Postado por: Ana Carla Dantas/ Fotografia de: Caroline Torres Em mais uma ação da gestão municipal, cerca de 2 mil famílias foram beneficiadas com a tradicional entrega do peixe para a Semana Santa, devolvendo dignidade e colocando alimento na mesa daqueles que mais precisam. A ação foi realizada em todos os 9 CRAS do município (Vale do Sol, Passagem de Areia, Monte Castelo, Liberdade, Parque Industrial, Nova Parnamirim, Santos Reis, Litoral e Bela Parnamirim), tendo como público-alvo aquelas famílias acompanhadas pelas unidades socioassistenciais. Foi entregue cerca de 2 quilos de peixe para cada família, garantindo alimento na mesa e uma Semana Santa com mais dignidade, resgatando, depois de 9 anos, uma ação que transforma a vida do parnamirinense para melhor. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Prefeitura de Parnamirim abre vagas remanescentes para Oficinas de Música
Buscando ampliar o acesso da população à arte e à formação cultural do município, a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMUC), vai abrir vagas remanescentes para Oficinas de Música, além da formação de cadastro reserva. As oficinas são destinadas ao público a partir dos 7 anos. As vagas disponíveis são as modalidades de Canto Lírico, Canto e Coral, Piano/Teclado, Trompete/Eufônio/Tuba, Clarinete, Flauta Doce, Percussão Popular, Violão, Trompa e Saxofone. Já a formação de cadastro reserva será para as modalidades de Piano/Teclado, Canto e Coral, Canto lírico, Violão, Flauta doce, Clarinete, Saxofone, Trompete, Trombone/bombardino/Tuba, Trompa, Violino, Viola, Bateria e Percussão. As inscrições terão início no dia 8 de abril, e seguirão até o preenchimento total das vagas. Os interessados devem se inscrever através do portal de editais da Semuc, no site da Prefeitura. SERVIÇO – Oficinas de Música Período de inscrições: A partir de 8 de abril Link de inscrições: https://semuc.parnamirim.rn.gov.br/#/inicio PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Nuvem em formato de ‘rolo’ chama atenção no interior do RN; entenda fenômeno
Formação aconteceu na tarde de domingo (5) em Patu e foi proporcionada pela combinação da umidade da região com os ventos horizontais sobre a Serra do Lima. Uma nuvem de formato incomum chamou a atenção de moradores e visitantes na Serra do Lima, em Patu, no Oeste potiguar, na tarde deste domingo (5). O fenômeno, que lembrava um grande túnel ou um rolo no céu, foi registrado em vídeos e fotos e rapidamente repercutiu nas redes sociais. Conforme o meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn), a formação registrada é uma “nuvem rolo”, um tipo específico de nuvem associado a condições atmosféricas e geográficas específicas. Segundo o especialista, o fenômeno ocorre quando há grande presença de umidade na atmosfera, como foi o caso da região neste domingo (5) de chuvas. Nuvem com formato incomum chamou atenção de moradores em Patu, RN — Foto: Redes sociais “Essa umidade evapora da superfície e é conduzida pela encosta da serra. O relevo influencia diretamente nesse processo”, explicou. Ao subir pela encosta, o ar úmido encontra camadas mais frias da atmosfera, o que provoca a condensação do vapor d’água e dá origem à nuvem. A combinação desse processo com a atuação de ventos horizontais em cima da serra causa o formato característico. “Essa forçante (vento) faz com que a nuvem adquira um aspecto arredondado, como um rolo ou um túnel”, detalhou Bristot. Ainda segundo o meteorologista, embora a formação não seja vista tão comumente no dia a dia da região, também não é um fenômeno considerado raro e pode ocorrer também em outros contextos, até mesmo em regiões litorâneas. G1RN
Parnamirim é o primeiro município do RN a conceder 40% de insalubridade a garis
Postado por: Juliana Grace / Fotografia de: Augusto Ferreira Parnamirim é a primeira do RN a garantir aos garis da varrição o adicional de insalubridade de 40%. A Prefeitura passou a assegurar o novo percentual a partir deste mês, elevando o índice anterior de 20%, em cumprimento a uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O reajuste reconhece as condições de trabalho dos profissionais e reforça a valorização da limpeza urbana, essencial para a saúde pública e a qualidade de vida. Além da atualização, a gestão municipal já confirmou o pagamento do valor retroativo, que será feito em duas parcelas, com a primeira prevista para o próximo mês. A Prefeitura também está avaliando os impactos financeiros para estender o reajuste aos profissionais que atuam na capinação, roçagem, coleta de podas e remoção de entulhos. Ao todo, cerca de 430 trabalhadores integram o quadro da limpeza urbana de Parnamirim. Para a gestão municipal, a medida simboliza respeito, reconhecimento e compromisso com aqueles que desempenham um papel essencial no funcionamento da cidade. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Prefeitura prorroga prazo para pagamento com desconto da TLF para até 10 de abril
Postado por: Ana Carla Dantas / Fotografia de: Ruben Rafael Rodrigues O prazo para o pagamento com 20% de desconto nos Documentos de Arrecadação Municipal (DAMs) referentes à Taxa de Licença para Localização e Funcionamento (TLF) e ao ISSQN Fixo, relativos ao exercício de 2026, foi prorrogado para até o dia 10 de abril. A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Tributação (SEMUT), está disponibilizando as guias de forma online, por meio do Portal do Contribuinte, no site da Prefeitura: https://www.tinus.com.br/csp/PARNAMIRIM/portal/index.csp?656ANjD3104RcEWq40607hhaq4345LR=ZrNJ99KhU975Usp13457mmTgT255Pwhmt4713x6616658CWny586. Sobre o Pagamento O pagamento com 20% de desconto é destinado para os contribuintes que estiverem em situação regular com a Fazenda Municipal, desde que realizem o pagamento em cota única até o dia 10 de abril de 2026. A Taxa de Licença para Localização e Funcionamento (TLF), pode ser paga em cota única sem desconto até 30 de abril ou optar pelo parcelamento em até três parcelas, com vencimentos em 30 de abril, 29 de maio e 30 de junho. Já o ISSQN Fixo, destinado para profissionais autônomos e sociedades de profissionais, poderá ser pago em duas parcelas, com vencimentos em 31 de março e 31 de julho de 2026. Atendimento ao contribuinte Além do acesso online, os contribuintes também podem buscar atendimento presencial nas unidades da SEMUT, das 8h às 14h, nos seguintes locais: Sede da SEMUT: Rua Cícero Fernandes Pimenta, nº 312 – Monte Castelo; Coordenadoria Regional de Nova Parnamirim: Rua das Garças, n° 15, Nova Parnamirim; Shopping Cidade Verde: Avenida Ayrton Senna, nº 1995 – Nova Parnamirim; Praça São Sebastião (ao lado da Igreja): Em Pirangi. Também é possível obter informações pelo WhatsApp da Secretaria: (84) 98840-6226. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Polícia resgata quatro crianças em situação de abandono em uma casa na Zona Norte de Natal
Quatro crianças, com idades entre 2 e 12 anos, foram encontradas sozinhas pela Polícia Militar em uma residência no loteamento José Sarney, no bairro Lagoa Azul, na Zona Norte de Natal, na madrugada deste domingo (05). Segundo a PM, os menores estavam em situação de abandono, vivendo em condições precárias, e estariam há cerca de quatro dias sem a presença de responsáveis. Os policiais chegaram a realizar buscas na tentativa de localizar familiares, mas ninguém foi encontrado. Diante da situação, o caso foi encaminhado aos órgãos competentes. O Ministério Público solicitou medidas de proteção, e a Justiça determinou o acolhimento institucional das crianças, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente. As crianças foram levadas para uma unidade de acolhimento em Natal, onde passaram a receber assistência enquanto o caso segue sob acompanhamento das autoridades. 98 FM NATAL
Curso de Gestão e Fiscalização de Contratos avança com foco em relatórios fiscais
Com a temática voltada à elaboração de relatórios fiscais, o curso de Gestão e Fiscalização de Contratos teve continuidade nesta segunda-feira (6), no Plenarinho Professora Eva Lúcia, na Câmara Municipal. A capacitação integra o conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da transparência e ao aprimoramento da gestão pública junto à população. Com programação dividida em três etapas, o curso segue com novo encontro na próxima segunda-feira (13), totalizando 9 horas de carga horária. A formação é ministrada pela procuradora Ronaira Costa Ribeiro e é aberta tanto a servidores quanto ao público em geral. Sophia Araújo CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
“Estamos nos tornando indiferentes à violência”, alerta Papa Leão XIV
Líder religioso criticou a apatia diante do sofrimento alheio Pela primeira vez desde que se tornou representante máximo da Igreja Católica, o papa Leão XIV presidiu a missa do Domingo de Páscoa, na Praça São Pedro, no Vaticano. Dirigindo-se a milhares de fiéis em todo o mundo, ele encorajou os líderes mundiais a se desarmarem e a buscarem o diálogo para encerrar os conflitos bélicos. “Quem tem armas nas mãos, que as deponha! Quem tem o poder de desencadear guerras, que opte pela paz! Não uma paz conseguida com a força, mas com o diálogo! Não com a vontade de dominar o outro, mas de o encontrar!”, disse Leão XIV, neste domingo (5). O líder religioso criticou a falta de sensibilidade e a apatia diante do sofrimento alheio. “Estamos nos habituando à violência, nos resignando a ela e nos tornando indiferentes. Indiferentes à morte de milhares de pessoas. Indiferentes às repercussões de ódio e divisão que os conflitos semeiam. Indiferentes às consequências econômicas e sociais que produzem e que todos sentimos”. Há uma “globalização da indiferença” cada vez mais acentuada, para retomar uma expressão cara ao papa Francisco. “Quanto desejo de morte vemos todos os dias em tantos conflitos que ocorrem em diferentes partes do mundo”, ponderou o líder católico. Leão XIV citou o exemplo de Cristo para defender o diálogo e a cooperação como forma de superar o ciclo de ódio que gera e perpetua guerras e conflitos. “Esta é a verdadeira força que traz a paz à humanidade, porque gera relações respeitosas em todos os níveis: entre as pessoas, famílias, grupos sociais e nações. Não visa o interesse particular, mas o bem comum; não pretende impor os próprios planos, mas contribuir para o conceber e o concretizar em conjunto com os outros”, acrescentou o papa; Ele lembrou que, para os cristãos, a Páscoa representa “uma vitória da vida sobre a morte, da luz sobre as trevas, do amor sobre o ódio”. “Esta é uma mensagem nem sempre fácil de aceitar; uma promessa que nos custa acolher, porque o poder da morte ameaça-nos constantemente, por dentro e por fora”, disse o papa, insistindo na crítica à indiferença. “Todos temos medo da morte e, por medo, voltamo-nos para o outro lado, preferimos não olhar, mas não podemos continuar indiferentes! Não podemos resignar-nos ao mal!” Segundo o Vaticano, cerca de 50 mil pessoas assistiram, na Praça São Pedro, à celebração litúrgica deste domingo, concluída com o papa apelando a todos que “façamos ouvir o grito de paz que brota do coração”. “Não àquela que se limita a silenciar as armas, mas aquela que toca e transforma o coração de cada um de nós.” AGÊNCIA BRASIL
Unidades Básicas de Saúde recebem atendimento do Caminhão da Mamografia
Postado por: Ana Carla Dantas/ Fotografia de: Caroline Torres Ampliando e facilitando o acesso gratuito das mulheres parnamirinenses ao exame de mama, a Prefeitura de Parnamirim, disponibilizou o atendimento da Unidade Móvel para as UBSs João Dias e Jardim Planalto, nos dias 31 de março e 01 de abril, respectivamente. Para a realização do exame, as interessadas deviam estar com a seguinte documentação em mãos: RG e CPF, cartão do SUS, encaminhamento médico (caso não tivesse, o médico da UBS fazia a emissão na hora) e comprovante de residência. Dona Maria Regimaria, de 50 anos, usuária da UBS de Jardim Planalto, falou sobre a importância de realizar o exame, uma vez que já teve casos de câncer de mama no histórico familiar. “É a primeira vez que sou atendida pelo caminhão da mamografia, fiquei com um pouco de medo mas foi tranquilo de fazer. Eu achei muito bom, porque além de ser de graça foi a minha agente de saúde quem fez a marcação do exame. Minha irmã teve câncer de mama, então eu acho importante vir aqui fazer”, disse. A realização da mamografia em mulheres acima de 40 anos, é um procedimento essencial para o possível diagnóstico precoce do câncer de mama, pois uma vez identificado, o público-alvo pode buscar cuidados que abrangem a prevenção, tratamento e recuperação em caso de anormalidades. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Audiência pública debate sobre reurbanização do Centro de Parnamirim
Postado por: Ana Carla Dantas/ Fotografia de: Caroline Torres Buscando valorizar os espaços urbanos a partir da necessidade da população parnamirinense, foi realizada na última terça-feira (31), a audiência pública para apresentar e discutir o projeto de reurbanização do Centro da cidade. O encontro contou com a presença de gestores municipais, comerciantes e população de forma geral, com o intuito de debater o tema com aqueles que vivenciam o Centro no dia a dia, para a construção de uma cidade com maior qualidade de vida para todos. Entre os principais pontos da reurbanização estão a reorganização da mobilidade urbana, com melhorias no fluxo de veículos, cargas e pedestres, além da priorização do transporte público. O projeto também prevê a ampliação das calçadas, garantindo mais acessibilidade, especialmente para pessoas com deficiência, e mais conforto para quem circula pela área. O plano gira em torno da valorização do espaço urbano com foco na convivência e na humanização do Centro, além de manter os canteiros centrais e a arborização já existente, prever também o plantio de novas árvores mais adequadas ao clima da região, contribuindo para o bem-estar da população. Com as mudanças, a expectativa é fortalecer tanto o comércio informal quanto o formal, que passará a ter mais visibilidade com a requalificação dos espaços e das fachadas. Essa primeira etapa do plano foi pensado para ser mais simples, econômico e de execução ágil, onde o projeto busca reduzir impactos na rotina de quem utiliza o Centro diariamente, ao mesmo tempo em que promove melhorias significativas para a cidade. ASCOM – PREFEITURA DE PARNAMIRIM