A segunda reunião da Comissão Permanente de Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Parnamirim foi realizada nesta terça-feira (24), no Plenário Dr. Mário Medeiros. A comissão é presidida pelo vereador Thiago Fernandes e composta ainda pelos parlamentares Michael Diniz e Rodrigo Cruz. O encontro teve como objetivo esclarecer os pareceres referentes aos Projetos de Lei previamente distribuídos durante a primeira reunião da Comissão. Entre as matérias aprovadas, destacam-se os projetos relacionados à tradicional Festa do Sabugo. Com parecer favorável, foi aprovado o Projeto de Lei nº 179/2025, de autoria do presidente César Maia, que institui a festa como evento oficial e cultural do município. Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 184/2025, de autoria do vereador Thiago Fernandes, que reconhece a Festa do Sabugo como patrimônio cultural imaterial. Durante a reunião, os parlamentares aprovaram ainda o Projeto de Lei nº 252/2025, de autoria do vereador Éder Queiroz, que declara o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno como patrimônio social, cultural, histórico e de lazer do município. A reunião pode ser assistida na íntegra por meio do link: Galeria de fotos: https://camaraparnamirim.rn.gov.br/galerias/24032026-reuniao-de-cultura-e-desporto Sophia Araújo CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Trabalho Seminário na UFRN debate a pejotização na comunicação e os impactos nas relações de trabalho no RN
Seminário promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do RN e pelo DECOM/UFRN reúne estudantes, profissionais e pesquisadores para discutir mudanças nas relações de trabalho no setor Seminário na UFRN propõe debate sobre transformações nas relações de trabalho na comunicação e os impactos para jornalistas e profissionais da área. Estudantes, profissionais e pesquisadores da área de Comunicação Social estão convidados para participar de um seminário que vai discutir os impactos da chamada pejotização no mercado de trabalho da comunicação. O encontro está marcado para 7 de abril, às 19h, no auditório do Departamento de Comunicação Social (DECOM) da Universidade Federal do RN (UFRN), em Natal. A proposta é promover um espaço de debate sobre as transformações nas relações de trabalho no setor, tema que vem ganhando destaque entre jornalistas, publicitários e outros profissionais da área no Brasil. Durante o seminário, serão discutidos pontos como direitos, deveres e desafios profissionais relacionados à prestação de serviços por meio de pessoa jurídica, modelo que passou a ser adotado em diferentes áreas da comunicação. Segundo os organizadores, o objetivo é estimular uma reflexão sobre o cenário atual do mercado, reunindo experiências e diferentes visões de estudantes, pesquisadores e profissionais que atuam no setor. Espaço de diálogo e troca de experiências O encontro também pretende abrir espaço para troca de experiências e discussão acadêmica sobre as mudanças nas formas de contratação e suas consequências para a carreira na comunicação. A expectativa é que o debate contribua para ampliar o entendimento sobre o tema e fortaleça o diálogo entre universidade, profissionais e entidades representativas da categoria. O seminário será realizado no auditório do DECOM/UFRN, no campus central da universidade, em Natal. A participação é aberta ao público interessado na área de comunicação. A iniciativa é promovida pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte (SindJorn) em parceria com o Departamento de Comunicação Social da UFRN. NOVO NOTÍCIAS
Liga Parnamirim de Talentos tem rodada de jogos nesta quarta (25)
Acontece nesta quarta-feira (25) mais uma rodada de jogos da Liga Parnamirim de Talentos, reunindo jovens atletas em diferentes pontos da cidade. A partir das 18h15, os jogos serão realizados no Ginásio de Nova Parnamirim, e às 19h, no Ginásio de Passagem de Areia. A iniciativa, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), incentiva a prática esportiva, reforçando a importância do esporte na formação de crianças e adolescentes, promovendo disciplina, trabalho em equipe e inclusão social, além de incentivar hábitos saudáveis desde cedo. A gestão municipal tem se comprometido cada vez mais em criar oportunidades para o desenvolvimento de novos talentos no município. Rodada de jogos – Liga Parnamirim de Talentos 18h15 – Ginásio Nova Parnamirim -Rua das Patativas 19h – Ginásio Passagem de Areia -Rua Desmar Duarte Pimenta, nº 16 Postado por: Ana Carla Dantas/ Fotografia de: Augusto Ferreira PREFEITURA DE PARNAMIRIM
RN tem alta de 23% na alfabetização de crianças, mas cai para o último lugar
Inep aponta que RN chegou a 48% de crianças alfabetizadas na idade certa em 2025, mas não atingiu meta e foi ultrapassado por outros estados O Rio Grande do Norte registrou aumento no índice de crianças alfabetizadas na idade certa. Entre 2024 e 2025, o percentual saiu de 39% para 48%. Os números são do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), que foi divulgado na última segunda-feira 23 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O levantamento verifica quantos alunos do 2º ano do ensino fundamental da rede pública alcançam o padrão adequado de alfabetização. Apesar do crescimento, o Estado caiu para a última colocação do ranking nacional entre os estados. No levantamento anterior, em 2024, o RN era o antepenúltimo colocado (à frente de Bahia e Sergipe). Esses dois estados, porém, conseguiram avançar mais que o RN em 2025, deixando o estado potiguar na 27ª colocação. Enquanto o RN agora tem 49%, a Bahia foi a 55% e Sergipe está com 50% das crianças alfabetizadas na idade certa. Além de estar na última colocação, RN também não atingiu a meta para o ano de 2025, que era de 51% de crianças alfabetizadas – foto: Fernando Frazão / Agência Brasil Além de estar na última colocação, o RN também não atingiu a meta para o ano de 2025, que era de 51% de crianças alfabetizadas na idade certa. O resultado aumenta o desafio para 2026, quando a meta é de alfabetizar no mínimo 57% do público. Em nota, a Secretaria Estadual de Educação, Esporte e Lazer (Seec) destacou que, apesar de o RN não ter atingido o patamar esperado, o resultado representa uma trajetória de crescimento consistente. A pasta reforça que, em 2024, o índice do RN era 39%, pulando para os atuais 48%, o que corresponde a um aumento de 23,1% em dois anos. Segundo a secretaria, esse desempenho coloca o Estado com a 8º maior taxa de crescimento do País no período, superando redes consideradas mais estruturadas. De acordo com a Seec, o avanço é resultado de uma articulação entre Estado, municípios e Governo Federal, com adesão de 100% dos municípios potiguares ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e à consolidação da Política Territorial de Alfabetização (Pró-Alfa RN). A secretaria também atribui o resultado a ações como distribuição de materiais didáticos para mais de 190 mil estudantes, implantação de cantinhos de leitura nas escolas e concessão de bolsas para formação e mobilização de profissionais da educação. A pasta ressaltou ainda o fortalecimento do Sistema de Avaliação da Aprendizagem do RN (Simais), utilizado para monitorar o desempenho dos alunos e alinhar as avaliações às competências nacionais. “O crescimento registrado demonstra que o caminho adotado está produzindo resultados concretos”, afirmou a secretaria na nota. Além do Rio Grande do Norte, outros cinco estados não atingiram a meta de alfabetização na idade certa em 2025. São eles: Amazonas (57%, quando a meta era 61%), Pará (58%, meta 59%), Rio de Janeiro (60%, meta 61%), Rio Grande do Sul (52%, meta 69%) e Santa Catarina (59%, meta 67%). Na outra ponta, Ceará (84%), Goiás e Paraná (ambos com 80%) já atingiram o patamar projetado para 2030. A meta do governo federal é chegar a 80% de crianças alfabetizadas na idade adequada até o fim da década. Na média nacional, o índice subiu de 56% para 66% entre 2023 e 2025. Na apresentação dos dados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a integração entre União, estados e municípios. “É o mais importante legado que um País pode dar ao seu povo: a boa formação educacional. Não existe exemplo de nenhum país do mundo que tenha se desenvolvido e que o povo tenha alcançado um padrão de vida digno e respeitoso sem que antes se pudesse investir na educação”, disse o presidente. Indicador O Indicador Criança Alfabetizada é calculado a partir de um teste, no qual cada estudante responde a 16 itens de múltipla escolha e três de resposta construída, sendo uma produção textual. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) cede um conjunto de itens que comporão os testes que serão aplicados pelos sistemas estaduais de avaliação, e, posteriormente, o indicador é calculado a partir do alinhamento nacional dos dados apurados por essas avaliações. O teste avalia se a criança apresenta habilidades básicas de leitura e de escrita. O padrão nacional de alfabetização que aponta a criança alfabetizada foi estabelecido em 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), pela Pesquisa Alfabetiza Brasil, em 2023, conduzida pelo Inep para determinar o ponto de corte que indica a alfabetização de uma criança ao final do 2º ano do ensino fundamental. AGORA RN
Parnamirim recebe espetáculo “Paixão de Cristo” neste sábado (28)
A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Parnamirim, realiza neste sábado (28), às 19h, a apresentação do espetáculo “Paixão de Cristo”, no Parque Aluízio Alves. O evento é aberto ao público e conta com entrada gratuita. A encenação retrata os principais momentos da história de Jesus Cristo, da Última Ceia à ressurreição, reunindo teatro e música em um espetáculo que emociona e convida à reflexão sobre fé e esperança. Com a apresentação ainda do Concerto Pascal, o evento será todo realizado com a participação de artistas locais, uma iniciativa que reforça a valorização da cultura no município e proporciona à população um momento especial dentro da programação que antecede a Semana Santa. Postado por: Ana Carla Dantas /Fotografia de: ASCOM ASCOM – PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Seridó potiguar recebe tradicional Paixão de Cristo no início de abril
Atriz Hermila Guedes, que participou de O Agente Secreto, retorna ao papel de Maria na encenação A Paixão de Cristo do Monte do Galo chega à 48ª edição em 2026, consolidando-se como o maior espetáculo sacro a céu aberto do Rio Grande do Norte. As apresentações estão marcadas para os dias 2 e 3 de abril, no Santuário de Nossa Senhora das Vitórias, em Carnaúba dos Dantas, aos pés do Monte do Galo, um dos principais pontos de romaria do Seridó. Com quase cinco décadas de história, o espetáculo reúne mais de 100 participantes, entre atores, bailarinos e equipe técnica, e envolve diretamente a comunidade local em todas as etapas da produção. A encenação se destaca pela força dramática, pela ambientação natural e pela participação de moradores, que contribuem desde os ensaios até a confecção de figurinos e adereços. Espetáculo reúne mais de 100 artistas e envolve moradores na produção em Carnaúba dos Dantas, no Seridó potiguar – Foto: Isaac Dantas Um dos destaques desta edição é a atriz pernambucana Hermila Guedes, que retorna ao papel de Maria pelo segundo ano consecutivo. A artista, que participou do filme indicado ao Oscar “O Agente Secreto”, ressaltou a importância de integrar o projeto. “Volto para refazer esse espetáculo, agora como cidadã carnaubense. Estou muito feliz em poder voltar ao projeto e participar novamente como Maria. Estamos construindo um espetáculo lindo, e fico feliz em perceber que a cada ano, ele se torna ainda maior”, afirmou. No papel de Jesus Cristo, o espetáculo terá a estreia do ator carnaubense Wagner Cortês como protagonista. Com participação em 16 edições anteriores, o artista já interpretou diversos personagens e agora assume o papel central da encenação. “Aceitei o desafio como uma oportunidade especial dentro da minha caminhada artística. Fazer Jesus Cristo na minha cidade representa um momento importante que coroa ainda mais a minha trajetória”, disse. Os ensaios ocorrem desde o início do mês, reunindo jovens e adultos no próprio santuário, onde também são preparados os cenários e figurinos com apoio da população. A expectativa é de que o evento reúna cerca de 2 mil pessoas por noite. Para esta edição, a produção promete novidades, como projeções mapeadas e canções autorais, ampliando a experiência do público. Além do caráter religioso, o espetáculo também tem impacto cultural e econômico na região. Segundo o prefeito Kleyton Dantas, a iniciativa fortalece o turismo e valoriza a produção artística local. “A Paixão de Cristo movimenta o Seridó, atrai visitantes e reforça a identidade cultural da nossa cidade”, destacou.As apresentações ocorrem logo após a Santa Missa, no Santuário de Nossa Senhora das Vitórias. O evento é realizado pela Prefeitura de Carnaúba dos Dantas. Serviço Evento: Paixão de Cristo do Monte do Galo 2026Local: Santuário de Nossa Senhora das Vitórias, Carnaúba dos Dantas (RN)Data: 2 e 3 de abril de 2026Informações: instagram.com/paixaodecristomontedogalo AGORA RN
Horto Municipal recebe visita de estudantes e aprendem sobre educação ambiental
O Horto Municipal recebeu na manhã desta terça-feira (24), os alunos do Curso do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Santos Dumont e da Escola Municipal Emérito Nestor Lima, que participaram de uma aula de campo sobre educação ambiental em alusão à Semana da Água. A visita foi guiada pelo diretor do Horto, Tocha Lopes, que incentivou os estudantes a realizarem o plantio de um Baobá. Além de falar sobre a importância do plantio de árvores e preservação da natureza. Os alunos aprenderam que plantar árvores não é só uma questão ambiental, é uma necessidade para o presente e o futuro. É investir em saúde, clima equilibrado, economia e qualidade de vida. O Horto Municipal recebe visitas, mas também faz doações de mudas para a população, uma forma de incentivar o cultivo, cuidado e plantio de diversas espécies de plantas. Para visitas ou retiradas de mudas, basta solicitar agendamento através do Parnamirim Digital, no site da Prefeitura. Serviço – Horto MunicipalRua Dr. Luiz Soares da Câmara, bairro Passagem de AreiaFuncionamento: Segunda a sexta, das 8h às 14h PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Feirão de Empregabilidade oferece mais de 600 vagas em Parnamirim
Com o objetivo de facilitar o acesso da população ao mercado de trabalho, a Prefeitura de Parnamirim está apoiando o 1º Feirão de Empregabilidade do Projeto Social Mãos que Cuidam, que será realizado nesta quarta-feira (25), no Parque Aristófanes Fernandes. Durante o evento, serão ofertadas mais de 600 vagas por cerca de 20 empresas, contemplando diversas áreas e contribuindo diretamente para a geração de emprego e renda no município. Além das oportunidades, o feirão oferecerá orientação para a elaboração de currículos e dicas para o bom desempenho em entrevistas. A programação inclui, ainda, serviços de saúde, sorteios e distribuição de brindes promovidos por empresas parceiras. Com a iniciativa, a gestão municipal reforça o apoio a ações que fortalecem a economia local e ampliam as oportunidades para quem busca inserção no mercado de trabalho. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Atriz Titina Medeiros receberá homenagem póstuma no Teatro Sesc Sandoval Wanderley
O Teatro Sesc Sandoval Wanderley, no bairro do Alecrim, em Natal, recebe na próxima sexta-feira, 27 de março, uma programação especial com homenagem à atriz potiguar Titina Medeiros, que faleceu em janeiro passado, aos 48 anos, em Natal (RN), devido a complicações de um câncer no pâncreas. A noite contará com a apresentação do espetáculo “Candeia”, do Grupo Estação de Teatro, seguida da exibição do curta-documentário “Titina: Alma Livre”, dentro da programação do “Março em Cena”. O acesso é gratuito, com retirada de ingressos via plataforma Sympla no dia anterior à apresentação. Contudo, o público deve doar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao programa Sesc Mesa Brasil. O espetáculo “Candeia” abre a noite com uma proposta que valoriza a produção teatral potiguar. Em seguida, será exibido o curta-documentário “Titina: Alma Livre”, dirigido por Carito Cavalcanti e Fernando Suassuna, com produção da Praieira Filmes. A obra mergulha na trajetória da atriz, destacando sua essência, suas raízes e a dedicação à arte. A homenagem também marca um reconhecimento institucional à artista. Segundo o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, o espaço passará a levar o nome da atriz. “Teremos uma merecida homenagem à atriz Titina Medeiros, que dará nome à sala de espetáculos. É um gesto de reconhecimento que imortaliza ainda mais sua trajetória e torna sua história viva e transmissível”, afirmou. Desde a reabertura, em novembro, por meio de concessão ao Sesc RN, o Teatro Sandoval Wanderley já realizou cerca de 70 ações e recebeu mais de 13 mil pessoas, consolidando a retomada das atividades culturais no espaço. A programação do projeto “Março em Cena”, reúne atividades formativas e apresentações artísticas. Entre os destaques do mês teve a participação do ator Paulo Betti, com o espetáculo “Autobiografia autorizada” e a realização de um workshop de interpretação. Toda a programação Serviço: Março em CenaEspetáculo “Candeia” com homenagem póstuma a Titina MedeirosData: 27 de marçoHorário: a partir das 19hLocal: Teatro Sesc Sandoval WanderleyIngresso: gratuito (retirada via Sympla + doação de 1 kg de alimento não perecível) TRIBUNA DO NORTE
Comissão de Constituição e Justiça aprova pareceres de projetos de lei
A Comissão Permanente de Constituição, Legislação e Redação Final realizou, nesta segunda-feira (23), a terceira reunião do ano, no Plenário Dr. Mário Medeiros. O encontro contou com a presença do vereador Michael Borges, presidente da Comissão, além dos parlamentares Professor Ítalo, Diego Américo e Jonas Godeiro. A reunião teve como objetivo analisar a constitucionalidade de oito projetos em tramitação na Casa, com a apresentação e discussão de pareceres legislativos. Entre as matérias aprovadas, destacou-se o PL nº 13/2026, de autoria do vereador Thiago Fernandes institui o Dia Municipal da Inclusão Digital no município. Outro projeto aprovado, de autoria do vereador professor Ítalo, foi o PL nº 06/2026 que institui a política municipal de conscientização e educação quanto ao uso adequado da internet, promovendo a educação digital. Com foco na promoção da saúde municipal, foi aprovado PL n° 132/2021, de autoria do vereador Marquinhos da Climep, que institui a Política Municipal de Promoção da Saúde Bucal da Pessoa Idosa. Também foi aprovado em reunião o PL nº 3/2026, que dispõe a divulgação de medicamento disponíveis e indisponíveis na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, de autoria do vereador Michael Diniz. A reunião pode ser assistida completa através do link: https://www.youtube.com/live/2Qv6BHFuP4M?si=oLXpiObkcOZYv1GX A galeria da reunião pode ser acessada através do link: https://camaraparnamirim.rn.gov.br/galerias/23032026-3a-reuniao-da-ccj Sophia Araújo CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM