Sesc RN homenageia atriz Titina Medeiros no Teatro Sandoval Wanderley Foto: Divulgação O Sesc RN homenageou a atriz Titina Medeiros ao nomear a sala de espetáculos do Teatro Sesc Sandoval Wanderley com o nome da artista. A homenagem ocorreu nesta sexta-feira (27), data em que se celebra o Dia Mundial do Teatro, com exibição de documentário e apresentação teatral aberta ao público. O evento reuniu familiares, amigos e representantes da classe artística e contou com a estreia do documentário inédito “Titina: Alma Livre”, além da apresentação do espetáculo “Candeia”. Homenagem reconhece trajetória da atriz Segundo o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a homenagem representa o reconhecimento à contribuição da artista para a cultura potiguar. “Com uma carreira consolidada e marcada por personagens intensos e humanos, a artista manteve uma relação próxima com o teatro potiguar e com o Sesc RN, participando de projetos relevantes como o Palco Giratório e contribuindo ativamente para a difusão das artes cênicas”, destacou. Programação especial aberta ao público A programação começou às 19h com a exibição do documentário “Titina: Alma Livre”, produzido pelos cineastas Carito Cavalcanti e Fernando Suassuna. O filme apresenta a trajetória da artista e sua contribuição para a cultura nordestina. Em seguida, o público acompanhou o espetáculo “Candeia”, do Grupo Estação de Teatro, montagem dirigida por Titina Medeiros em vida e que propõe uma experiência sensível baseada em memórias e tradições populares. Os ingressos foram gratuitos, disponibilizados pela plataforma Sympla, mediante doação de 1 kg de alimento. Espaço cultural de referência Desde que passou a ser administrado pelo Sesc RN, o Teatro Sesc Sandoval Wanderley tem se consolidado como um dos principais equipamentos culturais de Natal, ampliando o acesso à cultura e fortalecendo a produção artística local. Tags deste artigo:cultura Natal, Dia Mundial do Teatro, Fecomércio-RN, Sesc RN, teatro potiguar, Teatro Sandoval Wanderley, Titina Medeiros PONTA NEGRA NEWS
Parnamirim realiza Mutirão do Cadastro Único
Postado por: Juliana Grace/Fotografia de: Augusto Ferreira A Prefeitura de Parnamirim promoveu, neste sábado (28), um Mutirão de atualização do Cadastro Único (CadÚnico). A iniciativa ocorreu na Central de Atendimento Social (CAS), no bairro de Santos Reis, com o objetivo de garantir que nenhuma família perca o acesso a programas sociais essenciais por falta de dados atualizados. A iniciativa é voltada especialmente para os cidadãos que estão com cadastro desatualizado entre 18 e 24 meses. Manter o cadastro em dia é o requisito fundamental para assegurar direitos como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC) A moradora de Passagem de Areia, Lidiana Bezerra, moradora de Passagem de Areia, aproveitou a ação para não perder seus benefícios: “O mutirão me ajudou muito. Fica mais fácil eu vir no sábado, e meu cadastro já estava quase desatualizado”, afirmou Lidiana. Para quem não conseguiu comparecer, a Prefeitura já confirmou novas oportunidades. Os próximos mutirões de atualização acontecerão na Central de Atendimento Social (CAS), em Santos Reis, nos dias 18 e 25 de maio. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
TST decide que gestantes em contratos temporários têm direito à estabilidade
O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho (TST) reconheceu que gestantes contratadas sob regime temporário têm direito à estabilidade provisória. A decisão atualiza a jurisprudência do tribunal, alinhando-a à interpretação do Supremo Tribunal Federal sobre o tema. Antes, o TST entendia que a estabilidade prevista no artigo 10, inciso II, alínea “b”, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) não se aplicava a contratos temporários, regidos pela Lei 6.019/1974. Em outubro de 2023, o STF fixou a tese de repercussão geral (Tema 542) de que a gestante tem direito à licença-maternidade e à estabilidade independentemente do tipo de contrato, seja ele temporário ou por prazo indeterminado. A decisão do TST surgiu após o recurso de uma promotora contratada por empresa de trabalho temporário. A Segunda Turma do tribunal propôs um incidente de superação de precedente vinculante, que permite atualizar interpretações do próprio TST diante de mudanças relevantes na lei ou em decisões superiores. O relator, ministro Breno Medeiros, afirmou que a interpretação do STF amplia o alcance do direito à maternidade, tornando incompatível a manutenção do entendimento anterior do tribunal. Ele ressaltou que a proteção à gestante envolve não só questões jurídicas, mas também sociais, como a saúde da mãe e do bebê, além do interesse coletivo. Após sucessivos pedidos de vista, o Pleno concluiu a votação com 14 votos favoráveis ao relator. O ministro Ives Gandra Martins sugeriu a modulação dos efeitos da decisão, definindo a partir de quando ela deve valer. O julgamento foi suspenso pelo presidente do TST, ministro Vieira de Mello Filho, para que a questão seja discutida em nova sessão, com participação do relator. O Pleno do TST aprova súmulas, orientações jurisprudenciais e teses vinculantes, podendo declarar a inconstitucionalidade de leis ou atos normativos. De suas decisões, é possível recorrer ao STF. 98FM NATAL
Sesc RN oferece 200 vagas para cursos gratuitos em abril
Foto: Divulgação O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), entidade do Sistema Fecomércio RN, está oferecendo 200 vagas para cursos gratuitos de valorização social durante o mês de abril. Ao todo, serão abertas dez turmas com temáticas voltadas ao Dia das Mães, produção de doces, biscoitos, artesanato e itens de decoração. As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de março, nas Centrais de Relacionamento do Sesc ou pelo site oficial da instituição. Cursos serão realizados em seis cidades As turmas ocorrerão nas unidades do Sesc nas cidades de: Entre os cursos ofertados estão: Todas as turmas terão carga horária de 20 horas, com duração de uma semana. Como se inscrever Os interessados devem se dirigir a uma Central de Relacionamento do Sesc ou realizar a inscrição online. Para participar, é necessário apresentar: O resultado será divulgado no dia 31 de março, e as aulas estão previstas para ocorrer entre os dias 6 e 17 de abril, conforme cada turma. Público-alvo dos cursos Os cursos são regidos pelo edital do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), voltado para: Cronograma Turmas disponíveis Caicó Macaíba Mossoró Nova Cruz São Paulo do Potengi Zona Norte de Natal Tags deste artigo:capacitação, cursos abril, cursos gratuitos, educação, Fecomércio-RN, qualificação profissional, Rio Grande do Norte, Sesc RN PONTA NEGRA NEWS
TRT-RN realiza leilão com Mercedes-Benz, imóveis e terrenos avaliados em até R$ 3,5 milhões
Foto: Reprodução/Internet O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região realizará, no dia 23 de abril, a partir das 9h, um leilão judicial com 66 lotes de bens, incluindo Mercedes-Benz, apartamentos, casas, prédios comerciais, terrenos e até um motel. Os bens foram penhorados pelas Varas do Trabalho e pela Central de Apoio à Execução (Caex). Entre os destaques estão um automóvel Mercedes-Benz 2010 avaliado em R$ 190 mil, uma casa em Parnamirim avaliada em R$ 1,3 milhão, um terreno em Caicó avaliado em R$ 3,5 milhões, além de apartamentos em Natal, Mossoró e no Rio de Janeiro. O leilão acontecerá no Depósito Judicial do TRT-RN, localizado na Rua Dr. Nilo Bezerra Ramalho, nº 1790, no bairro Tirol, em Natal, com participação presencial e online. Leilão será híbrido O edital foi assinado pela juíza coordenadora da Caex, Stella Paiva de Autran Nunes, e determina que a hasta pública será realizada no formato híbrido. Para participar, os interessados devem realizar cadastro prévio no site do leiloeiro, conforme previsto no edital. Entre os bens disponíveis também estão: Imóveis em Natal e Região Metropolitana Na capital potiguar, estarão disponíveis: Na Região Metropolitana: Bens no interior do RN No interior, o leilão inclui: Regras de participação Os bens poderão ser arrematados pelo maior lance ofertado. Caso não haja arrematação na primeira etapa, o valor mínimo na segunda praça poderá ser de 50% do valor da avaliação. O pagamento deverá ser realizado no mesmo dia do leilão, conforme previsto no edital. Tags deste artigo:bens penhorados, Destacado, imóveis RN, leilão judicial, leilão judicial RN, leilão TRT, Mercedes-Benz, Natal, Rio Grande do Norte, TRT-RN PONTA NEGRA NEWS
Judô potiguar briga pelo ouro regional na Paraíba com 160 atletas
O Rio Grande do Norte iniciou, nesta sexta-feira (27), a participação na Regional II do Campeonato Brasileiro de Judô, realizada em João Pessoa. A competição acontece até domingo (29), no ginásio Ronaldão, e reúne atletas de seis estados do Nordeste. A delegação potiguar conta com 160 atletas e 22 integrantes da comissão técnica. Além do RN, participam da disputa representantes da Paraíba, Pernambuco, Ceará, Alagoas e Sergipe. Um dos principais adversários do Rio Grande do Norte na competição é Pernambuco, apontado como favorito ao lado dos potiguares. Segundo o diretor da Federação de Judô do Rio Grande do Norte, Lacet Júnior, a expectativa é de uma disputa equilibrada pelo título geral. “Pernambuco vem forte e sempre disputa conosco, mas acreditamos em um bom desempenho da equipe este ano”, afirmou. A competição reúne disputas nas categorias Sub-13, Sub-15, Cadete, Júnior, Sub-23 e Sênior. O modelo regionalizado do campeonato nacional tem sido adotado pela Confederação Brasileira de Judô, com etapas simultâneas em diferentes regiões do país. De acordo com a federação estadual, o formato amplia a participação e fortalece o desenvolvimento do esporte. Para o presidente da FJERN, Herbet Maia, o desempenho da equipe é resultado de ações voltadas à expansão da modalidade no estado, incluindo a formação de atletas, árbitros e treinadores. A competição segue ao longo do fim de semana, com disputas em diversas categorias e definição dos classificados para as etapas seguintes do calendário nacional. TRIBUNA DO NORTE
Petrobras anuncia licença do Ibama para perfurar poço Mãe de Ouro, na Bacia Potiguar
Poço Mãe de Ouro fica em águas profundas, a 52 quilômetros da costa potiguar, a mais de 2 mil metros de profundidade e tem indicativo de petróleo na margem equatorial. Petrobras descobriu petróleo em poço ultra profundo na Bacia Potiguar — Foto: Divulgação/Petrobras A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (26) a renovação da licença de operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para perfuração do poço Mãe de Ouro, que fica em águas profundas na Bacia Potiguar. O anúncio foi feito em um encontro entre a governadora Fátima Bezerra e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, nesta quinta, no Rio Grande do Norte. Segundo governo do RN, a sonda para perfuração chega do Amapá para o estado mês de julho. A Petrobras havia anunciado em agosto do ano passado que faria a perfuração desse poço. A licença emitida permite a perfuração de três poços: Mãe de Ouro, Inhame e Taianga. Os poços estão localizados nos blocos BM-POT-17 e POT-M-762, na Bacia Potiguar, destinados a petróleo e gás. Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial O poço Mãe de Ouro está localizado em águas profundas, a 52 quilômetros da costa potiguar, a mais de 2 mil metros de profundidade e representa o principal poço com indicativo de petróleo na margem equatorial. Segundo o governo do RN, a Petrobras demonstra confiança no potencial do poço Mãe de Ouro, esperando que o volume viabilize a produção na região. Esse é o terceiro poço exploratório em águas profundas na Bacia Potiguar. Na mesma região, já foram perfurados os poços Pitu Oeste e Anhangá, localizados nos blocos BM-POT-17 e POT-M-762. Ambos fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. “Esse é um passo histórico que pode inaugurar um novo ciclo de desenvolvimento econômico, científico e tecnológico para o Rio Grande do Norte. Estamos falando de um projeto estratégico, com potencial para gerar empregos, atrair investimentos, fortalecer nossa cadeia produtiva e transformar essa riqueza em mais oportunidades para o nosso povo, sempre com responsabilidade ambiental e segurança jurídica”, falou a governadora. No encontro entre governadora e a presidente da Petrobras também houve o anúncio do investimento de mais de R$ 1,5 bilhão para a finalização de poços antigos que não produzem mais, mas que precisam ser finalizados através do “arrasamento”. Bacia Potiguar A Bacia Potiguar fica na Margem Equatorial, que se estende por mais de 2,2 mil km ao longo da costa entre o Rio Grande do Norte e o Oiapoque, no Amapá. A região é considerada a mais nova fronteira exploratória brasileira em águas profundas e ultraprofundas, e já foi chamada de “novo pré-sal”. Para ambientalistas, no entanto, a atividade petrolífera na região pode resultar em prováveis tragédias ambientais, o que afetaria diretamente o território amazônico. Além da Bacia Potiguar, nela estão inseridas as bacias da Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, de Barreirinhas e do Ceará. (Entenda mais aqui). A Margem Equatorial é considerada uma “nova fronteira” pela ANP, pois é uma área em exploração em estágio inicial, mas com potencial de possuir reservas de petróleo. Descobertas recentes no RN Na Bacia Potiguar, a Petrobras descobriu: G1RN
Vigilância Sanitária intensifica fiscalização de pescado em Natal para a Semana Santa
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal intensifica, até o domingo de Páscoa, as inspeções em supermercados, peixarias e atacadistas para garantir a segurança do consumo de pescado na cidade. As ações são realizadas pelo Núcleo de Controle de Alimentos e pelo Serviço de Plantão da Vigilância Sanitária (VISA Natal). De acordo com Sônia Maria Fernandes da Costa Souza, chefe do núcleo, a prioridade é verificar a rastreabilidade do produto, garantindo que seja oriundo de embarcações registradas e aprovado em avaliações sanitárias. Ela orienta que os consumidores comprem apenas em locais regularizados, observem a higiene e a temperatura dos produtos e armazenem corretamente em geladeira ou freezer. A SMS detalha ainda cuidados específicos na escolha do pescado: peixes devem ter escamas firmes, brânquias úmidas e olhos brilhantes; moluscos precisam estar vivos, com conchas fechadas e carne úmida; polvos e lulas devem ter pele lisa e carne elástica; crustáceos, como camarões e lagostas, devem apresentar corpo firme, carapaça intacta e patas resistentes. 98FM NATAL
Caminhão da Mamografia: Serviço é disponibilizado nas UBSs João Dias e Jardim Planalto
A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), vai disponibilizar a Unidade Móvel para a UBS João Dias (Nova Parnamirim) nos dias 31 de março e, no dia 1º de abril, estará na UBS Jardim Planalto. O serviço é disponibilizado em locais estratégicos do município, dando oportunidade para que as mulheres parnamirinenses realizem o exame de mama de forma gratuita, acessível e com qualidade. O SERVIÇO – Ônibus da Mamografia 31/03, das 8h às 17hLocal: UBS João Dias – Rua Esplanada Dep. Nélio Dias, s/n, Nova Parnamirim. 01/04, das 8h às 17hLocal: UBS Jardim Planalto – Rua Caprichosos de Pilares, Jardim Planalto. Documentação necessária:RG e CPF;Cartão do SUS;Encaminhamento médico (se não tiver, o médico da UBS emite na hora);Comprovante de residência. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Allyson lê carta-renúncia e transmite cargo ao vice em Mossoró
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), lê carta-renúncia às 16 horas desta sexta-feira (27), em sessão no plenário da Câmara Municipal de Mossoró. Em seguida, às 18h, o Legislativo mossoroense fará a transmissão do cargo de prefeito ao vice-prefeito, Marcos Medeiros (Republicanos), no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado. Allyson Bezerra renuncia ao cargo para se candidatar a governador do Estado nas eleições de 4 de outubro. A carta renúncia foi protocolada pelo chefe do Poder Executivo na Câmara Municipal e será publicada em “Ato da Presidência” no Diário Oficial de Mossoró (DOM). O documento foi lido em plenário já na sessão ordinária da quarta-feira (25). O ato será transmitido ao vivo pelos canais oficiais da Câmara Municipal de Mossoró: TV Câmara (sinal aberto 22.2) e pelo YouTube da TV Câmara Mossoró. TRIBUNA DO NORTE