Postado por: Ana Carla Dantas/Fotografia de: Caroline Torres A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e da Coordenadoria do Trabalho, realiza na próxima quarta-feira (15) o Capacita Artesão, evento voltado ao fortalecimento, valorização e profissionalização dos artesãos do município. O evento acontece das 9h às 12h, no Auditório da Prefeitura, e contará com as seguintes palestras: “Base Conceitual do Artesanato”, que será ministrada por Ivo Bezerra, técnico administrativo do Setor da Proarte/Sethas Natal, e a palestra “O valor da arte”, realizada por Ricardo Costa, educador social da Semas. As palestras vão trazer reflexões importantes sobre a identidade e o papel do artesanato, além de auxiliar os participantes a enxergar o artesanato também como uma oportunidade de negócio. Os participantes terão, também, acesso a uma oficina para a confecção da Carteira Nacional do Artesão, que para participar do cadastro, é necessário apresentar cópia de documento com foto, comprovante de residência, uma foto 3×4 e demonstrar a produção artesanal, seja ao vivo ou por meio de vídeo. A participação no evento é gratuita e aberta ao público, reforçando o compromisso da gestão municipal com a geração de renda, o empreendedorismo e a valorização da cultura local. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Motoboys protestam por morte de colega que esperou mais de 1 hora por ambulância em Natal
O trânsito nessas regiões ficou mais lento e com alguns congestionamentos registrados, principalmente na BR-101, na Zona Sul. José Richardson morreu em acidente na terça (7). Protesto aconteceu nesta quinta-feira (9) — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi Motoboys protestaram na noite desta quinta-feira (9) pela morte de um colega que esperou por mais de 1 hora por uma ambulância em Natal. O protesto começou na Avenida Hermes da Fonseca, seguiu pela Salgado Filho em direção à BR-101 e parou no sinal do cruzamento das avenidas Engenheiro Roberto Freire e Ayrton Senna, onde aconteceu o acidente. O trânsito nessas regiões ficou mais lento e com alguns congestionamentos registrados, principalmente na BR-101, na Zona Sul. 🔎 Contexto: José Richardson Alves da Silva, de 27 anos, morreu na noite de terça-feira (7). Ele seguia em direção à Ponta Negra quando tentou realizar uma ultrapassagem pela direita, perdeu o controle da moto e acabou se chocando com uma mureta ao evitar colidir com um carro, segundo a polícia. 🔎 Contexto: Testemunhas relataram que o homem permaneceu consciente após o acidente e conversou com pessoas que estavam no local. Polícia e população acionaram o socorro médico, que demorou mais de uma hora. Segundo testemunhas, o Samu informou que havia retenção de ambulâncias em unidades de saúde da Grande Natal. O acidente aconteceu por volta das 20h30 e a ambulância teria chegado ao local às 21h50. Protesto O protesto começou no fim da tarde e seguiu até o início da noite, parando no cruzamento da Avenida Engenheiro Roberto Freire com a Avenida Ayrton Senna, no bairro Capim Macio, um dos trechos mais movimentados da Zona Sul de Natal. Lá, o motoentregadores pararam na faixa de pedestre do cruzamento, bloqueando pelo menos duas faixas no sentido de Ponta Negra – uma ficando liberada para a passagem. Além de amigos e colegas de trabalho, a família do jovem também compareceu à manifestação. Segundo o Samu, pelo menos 400 macas ficaram retidas no mês de março em unidades de saúde de Natal. Manifestação aconteceu nesta terça-feira (9) — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi O acidente Um motoentregador de 27 anos morreu após um acidente que aconteceu na noite de terça-feira (7) no cruzamento da Avenida Engenheiro Roberto Freire com a Avenida Ayrton Senna, no bairro Capim Macio, um dos trechos mais movimentados da Zona Sul de Natal. A vítima foi identificada como José Richardson Alves da Silva, de 27 anos. Segundo o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), o motociclista trafegava no sentido da BR-101 a Ponta Negra quando tentou realizar uma ultrapassagem pela direita. Durante a manobra, ele perdeu o controle da moto, tentou evitar bater em um carro e acabou se chocando com uma mureta. O motociclista ficou ferido e caiu nas proximidades de um shopping da região. Testemunhas relataram que o homem permaneceu consciente após o acidente, conversando com pessoas que estavam no local. Ele chegou a informar dados pessoais e contatos de familiares, além de avisar que não conseguiria concluir uma entrega que fazia no momento do acidente. Ele trabalhava como motoentregador. Equipes da polícia estiveram no local e acionaram o socorro médico. No entanto, informaram que houve demora de mais de uma hora na chegada da ambulância, que teria sido acionada diversas vezes pela população e pelos policiais. O acidente aconteceu por volta das 20h30 e a ambulância teria chegado ao local às 21h50. Quando o socorro chegou, constatou a morte do motociclista. Segundo testemunhas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que havia retenção de ambulâncias em unidades de saúde da Grande Natal, como o Hospital Walfredo Gurgel. José Richardson não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ele deixa três filhos e a esposa grávida. O corpo do homem foi recolhido para passar por autópsia na sede da Polícia Científica do Rio Grande do Norte. A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) afirmou, em nota, que o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel não enfrentava superlotação no horário do acidente. De acordo com a pasta, havia quatro macas retidas na unidade, sendo duas do Samu Natal e duas do Samu estadual, número considerado dentro da normalidade, segundo a administração. Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que todas as viaturas do SAMU Natal estavam em atendimento a outras ocorrências ou indisponíveis devido à retenção de seus equipamentos em unidades hospitalares que atendem casos de urgência e emergência. “A retenção de equipamentos do Samu Natal nos serviços de saúde é um problema crônico enfrentado há anos no Rio Grande do Norte, especialmente na capital. O cenário se torna ainda mais grave diante do aumento no número de acidentes registrados, principalmente aqueles envolvendo motociclistas”, informou. “A pasta lamenta o ocorrido e reforça que a equipe do serviço trabalha diariamente empenhada em realizar os atendimentos à população com a maior agilidade possível”, disse a nota. Motoentregador morreu após acidente no cruzamento das avenidas Roberto Freire e Ayrton Senna, em Natal — Foto: Reprodução G1RN
Prefeitura convoca equipes para definir campeonatos municipais
Postado por: Ana Carla Dantas/Fotografia de: Ruben Rafael Rodrigues A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer (SEJEL), está convocando representantes de equipes e líderes esportivos do município para participarem de reuniões, voltadas à organização de competições esportivas. O objetivo dos encontros é reunir os responsáveis pelos times das categorias (Sub-11, Sub-13, Sub-15, Futsal Feminino e Futsal Masculino) para dialogar e definir, de forma conjunta, como serão realizados os campeonatos. Após essa etapa, serão publicados os editais oficiais com cronograma completo e abertura de inscrições. As reuniões vão acontecer conforme o cronograma abaixo: 13/04 às 19h – 2ª Liga Parnamirim de Talentos de Futebol (categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-15); 14/04 às 19h – 2º Campeonato Municipal Trampolim da Vitória de Futsal Feminino; 15/04 às 19h – 2º Campeonato Municipal Trampolim da Vitória de Futsal Masculino (Séries A e B). A participação dos representantes é fundamental para garantir a organização, transparência e o fortalecimento do esporte no município. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Missa marca preparativos para a Festa da Padroeira em Parnamirim
Dentro das preparações para a Festa da Padroeira de Parnamirim, a Câmara Municipal recebeu, na manhã desta sexta-feira (10), a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima com a realização de uma missa. A ação integra a programação religiosa que antecede a tradicional celebração e faz parte de uma preparação para a festa municipal. “É um momento muito importante. Estamos muito felizes em receber a nossa padroeira nesta Casa para abençoar este ambiente de decisões tão importantes, onde se discute o futuro de Parnamirim”, destacou o presidente da Casa Legislativa, vereador Dr. César Maia. A Festa de Nossa Senhora de Fátima é celebrada no dia 13 de maio e mobiliza fiéis de todo o município. Durante a recepção da imagem, foi realizada uma missa, reunindo servidores, autoridades e visitantes em um momento de oração e reflexão. Sophia Araújo CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Mutirão de perícia médica do INSS terá mais de 700 atendimentos neste fim de semana no RN
Atendimentos de serviço social e perícia ocorrerão em Mossoró, Natal e Currais Novos nestes sábado (11) e domingo (12). Agência do INSS em Natal (Arquivo) — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi Um mutirão de perícia médica que será realizado nestes sábado (11) e domingo (12) deverá atender mais de 700 pessoas à espera de concessão de benecídios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em todo o país, deverão ser realizadas mais de 13 mil perícias, para benefícios por incapacidade e assistenciais. As perícias serão realizadas por meio de atendimentos presenciais e de Perícia Conectada – modalidade de teleatendimento. Os segurados que desejarem antecipar suas perícias podem entrar em contato pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h; ou acessar o serviço pelo Meu INSS, no site ou aplicativo para celular. Após confirmar o agendamento da avaliação médico pericial, o cidadão deverá comparecer à agência no dia e horário marcados. Quem não conseguiu participar dos últimos mutirões pode ficar atento e se programar, já que a ação acontece de 15 em 15 dias. A próxima data prevista para a realização de mutirões é nos dias 25 e 26 de abril. No estado, são oferecidas 728 vagas, sendo 418 em Mossoró, 250 em Natal e 60 em Currais Novos. G1RN
Natal sedia a 12ª FEMPTUR com o melhor da cultura, gastronomia e turismo potiguar
Foto: Imperial Filmes. As riquezas potiguares ganham vitrine exclusiva a partir desta sexta-feira (10). O Centro de Convenções de Natal abre as portas para a 12ª FEMPTUR – Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN, consolidada como o maior evento de turismo interno do Estado e um dos principais do Nordeste. Durante dois dias, o público poderá viajar por todo o Rio Grande do Norte sem sair da capital. Com entrada gratuita, a feira funciona das 14h às 22h e promove uma imersão completa na identidade local. O evento reúne desde o artesanato refinado e a força da agricultura familiar até as principais rotas de turismo religioso, ecológico, rural e de aventura. Organizada por Antônio Roberto Rocha e Gustavo Porpino (Argus Eventos), a FEMPTUR vai além dos negócios. “Nosso propósito é despertar o desejo do potiguar e do turista de conhecer o que temos de melhor. É um evento de conexão, onde a cultura e a economia local se encontram”, destaca Gustavo Porpino. Inovando este ano, a FEMPTUR fez uma programação pensada para todos os públicos, contando com Praça de alimentação, com sabores regionais e produtos típicos. A Cultura também ganha vez com apresentações de grupos folclóricos de diversos municípios. Para as crianças, atrações especiais no final da tarde, além de shows de grandes nomes da cena potiguar no encerramento de cada noite. A 12ª FEMPTUR é uma realização da Argus Eventos, com apoio do Governo do RN, Emprotur, Prefeitura do Natal, Sebrae, Banco do Nordeste, Governo Federal, Fecomércio, El Aram Hotel Imirá, Data Show, Serhs Natal Grand Hotel & Resort e Natal Convention Bureau. Confira a programação: Sexta-feira (10/04): A magia toma conta com o Mágico Rian Razzani às 18h. Às 20h30, a voz marcante de Tanda Macedo sobe ao palco para celebrar a música regional.Sábado (11/04): A diversão infantil fica por conta da dupla Bisteca e Bochechinha às 18h. O encerramento da 12ª edição será em grande estilo, às 20h30, com o show da cantora Khrystal. A programação da FEMPTUR cultural conta com o patrocínio da Prefeitura de Natal, através da lei de Djalma Maranhão, e El Aram Imirá Beach Resort. SERVIÇO Evento: 12ª FEMPTUR – Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RNData: 10 e 11 de abril (sexta e sábado)Horário: 14h às 22hLocal: Centro de Convenções de Natal (Via Costeira)Entrada: GratuitaInformações e novidades: Instagram @femptur_ PONTA NEGRA NEWS
Pesquisa mostra que brasileiro prefere emprego com carteira assinada
Levantamento da CNI diz que CLT lidera entre jovens Apesar do barulho das redes sociais, o emprego com carteira assinada continua sendo a prioridade dos brasileiros ao buscar uma vaga. Segundo pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o modelo formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), foi apontado como o mais atrativo por mais de um terço dos trabalhadores que procuraram emprego recentemente. De acordo com o estudo, o acesso a direitos trabalhistas e à Previdência Social continua sendo um diferencial relevante, mesmo com o avanço de novas formas de trabalho. “Embora novas modalidades de trabalho estejam crescendo, como aquelas vinculadas a plataformas digitais, o trabalhador ainda valoriza o acesso a direitos trabalhistas, estabilidade e proteção social, que continuam, portanto, sendo um diferencial relevante mesmo em contexto de maior flexibilização das relações de trabalho”, diz Claudia Perdigão, especialista em Políticas e Indústria da CNI. Principais números da pesquisa 36,3% preferem emprego com carteira assinada (CLT); 18,7% apontam o trabalho autônomo como melhor opção; 12,3% consideram o emprego informal mais atrativo; 10,3% têm interesse em trabalho por plataformas digitais; 9,3% preferem abrir o próprio negócio; 6,6% optam por atuar como pessoa jurídica (PJ); 20% não encontraram oportunidades atrativas. Preferência entre jovens Entre os jovens, a escolha pelo emprego formal é ainda mais forte, refletindo a busca por segurança no início da carreira. 41,4% dos trabalhadores de 25 a 34 anos preferem CLT; 38,1% dos jovens de 16 a 24 anos também priorizam o modelo. Segundo Claudia Perdigão, o emprego formal traz mais segurança para os jovens, que procuram maior estabilidade no início da carreira profissional. Renda complementar O trabalho por meio de plataformas digitais, como motorista ou entregador de empresas de aplicativo, é visto majoritariamente como complemento de renda. Segundo o levantamento, apenas 30% consideram essa atividade como principal fonte de sustento. Alta satisfação A pesquisa também aponta elevado nível de satisfação no mercado de trabalho, o que ajuda a explicar a baixa busca por novas oportunidades. 95% estão satisfeitos com o emprego atual; 70% se dizem muito satisfeitos; 4,6% estão insatisfeitos; 1,6% muito insatisfeitos. A mobilidade no mercado é limitada: 20% buscaram outro emprego recentemente; 35% dos jovens (16 a 24 anos) procuraram nova vaga; 6% dos trabalhadores com mais de 60 anos fizeram o mesmo. O tempo no emprego também influencia: 36,7% com menos de um ano no trabalho buscaram nova vaga; 9% com mais de cinco anos na mesma função fizeram o mesmo. Realizado pelo Instituto Nexus, em parceria com a CNI, o levantamento ouviu 2.008 pessoas com 16 anos ou mais em todo o país. A pesquisa foi realizada de 10 a 15 de outubro de 2025, mas só foi divulgada agora. AGÊNCIA BRASIL
Workshop debate atendimento inclusivo na Câmara Municipal de Parnamirim
Com foco em cidadania, acessibilidade e garantia de direitos, a Câmara Municipal de Parnamirim realizou, na manhã desta quarta-feira (8), o workshop “Atendimento que Garante Direito: Inclusão e Cidadania no Serviço Público”. A iniciativa foi promovida por meio da Escola do Legislativo. Segundo a especialista em inclusão que ministrou o workshop, Janaína Sá, a proposta foi ampliar o debate sobre acessibilidade no serviço público. “Este workshop busca discutir a acessibilidade no atendimento público, por meio de orientações práticas, contribuindo para a construção de um atendimento mais acolhedor e inclusivo para toda a população”, destacou. A atividade aconteceu no Plenarinho Professora Eva Lúcia e teve como objetivo fortalecer a construção de um atendimento público mais inclusivo e acolhedor. Durante o encontro, foram apresentadas orientações práticas voltadas à melhoria do atendimento, especialmente para pessoas com deficiências invisíveis. A programação incluiu ainda abordagens sobre cidadania, garantia de direitos, estratégias de comunicação clara e a importância da escuta qualificada no atendimento ao público. Galeria de Fotos: https://camaraparnamirim.rn.gov.br/galerias/workshop-inclusao-e-cidadania-no-servico-publico Sophia Araújo CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Atletas campeões agradecem apoio da Câmara Municipal
Os jovens talentos do Karatê shotokan, Maria Alice Dantas Tavares, de 10 anos, e Miguel Dantas Tavares, de 11 anos, estão levando o nome de Parnamirim para além das fronteiras do Brasil. Com uma trajetória marcada por conquistas expressivas, os atletas acumulam títulos mundiais e retornam à Casa Legislativa para celebrar e agradecer a oportunidade de competir no exterior. Isso porque a ida à competição no exterior foi possível graças a uma emenda ao Projeto de Lei nº 215/2025, que destinou recursos financeiros, de forma impositiva, para a Lei Orçamentária Anual de 2026. O projeto assegura investimento direto na concessão de ajudas de custo para atletas do município que representem Parnamirim em competições fora da cidade, o que permite que talentos locais tenham condições de participar de eventos nacionais e internacionais. Ao todo, a emenda destinou R$ 110 mil à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, especificamente para a ação de fortalecimento, incentivo e apoio a atletas e eventos esportivos. O objetivo é reduzir as dificuldades enfrentadas por esportistas, especialmente os de menor renda. Sophia Araújo CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Parnamirim conquista Selo de Excelência do FNAS e fortalece gestão da Assistência Social
Postado por: Ana Carla Dantas/ Fotografia de: Augusto Ferreira e Ruben Rafael Rodrigues A Prefeitura de Parnamirim conquistou o Selo de Excelência 2025 em gestão da Assistência Social, concedido pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). A certificação mostra o cuidado do município na forma como utiliza e organiza os recursos públicos da área. O selo incentiva estados e municípios a melhorarem a aplicação desses recursos, garantindo mais organização, transparência e qualidade nos serviços socioassistenciais. Para receber a certificação, Parnamirim atendeu a uma série de critérios, como manter a documentação em dia, seguir as regras da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e comprovar os investimentos feitos com recursos próprios. Uma conquista que reforça o compromisso da gestão municipal em cuidar com eficiência dos recursos públicos, melhorando e fortalecendo a política de Assistência Social no município. PREFEITURA DE PARNAMIRIM