Ministro do STF atendeu pedido da defesa do ex-presidente O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta terça-feira (24) prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Moraes atendeu ao pedido feito pela defesa do ex-presidente. Segundo os advogados, Bolsonaro não tem condições de voltar para a prisão devido ao agravamento de seus problemas de saúde. A domiciliar passará a ser cumprida após Bolsonaro receber alta do Hospital DF Star, em Brasília, onde recupera de um quadro de pneumonia bacteriana desde o dia 13. Conforme a decisão de Moraes, a domiciliar terá prazo inicial de 90 dias. Após o prazo, a manutenção do benefício deverá ser reanalisado pelo ministro, que poderá solicitar nova perícia médica. Moraes também determinou que Bolsonaro voltará a ser monitorado por tornozeleira eletrônica. Em novembro do ano passado, antes de ser condenado pela trama golpista, o ex-presidente foi preso após tentar violar o equipamento. Pela decisão de Moraes, agentes da Polícia Militar deverão fazer a segurança da casa de Bolsonaro para evitar fuga. Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão na ação penal da trama golpista e cumpria pena no 19° Batalhão da Polícia Militar, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. O local é conhecido como Papudinha. Visitas O ex-presidente Jair Bolsonaro não poderá receber visitas durante o período inicial de 90 dias da domiciliar, exceto dos filhos, médicos e advogados. Bolsonaro também está proibido de usar celular e acessar redes sociais, inclusive por intermédio de terceiros, além de gravar vídeos para a internet. Acampamentos Alexandre de Moraes também proibiu a permanência de acampamentos de apoiadores em frente ao Condomínio Solar de Brasília, onde fica a residência do ex-presidente. “Determino proibição de acesso e permanência de quaisquer acampamentos, manifestações ou aglomerações de indivíduos em um raio de 1km o endereço residencial, notadamente para a participação de quaisquer atos que possam comprometer a higidez da prisão domiciliar humanitária do custodiado”, decidiu Moraes. Saúde Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes disse que a Papudinha, presídio onde Bolsonaro estava preso, tem condições que oferecer atendimento médico adequado e citou que o ex-presidente foi levado prontamente ao hospital após passar mal. No entanto, o ministro disse que é mais indicado que Bolsonaro, que tem 71 anos de idade, se recupere da broncopneumonia em casa. “No presente momento e durante o prazo necessário para sua integral recuperação da broncopneumonia, o ambiente domiciliar é o mais indicado para preservação de sua saúde, uma vez que, conforme literatura médica, devido às condições mais frágeis do sistema imunológico de idosos”, completou Moraes. * Matéria atualizada às 15h35 para acrescentar informações AGÊNCIA BRASIL
Prefeitura anuncia pacote de passe livre no transporte público de Natal
Proposta enviada à Câmara prevê gratuidade para estudantes, tarifa zero aos domingos e viagens sem custo em datas e trajetos específicos De acordo com a Prefeitura, a iniciativa foi estruturada com base em critérios técnicos e equilíbrio fiscal e está organizada em três eixos principais: ampliação de gratuidades, incentivo à utilização do sistema e modernização da gestão. O texto também busca consolidar regras e tornar mais transparente a concessão dos benefícios. De acordo com Prefeitura, iniciativa foi estruturada com base em critérios técnicos – Foto: José Aldenir / Agora RN A Prefeitura do Natal anunciou, nesta segunda-feira 23, o envio à Câmara Municipal de um projeto de lei que institui uma ampla política de benefícios tarifários no sistema de transporte público. A proposta reorganiza os benefícios existentes e amplia mecanismos de gratuidade e incentivo ao uso do transporte coletivo, com foco em inclusão social, estímulo à demanda e sustentabilidade do sistema. Entre as medidas previstas, está a gratuidade integral para estudantes da rede pública estadual em deslocamento para aulas do ensino básico e médio, além da manutenção de benefícios para pessoas com deficiência ou com doença crônica invalidante, conforme critérios legais. A proposta inclui ainda a criação de tarifa social em feriados e gratuidade em datas específicas, como eleições e a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No campo do incentivo ao uso do sistema, o projeto estabelece a tarifa zero aos domingos em toda a cidade. Também prevê um modelo de devolução tarifária: um sábado por mês, após o quinto dia útil, usuários que se deslocarem para os bairros do Alecrim e da Cidade Alta poderão ter o valor das passagens restituído, desde que utilizem o cartão de transporte nas viagens de ida e volta. Segundo a Prefeitura, a medida busca também estimular o comércio tradicional da capital. Como complemento, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) prevê a reavaliação da rede de transporte aos domingos, com possibilidade de ampliação da oferta de viagens e destinos, com o objetivo de melhorar o atendimento à população. Em nota, a Prefeitura afirmou que a proposta “organiza os benefícios existentes e introduz mecanismos que ampliam o acesso da população ao transporte coletivo”, além de buscar “estimular o uso do sistema com responsabilidade fiscal e eficiência operacional”. Ainda segundo a gestão municipal, trata-se de “uma política moderna, responsável e construída com base no equilíbrio e na sustentabilidade do sistema”. O projeto também estabelece critérios mais claros para concessão dos benefícios, com uso de tecnologia e mecanismos de controle, com o objetivo de aprimorar a gestão dos recursos públicos. De acordo com a Prefeitura, a medida “reforça o transporte público como instrumento de inclusão social e desenvolvimento econômico da cidade”. Entenda o que prevê o projeto do passe livre Estudantes da rede pública estadualGratuidade integral no deslocamento para aulas do ensino básico e médio DomingosTarifa zero para todos os usuários em toda a cidade Sábados (um por mês)Devolução do valor das passagens (cashback) para quem for ao Alecrim e à Cidade Alta, com uso do cartão de transporte nas viagens de ida e volta Datas específicasGratuidade em dias como eleições e aplicação do Enem Tarifa social em feriadosRedução do valor da passagem em datas comemorativas Grupos já contempladosManutenção da gratuidade para pessoas com deficiência e com doenças crônicas invalidantes, conforme critérios legais AGORA RN
Como transferir a casa para os filhos ainda em vida e fugir da burocracia do inventário
Planejar a sucessão patrimonial por meio da doação com usufruto garante economia e evita conflitos familiares no futuro. Organizar o que deixaremos para nossos filhos é uma tarefa que exige cuidado e, acima de tudo, estratégia. No Brasil, o processo de inventário é conhecido por ser demorado, caro e, muitas vezes, um motivo de desgaste emocional para quem acaba de perder um ente querido. Por isso, muitas famílias estão buscando alternativas para resolver essa questão ainda em vida. A boa notícia é que o sistema jurídico brasileiro permite caminhos para transferir o patrimônio de forma antecipada. Isso não significa que você precise sair da sua casa agora ou perder o controle sobre seus bens. Na verdade, o objetivo é justamente o contrário: garantir que tudo esteja no nome dos herdeiros, mas mantendo a sua segurança e autonomia enquanto você estiver por aqui. Ao optar por essa organização prévia, você consegue reduzir custos que seriam muito maiores no futuro. Além disso, a clareza sobre a divisão dos bens evita as famosas brigas familiares que costumam travar processos na justiça por décadas. É uma forma de demonstrar cuidado com o futuro financeiro de quem você ama. Existem ferramentas específicas, como a doação com reserva de usufruto, que se tornaram a escolha principal de quem possui um ou mais imóveis. Essa modalidade permite que a propriedade seja transferida no papel, mas o uso do imóvel continue sendo de quem doou. É um equilíbrio interessante entre a vontade de ajudar os filhos e a necessidade de manter o próprio teto. Entender como esse processo funciona na prática é o primeiro passo para tomar uma decisão consciente. Não se trata apenas de assinar papéis, mas de entender os custos envolvidos, como impostos e taxas de cartório, e comparar com o que seria gasto em um inventário tradicional. Como funciona a doação de imóveis com reserva de usufruto A doação com usufruto é uma das formas mais inteligentes de antecipar a herança. Quando você faz isso, a “nu-propriedade” do imóvel passa para os filhos, mas você retém o direito de usar e fruir do bem. Na prática, você continua morando na casa ou até mesmo recebendo o aluguel dela, se desejar, enquanto estiver vivo. Os filhos só passam a ter o controle total e a posse direta do imóvel após o falecimento dos pais. Nesse momento, o processo de baixa do usufruto no cartório é extremamente simples e rápido, sem a necessidade de abrir um processo judicial. Isso retira o imóvel do montante que precisaria passar pelo inventário, o que agiliza muito a vida de todos. É importante destacar que, uma vez feita a doação, o imóvel já pertence aos filhos. Por isso, essa decisão deve ser tomada com absoluta certeza. Existem cláusulas de impenhorabilidade ou incomunicabilidade que podem ser adicionadas para proteger o bem, garantindo que ele não seja tomado por dívidas dos filhos ou entre na partilha em caso de divórcio deles. A economia financeira ao evitar o inventário tradicional O inventário é uma das etapas mais caras do direito de família. Ele envolve honorários advocatícios, custas processuais ou de cartório e o pagamento do imposto de transmissão. Em muitos casos, os herdeiros não têm dinheiro em mãos para pagar essas taxas e acabam sendo obrigados a vender o próprio imóvel da herança com pressa, perdendo valor de mercado, apenas para quitar as dívidas do processo. Ao fazer a transferência em vida, você paga o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) sobre o valor da doação. Embora o imposto seja o mesmo, a base de cálculo e as alíquotas podem variar dependendo do estado. Além disso, você elimina a necessidade de advogados no futuro para mediar o inventário, o que gera uma economia direta considerável. Outro ponto importante é a valorização imobiliária. Se você doa o bem hoje pelo valor de mercado atual, evita que seus filhos paguem impostos sobre um valor muito maior daqui a vinte ou trinta anos. É um planejamento tributário que faz toda a diferença no montante final que a família conseguirá preservar. O papel da holding familiar na gestão do patrimônio Para famílias que possuem muitos imóveis ou empresas, a doação simples pode não ser o melhor caminho. Nesses casos, a criação de uma holding familiar costuma ser mais vantajosa. Trata-se de abrir uma empresa que será a dona dos imóveis, e o que é transferido para os filhos são as cotas dessa empresa. Essa estrutura permite uma gestão muito mais profissional e protegida. Você pode definir regras específicas no contrato social sobre como os bens serão geridos e o que pode ou não ser vendido. É uma camada extra de blindagem patrimonial que evita que o patrimônio se disperse ao longo das gerações. Dentro de uma holding, o patriarca ou a matriarca pode continuar como administrador permanente, mantendo o poder de decisão sobre todos os ativos. É uma solução sofisticada que, embora pareça complexa, tem se tornado cada vez mais comum para a classe média brasileira que deseja proteger o que construiu com esforço. Documentação necessária e os primeiros passos Para colocar esse plano em prática, o primeiro passo é reunir toda a documentação do imóvel e dos envolvidos. É fundamental que a escritura esteja devidamente registrada no Cartório de Registro de Imóveis e que não existam pendências de impostos, como o IPTU. Certidões negativas de débitos são essenciais para garantir que a doação seja válida e inquestionável. Depois, é preciso procurar um tabelionato de notas para lavrar a escritura pública de doação. É neste momento que se define a cláusula de usufruto e outras proteções desejadas. O processo termina com o registro dessa nova escritura na matrícula do imóvel, formalizando a troca de propriedade perante a lei. Embora pareça apenas uma questão de papéis, esse movimento traz uma paz de espírito enorme. Saber que seus filhos não terão problemas com a justiça ou com burocracias pesadas no momento em que estiverem de luto é um dos maiores presentes que um pai ou uma mãe pode deixar. O planejamento sucessório é, acima de tudo, um ato de prevenção.
Cartão Educa Parnamirim é entregue a partir desta segunda, 23 de março
A partir desta segunda-feira (23), o Cartão Educa Parnamirim começa a ser entregue nas escolas da rede municipal de ensino. Um auxílio que irá beneficiar mais de 24 mil estudantes na compra de material escolar e itens de uso pessoal. Os locais de distribuição dos cartões serão as escolas municipais e CMEIs. Para os alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais, o cartão será no valor de R$ 200,00, já os alunos dos Anos Finais e EJA, serão beneficiados com R$ 150,00. A iniciativa irá movimentar R$ 4,8 milhões, fomentando a economia local, além de garantir que as famílias tenham autonomia na escolha dos produtos que serão usados na rotina escolar. O cartão funciona na modalidade débito, sendo de uso exclusivo para materiais escolares em estabelecimentos credenciados da cidade. Para dúvidas e esclarecimentos sobre o uso, os pais e responsáveis podem buscar os gestores das escolas. Confira a lista dos estabelecimentos credenciados: Livraria e Papelaria Tropical Rua Cruzeiro do Sul, nº 917 – Santos Reis Sacolão Rua Sargento Norberto Marques, nº 94 – Centro Comercial Andrade Rua Luís Bento da Silva, 1150 – Nova Esperança Mistura Fina Rua Dorothy de Moura Lima, s/n, Box 67 – Mercado Novo Lojão dos Alumínios Rua Tenente Ferreira Maldos, nº 250 – Centro Loja do Estudante Shopping Cidade Verde – Nova Parnamirim Postado por: Ana Carla Dantas/Fotografia de: Caroline Torres PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Internações de mulheres por infarto mais que dobram no RN em 10 anos
Número de casos passou de 603 em 2014 para 1.383 em 2024. De acordo com especialistas, o risco de doenças cardiovasculares aumenta significativamente a partir dos 50 anos, após a menopausa. O número de internações por infarto em mulheres mais que dobrou no Rio Grande do Norte nos últimos 10 anos e tem preocupado especialistas. Dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) apontam que foram mais de 9 mil casos entre 2014 e 2024 — um salto de 603 para 1.383 internações no período, o que representa um aumento de 129%. A tendência de crescimento continua. Em 2025, o estado registrou mais de 1.700 internações por infarto em mulheres, reforçando o alerta para a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce. De acordo com especialistas, o risco de doenças cardiovasculares aumenta significativamente a partir dos 50 anos, especialmente após a menopausa. A queda nos níveis de estrogênio reduz uma proteção natural do organismo feminino contra problemas cardíacos, o que pode favorecer o surgimento de complicações como o infarto. Coração — Foto: Freepik Além das mudanças hormonais, fatores como hipertensão, diabetes, sedentarismo e obesidade contribuem para o aumento dos casos. Mulheres entre 60 e 69 anos concentram tanto o maior número de ocorrências quanto os quadros mais graves. A mudança do estilo de vida da população também é outro fator importante. “As mulheres passaram a fazer mais funções, além da casa, do trabalho, o estresse, a mudança no estilo de vida fez com a aterosclerose aumentasse na mulher”, considera o médico cardiologista Itamar Ribeiro. Estudos científicos indicam que a reposição hormonal com estrogênio, quando indicada e acompanhada por profissionais de saúde, pode reduzir em até 19% o risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). O tratamento, no entanto, deve ser avaliado caso a caso. “Qualquer médico ginecologista pode fazer essa prescrição, ou um endrocinologista. Você tem nos hospitais universitários, na rede básica de saúde, nas UBS, médicos que podem ajudar. Se a mulher está na menopausa, tem um histórico de risco cardiovascular, deve procurar um especialista para prescrever da forma mais adequada seu hormônio”, diz a médica ginecologista Rosana Rebelo. O histórico familiar também é um fator de atenção importante, assim como sintomas que nem sempre são facilmente associados a problemas cardíacos. Em mulheres, sinais como dor no peito irradiando para a mandíbula, cansaço excessivo e desconfortos atípicos podem indicar um infarto. Especialistas reforçam que o acompanhamento médico regular, aliado a hábitos de vida saudáveis, é fundamental para reduzir os riscos. A orientação é buscar atendimento ao perceber qualquer sinal diferente no corpo, já que o diagnóstico precoce pode ser decisivo para salvar vidas. G1RN
Prefeitura incentiva protagonismo feminino por meio do empreendedorismo
Aconteceu, na tarde desta segunda-feira (23), no auditório da Prefeitura, o encontro do Empreenda Mulher, reunindo mulheres que já são membros e novas integrantes, com o objetivo de incentivar o empreendedorismo feminino no município. O evento foi realizado em alusão ao Dia da Mulher, sendo fruto de uma parceria entre o Sebrae, a CDL e o Poder Público, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setude), buscando promover a capacitação, o protagonismo e a autonomia feminina no empreendedorismo local. Participaram do encontro a diretora do CDL, Marcelle Marie, e Ligia Vânia, consultora e instrutora do Sebrae-RN, abordando sobre desafios e superações que são enfrentados, e orientando essas mulheres sobre como desenvolver seus negócios de forma mais qualificada. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Câmara de Parnamirim abre inscrições para curso gratuito
Foto: Freepik O curso de gestão de contratos em Parnamirim está com inscrições abertas para servidores públicos e interessados no tema. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Parnamirim, por meio da Escola do Legislativo. O curso será ministrado pela procuradora legislativa Ronaira Ribeiro. As aulas acontecem nos dias 30 de março, 6 e 13 de abril de 2026, das 9h às 12h, no Plenarinho Eva Lúcia, na sede do Legislativo municipal, em Parnamirim. A carga horária total será de 9 horas. Objetivo é qualificar profissionais A formação tem como foco aprimorar conhecimentos técnicos relacionados à gestão e fiscalização de contratos administrativos. Além disso, busca fortalecer a atuação profissional dos participantes e contribuir para mais eficiência e transparência na administração pública. Inscrições estão abertas Os interessados podem se inscrever por meio de formulário online disponibilizado pela organização. A Escola do Legislativo destaca a importância da qualificação contínua e incentiva a participação no curso gratuito. Tags deste artigo:administração pública, câmara municipal, capacitação, curso gratuito, Destacado, gestão de contratos, Parnamirim, RN PONTA NEGRA NEWS
MPA e IFRN lançam Programa Maré de Transformação no RN com investimento de R$ 3,2 milhões
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) lançam, na próxima segunda-feira (30), às 15h, o Programa Maré de Transformação, em Natal. A solenidade será realizada no Museu da Rampa e marcará o início de uma iniciativa voltada ao fortalecimento da pesca artesanal, da aquicultura familiar e do desenvolvimento sustentável do setor pesqueiro no Rio Grande do Norte. Com investimento de R$ 3,2 milhões, viabilizado por meio de emenda parlamentar da deputada federal Natália Bonavides, o programa pretende ampliar ações de inclusão social, inovação e sustentabilidade no segmento. A proposta também busca incentivar a capacitação de pescadores e pescadoras, melhorar a infraestrutura das comunidades pesqueiras e criar novas oportunidades econômicas ligadas à atividade. Entre as ações previstas estão cursos de alfabetização e letramento para pescadores, capacitações em beneficiamento do pescado e qualificação profissional em comunidades pesqueiras de diferentes regiões do estado. O programa ainda inclui iniciativas voltadas ao fortalecimento da pesca amadora e esportiva, com formações, oficinas e eventos direcionados à prática sustentável e ao estímulo do turismo relacionado ao setor. Outro eixo estratégico do Maré de Transformação é o investimento em infraestrutura. Estão previstas a implantação de usinas fotovoltaicas para garantir maior autonomia energética às comunidades pesqueiras, a entrega de kits de refrigeração para conservação do pescado e a distribuição de reboques para transporte de embarcações. De acordo com a superintendente federal de Pesca e Aquicultura no Rio Grande do Norte, Luísa Medeiros, o programa também terá papel relevante no fortalecimento da governança do setor. Segundo ela, a iniciativa vai fomentar a etapa estadual da Conferência Nacional da Pesca e Aquicultura, o que representa um marco para o segmento, já que há mais de 10 anos não é realizada uma conferência voltada à área no estado. Além do foco na pesca artesanal, o programa também contribuirá para a interiorização da carcinicultura potiguar. A partir de parceria entre o IFRN e o Sebrae, a expectativa é entregar 150 novos microprodutores de camarão formalizados e licenciados, ampliando a geração de renda e impulsionando o desenvolvimento da atividade aquícola em diferentes regiões do RN. A iniciativa deverá beneficiar pescadores e pescadoras artesanais, marisqueiras, colônias e associações de pesca de várias partes do estado. Comunidades pesqueiras de municípios como São João do Sabugi, Touros, Rio do Fogo, Grossos e Pendências estão entre as contempladas pelas ações previstas. O lançamento contará com a presença da secretária nacional de Aquicultura, Fernanda de Paula; da superintendente federal de Pesca e Aquicultura no RN, Luísa Medeiros; da deputada federal Natália Bonavides; e de representantes do Governo do Estado. Os interessados em participar do evento de lançamento do Programa Maré de Transformação devem enviar nome completo para o e-mail maredetransformacao@gmail.com ou entrar em contato pelo telefone (84) 99815-7887. SERVIÇO Evento: Lançamento do Programa Maré de TransformaçãoData: 30 de março (segunda-feira)Horário: 15hLocal: Museu da Rampa – Natal (RN) TRIBUNA DO NORTE
Profissionais da saúde passam por qualificação profissional
A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), segue investindo na capacitação continuada dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). Hoje a equipe de Saúde Prisional passou pelo treinamento sobre os indicadores do Programa Saúde Brasil 360. O mini curso aconteceu no Centro Integrado de Saúde (CIS), das 14h às 16h e contou com a participação de aproximadamente 15 profissionais, com o objetivo de aprimorar a qualidade do acesso à assistência e oferta do serviço. Com a iniciativa, a gestão municipal reforça o compromisso com a qualificação continuada dos profissionais que trabalham na ponta quando se fala em atendimento de saúde à população. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Audiência Pública debate Campanha da Fraternidade 2026
Com o tema “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós”, a Câmara Municipal de Parnamirim vai promover, nesta sexta-feira (27), uma Audiência Pública para debater a Campanha da Fraternidade de 2026. Proposta pelo vereador Thiago Fernandes e vereadora Rárika Bastos, a audiência ocorre no Plenário Dr. Mário Medeiros, às 9h. De acordo com a CNBB, o objetivo é propor reflexão e ações concretas sobre o déficit habitacional no Brasil, defendendo a moradia digna como direito humano fundamental e essencial. A campanha defende que a habitação é um direito humano fundamental e essencial para a dignidade da pessoa, e não um simples bem de mercado. Campanha da Fraternidade A Campanha da Fraternidade Ecumênica reúne diversas denominações cristãs com o objetivo de fomentar reflexões e ações colaborativas para enfrentar desafios que afligem a sociedade. Neste ano, A campanha destaca a necessidade de que políticas públicas habitacionais sejam tratadas como dever do Estado, não como mera concessão, garantindo habitação segura e com infraestrutura básica. Cida Ramos CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIIRIM