Capobianco afirma que pedido é uma demanda pertinente e necessária. O presidente da 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Espécies Migratórias de Animais Silvestres (COP15), João Paulo Capobianco, recebeu nesta quinta-feira (26), de um grupo de representantes de 28 povos e comunidades tradicionais de todo o Brasil, um ofício com a solicitação de reconhecimento dos saberes tradicionais que protegem habitats, rotas migratórias e dão base científica às decisões dos países. No encontro, o grupo pediu que o reconhecimento seja feito na forma de um item no texto da própria Convenção sobre Espécies Migratórias de Animais Silvestres (CMS, na sigla em inglês), além da criação de um espaço de participação na estrutura do secretariado que faz a governança do tratado internacional. Capobianco afirmou que o pedido é uma demanda pertinente e necessária e que será construída na forma de uma solicitação formal ao longo dos próximos três anos em que o Brasil liderará os debates. “O Brasil já se antecipou e preparou uma declaração presidencial, que foi proposta pelo presidente [Luiz Inácio] Lula [da Silva], ao presidente do Paraguai, e à Bolívia, por meio do seu chanceler, que participou da reunião de alto nível [cúpula de líderes]”, disse Capobianco. “E nesse documento está lá, de forma muito clara e explicitada, o papel fundamental dos povos indígenas e das comunidades tradicionais”, acrescentou. O presidente da COP15 adiantou ainda que diversos países já subscreveram o documento em adesão à declaração de apoio. O documento dará força aos próximos passos necessários ao processo de aprovação da proposta. “Tenho certeza que isso vai vingar, porque o Brasil já fez isso na Convenção da Biodiversidade, que ocorreu em Cali”, destacou. Incidência Na quarta-feira (25), antes do encontro com o presidente da COP15, uma voz potente ecoou por três minutos no principal espaço de negociações da COP15. Edinalda Nascimento, representante do conselho nacional dos povos e comunidades tradicionais, durante reunião com o presidente da COP15, João Paulo Capobianco Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil Edinalda Nascimento, mulher pantaneira e representante do Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais, falou em nome de 28 segmentos que nunca haviam se pronunciado naquela plenária. “Somos um elo essencial conectando a natureza para sustentar todas as formas de vida. Nossa visão de mundo como povos indígenas e das comunidades locais revelam que os conhecimentos tradicionais são fundamentais para a conservação das espécies migratórias, ao mesmo tempo em que garantem meios de subsistência e a continuidade dos nossos modos de vida”, declarou. Atentos, diplomatas, cientistas e representantes de organizações sociais pararam as negociações para ouvir a reivindicação daqueles que nunca haviam sequer acessado a área destinada aos credenciados na COP da convenção, a chamada Zona Azul. “Logo após a nossa manifestação, outros países já se manifestaram a favor, pedindo que seja avaliado, que seja implementada a solicitação dos povos e comunidades tradicionais. Então a gente sai muito feliz com a aprovação e a parceria de apoio dos outros países”, ressaltou Edinalda. A diretora da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Cláudia de Pinho, explicou que a intervenção fez parte de uma articulação entre vários ministérios do governo brasileiro, para garantir que esses povos tivessem voz e pudessem entender os processos de negociação nessa conferência das Nações Unidas. “Eles nos procuraram para entender mais sobre a conferência e nós fizemos todo um trabalho de aproximação com o tema, que é bastante técnico, que chamamos de pré-COP. A partir disso, eles selecionaram quem viria participar. Então, o que fizemos foi atender à demanda dos próprios segmentos”, disse. O esforço dos representantes dos 28 povos abriu um debate a partir de uma demanda que nunca havia chegado ao secretariado da CMS, avaliou Cláudia de Pinho. “Criou um momento realmente para discutir a relevância dos modos de vida dos povos indígenas e comunidades tradicionais, um tema que tem tudo a ver com as espécies migratórias”, disse. De acordo com Capobianco, nessa COP15 no Brasil o reconhecimento tem sido evidenciado inclusive em estudos lançados para subsidiar as decisões das nações. Um exemplo, segundo ele, foi o relatório Avaliação Global dos Peixes Migratórios de Água Doce, lançado no início da conferência e assinado por cientistas e integrantes dos povos tradicionais. “É belíssimo isso, porque é um trabalho que vai ser muito impactante para todas as pessoas que lidam com a conservação das espécies migratórias”, afirmou. “O documento foi produzido juntando conhecimento acadêmico com conhecimento tradicional, que também é científico e, em muitos casos, é mais profundo do que o próprio conhecimento acadêmico”, reforçou. * Equipe viajou a convite do Ministério do Meio Ambiente AGÊNCIA BRASIL
Prefeitura realiza manutenção e nivelamento na rua Luiz Antônio, no Parque Industrial
A Prefeitura de Parnamirim está realizando, nesta quinta-feira (26), serviços de manutenção e nivelamento na rua Luiz Antônio, localizada próximo a linha do trem, no bairro Parque Industrial. A ação tem como objetivo contribuir para o bem-estar da população e melhorar a mobilidade urbana de moradores e condutores que utilizam a via diariamente. A iniciativa também atende a uma demanda apresentada por quem reside ou circula pela região. Os trabalhos integram o cronograma contínuo de melhorias executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Saneamento (SEINFRA), que atua em ruas previamente mapeadas. Além disso, a população pode colaborar com a gestão municipal indicando necessidades por meio da plataforma Parnamirim Digital (https://portalparnamirimdigital.parnamirim.rn.gov.br/). PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Brasil joga mal e perde de 2 a 1 para a França nos EUA
Seleção volta a entrar em ação na próxima terça-feira. Em uma atuação muito ruim, a seleção brasileira foi derrotada pela França por 2 a 1, na noite desta quinta-feira (26) no Gillete Stadium, em Boston, em partida amistosa que marca o início da fase final de preparação do Brasil para a próxima Copa do Mundo, que será disputada no México, no Canadá e nos Estados Unidos. Havia muita expectativa em torno da partida desta quinta, pois marcava o encontro da equipe comandada pelo técnico italiano Carlo Ancelotti com uma das principais seleções nacionais da atualidade. Porém, o futebol mostrado em campo foi frustrante. Com a bola rolando o que se viu foi um Brasil que optava pelas bolas lançadas para os homens de frente, que tinham que tentar criar algo por meio da individualidade. A aposta de Ancelotti se mostrou equivocada. Já a França mantinha mais a posse de bola e conseguia se aproximar por meio das trocas de passe. E os franceses não demoraram a abrir o marcador. Aos 31 minutos do primeiro tempo Dembelé lançou em profundidade para Mbappé, que partiu em velocidade e encontrou muita liberdade para bater por cobertura na saída do goleiro Ederson. Em desvantagem, o Brasil se desorganizou de vez, e deu mais espaços para a França, que quase conseguiu ampliar antes do intervalo. A fraca atuação da seleção ficou mais evidente no segundo tempo, quando o time comandado por Didier Deschamps ficou com um homem a menos após a expulsão do zagueiro Upamecano aos sete minutos do segundo tempo. Mesmo em desvantagem numérica os franceses continuaram superiores, e ampliaram o marcador aos 19 minutos, quando o centroavante Ekitiké bateu com categoria após boa jogada coletiva de sua equipe. Vendo que sua equipe encontrava dificuldades, Ancelotti começou a realizar mudanças. O panorama pouco mudou, e o Brasil só conseguiu descontar aos 32 minutos, com o zagueiro Bremer, que aproveitou confusão após a bola ser levantada na área em cobrança de falta. Próximos compromissos Agora, a seleção brasileira voltará a entrar em ação na próxima terça-feira (31), quando medirá forças com a Croácia, no Camping World Stadium, em Orlando, a partir das 21h (horário de Brasília). Depois, o Brasil fará um jogo de despedida da torcida brasileira. A seleção enfrentará o Panamá no dia 31 de maio no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Por fim, no dia 6 de junho, uma semana antes da estreia do Brasil no Mundial, a seleção enfrenta o Egito em seu último amistoso antes da estreia. A partida será disputada no Huntington Bank Field, em Cleveland. Brasil na Copa O Brasil está no Grupo C do Mundial de 2026. A estreia será contra Marrocos, no dia 13 de junho no MetLife Stadium, em Nova Jersey, às 19h (horário de Brasília). Na segunda rodada, o Brasil encara o Haiti no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, às 22h. Já o encerramento da primeira fase está marcado para o dia 24 de junho, contra a Escócia, no Hard Rock Stadium, em Miami, às 19h. AGÊNCIA BRASIL
Parceria entre a Prefeitura e IFRN promove qualificação profissional para estudantes da EJA
O curso integra a modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC) e possui carga horária de 200 horas, e está disponível para estudantes da Escola Municipal Professora Maria Alexandrina Sampaio Parceria oferece cursos profissionalizantes para estudantes da EJA em Natal – Foto: Manoel Barbosa/SME A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal Zona Norte, realizou, na noite desta quarta-feira (25), a aula inaugural do curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão. A iniciativa é voltada para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Professora Maria Alexandrina Sampaio, localizada no bairro Pajuçara. O curso integra a modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC) e possui carga horária de 200 horas. A proposta tem como objetivo articular a formação geral dos estudantes com a educação profissional, promovendo a qualificação técnica aliada ao desenvolvimento humano integral. As aulas ocorrerão semanalmente, sempre às quartas-feiras, no período noturno, nas dependências do IFRN – Campus Natal Zona Norte. Ao final da formação, os participantes estarão aptos a atuar na área de instalações elétricas de baixa tensão, ampliando as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. A abertura do evento contou com apresentação cultural conduzida pela representante do Setor de Educação de Jovens e Adultos da SME, a assessora pedagógica Adriana do Carmo Ferreira dos Santos, que interpretou músicas populares brasileiras, ressaltando a importância da valorização cultural e do protagonismo dos estudantes na construção de projetos de vida. Durante a solenidade, o secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes de Souza Neto, enfatizou o papel transformador da educação. “Vejo em cada um de vocês o entusiasmo e a vontade de aprender, de ir além das quatro paredes da sala de aula e buscar o mercado de trabalho. A educação de Natal tem promovido exatamente isso: ampliar horizontes. Vocês são exemplos. Ao final desse curso, tenho certeza de que estarão mais preparados para conquistar espaços na sociedade, com consciência, dignidade e conhecimento”, afirmou. A coordenadora pedagógica da Escola M. Profa. Maria Alexandrina Sampaio, Adeilza Pinheiro, ressaltou a importância da parceria. Segundo ela, a ação amplia horizontes para os estudantes da EJA ao possibilitar o acesso à educação profissional em uma instituição federal de ensino. A educadora também destacou a importância do investimento público na educação de qualidade e incentivou os alunos a aproveitarem a oportunidade. Representando o IFRN, o diretor acadêmico substituto, professor Daniel Guerra Vale da Fonseca, evidenciou a consolidação da parceria entre as instituições. “Gostaria de parabenizar a todos pela participação em mais um curso que estamos ofertando. Esta já é a quinta edição realizada em parceria com a Escola M. Profa. Maria Alexandrina, o que demonstra a solidez dessa colaboração. Estamos completando cinco anos dessa ação conjunta, justamente no momento em que o Campus Zona Norte se aproxima de seus 20 anos de existência. Seguimos empenhados em oferecer uma formação que possibilite aos estudantes oportunidades reais no mercado de trabalho”, destacou. Entre os estudantes, a expectativa é positiva. A aluna Dalila Souza da Silva, de 58 anos, destacou a importância da qualificação tanto para jovens quanto para adultos. “Esse curso representa uma oportunidade de aprendizado que vai contribuir para a nossa vida cotidiana e também para a inserção no mercado de trabalho”. Já o estudante Weverton Anderson Martins, de 16 anos, enfatizou que a formação contribuirá diretamente para seu planejamento profissional. “É importante a oferta no turno noturno, considerando a nossa rotina de trabalho durante o dia. Vou me dedicar ao curso”, afirmou. Tags NOVO NOTÍCIAS
Semana Santa: veja horários de missas e celebrações no Rio Grande do Norte
Igreja Católica inicia as celebrações da Semana Santa com o Domingo de Ramos (29) e segue até a Missa da Ressurreição, no dia 5 de abril. Missa dos Santos Óleos na Catedral Metropolitana de Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi A Arquiocese de Natal divulgou nesta quinta-feira (26) a programação completa dos horários das missas e celebrações da Semana Santa no Rio Grande do Norte (veja, mais abaixo, a tabela completa). A Igreja Católica inicia as celebrações da Semana Santa com o Domingo de Ramos, no próximo domigo (29), fazendo memória aos últimos acontecimentos da vida de Jesus Cristo (entenda, no final do texto, um pouco sobre cada celebração). No Domingo de Ramos, na Catedral Metropolitana de Natal, serão celebradas três missas: às 7h, às 11h e às 19 horas. Na segunda (30), terça (31) e quarta-feira (1º), nas paróquias, há momentos penitenciais, como via-sacra, ofício de trevas, missas e atendimentos de confissões. Catedral Metropolitana Veja abaixo as celebrações que acontecem na Catedral Metropolitana, além do Domingo de Ramos: Veja programação completa 📍 Natal Programação das missas em Natal — Foto: Divulgação Programação das missas em Natal — Foto: Divulgação 📍 Região Metropolitana Programação Região Metropolitana — Foto: Divulgação Região Metropolitana de Natal — Foto: Divulgação 📍 Interior do RN Interior do RN — Foto: Divulgação Interior do RN — Foto: Divulgação 📍 Outras igrejas Outras igrejas, segundo a Arquidiocese — Foto: Divulgação Entenda, abaixo, um pouco do que é celebrado em cada dia: Domingo de Ramos Missa do crisma (Santos Óleos) Ceia do Senhor Paixão do Senhor Vigília Pascal Ressurreição do Senhor G1RN
Prefeitura investe em qualificação da Atenção Primária
A Prefeitura de Parnamirim segue investindo na qualificação dos serviços de saúde e está promovendo, ao longo desta semana, a capacitação sobre Monitoramento e Avaliação dos Indicadores da Atenção Primária. As atividades tiveram continuidade nesta quinta-feira (26), no auditório do Centro Administrativo. O treinamento reúne profissionais da Atenção Básica, com a participação, nesta quarta (25) e quinta-feira (26), de médicos e enfermeiros. A programação também contemplou equipes do sistema prisional, de saúde bucal, do Consultório na Rua e das Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (eMulti). Durante a capacitação, também foram apresentados os indicadores e o diagnóstico situacional do município, contribuindo para o acompanhamento e melhoria contínua da assistência em saúde oferecida à população. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Anvisa cancela registro de mais de 500 produtos cosméticos que contêm substâncias químicas perigosas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta semana o cancelamento dos registros de todos os produtos que contêm as substâncias químicas TPO [óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina] e DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina). Ao todo, mais de 500 itens foram afetados pela medida. A decisão segue a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 995/2025, aprovada em outubro do ano passado, que determinou a proibição do uso dessas substâncias. Após um prazo de 90 dias, os produtos não poderiam mais ser comercializados ou utilizados no Brasil, o que agora resultou no cancelamento definitivo dos registros e no recolhimento dos itens. As substâncias TPO e DMPT são frequentemente encontradas em produtos voltados para unhas artificiais em gel e esmaltes em gel, que exigem exposição à luz ultravioleta (UV) ou LED. Segundo a Anvisa, a medida visa proteger a saúde de consumidores e profissionais que utilizam esses produtos diariamente. Estudos internacionais apontam que o DMPT é classificado como uma substância que pode causar câncer em humanos, enquanto o TPO é tóxico para a reprodução, podendo afetar a fertilidade. Com isso, o Brasil se alinha a padrões de segurança já adotados pela União Europeia, que também proibiu recentemente o uso dessas substâncias em cosméticos. A proibição se aplica a qualquer produto cosmético que contenha os compostos, impedindo que itens considerados inseguros em outros países continuem a ser comercializados no Brasil. A Anvisa recomenda atenção redobrada de consumidores e profissionais do setor para evitar a utilização de produtos irregulares. 98FM NATAL
Fornecimento de água em Parnamirim e Macaíba é reduzido após furto de cabos elétricos
Previsão de conclusão dos trabalhos para funcionamento normal é até as 17h desta sexta-feira 27 O fornecimento de água da região dos municípios de Parnamirim e Macaíba foi reduzido nesta quinta-feira 26 em razão do furto de cabos elétricos e da depredação de equipamentos nos poços PT-53 e PT-98, segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). A diminuição na vazão afeta os bairros Bela Parnamirim, Santa Tereza e Bela Macaíba. A Caern informou que trabalha para restabelecer o abastecimento de água após os atos de vandalismo na infraestrutura do sistema. Segundo a companhia, os serviços de manutenção, que incluem a substituição de materiais e reparos nos equipamentos, têm previsão de conclusão até as 17h desta sexta-feira 27. Após o término, o sistema será religado. Fornecimento de água em Parnamirim e Macaíba é reduzido após furto de cabos elétricos – Foto: José Aldenir/Agora RN A companhia informou que a normalização do abastecimento ocorrerá de forma gradativa. O prazo para que o fornecimento esteja totalmente regularizado em todos os imóveis é de até 24 horas após a conclusão dos serviços. A companhia orienta que os moradores das áreas afetadas utilizem a água armazenada de forma consciente, priorizando atividades essenciais até a regularização do sistema. AGORA RN
Prefeitura avança na reestruturação da drenagem em Nova Parnamirim
O município avança na manutenção do sistema de drenagem, atualmente a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Saneamento (SEMOP), está com equipe trabalhando para a reestruturação da calha localizada na Rua Gandhi com a Rua Adeodato José dos Reis, no bairro Nova Parnamirim. O serviço consiste em recuperação da calha, troca de grelha, reposição do paralelo e aplicação de nova manta asfáltica, e está sendo realizado com o intuito de garantir melhoria no tráfego e mobilidade urbana da região. Com o trabalho finalizado, será possível ter mais fluidez na mobilidade, gerando mais segurança para condutores e pedestres que circulam pelo local, além de permitir que em período de chuvas intensas o sistema de drenagem funcione perfeitamente, prevenindo alagamentos e demais transtornos na via. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Governo do RN lança edital do Programa “RN+ Esporte e Lazer” 2026
Foto: Divulgação A governadora Fátima Bezerra lança, nesta quinta-feira (26), o novo edital do Programa de Incentivo “RN+ Esporte e Lazer”. A solenidade será realizada às 16h, no auditório da Casa de Apostas Arena das Dunas, em Natal, marcando a abertura de mais um ciclo de fomento ao esporte no Rio Grande do Norte. Durante o evento, o Governo do Estado apresentará as regras e os prazos para a inscrição de projetos neste ano. Criado em 2022, o programa RN+ Esporte e Lazer – Professor Sebastião Cunha tem sido um divisor de águas na estruturação das atividades esportivas no estado. Desde o seu lançamento, mais de 500 projetos já foram beneficiados, alcançando 54 municípios e totalizando cerca de R$ 27 milhões investidos na democratização do esporte e na revelação de talentos. SERVIÇO:Lançamento do edital 2026 do Programa de Incentivo RN+ Esporte e Lazer – Professor Sebastião Cunha.Quinta-feira (26/03/2026).16h.Auditório da Casa de Apostas Arena das Dunas – Av. Prudente de Morais, 5121, Lagoa Nova, Natal/RN. Tags deste artigo:edita, edital, governo, lançamento, mais esporte, programa, RN PONTA NEGRA NEWS