos de emprego com carteira assinada. O setor de serviços registrou o maior saldo em janeiro, com a abertura de 1.051 novas vagas. O setor foi seguido pelo de construção, que teve 883 novos postos de trabalho. Outro setor com resultado positivo foi o da indústria que teve 241 contratações a mais que o número de demissões. Economia brasileira cria, em janeiro, 112.334 empregos novos com carteira assinada Por outro lado, o setor agropecuário fechou 640 vagas e o comércio fechou 373 postos de trabalho. Capital do estado, Natal liderou a geração de empregos, com a abertura de 763 novas vagas. A cidade foi seguida por Mossoró, no Oeste, que registrou criação de 554 novos empregos. G1RN
Exames podem dar sinais de Alzheimer até 20 anos antes
Especialistas explicam de que forma análise de biomarcadores pode ajudar pacientes antes mesmo da eclosão dos sintomas Exames de sangue capazes de identificar alterações biológicas associadas ao Alzheimer até duas décadas antes do surgimento dos sintomas começam a ganhar espaço no debate científico. Estudos recentes indicam que determinados biomarcadores circulantes podem revelar sinais do processo patológico muito antes das manifestações clínicas da doença. Uma revisão científica publicada na revista Nature Medicine reúne as evidências mais recentes sobre o tema e aponta que biomarcadores sanguíneos têm potencial para sinalizar a presença de alterações relacionadas ao Alzheimer em estágios bastante precoces. Alzheimer é doença neurodegenerativa que compromete memória, raciocínio e outras funções cognitivas – Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que compromete a memória, o raciocínio e outras funções cognitivas. Com o avanço da enfermidade, o paciente passa a apresentar dificuldades crescentes para realizar tarefas do cotidiano e manter autonomia. Trata-se da forma mais comum de demência, especialmente entre pessoas idosas. Reportagem de Andressa Lima, do jornal O Estado de S. Paulo, mostrou que os estudos analisados indicam que alterações biológicas podem ser detectadas no sangue muito antes da perda de memória e de outros sintomas típicos da doença. Entre os biomarcadores investigados está o p-tau217, proteína associada à formação de placas e emaranhados no cérebro — alterações características do Alzheimer. No Brasil, alguns laboratórios já realizam testes que medem biomarcadores associados ao Alzheimer, como o p-tau. No entanto, parte das análises ainda precisa ser enviada ao exterior. Especialistas apontam que o principal desafio para ampliar o acesso a esses exames envolve a padronização técnica, a validação dos testes em populações brasileiras e a definição clara de critérios clínicos para sua indicação. Especialistas consideram que esse tipo de exame pode ampliar a capacidade de triagem da doença e orientar melhor a investigação diagnóstica. O neurologista Eli Faria Evaristo, do Hospital Sírio-Libanês, explicou ao Estadão que os biomarcadores sanguíneos podem funcionar como uma ferramenta inicial de avaliação, ajudando a direcionar pacientes para exames confirmatórios mais complexos, como o PET cerebral ou a análise do líquor. Apesar do entusiasmo com os avanços, os especialistas ressaltam que a possibilidade de detectar alterações precoces não significa, necessariamente, antecipar o diagnóstico clínico da doença. O patologista clínico Hélio Magarinos Torres Filho, diretor do Richet Medicina & Diagnóstico, afirmou à reportagem que o principal ganho desse tipo de exame é permitir que o processo patológico seja observado mais cedo, além de contribuir para acompanhar sua evolução em situações clínicas específicas. De acordo com o especialista, os biomarcadores podem apoiar a investigação diagnóstica quando há suspeita clínica, mas não devem ser interpretados isoladamente. Conforme relatado por Andressa Lima, especialistas avaliam que o maior benefício desses exames hoje está entre pessoas que já apresentam algum tipo de queixa cognitiva, como lapsos de memória persistentes ou sinais de comprometimento cognitivo leve. Nesses casos, os biomarcadores podem ajudar a aumentar a precisão da avaliação médica. Evaristo explicou à repórter que o teste pode atuar como uma espécie de triagem. Quando o resultado é negativo, ele pode contribuir para afastar a hipótese de Alzheimer. Já quando o exame indica alterações, pode ser necessário recorrer a métodos diagnósticos mais específicos para confirmação. Os pesquisadores alertam, contudo, que a presença de biomarcadores positivos não deve ser interpretada como uma sentença de que a pessoa desenvolverá a doença. Torres Filho afirmou na reportagem que esses indicadores apontam apenas uma probabilidade maior de alterações compatíveis com Alzheimer, mas não garantem que o indivíduo apresentará demência no futuro. Outro ponto ressaltado pelos especialistas é a necessidade de cautela ao aplicar esse tipo de exame em pessoas sem sintomas. Segundo relatado na reportagem, antecipar um diagnóstico em indivíduos cognitivamente saudáveis pode gerar efeitos negativos, como ansiedade, estigmatização social ou dilemas relacionados à privacidade. Além disso, ainda não existem evidências científicas robustas de que intervenções extremamente precoces consigam impedir o desenvolviment da demência. Atualmente, os medicamentos disponíveis são indicados apenas para pacientes que já apresentam manifestações iniciais da doença, como comprometimento cognitivo leve ou demência em estágio inicial. Nem todo biomarcador evolui para demência O geriatra Leonardo Oliva, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), também destacou à reportagem que o envelhecimento do cérebro é um processo complexo e que nem todas as pessoas com biomarcadores positivos necessariamente desenvolverão demência. Segundo ele, há indivíduos que apresentam esses marcadores biológicos e permanecem cognitivamente preservados ao longo da vida. Por isso, uma das possibilidades futuras seria utilizar essas informações para monitorar fatores de risco que já são conhecidos pela ciência. Entre esses fatores estão condições como hipertensão arterial, diabetes, colesterol elevado e déficits sensoriais, como perda auditiva ou visual. O controle adequado dessas condições pode reduzir o risco de desenvolvimento da doença. Oliva também citou hábitos de vida como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool como elementos associados ao aumento do risco de demência. Estilo de vida também influencia Além do controle de fatores clínicos, evidências científicas indicam que o estilo de vida também pode desempenhar papel importante na prevenção. Uma pesquisa publicada na revista científica JAMA Network Open analisou dados de aproximadamente 43 mil participantes, acompanhados durante décadas, e observou que níveis mais elevados de atividade física estavam associados a menor risco de demência entre 45 e 88 anos. Segundo a geriatra Claudia Suemoto, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e diretora do Banco de Cérebros da instituição, a meia-idade pode ser um período especialmente relevante para a adoção de hábitos que protejam o cérebro. Os resultados da pesquisa também apontam que a prática de exercícios físicos mantém benefícios importantes mesmo em fases mais avançadas da vida. AGÊNCIA BRASIL
Circo do Tirulipa estreia nesta sexta (6) na Arena das Dunas
Natal recebe pela primeira vez, a partir desta sexta-feira (6), o Circo do Tirú, projeto idealizado pelo humorista Tirulipa. O espetáculo inédito “Nordestinamente – Em Busca do Primeiro Palhaço” estreia na capital potiguar em curta temporada, na praça externa da Casa de Apostas Arena das Dunas, com a presença confirmada de Tirulipa. A estrutura já está pronta em um espaço especialmente preparado para oferecer conforto, segurança e uma experiência completa ao público. A superprodução reúne mais de 12 toneladas de equipamentos de som, luz, painéis de LED e efeitos especiais, transformando o picadeiro em um grande palco de celebração à cultura nordestina. O espetáculo reúne mais de 40 artistas, entre orquestra ao vivo, cantores, bailarinos, atores, atrizes e artistas circenses, em números surpreendentes que combinam humor, emoção e tecnologia. A narrativa contemporânea utiliza a personagem Iracema como fio condutor da história, estabelecendo um paralelo entre a arte do palhaço e a resiliência da mulher nordestina. Os ingressos já estão à venda no site www.guicheweb.com.br ou na bilheteria do Circo de terça a domingo das 10:00 às 21:00. Mais informações no Instagram: @circodotiru e @casadeapostas.arenadasdunas. Data: a partir de 6 de março, em curta temporadaLocal: Praça externa da Casa de Apostas Arena das DunasDias e horários: quintas e sextas-feiras, às 19h15 | sábados, às 16h e 19h15 | domingos, às 15h e 19h15Ingressos: guicheweb.com.br ou na bilheteria do Circo de terça a domingo das 10:00 às 21:00Classificação indicativa: livre | Crianças de colo: até 1 ano e 11 meses não pagam ingresso. BLOG BG
Parnamirim é o município mais seguro do RN e se destaca no ranking nacional de segurança
A Prefeitura de Parnamirim conquistou mais um importante reconhecimento na área da segurança pública. De acordo com o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública, o município é considerado o mais seguro do Rio Grande do Norte. Além de liderar no estado, Parnamirim também se destaca no cenário regional e nacional, ocupando a 3ª posição entre as cidades mais seguras do Nordeste e o 17º lugar entre mais de 5.500 municípios brasileiros avaliados. O resultado reflete o compromisso da gestão municipal em fortalecer as políticas de segurança pública, com ações voltadas para a valorização da Guarda Municipal, ampliação do efetivo e investimentos em tecnologia e equipamentos modernos, que contribuem para ampliar a proteção da população. A Prefeitura segue trabalhando de forma integrada e responsável para garantir mais tranquilidade aos cidadãos e fazer de Parnamirim uma cidade cada vez mais segura e melhor para viver. Postado por: Ana Carla Dantas / Fotografia de: Augusto Ferreira PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para penitenciária em Brasília
Segundo a corporação, a mudança de unidade prisional foi solicitada por questões de segurança. No pedido encaminhado ao Supremo, a PF afirmou que “há necessidade premente de tutela da integridade física do custodiado”. Decisão atende a um pedido apresentado pela Polícia Federal (PF) O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça determinou nesta quinta-feira 5 a transferência do banqueiro Daniel Vorcaro para a Penitenciária Federal de Brasília. A decisão atende a um pedido apresentado pela Polícia Federal (PF). Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para penitenciária em Brasília – Foto: Reprodução Na decisão, Mendonça registrou que a Polícia Federal também apontou riscos relacionados à permanência de Vorcaro em um presídio estadual no estado de São Paulo. O ministro citou que, no documento enviado ao STF, a corporação indicou que “o risco à segurança pública em decorrência da permanência de Daniel Bueno Vorcaro em presídio estadual no Estado de São Paulo deriva da análise dos elementos informativos coligidos ao longo da investigação, que indicam que o referido investigado detém significativa capacidade de articulação e influência sobre diversos atores situados em diferentes esferas do poder público e do setor privado.” Antes da decisão de transferência, Vorcaro havia sido levado nesta quinta-feira 5 para a Penitenciária de Potim, no interior de São Paulo. No local, ele cumpriria inicialmente um período de isolamento de 10 dias, procedimento aplicado a detentos recém-chegados ao sistema prisional. Com a nova determinação, Mendonça orientou que a Polícia Federal articule com a direção da unidade prisional a realização da transferência para Brasília. A expectativa é de que a logística para o deslocamento seja organizada para que a movimentação do preso ocorra nesta sexta-feira 6. AGORARN
Pesquisadores da UFRN desenvolvem tecnologia que transforma gases poluentes em combustível para a indústria
Foto: Cícero Oliveira/Agecom Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) desenvolveram uma tecnologia capaz de converter gases poluentes, como metano e dióxido de carbono (CO₂), em gás de síntese, matéria-prima utilizada pela indústria energética e petroquímica. A inovação teve a patente concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e foi desenvolvida no Laboratório de Tecnologia Ambiental da UFRN (LabTam). O processo cria catalisadores mais eficientes e de menor custo para acelerar a reação química que transforma esses gases em uma mistura de hidrogênio e monóxido de carbono, conhecida como gás de síntese. Segundo os pesquisadores, o método utiliza catalisadores formados por níquel, ferro e cobalto, metais considerados mais baratos do que os tradicionalmente usados pela indústria, como ródio e paládio. A proposta também simplifica o processo de fabricação e aumenta a durabilidade do material. A tecnologia é produzida por meio de um método chamado “one-pot”, realizado com combustão assistida por micro-ondas. O processo permite produzir partículas em escala nanométrica, o que contribui para maior eficiência do catalisador. De acordo com os cientistas, a técnica pode ser aplicada, por exemplo, no aproveitamento de biogás gerado em aterros sanitários ou estações de tratamento, convertendo gases que seriam liberados na atmosfera em energia ou insumos químicos. O desenvolvimento foi realizado ao longo de vários anos de pesquisa e faz parte de uma tese de doutorado conduzida no laboratório da UFRN, com participação de pesquisadores das duas instituições. A tecnologia está disponível para licenciamento e parcerias com empresas interessadas em aplicar o processo em escala industrial. Interessados podem entrar em contato com a Agência de Inovação da UFRN (Agir), responsável pela gestão das patentes da universidade. SITE 98FM NATAL
Conflito no Oriente pode elevar exportações de combustível do Brasil
Em contrapartida, vendas de carne devem cair temporariamente O agravamento das tensões no Oriente Médio pode trazer efeitos mistos para o comércio exterior brasileiro, com possível aumento nas exportações de combustíveis e impacto temporário negativo nas vendas de alimentos. A avaliação é do diretor de Estatísticas e Estudos de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Herlon Brandão. Em entrevista nesta quinta-feira (5) para comentar dados da balança comercial, Brandão afirmou que conflitos na região costumam pressionar o preço do petróleo no mercado internacional, o que tende a beneficiar o Brasil, que é exportador líquido do produto. “O Brasil é um exportador líquido de petróleo e, na medida em que o preço do petróleo suba, o saldo do comércio de combustíveis tende a aumentar”, disse o diretor do Mdic. Por outro lado, Brandão destacou que países do Oriente Médio são importantes compradores de alimentos brasileiros, como carne de frango, milho, açúcar e produtos halal (produzidos conforme as normas islâmicas). Segundo o diretor, um eventual impacto negativo nas vendas desses produtos deve ser temporário. “A demanda por alimentos nesses países não vai desaparecer. Os fluxos tendem a se normalizar”, afirmou. De acordo com dados do Mdic, cerca de 32% das exportações brasileiras de milho têm como destino o Oriente Médio. A participação chega a 30% no caso da carne de aves, 17% para o açúcar e 7% para a carne bovina. Estados Unidos Os números da balança comercial também mostram mudanças importantes no comércio do Brasil com os principais parceiros. As exportações brasileiras para os Estados Unidos somaram US$ 2,523 bilhões em fevereiro, queda de 20,3% em relação ao mesmo mês do ano passado. As importações também recuaram, diminuindo 16,5% e totalizando US$ 2,788 bilhões. Com isso, o saldo comercial com o país foi negativo em US$ 265 milhões. Esta foi a sétima queda consecutiva nas vendas ao mercado estadunidense, movimento associado à sobretaxa de 50% imposta pelo governo do presidente Donald Trump sobre produtos brasileiros em meados de 2025. No fim de fevereiro, a Corte Suprema dos Estados Unidos derrubou a sobretaxa, mas as repercussões na balança comercial só devem aparecer nos próximos meses. China Em direção oposta, as exportações para a China registraram forte crescimento. Em fevereiro, as vendas brasileiras ao país asiático somaram US$ 7,220 bilhões, alta de 38,7% em comparação com os US$ 5,206 bilhões registrados no mesmo mês de 2025. Já as importações vindas da China caíram 31,3% no período, totalizando US$ 5,494 bilhões. O resultado foi um superávit de US$ 1,73 bilhão na balança comercial com o país asiático. Segundo Brandão, um dos fatores que influenciaram os números de importação foi a compra de uma plataforma de petróleo no valor de cerca de US$ 2,5 bilhões. O equipamento foi adquirido da Coreia do Sul, o que também impactou as estatísticas regionais de comércio. União Europeia e Argentina As exportações brasileiras para a União Europeia cresceram 34,7% em fevereiro, alcançando US$ 4,232 bilhões. As importações do bloco recuaram 10,8%, para US$ 3,301 bilhões, resultando em superávit de US$ 931 milhões. No comércio com a Argentina, houve retração tanto nas vendas quanto nas compras. As exportações caíram 26,5%, somando US$ 1,057 bilhão, enquanto as importações recuaram 19,2%, para US$ 850 milhões. Ainda assim, o Brasil registrou superávit de US$ 207 milhões na relação comercial com o país vizinho. China, Estados Unidos, União Europeia e Argentina estão entre os principais parceiros comerciais do Brasil e influenciam diretamente o desempenho da balança comercial do país. Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil
Os Garotin, Circo do Tirú e ‘Galo do Sol’: veja agenda do fim de semana em Natal
Dicas entre esta quinta-feira (5) e segunda-feira (9) foram reunidas pelo g1. Agenda também tem Luluca, Batista Lima e Sambinha Tirol. O fim de semana em Natal promete agradar a todos os públicos, com opções que vão do circo ao pop brasileiro, passando pela tradicional ressaca de carnaval. Pela primeira vez na cidade, o Circo do Tirú inicia nesta sexta-feira (6) uma curta temporada no estacionamento externo da Casa de Apostas Arena das Dunas. Idealizado por Tirullipa, o espetáculo inédito “Nordestinamente – Em Busca do Primeiro Palhaço” terá o humorista em todas as sessões da semana de estreia. Também na sexta-feira (6), o trio Os Garotin sobe ao palco do Teatro Riachuelo com a turnê “Pro Brasil Cantar e Dançar”. Formado por Anchietx, Cupertino e Leo Guima, o grupo apresenta um repertório que mistura soul, R&B, MPB e pop, reunindo sucessos do álbum “Os Garotin de São Gonçalo” e faixas dos EPs “Os Garotin Session 1 e 2”. No domingo (8) tem a ressaca do bloco Galo do Sol, a partir das 15h, no Centro de Turismo de Natal. A festa gratuita terá como atração principal o cantor pernambucano Almir Rouche, conhecido pelo repertório de frevo e músicas tradicionais do carnaval. A programação inclui ainda a banda Impacto Cinco e o DJ Jean Fernandes. Mais eventos disponíveis a partir desta quinta-feira (5) até segunda-feira (9). Veja abaixo: Quinta-feira (5) Quinta Que Te Quero Samba – com Batuque de um Povo Sexta-feira (6) Os Garotin O trio Os Garotin percorre o Brasil com a turnê ‘Pro Brasil cantar e dançar’ — Foto: Maria Otávia / Divulgação Circo do Tirú apresenta “Nordestinamente – Em Busca do Primeiro Palhaço” Circo do Tirú, de Tirullipa, apresenta “Nordestinamente – Em Busca do Primeiro Palhaço” em Natal — Foto: Divulgação Batista Lima no Rastapé Rozeane Oliveira em “Eu Fêmea” Bailarina Rozeane Oliveira apresenta o solo de dança contemporânea “Eu Fêmea” na Casa da Ribeira — Foto: Brunno Martins Placillio no Afonso Sábado (7) Luluca Responde Ao Vivo Sambinha Tirol + Forró – Além do Normal, Mesa Doze, Fabinho Miranda e Messias Paraguai O Magnífico Show Let’s Rock Women On Stage Daquele Jeito e Johny Cortez no Buraco da Catita Beba Mais | 2 anos – Joélika Dinniz e convidados Baile do Polêmico – Vitinho Polêmico Domingo (8) Bloco Galo do Sol – Ressaca de Carnaval – Almir Rouche, Banda Impacto Cinco e DJ Jean Fernandes Almir Rouche comanda o bloco Galo do Sol em Natal — Foto: Divulgação Woman’s Day Black Sheep – Authentic, 2BY2 – Tributo a The Cranberries e Alanny Dantas Rock Band Segunda-feira (9) Segunda de Vagabundo G1RN
Tânia Maria não vai ao Oscar: ‘O Brasil precisa de gente para brilhar aqui também’
A atriz potiguar Tânia Maria, que estrela o filme O Agente Secreto, revelou nesta quinta-feira (5) que não irá a cerimônia de premiação do Oscar, nos Estados Unidos, no próximo dia 15. Em vídeo compartilhado nas redes sociais, ela afirmou que vai ficar na torcida no Brasil. “Muita gente me perguntando se vou para a premiação: não vou. O Brasil precisa de gente para brilhar aqui também”, declarou a atriz, que interpreta Dona Sebastiana no filme brasileiro que disputa quatro categorias na maior premiação do cinema mundial. No vídeo, divulgado no Instagram pela Vitrine Filmes, distribuidora do longa no Brasil, Tânia Maria falou em organizar uma torcida no Brasil durante a premiação. “Vamos ficar na torcida aqui no Brasil. Eu fico para brilhar com vocês, viu, gente? Então vamos organizar uma torcida. Quem mais vai ficar comigo aqui no Brasil para fazer uma torcida grande? E vamos vencer”, disse ela. Aos 79 anos, a atriz de Parelhas, no Seridó Potiguar, tinha passado por avaliações médicas em fevereiro para saber se teria condições de enfrentar um voo internacional. Tânia Maria é ex-tabagista e teve muitos anos de exposição ao cigarro. Ela foi atendida no dia 10 de fevereiro pela pneumologista Zaida Cavalcanti para investigar e tratar uma Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). O Agente Secreto foi indicado ao Oscar em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Wagner Moura), Melhor Filme Internacional e Melhor Direção de Elenco (Gabriel Domingues). TRIBUNA DO NORTE
César Maia viabiliza marco histórico: Parnamirim terá primeira mulher na presidência da Câmara
Em um gesto inédito de valorização da representatividade feminina, o presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, Dr. César Maia, passará o comando da Casa para a vereadora Rárika Bastos, a primeira mulher a assumir a presidência da instituição, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. César Maia fará a transmissão do cargo para a Rárika Bastos, que assumirá a presidência de 6 a 13 de março, durante a semana da mulher, período em que a Casa Legislativa promoverá eventos e ações voltados para o empoderamento e presença feminina na sociedade atual. O ato solene acontecerá no Plenário Dr. Mário Medeiros, às 11h30, dando início oficial à programação. A iniciativa representa um marco simbólico e institucional, reforçando o compromisso da Câmara com a representatividade feminina e celebrando o protagonismo das mulheres em cargos de liderança. Para Rárika Bastos, a ação é um marco histórico. “Agradeço ao Presidente César Maia pelo apoio e confiança, que tornaram possível esta oportunidade. Essa parceria demonstra que o protagonismo feminino na política é valorizado”, destacou. Sophia Araújo CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM