A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem), informa que o número 156, comumente utilizado para denúncias e comunicar sinistros de trânsito, está temporariamente inoperante. O município já acionou as equipes de manutenção para resolver o problema o mais breve possível. Até a resolução, a população deve utilizar o contato 3272-1124. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Câmara de Parnamirim celebra os 30 anos do Colégio Teresa
Em comemoração aos 30 anos do Colégio Teresa, a Câmara de Parnamirim realizou na sexta-feira (25), Sessão Solene no Plenário Dr. Mário Medeiros. A sessão celebrou esses diversos anos de dedicação à formação escolar da população parnamirinense. Por proposição da vereadora Rafaela de Nilda, a mesa contou com a participação da vice-presidente da Câmara e vereadora Rárika Bastos, da Prefeita de Parnamirim Professora Nilda, a fundadora e atual diretora do colégio,Maria Melo de Azevedo, além de Luiz Otávio que representou os alunos da instituição. Durante a sua fala de abertura, a vereadora Rárika Bastos reforçou a importância dos professores frente a um mundo digitalizado: “em uma geração onde o conhecimento está sendo substituído pela informação sempre muito acelerada e muitas vezes controladas por algoritmos, […] que tarefa difícil estarmos na sala de aula, junto das famílias e principalmente, moldando e construindo o caráter das nossas crianças”. A propositora da sessão, vereadora Rafaela de Nilda, também usou a palavra para celebrar o papel do colégio Teresa na formação de gerações de alunos parnamirinenses. “Escola esta que tem trajetória no nosso município, que tem história e legado. […] A educação é muito importante para que nossas crianças cheguem onde elas sonharem”, disse a edil. CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Abril Laranja Pet alcança resultados expressivos em Parnamirim
A Câmara Municipal de Parnamirim realizou, em parceria com a Prefeitura de Parnamirim, uma programação especial em apoio ao Abril Laranja, campanha nacional de prevenção à crueldade contra os animais. Durante o evento, realizado no último final de semana, foram oferecidos diversos serviços gratuitos para a população e seus pets, com resultados expressivos que reforçam o compromisso da Casa com a causa animal. Ao todo, foram aplicadas 250 vacinas, realizados 60 testes de leishmaniose e cadastradas 30 famílias interessadas em adoção. O evento também registrou 11 adoções efetivas de cães e gatos, proporcionando um novo lar para animais resgatados e reforçando a importância da adoção responsável. A iniciativa contou com a participação de protetores independentes, organizações parceiras e voluntários, além do apoio da sociedade civil, que compareceu em grande número. A Casa Legislativa reafirma, com essa ação, seu compromisso com o bem-estar animal e com a promoção de políticas públicas voltadas à proteção e defesa dos direitos dos animais. CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Câmara de Parnamirim debate atuação das Equipes Multiprofissionais de Saúde
Com o objetivo de debater a estruturação e o aprimoramento das equipes multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde — EMULTI, o Legislativo Municipal reuniu, nesta segunda-feira (28), a comunidade e representantes do governo para discutir a temática. A audiência, proposta pelo vereador Thiago Fernandes, foi realizada no Plenário Dr. Mário Medeiros. A diretora do Departamento de Atenção Primária, Marília Gabriela Santos, abriu os pronunciamentos agradecendo a oportunidade de debater o tema. Em sua fala, ressaltou a importância dos profissionais da EMULTI e os avanços conquistados no setor de atenção básica. “Sabemos que a Atenção Primária é a base do sistema de saúde e precisamos aprimorar a qualidade do atendimento e ampliar o acesso para garantir o progresso necessário”, afirmou. Representando os profissionais da saúde, Gabriel de Nascimento Silva, psicólogo da EMULTI, apresentou a atual estruturação das equipes multiprofissionais, destacando os benefícios oferecidos à população. “Nosso objetivo é promover uma atenção mais integrada, humanizada e completa, oferecendo o suporte de diversas especialidades. Atuamos com diversas estratégias para garantir um acompanhamento mais próximo dos pacientes“. Durante o evento, o vereador Thiago Fernandes propôs uma salva de palmas aos profissionais presentes na audiência, reconhecendo a excelência com que desempenham suas funções, mesmo diante das dificuldades enfrentadas. Composição da mesaA mesa foi composta pelo propositor da audiência vereador Thiago Fernandes; pela diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde, Marília Gabriela de Azevedo Araújo Santos; pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Thiago Cidral; e pelo assessor jurídico do Sindsaúde Andrey Jerônimo Leirias. Texto: Lívia Mel, sob a supervisão de Cida RamosFoto: Luiz Thé CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Sucesso no primeiro dia do Câmara Cultural – Abril Laranja: O maior evento pet do RN continua hoje
A edição especial do Câmara Cultural – Abril Laranja já se consolidou como o maior evento pet do Rio Grande do Norte, dedicado à causa animal. O evento, promovido pela Câmara Municipal de Parnamirim, teve um início brilhante ontem (26), e a programação segue hoje com muitas atrações imperdíveis. O primeiro dia foi marcado por uma ampla variedade de atividades, incluindo stands de expositores, vacinação antirrábica, adoção de pets, espaço para artesãs, desfile de pets e apresentações da Patrulha Canina. Além disso, o público se divertiu com as demonstrações do BPChoque e da Equoterapia. Os concursos “Nome Mais Diferente” e “Melhor Fantasia Pet” também encantaram os visitantes. O presidente da Câmara Municipal expressou seu entusiasmo: “Estamos muito felizes em proporcionar à população de Parnamirim um evento dessa grandeza, que une conscientização, diversão e amor pelos animais. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais o combate aos maus-tratos”, afirmou. O vereador Michael Borges, reconhecido defensor da causa animal, ressaltou a importância do evento: “É uma alegria imensa ver um evento desse porte, totalmente voltado para a proteção animal, sendo realizado pela Câmara Municipal. Parnamirim merece ações como essa.” A programação do Abril Laranja continua hoje (27), com destaque para a Maratona Pet a partir das 16h, reunindo pets e seus tutores em uma grande celebração. O encerramento contará com novas apresentações da Patrulha Canina e um show especial do artista Alan Persa, prometendo muita música e diversão para toda a família. CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Parnamirim é destaque na 11ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN
Parnamirim foi destaque durante a realização da 11ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), um dos principais eventos do setor do Nordeste que foi realizado nos últimos dias 25 e 26/04, no Centro de Convenções, em Natal. O estande do Município foi escolhido como o segundo melhor entre as cidades que participaram da iniciativa na categoria ambientação. A prefeita Nilda Cruz recebeu a premiação dos organizadores da feira neste último sábado ao lado do secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gilney Goes. “Estamos muito felizes com essa conquista. O cajueiro é um patrimônio do nosso povo e merece todo o destaque. A Femptur é uma das principais feiras turísticas do Nordeste e ver o nosso trabalho recebendo o reconhecimento é muito gratificante”, apontou Nilda. Ela reforçou a importância do turismo para o progresso de Parnamirim e informou que a sua administração vai seguir trabalhando para incrementar o setor: “O turismo é fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade e a nossa gestão tem investindo bastante para atrair visitantes e fomentar o setor. Fizemos um grande carnaval neste ano e estamos planejando uma série de outros eventos. Também vamos reforçar os investimentos no nosso litoral. A nossa é trabalhar ainda mais para fortalecer o turismo de Parnamirim com o foco na geração de emprego e renda”, ressaltou a prefeita. O estande de Parnamirim teve como tema: “Maior Cajueiro do Mundo: Orgulho Potiguar, tesouro de Parnamirim”. Quem teve a oportunidade de visitar o espaço durante a Femptur vivenciou uma experiência incrível, vez que a equipe da secretaria de Turismo preparou ambientes sensoriais inspirados no cajueiro, exibiu vídeos com a história do local, ofertou a degustação de delícias à base de caju, conheceu o melhor do artesanato do Município e conferiu uma série de apresentações culturais com artistas da terra. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Mais de 2.800 doses são aplicadas no Dia de D de Multivacinação em Parnamirim
O sábado (26) foi movimentado em Parnamirim com a realização do Dia D de multivacinação nas escolas públicas do Município. De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) foram aplicadas 2.845 doses de diversos imunizantes ao longo do dia. A prefeita Nilda Cruz acompanhou a ação e circulou em várias escolas. O objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacinas das crianças, adolescentes e jovens adultos, bem como reforçar a importância da proteção com a aplicação de mais uma dose de vacina. Foram oferecidas todas as vacinas disponíveis no calendário nacional, incluindo COVID-19, Influenza, HPV, Meningocócica ACWY e Febre Amarela. Ao todo, 27 unidades de ensino entre escolas municipais e estaduais abriram as portas neste sábado. “Foi um dia muito importante e estamos muito satisfeitos com o resultado deste sábado. Foram mais de 2.800 vacinas aplicadas, ampliando a proteção das nossas crianças e jovens. É fundamental que a população se conscientize e busque atualizar as suas cadernetas vacinais. Vamos seguir estimulando e conscientizado a sociedade sobre a importância das vacinas”, disse a prefeita Nilda Cruz. Ao longo da semana, a população pode se dirigir a qualquer uma das 29 salas de vacinação das unidades de saúde de Parnamirim para se imunizarem. No próximo dia 10/05, a Prefeitura vai organizar um novo Dia D de Vacinação. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Maior Cajueiro do Mundo: Prefeitura realiza primeiro passeio inclusivo
A Prefeitura de Parnamirim por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) e do Centro Especializado de Reabilitação (CER), realizou nesta sexta-feira (25) o primeiro passeio inclusivo para os pacientes acompanhados pelo CER, numa forma divertida de encerrar as atividades do mês de abril, que é o mês de conscientização sobre o autismo. O Diretor Geral do CER, César Camilo, ressaltou que “o principal objetivo desse passeio, é promover um processo de valorização e cidadania para o público atendido e os profissionais do Centro”, disse. Dividido em dois grupos, um pela manhã e outro à tarde, as crianças, os pais e os profissionais tiveram a oportunidade de realizar um passeio cultural por toda a história do Cajueiro e a importância que ele tem para o nosso município. A Prefeitura está comprometida em garantir que todos tenham acesso ao lazer, cultura e entretenimento através desses espaços, pois além de aprimorar o conhecimento coletivo, promovem também a diversidade em espaços inclusivos. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Parnamirim celebra mês do livro com sarau literário
A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nesta sexta-feira (25) um sarau literário com o tema “Um dia no Sítio do Seu Lobato”. O evento, realizado no auditório do Centro Administrativo, foi a culminância das celebrações do mês do livro e da literatura nas escolas municipais. Alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental realizaram leituras de trechos da biografia de Monteiro Lobato, poesias e outros textos do autor. O sarau também contou com apresentações culturais, como danças e encenações, que encantaram o público. Além de exposição com desenhos, pinturas e fotos de trabalhos feitos pelos estudantes em sala de aula, todos inspirados no tema do evento. A ação fez parte do Projeto Rio de Leitura, que incentiva a prática da leitura entre os alunos. A secretária adjunta de Educação, Heloisa Camargos, parabenizou os alunos, professores e toda a equipe envolvida, destacando a importância do momento. “Parabéns, tudo muito lindo, em um mês tão especial em que celebramos a literatura e o Dia do Livro, sabemos que o livro e a leitura abrem portas para o futuro dessas crianças. Eventos assim, mostram o quanto a gestão está comprometida com a qualidade do ensino às crianças”. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Prefeitura de Parnamirim vai construir novo Creas no bairro de Nova Esperança
A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Obras Públicas e Saneamento (Semop), vai licitar a construção de um importante equipamento de garantia de direitos da população, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social. O novo Creas será implantado no bairro de Nova Esperança, na área verde ao lado da Unidade de Pronto Atendimento da cidade. O Creas é o órgão responsável por atender e acompanhar famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Será o início das intervenções da Prefeitura em um dos bairros da cidade que mais crescem em população, mas que não recebeu investimentos relevantes de infraestrutura ou de serviço público ao longo dos últimos anos. A sessão de abertura das propostas das empresas interessadas na concorrência eletrônica está marcada para o próximo dia 9 de maio. PREFEITURA DE PARNAMIRIM