A movimentação no Mercado do Peixe durante a Semana Santa cresceu cerca de 15% em relação ao ano passado, segundo os permissionários ouvidos pela Prefeitura do Natal. Segundo o Município, o espaço passou por melhorias nas redes elétricas e hidráulicas para o período de páscoa em 2026. O período também contou com programação cultural na praça de alimentação, com apresentação do cantor potiguar Alan Persa. Com 28 boxes em funcionamento, o mercado recebeu um bom fluxo de clientes ao longo dos dias. O secretário da Semsur, Felipe Alves, falou sobre as ações no espaço. “Esse aumento nas vendas mostra que estamos no caminho certo. O objetivo da gestão do prefeito Paulinho Freire é movimentar a economia, gerar emprego e renda e valorizar espaços importantes como o Mercado do Peixe. Quando a gestão faz sua parte, o resultado aparece na ponta”, afirmou. O permissionário Pastor William destacou o aumento no volume de vendas e o suporte recebido. “Foi uma Semana Santa muito positiva. Vendemos mais, tivemos mais movimento e isso faz toda a diferença pra gente. A estrutura melhorou bastante e isso ajuda muito no nosso trabalho”, disse. Já o permissionário Messinho também celebrou o momento. “A gente percebe que o cliente vem mais tranquilo, encontra um ambiente organizado. Isso incentiva o consumo. Só temos a agradecer pelo apoio que tem sido dado”, disse. 98FM NATAL
Startup potiguar recebe aporte até R$ 5 milhões para expansão nacional
Aporte marca nova fase da Kaizen Mentoria avaliada em mais de R$ 50 milhões. Foto: Lenart VeríssimoA startup edtech potiguar Kaizen Mentoria, incubada no Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), ligado ao Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), acaba de receber um aporte da gestora Mercurial Atlantic Investments que pode chegar a R$ 5 milhões. O investimento marca o início de uma nova fase de crescimento da startup, que atua no desenvolvimento de métodos personalizados de estudo para alunos do Ensino Fundamental II e Médio.Play Video Avaliada em mais de R$ 50 milhões, a empresa já atende mais de 700 estudantes em diferentes estados e pretende utilizar os novos recursos para acelerar o desenvolvimento de tecnologia própria, ampliar a equipe e fortalecer sua atuação no mercado educacional. O aporte foi liderado pela Mercurial Atlantic Investments, gestora multissetorial voltada a ativos de alto potencial. Segundo o fundador da empresa, Gustavo Andrade Rocha, a entrada no capital da Kaizen representa um novo ciclo de expansão. “A Kaizen reúne todos os elementos para escrever um dos capítulos mais relevantes da disrupção do modelo educacional brasileiro: método, tecnologia, dados, personalização e uma visão clara de futuro”, afirmou. Fundada no Rio Grande do Norte, a Kaizen Mentoria integra o ecossistema de inovação do Metrópole Parque, onde desenvolve parte de suas soluções. O modelo da empresa combina planejamento estratégico de estudos, acompanhamento individualizado e análise de desempenho, com foco na organização da rotina acadêmica dos alunos. De acordo com o CEO da startup, Victor Cornetta, o crescimento da empresa acompanha mudanças no comportamento das famílias em relação à educação. “A escola continua sendo fundamental. Nossa proposta é que todos os alunos desenvolvam o mesmo nível de organização, disciplina de estudo e capacidade de conexão observados entre os melhores do país”, destacou. Para 2026, a expectativa é ampliar significativamente a base de alunos, consolidar a presença nacional e avançar no desenvolvimento tecnológico da plataforma. A empresa também projeta alcançar o mercado internacional, apostando na escalabilidade do modelo. “A distância entre o local e o global está cada vez menor, e isso representa uma oportunidade real para a economia das nossas cidades”, concluiu Cornetta. TRIBUNA DO NORTE
Parnamirim promove feiras de artesanato e empreendedorismo neste mês
Postado por: Juliana Grace/Fotografia de: Caroline Torres A Prefeitura de Parnamirim segue fortalecendo o empreendedorismo local e o trabalho artesanal. Nos próximos dias, a cidade receberá uma programação de feiras que vão impulsionar a geração de renda. No próximo fim de semana, de 10 à 12 de abril, Nova Parnamirim receberá a 1ª Feira de Artesanato da Praça de Cidade Verde. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, acontecerá das 16h às 22h e reunirá cerca de 25 artesãos cadastrados pela Coordenadoria do Trabalho, além da participação do grupo Mulheres Raízes. A programação terá continuidade no dia 18 de abril, com a Feira de Empreendedorismo e Artesanato no Mercado Público de Santos Reis. O evento acontecerá das 7h às 12h e participarão 20 expositores também cadastrados pela Coordenadoria de Trabalho. Com essas ações, a gestão municipal incentiva a economia local, criando oportunidades para os pequenos empreendedores, e valoriza o trabalho manual e a criatividade dos artesãos do município. Serviços: 1ª Feira de Artesanato da Praça de Cidade Verde Data: 10 à 12 de abril – Horário: 16h às 22h – Local: Praça de Cidade Verde, em Nova Parnamirim Feira de Empreendedorismo e Artesanato Data: 18 de abril – Horário: 7h às 12h – Local: Mercado Público, em Santos Reis PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Central da Inclusão oferece atendimentos gratuitos durante o Abril Azul em Natal
A Prefeitura de Natal promove, entre os dias 9 e 13 de abril, a Central da Inclusão, ação voltada ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. A iniciativa integra a campanha “Vamos Abraçar o Autismo”, dentro da programação do Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o tema. A estrutura será montada no Pavilhão da Árvore de Mirassol, com acesso gratuito ao público. Durante os cinco dias, serão ofertados serviços nas áreas de saúde, assistência social, cidadania, orientação jurídica e empregabilidade. A programação inclui atendimentos com equipe multidisciplinar, consultas médicas em especialidades como neurologia, pediatria, psiquiatria infantil e clínica geral, além de avaliação global, vacinação e encaminhamentos para a rede pública de saúde. Também estarão disponíveis serviços para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), da Carteira da Pessoa com Deficiência e do Cartão de Estacionamento para Pessoa com Deficiência, entre outros documentos. A Central da Inclusão contará ainda com palestras, rodas de conversa, oficinas temáticas, feiras inclusivas e apresentações culturais, além de espaços de convivência destinados às famílias. Estão previstas ações voltadas à empregabilidade, como orientação profissional, oferta de vagas e atividades de capacitação. A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Natal em parceria com o Instituto Le Blue, o mandato do vereador Daniel Santiago e outras instituições. De acordo com a vice-prefeita Joanna Guerra, a ação busca ampliar o acesso a serviços e fortalecer a inclusão no município. Além dos atendimentos, a programação prevê momentos de diálogo sobre políticas públicas direcionadas às pessoas com autismo, com participação das famílias e integração entre os serviços envolvidos. Programação – Central da Inclusão 09 de abril (quinta-feira)15h – Solenidade de abertura e lançamento do edital Empresa Amiga do Autista16h às 21h – Início dos atendimentos, emissão de documentos (Ciptea, RG, Carteira da Pessoa com Deficiência e Cartão de Estacionamento) e acolhimento18h – Palestra18h30 – Roda de conversa19h30 – Atração cultural 10 de abril (sexta-feira)14h às 20h – Atendimentos de saúde, avaliação global, vacinação e emissão de documentos16h às 21h – Espaços de lazer e convivência16h, 17h e 18h – Ciclo de palestras19h30 – Atração cultural 11 de abril (sábado)14h às 20h – Serviços, oficinas, emissão de documentos e atendimentos16h às 21h – Atividades para famílias e lazer17h – Palestra18h às 21h – Atração cultural 12 de abril (domingo)14h às 20h – Exposições, serviços, atividades inclusivas e espaços de convivênciaProgramação cultural ao longo do dia 13 de abril (Segunda-feira)16h às 21h – Empregabilidade, emissão de documentos, serviços e oficinas profissionalizantes19h – Palestra de encerramento TRIBUNA DO NORTE
Cade instaura inquérito para investigar postos de combustíveis do RN e de outros três estados
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) instaurou inquérito administrativo para investigar a conduta de dirigentes dos sindicatos de revendedores de combustíveis dos Estados da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Já existe uma investigação aberta pelo Cade em relação ao sindicato do Distrito Federal. Em nota, o Cade informou que, segundo representação realizada pelo Ministério da Justiça, os dirigentes dos sindicatos realizaram declarações públicas que sinalizavam reajustes de preços, “o que pode implicar no aumento coordenado pelos revendedores de combustíveis”. Com a instauração do inquérito, a Superintendência-Geral do Cade dará início à instrução e coleta de evidências adicionais da conduta. Depois dessa fase, poderá decidir pela instauração de processo administrativo. ESTADÃO CONTEÚDO
ABC goleia o América-RN em clássico pela Copa do Nordeste
Wallyson marca e comanda vitória alvinegra na Arena das Dunas. Lucas Marques e Jhosefer completam goleada Pintou goleada O ABC atropelou o América-RN em clássico pela Copa do Nordeste, na noite desta terça-feira. O Alvinegro venceu por 3 a 0 na Casa de Apostas Arena das Dunas, em Natal. Os gols foram marcados por Lucas Marques, Jhosefer e Wallyson, o melhor em campo no confronto. Wallyson é erguido pelos companheiros na comemoração (Foto: Alexandre Lago) Como ficam? Foi a primeira vitória do ABC na Copa do Nordeste deste ano. O Alvinegro agora tem quatro pontos, na terceira posição do Grupo D. O América-RN é o segundo colocado da chave C, com a mesma pontuação. Clássico é assim… Nem o mais otimista torcedor do ABC esperava um resultado como esse. O ABC vivia momento turbulento na temporada, com duas derrotas seguidas – para o Sport, na Copa do Nordeste, e Maguary, em estreia pela Série D. O América, por sua vez, estava invicto no ano, foi tetracampeão estadual em cima do rival e havia vencido o Sousa na rodada de abertura da Série D. Primeiro tempo O América teve a chance de abrir o placar no primeiro ataque, com Alisson Taddei, mas Matheus Alves salvou. O ABC foi mais eficiente e marcou aos 11 minutos. Igor Bahia deu a assistência e Lucas Marques tocou na saída de Renan Bragança. Wallyson quase ampliou em cobrança de escanteio – a bola tocou na trave. O América passou a criar oportunidades e não teve sucesso com Charles e Wellington Tanque. O ABC foi mais feliz e chegou ao segundo gol aos 44 minutos. Dudu Mandai bateu cruzado, a bola desviou na defesa e sobrou para Jhosefer, sem goleiro, completar para as redes. Lucas Marques e Jhosefer comemoram gol na Arena (Foto: Alexandre Lago) Primeiro tempo O América teve a chance de abrir o placar no primeiro ataque, com Alisson Taddei, mas Matheus Alves salvou. O ABC foi mais eficiente e marcou aos 11 minutos. Igor Bahia deu a assistência e Lucas Marques tocou na saída de Renan Bragança. Wallyson quase ampliou em cobrança de escanteio – a bola tocou na trave. O América passou a criar oportunidades e não teve sucesso com Charles e Wellington Tanque. O ABC foi mais feliz e chegou ao segundo gol aos 44 minutos. Dudu Mandai bateu cruzado, a bola desviou na defesa e sobrou para Jhosefer, sem goleiro, completar para as redes. G1RN
Cinco reservatórios sangram após chuvas no RN, diz Igarn
Instituto apontou que 41 mananciais dos 69 que são monitoradores receberam aporte hídrico após chuvas recentes. Açude de Encanto chegou a 92% da capacidade total. Sangria do açude Tesoura, em Francisco Dantas — Foto: Divulgação/Igarn Cinco reservatórios do Rio Grande do Norte sangraram no período de uma semana no estado – entre os dias 31 de março e 6 de abril. O dado foi divulgado pelo Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) nesta terça-feira (7). Os açudes que sangraram neste período foram: Ao todo, segundo o Igarn, 41 reservatórios receberam recarga hídrica em decorrência das chuvas registradas no período. Ao todo, o Instituto monitora 69 mananciais responsáveis pela segurança hídrica dos municípios potiguares. Recarga expressiva Segundo o Igarn, outro reservatório que apresentou recarga expressiva foi o açude público de Encanto, com aumento de 35,14% no volume acumulado, chegando a 92,28% da sua capacidade total. O açude Corredor, em Antônio Martins, também teve aumento significativo, com aumento de 31,02% no volume. O reservatório passou a acumular 47,96% da capacidade total – antes estava em 16,9%. O açude Lulu Pinto, em Luís Gomes, que anteriormente estava seco, passou a ter 10,11% da sua capacidade total. Maiores reservatórios do estado Entre os maiores reservatórios do estado, a barragem Santa Cruz do Apodi apresentou o principal aumento: de 4,53% no volume, chegando a 58,2%. A barragem de Oiticica chegou a 41,37% da capacidade total na última medição do Igarn – antes estava em 37,2%. Já a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do Rio Grande do Norte, apresentou aumento de 0,09% se mantendo em 41% da capacidade total. Abaixo de 10% Entre os reservatórios monitorados pelo Igarn, 18 ainda apresentam volumes inferiores a 10% da sua capacidade total. São eles: G1RN
Concessão da Cosern será prorrogada por 30 anos
Governo federal inclui distribuidora potiguar em pacote que abrange 14 empresas e prevê novas exigências de qualidade O Rio Grande do Norte está entre os estados incluídos na nova rodada de renovação das concessões de distribuição de energia elétrica. A Neoenergia Cosern foi convocada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para assinar a prorrogação do contrato por mais 30 anos. A convocação foi publicada nesta segunda-feira 6 no Diário Oficial da União (DOU) e marca o início da etapa formal do processo. A partir de agora, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá disponibilizar os aditivos contratuais, e as concessionárias terão até 60 dias para firmar os novos termos. Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá disponibilizar aditivos contratuais, e concessionárias terão até 60 dias para firmar os novos termos – Foto: José Aldenir / O Correio de Hoje A Neoenergia Cosern atua na distribuição de energia no Rio Grande do Norte desde sua criação, em 1961. A empresa foi privatizada em dezembro de 1997, passando ao controle do grupo Neoenergia. A atual concessão tem validade até 31 de dezembro de 2027 e, com a renovação, ficará válida até 2057. Ao todo, 14 distribuidoras foram chamadas nesta fase. Além da Cosern, o grupo Neoenergia teve outras duas empresas incluídas: Coelba (BA) e Elektro (SP/MS). Também estão na lista concessionárias da CPFL Energia (CPFL Piratininga, RGE Sul e CPFL Paulista), da Equatorial Energia (Maranhão e Pará), do grupo Energisa (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Paraíba), além da EDP Brasil em São Paulo e da Light. O processo integra a renovação de 19 concessões com vencimento até 2031. Segundo o governo federal, os novos contratos trarão regras mais rígidas de desempenho, com foco na melhoria da qualidade do serviço e na ampliação dos investimentos no setor. Em nota, a Neoenergia Cosern afirmou que vê a renovação como positiva para o Estado. “A Neoenergia Cosern avalia como positivo o avanço do processo de renovação das concessões de distribuição de energia elétrica conduzido pelo Ministério de Minas e Energia (MME), por contribuir para a previsibilidade regulatória e para a continuidade dos investimentos da empresa no estado, com benefícios diretos na qualidade do serviço prestado à população”, informou a distribuidora. A empresa acrescentou que mantém compromisso com a melhoria do serviço. “A Neoenergia Cosern reforça seu compromisso com a melhoria contínua dos indicadores de qualidade, a modernização e expansão das redes e o atendimento aos clientes.” Antes dessa etapa, duas distribuidoras já haviam concluído a renovação: Neoenergia Pernambuco e EDP Espírito Santo. Ainda restam definições sobre três concessões operadas pelo grupo Enel. A Aneel já recomendou a renovação no Rio de Janeiro e no Ceará, enquanto a situação da Enel São Paulo segue em análise e pode resultar na caducidade do contrato. De acordo com o MME, o conjunto das renovações pode gerar até R$ 500 bilhões em investimentos até 2034. As concessões envolvidas atendem cerca de 86 milhões de consumidores e representam 62% do mercado nacional de distribuição de energia elétrica. AGORA RN
Saúde Sesap orienta sobre cuidados em acidentes com escorpiões
O número de ocorrências de acidentes com escorpião entre dezembro e março cresce 15% no RN – Foto: Fotos Públicas – Atendimento inicial é realizado em unidades de pronto atendimento. De janeiro até o início de março de 2026, o Rio Grande do Norte já registrou 858 acidentes com escorpiões. Ao longo de todo o ano de 2025, foram 5.756 ocorrências. Diante desse cenário, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Centro de Informação e Assistência Toxicológica do RN (Ciatox), divulga orientações à população sobre cuidados, sinais de alerta e locais de atendimento. Em caso de acidentes com escorpiões, o atendimento inicial é realizado em unidades de pronto atendimento. Havendo indicação de soro antiescorpiônico, o paciente é encaminhado para uma unidade de referência. Os sintomas mais comuns após a picada do animal são dor local, ardência e dormência. Com a evolução do quadro, podem surgir dor abdominal, náuseas, vômitos, suor intenso e agitação. Crianças até 10 anos e idosos fazem parte dos grupos de maior risco. Após o acidente, é fundamental procurar atendimento médico imediatamente e entrar em contato com o Ciatox pelos telefones (84) 98883-9155, 0800 281 7005 e 3232-4295, para orientações com a equipe de plantão. O que fazer?• Lavar o local com água e sabão• Manter a vítima calma• Procurar atendimento médico• Entrar em contato com o Ciatox• Se possível, obter imagem do escorpião para auxiliar na identificação O que não fazer?• Não sugar o veneno• Não fazer torniquete• Não manusear o escorpião• Não aplicar substâncias sobre a lesão Como prevenir acidentes?• Examinar calçados e roupas antes de usá-los• Fechar buracos em paredes• Evitar acúmulo de lixo e entulhos• Controlar a proliferação de insetos, como baratas e cupins• Preservar predadores naturais, como corujas, sapos, lagartixas e galinhas NOVO NOTÍCIAS
Comissão de Constituição, Legislação e Redação Final avalia 18 Projetos de Lei
Em reunião realizada nesta segunda-feira (06), no Plenário Dr. Mário Medeiros, a Comissão de Constituição, Legislação e Redação debateu 18 Projetos de Lei propostos por parlamentares da Casa. A reunião contou com a presença do vereador Michael Borges, presidente da Comissão, além dos parlamentares Professor Ítalo, Diego Américo, Jonas Godeiro e Rafaela de Nilda. Após a leitura da ata da reunião anterior, os projetos de lei foram distribuídos. Em seguida, foram lidos pareceres emitidos por parte da procuradoria da Casa Legislativa. Assista a reunião completa: https://www.youtube.com/live/eiEgydKxyR8?si=T-_JidIwJ4h7_FML Acesse a galeria da reunião: https://camaraparnamirim.rn.gov.br/galerias/06042026-4a-reuniao-da-ccj Sophia Araújo CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM