A Escola do Legislativo da Câmara de Parnamirim abre, a partir desta segunda-feira (12), inscrições para o Curso de Liderança. As aulas, focadas no desenvolvimento de habilidades essenciais para a gestão de pessoas, equipes e projetos, acontecerão de 20 a 23 de maio, das 13h30 às 17h30, no Plenarinho Profª Eva Lúcia. Direcionado a diretores e coordenadores da Câmara Municipal, o curso também abre suas portas à comunidade em geral, conforme a disponibilidade de vagas. Os participantes terão a oportunidade de aprimorar sua comunicação assertiva, tomada de decisão estratégica, inteligência emocional e aprender técnicas eficazes para inspirar e motivar equipes. A novidade desta edição é a praticidade das inscrições online! Os interessados podem garantir sua vaga de forma rápida e fácil através do site da Câmara: https://camaraparnamirim.rn.gov.br/escola-do-legislativo. Basta acessar a seção “Planejamento/Cursos” e selecionar o Curso de Liderança. ServiçoO quê: Curso de LiderançaPúblico-alvo: Diretores e coordenadores de setores da Câmara Municipal de Parnamirim e público externo. (50 vagas)Ministrante: Íres MeloOnde: Plenarinho Profª Eva Lúcia – Câmara Municipal de Parnamirim Texto: Eduarda Medeiros, sob a supervisão de Kassandra Lopes CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
PARNAMIRIM E AERONÁUTICA FIRMAM PARCERIA HISTÓRICA PARA INSTALAÇÃO DE PARQUE TECNOLÓGICO NO ANTIGO AEROPORTO
Em uma reunião concorrida na Base Aérea de Parnamirim, a prefeita Professora Nilda firmou, nesta sexta-feira (09/05), uma parceria estratégica com a Aeronáutica para a criação do Parque Tecnológico Parnamirim Aeroporto Digital, no espaço do antigo aeroporto da cidade. O projeto representa um passo ousado rumo ao desenvolvimento econômico e à inovação em Parnamirim. Ao lado da comandante da Base Aérea e do secretário de Planejamento, Kelps Lima — que coordena a iniciativa —, a prefeita oficializou o início de uma nova etapa para o município, conectando passado e futuro. Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade ganhou destaque mundial como o “Trampolim da Vitória”, ponto estratégico das operações militares aliadas. Agora, a mesma base histórica se prepara para abrigar um polo de tecnologia e conhecimento. A parceria prevê o uso planejado da área para a instalação de startups, centros de pesquisa, empresas de tecnologia e instituições de ensino — com destaque para projetos voltados à inovação na área aeronáutica, aproveitando a vocação natural da cidade e sua relação histórica com a aviação. Startups de outras áreas também farão parte do ambiente, que será voltado à criatividade, à geração de emprego e à transformação social. Também participaram da reunião o Coronel Sérgio Roberto Rodrigues Silva, comandante do Esquadrão de Comando; o Capitão Burton Monteiro de Gois Júnior, assessor de Relações Institucionais da BANT; e o Tenente-Coronel Eduardo Maia Arantes, presidente do Grupo de Trabalho Via Verde. “Estamos dando um passo firme e ousado rumo ao futuro. Nosso sonho é fazer com que o nome de Parnamirim volte a ecoar no mundo, agora como uma cidade inteligente, inovadora e conectada às novas economias”, declarou a prefeita Nilda. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Câmara de Parnamirim debate Plano Municipal de Educação
Nesta sexta-feira (09), a Câmara Municipal de Parnamirim promoveu uma audiência pública com a finalidade de debater o Plano Municipal de Educação (PME). Através da proposição do vereador Professor Italo, gestores educacionais e professores puderam avaliar os 10 anos de cumprimento do projeto educacional municipal e também dos propósitos e desafios que guiarão a construção do próximo plano. “É o início dos debates e dos encaminhamentos para o próximo Plano Municipal de Educação. É uma construção de todos nós, já que o plano que funciona é aquele que a sociedade participa”, discursou o vereador Professor Italo no plenário. Durante a audiência, os profissionais da educação trouxeram a problemática da falta de dados sobre o desempenho educacional nos últimos anos, além do esvaziamento das comissões que debatem os desafios relacionados ao ensino no município. A secretária de educação, Eliza Cristina, usou sua fala para reforçar a importância do monitoramento do PME. “Nos próximos dias, estaremos publicando a Comissão de Monitoramento do PME, composto por profissionais técnicos da Secretaria de Educação. Eles vão analisar esses dados, para que possamos nos juntar com as outras esferas e levar nossa avaliação”, disse a secretária. Composição do dispositivo de honraAlém do vereador propositor da audiência pública, compuseram a mesa a secretária municipal de educação, Eliza Cristina; a representante da 2ª DIREC, Ilnete Porpino; a presidente do Sindserp, Vilma Leão; a presidente do conselho municipal de educação, Jéssica Apolinário; e o vereador Gabriel César. Texto: Luiz Thé, sob a supervisão de Cida RamosFoto: José Neto CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Natal está no top 10 nacional de cidades com mais startups
Em 2018, a Blindog vendeu a primeira coleira com um dispositivo que auxilia a mobilidade de cães cegos. No ano seguinte, a NUT criou uma ferramenta que acompanha os sinais vitais de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A Aula Zero, por sua vez, conseguiu desenvolver, em 2021, uma plataforma que ajuda a identificar dificuldades e a traçar um perfil de aprendizagem para alunos de Matemática. Além da capacidade de inovar as três empresas têm outro ponto em comum: ajudaram a colocar Natal na 10ª posição entre as cidades com maior número de startups no País. Dados da nova edição do Startups Report Brasil 2024, produzida pelo Observatório Sebrae Startups, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN) aponta que a capital potiguar possui 361 empresas do tipo. Levando-se em consideração apenas a região Nordeste, a capital potiguar ocupa a quarta posição, atrás de Teresina (369), Fortaleza (406) e Recife (438). O estudo mapeou 18.056 startups em 1.340 municípios brasileiros onde o Sebrae atua. Startups, segundo o estudo, são pequenos negócios formados por empreendedores em busca de um formato escalável (que apresenta crescimento acelerado) e repetível, em ambientes de extrema incerteza. O modelo possui diferentes estágios, como ideação, validação de um produto ou serviço e crescimento. Este último se aplica à Blindog. Seis anos após a primeira venda, a empresa possui mais de 8 mil clientes no Brasil e em 14 países. Em 2025, a expectativa é aumentar o faturamento em mais de 30%. Mas os planos de expansão não param por aí. Luana Wandecy, CEO da startup, conta que dois novos produtos serão lançados no mercado. Um deles é um autoadestrador para cães, que está fase de testes. “O terceiro produto está em desenvolvimento, portanto, não podemos divulgar detalhes. Ainda não existe previsão de quando eles vão chegar ao mercado, mas a projeção é de ampliar o faturamento em até 1.000% com as novas soluções. Um dado que mostra como nós crescemos é que, no começo, éramos apenas eu e minha sócia, que já não está mais na empresa. Hoje, são sete colaboradores”, afirma Luana. Quem também está em expansão é a NUT, que tem entre os sócios o CEO Thiago Paulmer. A empresa criou uma solução para a Liga Norte Riograndense Contra o Câncer. Trata-se de uma ferramenta que garante à equipe médica, entre outras funcionalidades, o acompanhamento a distância e em tempo real dos sinais vitais dos pacientes, como temperatura e respiração. “É uma solução que roda na Liga até hoje”, diz Paulmer. Com o apoio do Sebrae, a empresa passou a atender outros segmentos. Assim, a startup criou um projeto de gestão de contratos para uma distribuidora de bebidas no RN. A NUT também gerencia o aplicativo e o site de um importante partido político no Estado. As demandas de saúde, contudo, não pararam. Daí surgiu, no ano passado, uma spin-off (formato desenvolvido a partir de um negócio principal) focada na área, a Hais Tech. “A ideia agora é trabalhar a Inteligência Artificial para atendimento médico, gestão de leitos e demandas de cirurgia”, conta Thiago Paulmer. Inovação e impacto As startups são sinônimo de inovação e impacto. Entender e atender as dores do mercado é um dos segredos para tornar o modelo bem sucedido. E muitas vezes, experiências próprias servem de pontapé para a ideação do negócio. Foi o que aconteceu com a Aula Zero. Os sócios criaram um método para conseguir a aprovação em um exame de proficiência de mandarim anos atrás, quando os três moravam na China. “Montamos um método que deu certo. Em 2021, já de volta ao Brasil havia algum tempo, nos juntamos para ver onde ele poderia ser aplicado para atender às necessidades da educação no Brasil. Identificamos lacunas no Ensino Médio e, ao passo que afunilamos, percebemos uma maior dificuldade em Matemática” conta o CFO da Aula Zero, Marcílio Jucá. Então, eles criaram a plataforma para atender a esse público, ampliando para os anos finais do Ensino Fundamental. O método consiste em identificar, ao colocar para o aluno a resolução de problemas, os conteúdos que ele deixou de aprender. Com o uso de IA, a plataforma identifica as dificuldades e traça um perfil do estudante. “A gente chama de recomposição de aprendizagem. Essa identificação é muito importante para o professor também, que muitas vezes possui centenas de alunos, dificultando a observação das dificuldades. A plataforma personaliza ao máximo para que o estude invista naquilo que mais precisa estudar”, explica o CFO. Atualmente, além dos três sócios, a empresa conta com mais dois colaboradores (programadores com conhecimento em Matemática). Segundo Marcílio Jucá, o negócio ainda não é sustentável financeiramente, algo que ele espera acontecer até novembro deste ano. Os aportes de capital recebidos por meio de edital garantem a operação da empresa atualmente. Já na NUT, que conta com 35 colaboradores e na Hais Tech, que tem 15 funcionários, o estágio é outro. “Nossa expectativa é triplicar o faturamento em 2025 nas duas empresas”, projeta o CEO Thiago Paulmer. A NUT contabiliza cerca de 20 clientes. A Rais, por sua vez, um ano após ser criada, tem cinco. No caso da Blindog, a solução nasceu, do mesmo modo que na Aula Zero, de uma experiência pessoal. Luana Wandecy, CEO da startup, tinha um cãozinho cego e decidiu criar, junto com uma sócia à época que tinha um pet na mesma situação, uma coleira para auxiliar a mobilidade dos bichinhos. “A tecnologia consiste em um aparelho colocado na coleira que emite um alerta vibratório bem leve toda vez que o cachorro se aproxima de um obstáculo. O pet consegue fazer essa associação [entre o alerta e o obstáculo] muito rapidamente – alguns em questão de minutos”, explica Luana. O aparelho funciona com uma placa composta por um circuito de sensores, fabricada em São Paulo. A coleira é recarregável, com bateria que tem durabilidade de até dois dias. “E basta apenas uma hora de carga”, afirma a CEO, ao narrar também os reflexos da solução para o
Com 3.107 doses de vacinas aplicadas ao longo deste sábado, no dia D de Vacinação (10)
Parnamirim é medalha de ouro no Dia D de vacinação contra Influenza no RN Com 3.107 doses de vacinas aplicadas ao longo deste sábado (10), Parnamirim ficou em primeiro lugar entre os municípios do Rio Grande do Norte que realizaram o Dia D de Vacinação contra a Influenza. Os dados foram divulgadas pela plataforma RN + Vacina. Natal com 2.639 aplicadas e Ceará-Mirim com 1.719 completaram o pódio do Estado. A prefeita Nilda Cruz que acompanhou toda a movimentação nas unidades de saúde da rede pública municipal não escondeu a satisfação com a medalha de ouro obtida pelo município: “Essa é uma conquista bastante expressiva e nos enche de orgulho. Não tenho dúvidas de que esse primeiro lugar foi fruto do esforço, empenho e dedicação da Prefeitura. Fizemos um amplo trabalho de divulgação, abrimos nossas unidades e o resultado está aí. Agradecer também a população que entendeu a importância de se vacinar e hoje deu esse verdadeiro show”, ressaltou a prefeita. Além das vacinas contra a Influenza, Parnamirim também imunizou a população contra outras doenças, buscando atualizar a caderneta de vacinação de todos os grupos populacionais do Município. Só neste sábado, foram mais de 4.800 doses de vacinas aplicadas nas unidades de saúde da cidade. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
CENTRAL DE OPERAÇÕES INTEGRADAS DISPONIBILIZA NOVO NÚMERO
A Prefeitura de Parnamirim informa, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Sesdem) que os números 190 e 156 apresentaram instabilidade nesta manhã (10). Informamos ainda que um número alternativo já foi disponibilizado para garantir a continuidade do atendimento em situações de emergência. COI OPERAÇÕES – 84 98701-2694 Os serviços de segurança não serão afetados, mas é fundamental que os cidadãos estejam atentos a esta informação e utilizem o número alternativo. Assessoria de Comunicação da PMP – Ascom
Sábado tem rodada da Liga Municipal de Futsal Feminino no Ginásio de Emaús
Mais um final de semana esportivo em Emaús, Parnamirim. O Ginásio do bairro recebe neste sábado (10), a partir das 18h, mais uma rodada da Liga Municipal de Futsal Feminino. Quatro partidas vão animar a noite dos moradores da localidade que já estão convidados a acompanhar a disputa. O acesso à praça esportiva, como sempre, será gratuito. Confira os confrontos: 18h – União P. x Pium F. F 19h – União FC x Corinthians 20h – Tigresas FC x Estrelas FC 21h – União JP x Bola de Ouro A Liga Municipal de Futsal Feminina é realizada pela Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Legislativo de Parnamirim inicia Curso de Libras e reforça compromisso com a inclusão
Por meio da Escola do Legislativo Profa. Eva Lúcia, a Câmara Municipal de Parnamirim está promovendo, pelo segundo ano consecutivo, o Curso de Libras – Nível Básico. As aulas tiveram início nesta sexta-feira (9), no Plenarinho Profa. Eva Lúcia, das 9h às 12h, e são voltadas para servidores, colaboradores da Casa e a população em geral. A capacitação está sendo ministrada pelas servidoras efetivas de Libras da Casa Legislativa, evidenciando o compromisso da Câmara Municipal com a promoção da inclusão social na comunidade. Para Josilane Marques, coordenadora da Escola do Legislativo, o curso oferece melhores condições de comunicação e atendimento às pessoas surdas que procuram a Câmara. O presidente da Câmara, Dr. César Maia, participou da abertura do curso e destacou a satisfação em ver tantas pessoas empenhadas em aprender Libras, uma área respaldada por leis municipais que asseguram sua presença em espaços públicos e fortalecem sua importância no mercado de trabalho. “É uma oportunidade valiosa, tanto para o crescimento pessoal quanto para o desenvolvimento profissional”, afirmou. Texto: Lívia Mel, sob a supervisão de Cida RamosFoto: Eduarda Medeiros CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Parnamirim lança edital de apoio aos grupos juninos no valor de R$ 105 mil
O edital de chamamento do Prêmio Parnamirim Junino 2025 foi publicado na edição do Diário Oficial do Município desta sexta-feira (09). O documento prevê a seleção e concessão de prêmios a grupos culturais relacionados ao ciclo junino voltado para preservação das tradições potiguares. Ao todo, serão disponibilizados R$ 105 mil, contemplando 14 grupos culturais. A iniciativa é da Prefeitura através da secretaria municipal de Cultura (SEMUC). A inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site: https://semuc.parnamirim.rn.gov.br/#/inicio a partir de hoje e seguem até o dia 16/05. “Estamos resgatando os festejos juninos de Parnamirim. Temos uma forte tradição, mas nos últimos anos houve uma negligência da antiga gestão em relação ao apoio aos grupos juninos da cidade. Hoje a realidade é outra e esse edital com um aporte financeiro robusto de R$ 105 mil mostra que a atual administração vai dar a devida importância que a cultura merece. Já fizemos uma grande prévia que foi o Pré-Junino e agora estamos disponibilizando o edital para fortalecer ainda mais o setor”, disse a prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz. Poderão se inscrever no edital quadrilhas juninas na categoria tradicional e/ou estilizada com no mínimo 16 pares e com atuação nos últimos 05 anos. Nesse caso, serão abertas cinco vagas com a destinação de R$ 15 mil para cada grupo selecionado. Já para as quadrilhas juninas com no mínimo 14 pares e com atuação nos últimos 02 anos serão quatro vagas com R$ 5 mil reais de apoio. Por fim, serão abertas cinco vagas para grupo cultural iniciante no ciclo junino, no estilo tradicional e/ou estilizada com no máximo 12 pares e que comprove atuação no ano em curso. Nessa situação, serão ofertados R$ 2 mil por grupo. A secretaria municipal de cultural esclarece que o credenciamento é gratuito e aberto a qualquer proponente que comprove residência e/ou domicílio em Parnamirim/RN há pelo menos 2 (dois) anos, desde que comprove, também obrigatoriamente, atuação e contribuição artística ou cultural no município. Todas as informações sobre o edital podem ser conferidas aqui: https://diariooficial.parnamirim.rn.gov.br/#/?dom=DOM4639 PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Feirão da Empregabilidade recebe mais de 300 candidatos em Parnamirim
Mais de 300 pessoas participaram, nesta sexta-feira (9), do primeiro Feirão da Empregabilidade, realizado na Escola Municipal Ivanira Paisinho, no bairro Cohabinal. A iniciativa foi promovida por meio de uma parceria entre a Prefeitura da Parnamirim e a empresa Teleperformance, oferecendo mais de 100 vagas de emprego. As vagas são voltadas para operadores de atendimento, com oportunidades de prestação de serviços em várias empresas, incluindo companhias nacionais e internacionais. Também estão disponíveis vagas para Pessoas com Deficiência (PCD) e para candidatos que falam outros idiomas, ampliando as possibilidades para um público mais diverso. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a iniciativa reforça uma tendência positiva na cidade. Em março deste ano, Parnamirim liderou o ranking estadual de geração de emprego e renda, com destaque para o setor de serviços. Nesse período, foram registradas 2.362 admissões e 2.006 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 356 empregos formais. O principal objetivo do Feirão é promover a inclusão no mercado de trabalho, aproximando empresas e candidatos em um ambiente mais acessível. A prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz, destacou a relevância da ação: “Entendemos que o emprego é essencial para garantir qualidade de vida às pessoas e suas famílias. Por isso, nossa gestão tem buscado parcerias para ampliar a geração de renda na cidade e melhorar a vida da população”. Ana Maria Rodrigues, moradora do bairro Vale do Sol, foi uma das aprovadas no processo seletivo e elogiou a ação. “Ótima iniciativa da Prefeitura. Uma oportunidade e tanto para muitos que, como eu, estão em busca de emprego”, afirmou. PREFEITURA DE PARNAMIRIM