Segundo a Justiça, consumidora comprovou que tinha pagado fatura antes do vencimento e, mesmo assim, teve nome negativado e recebeu cobrança de R$ 448,60. Máquina de cartão — Foto: Reprodução/JN Uma cliente de uma loja de roupas no Rio Grande do Norte deve ser indenizada em R$ 4 mil por ter o nome negativado por engano, mesmo após pagar a fatura do cartão antes do vencimento. A decisão é do juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, do Juizado Especial Cível e Criminal de Macau. Segundo o processo, a cliente fez uma compra de R$ 118,58 com o cartão da loja e quitou o valor cinco dias antes do prazo. Ainda assim, a dívida foi repassada pela empresa a um fundo de investimento como se estivesse em aberto — e acabou gerando a negativação do nome da cliente. A surpresa veio depois: a consumidora descobriu que estava registrada como inadimplente e com o nome negativao. Além da restrição de crédito, ela precisaria pagar R$ 448,60 para regularizar a situação. Na defesa, a loja e o fundo alegaram que a cobrança era válida e pediram que a ação fosse rejeitada. Também tentaram cobrar judicialmente o valor da cliente. Porém, ao analisar o caso, o juiz entendeu que a consumidora comprovou o pagamento da fatura, enquanto as empresas não conseguiram demonstrar que a dívida existia de fato. Para o magistrado, apresentar apenas o contrato não é suficiente para provar a inadimplência. Ele também destacou que possíveis falhas internas entre a loja e o fundo não podem ser repassadas ao consumidor. Na decisão, o juiz considerou que a negativação indevida gera dano moral. “A inscrição indevida em cadastros de restrição ao crédito configura dano moral in re ipsa (presumido), dispensando prova do efetivo prejuízo, conforme pacífica jurisprudência do STJ e do TJRN. A conduta das rés ultrapassa o mero aborrecimento, atingindo a honra objetiva e o crédito da autora no mercado”. Além da indenização, a Justiça determinou que a dívida de R$ 448,60 seja anulada e que o nome da consumidora seja retirado de forma definitiva dos cadastros de inadimplentes. G1RN
Parnamirim realiza Dia D de Vacinação contra Influenza neste sábado (28)
A Prefeitura de Parnamirim vai realizar, neste sábado (28), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Dia D de Vacinação contra a Influenza. A iniciativa marca o início da campanha de vacinação no município. A ação acontecerá das 8h às 17h e, neste dia, será destinada exclusivamente aos grupos prioritários. O objetivo é intensificar os cuidados com a saúde da população. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. Confira os grupos prioritários atendidos no Dia D: PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Prefeitura de Parnamirim realiza ação especial pelo mês da mulher neste sábado (28)
A Prefeitura de Parnamirim vai realizar neste sábado (28) uma ação especial alusiva ao mês da Mulher, com diversos serviços gratuitos voltados à população feminina do município. O evento acontecerá das 8h às 13h e contará com atendimentos de saúde, assistência social, lazer, cultura, segurança e incentivo ao empreendedorismo. A iniciativa representa o cuidado, a valorização e o fortalecimento da gestão municipal com as mulheres de Parnamirim e está sendo organizada pela Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (SEMMUD), em parceria com outras secretarias municipais. Além de ampliar o acesso a serviços essenciais, a programação também busca promover bem-estar, cidadania e autonomia. Um dos destaques da ação é a Feira Empreendedora, que contará com a participação de mulheres empreendedoras do município, incentivando a geração de renda e o fortalecimento da atividade empresarial feminina. Confira os serviços disponíveis: SAÚDE Vacinação Exame preventivo Testes rápidos Verificação de sinais vitais Auriculoterapia ASSISTÊNCIA SOCIAL Atendimento do Cadastro Único Atendimento jurídico Orientações socioassistenciais Oficina da Coordenadoria do Trabalho voltada às mulheres ESPORTE E LAZER Momento de dança e atividade física CULTURA Atividades lúdicas e culturais para crianças SEGURANÇA Presença da Guarda Municipal Patrulha Maria da Penha com orientações à comunidade TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Feira Empreendedora com participação de mulheres do município PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Ministério Público quer R$ 1 milhão da Amil por reduzir terapias de pacientes com autismo em Natal
Foto: Reprodução O Ministério Público do RN (MPRN) entrou com uma ação na Justiça contra a operadora de saúde Amil e pediu a aplicação de multa de R$ 1 milhão por danos morais coletivos. Segundo o órgão, a medida busca impedir a redução da carga horária de terapias prescritas para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Natal. De acordo com o MPRN, a operadora estaria diminuindo o número de sessões de terapias multidisciplinares, como análise do comportamento aplicada (ABA), fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional, mesmo quando há indicação médica. Relatos citados na ação apontam que clínicas credenciadas teriam atendimentos negados ou reduzidos, o que teria provocado interrupções no tratamento de crianças e adolescentes. Ainda segundo o MPRN, auditorias internas da operadora estariam sendo usadas para limitar atendimentos sem avaliação presencial dos pacientes. Em um dos casos citados na ação, uma recomendação médica de 22 horas semanais de terapia teria sido reduzida para 7 horas. A ação também questiona a ausência de uma unidade física da operadora em Natal. Conforme o MPRN, beneficiários precisariam resolver demandas apenas por telefone ou aplicativos, o que dificultaria o atendimento. O órgão afirma ainda que a situação pode contrariar normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que vedam a limitação de sessões para pacientes com transtornos do desenvolvimento. FONTE: BG
Crianças do CMEI de Parnamirim participam do Projeto Educar PRF
A Prefeitura de Parnamirim, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou nesta terça-feira (24) uma ação do projeto Educar PRF no Centro Infantil Jaci de Castro, localizado no bairro Vida Nova. A iniciativa reuniu crianças de 2 a 6 anos, professores e toda a comunidade escolar, com o objetivo de contribuir para a formação de uma nova geração mais consciente sobre a segurança no trânsito. Durante o encontro foram utilizadas placas e materiais lúdicos para ensinar aos estudantes temas como comportamento seguro nas vias, respeito à faixa de pedestres e atitudes corretas ao atravessar a rua. A programação integrou ainda as atividades pedagógicas da turma do Nível 6A, que, ao longo da semana, trabalhou o tema “paz” em sala de aula. Como culminância, os alunos produziram um cartaz coletivo representando o globo terrestre, com desenhos que simbolizam a paz em diferentes situações e o tema paz foi incluído. Para a gestora do Centro Infantil, o tema incentiva atitudes responsáveis nas ruas, contribuindo para um convívio mais seguro e humanizado para todos. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Marinha do Brasil realiza mais de 20 mil inspeções durante a Operação Navegue Seguro
Foto: Divulgação/Marinha do Brasil A Marinha do Brasil concluiu, neste mês de março, a Operação Navegue Seguro 2025/2026 com mais de 20 mil inspeções realizadas na área do Comando do 3º Distrito Naval. A operação ocorreu entre dezembro de 2025 e março de 2026 e intensificou a fiscalização do tráfego aquaviário durante o período de maior movimentação de embarcações de esporte e lazer. Mais de 20 mil inspeções no Nordeste Durante a operação, o Comando do 3º Distrito Naval, por meio das Capitanias e Agências subordinadas, realizou 20.129 inspeções em embarcações nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. As ações resultaram em: Orientação e prevenção de acidentes Além da fiscalização, as equipes também realizaram ações educativas com o objetivo de orientar condutores e passageiros sobre segurança da navegação. A iniciativa teve como foco: As ações ocorreram tanto no litoral quanto em rios e lagoas da região. Mais de 3 mil pessoas alcançadas As equipes de Inspeção Naval também promoveram 197 visitas e palestras educativas, alcançando mais de 3 mil pessoas. As atividades buscaram conscientizar condutores, passageiros e a comunidade marítima sobre as normas da Marinha e as regras de segurança da navegação. Operação ocorre no período de maior movimento A Operação Navegue Seguro foi realizada durante o período em que há aumento significativo no tráfego de embarcações, principalmente nos meses de férias e verão. Segundo a Marinha, a iniciativa reforça a importância da prevenção de acidentes e da navegação segura em todo o litoral e águas interiores do Nordeste. Tags deste artigo:capitania dos portos, Comando do 3º Distrito Naval, embarcações, fiscalização marítima, inspeção naval, Marinha do Brasil, Nordeste, Operação Navegue Seguro, Rio Grande do Norte, segurança da navegação PONTA NEGRA NEWS
Sesap interdita clínica de diálise em Mossoró após morte de duas pacientes
A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) determinou a interdição cautelar da Clínica de Diálise de Mossoró (CDM) nesta quarta-feira (25), após a morte de duas pacientes durante atendimento na unidade. Segundo a Sesap, a medida foi adotada com base em orientação da Vigilância Sanitária estadual e permanecerá em vigor até a conclusão das investigações e a garantia da segurança dos pacientes. A CDM, alvo da interdição, é uma unidade privada que atende pacientes do SUS, por meio de contrato com o Governo do Estado, além de usuários de convênios e particulares. De acordo com informações preliminares, os óbitos teriam ocorrido após a paralisação de equipamentos durante o procedimento de diálise. Equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária estiveram no local e iniciaram uma análise inicial das condições de funcionamento da unidade. Para evitar a descontinuidade no atendimento, a Sesap informou que já entrou em contato com outras clínicas contratadas em Mossoró para redistribuir os pacientes vinculados à CDM. A pasta destacou que a transferência será feita de forma organizada e com acompanhamento técnico, garantindo a assistência necessária aos usuários. A Secretaria também informou que seguirá monitorando a apuração do caso, conduzida pela Vigilância Sanitária de Mossoró, incluindo a investigação das causas das mortes e a possível relação com falhas no atendimento. 98FM NATAL
Prouni abre inscrições para lista de espera do 1º semestre
Prouni é responsável por oferecer bolsas de estudo em cursos de graduação | Agência Brasil Os estudantes interessados em conseguir uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao primeiro semestre de 2026, podem se inscrever na lista de espera a partir desta quarta-feira (25). O processo deve ser feito virtualmente, por meio do Portal de Acesso Único, até 26 de março. Podem manifestar interesse todos os inscritos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares ou que foram reprovados por não formação de turma. Na hora da inscrição, o candidato terá até duas opções de instituição de ensino, curso e turno dentre as bolsas disponíveis. Quando o prazo for encerrado, o sistema irá classificar os estudantes de acordo com as opções e as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado será divulgado no dia 31 de março. Após selecionados, os estudantes deverão comprovar as informações declaradas durante a inscrição. A documentação, que engloba comprovantes de renda familiar e histórico escolar, por exemplo, deve ser entregue virtual ou presencialmente na instituição de ensino onde o candidato foi selecionado. O que é o Prouni? O Prouni é responsável por ofertar bolsas de estudos em cursos de graduação em universidades privadas. Segundo o edital, para bolsas integrais (100%), o candidato precisa ter renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo, enquanto a bolsa parcial (50%) requer renda familiar mensal per capita de três salários mínimos. Tags deste artigo:Espera, inscrições, lista, ProUni AGÊNCIA BRASIL
Caixa libera novo lote do PIS/Pasep esquecido; veja quem recebe
Abono salarial liberado para consulta A Caixa Econômica Federal libera, nesta quarta-feira (25), um novo lote de pagamento relativo ao dinheiro esquecido no antigo fundo PIS/Pasep. Dessa vez, poderão sacar o dinheiro aqueles que solicitaram o ressarcimento até o dia 28 de fevereiro deste ano. O antigo PIS/Pasep foi criado para incrementar a poupança dos trabalhadores. Em 1975, os recursos dos programas foram transferidos para um único fundo, que parou de funcionar em 1988, quando foi substituído pelo abono salarial atual. Muitos deixaram de sacar os valores, que acabaram sendo transferidos para uma conta única do Tesouro Nacional. Agora, os funcionários que trabalharam com carteira assinada ou como servidor público entre 1971 e 1988 poderão pedir o ressarcimento desses valores. A estimativa, segundo o governo federal, é que mais de 10 milhões de pessoas sejam contempladas, totalizando R$ 26,3 bilhões. O saldo médio de saque é de R$ 2,8 mil, mas varia de caso a caso. Para saber se tem direito ao saque, basta acessar a página do REPIS Cidadão e fazer login com sua conta da plataforma gov.br. Depois, é só digitar o Número de Identificação Social (NIS) e clicar em pesquisar. Se houver dinheiro a receber, o próprio sistema orientará os próximos passos. Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo do FGTS. A Caixa Econômica Federal libera, nesta quarta-feira (25), um novo lote de pagamento relativo ao dinheiro esquecido no antigo fundo PIS/Pasep. Dessa vez, poderão sacar o dinheiro aqueles que solicitaram o ressarcimento até o dia 28 de fevereiro deste ano. O antigo PIS/Pasep foi criado para incrementar a poupança dos trabalhadores. Em 1975, os recursos dos programas foram transferidos para um único fundo, que parou de funcionar em 1988, quando foi substituído pelo abono salarial atual. Muitos deixaram de sacar os valores, que acabaram sendo transferidos para uma conta única do Tesouro Nacional. Agora, os funcionários que trabalharam com carteira assinada ou como servidor público entre 1971 e 1988 poderão pedir o ressarcimento desses valores. A estimativa, segundo o governo federal, é que mais de 10 milhões de pessoas sejam contempladas, totalizando R$ 26,3 bilhões. O saldo médio de saque é de R$ 2,8 mil, mas varia de caso a caso. Para saber se tem direito ao saque, basta acessar a página do REPIS Cidadão e fazer login com sua conta da plataforma gov.br. Depois, é só digitar o Número de Identificação Social (NIS) e clicar em pesquisar. Se houver dinheiro a receber, o próprio sistema orientará os próximos passos. Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo do FGTS. Confira o calendário de pagamentos: PONTA NEGRA NEWS
Nova lista do Parnamirim II será publicada sexta-feira com vagas remanescentes
Quem está no cadastro de reserva na lista de pré-selecionados no empreendimento Parnamirim II, do Minha Casa, Minha Vida precisa ficar atento. Na próxima sexta-feira (27), serão chamados novos candidatos para ocupar vagas de pessoas que foram pré-selecionadas, mas não compareceram à etapa de apresentação dos documentos. A convocação imediata do cadastro reserva reforça o ritmo da gestão da prefeita Nilda, que tem priorizado agilidade e seriedade no processo, evitando que unidades habitacionais fiquem ociosas. A lista será publicada no Diário Oficial do Município e os convocados devem se apresentar entre os dias 30 de março e 6 de abril, na Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SEHARF), localizada na Av. Brg. Everaldo Breves, 353, bairro Boa Esperança. “Nosso compromisso é garantir que essas casas cheguem a quem realmente precisa. Não vamos permitir desperdício nem demora. Estamos trabalhando com responsabilidade para transformar esse direito em realidade para as famílias de Parnamirim”, destacou a prefeita. Postado por: Ana Carla Dantas/Fotografia de: Caroline Torres PREFEITURA DE PARNAMIRIM