Outros 29 trechos de praias e rios analisados estão próprios para banhistas, segundo boletim publicado nesta sexta-feira (4) pelo Idema. Pesquisadores fazem análise da água no rio Pium, na Grande Natal — Foto: Pedro Vitorino O litoral da região metropolitana de Natal, tem quatro pontos impróprios para banho neste fim de semana, de acordo com o Boletim da Balneabilidade das Praias do Rio Grande do Norte emitido nesta sexta-feira (4) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Meio Ambiente (Idema). De acordo com o documento, do total de 33 trechos analisados, 29 praias e rios estão próprios para o banho. Os pontos identificados como impróprios são: Os quatro pontos já tinham sido considerados impróprios no último fim de semana. Segundo o Idema, a análise leva em conta a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas amostras de água coletadas semanalmente. A classificação tem por base as normas determinadas na Resolução n.º 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama. Os pesquisadores usam os resultados de cinco semanas consecutivas, para avaliar se o trecho está impróprio ou não. Se dois ou mais desses resultados possuírem mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, a praia é classificada como imprópria. E se na análise mais recente houver mais de 2.500 coliformes fecais, com apenas esse resultado ela já passa a ser considerada imprópria. O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), e faz parte do Programa Água Azul. G1RN
Escola de Parnamirim recebe Projeto Trilhando Saúde
Os alunos e profissionais da Escola Municipal Joana Alves, em Cajupiranga, receberam nesta sexta-feira (4) o Projeto Trilhando Saúde, realizado através da parceria da Prefeitura de Parnamirim com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A iniciativa tem como objetivo realizar ações de saúde e bem-estar para as comunidades, sendo executado com a participação dos estudantes dos cursos de saúde da UFRN. Na ocasião, houve palestras sobre saúde mental, abordando o tema depressão e ansiedade; sessões de meditação e aromaterapia; orientação teórica e atividades práticas de educação física, incluindo jogos com bola. Também ocorreu palestra e atendimentos de fonoaudiologia; orientações de saúde bucal; testes de Infecções Sexualmente transmissíveis (ISTs); orientação nutricional. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Projeto Educar PRF contempla alunos do EJAI de Parnamirim
Com o objetivo de promover a educação para o trânsito, reduzir a violência nas vias e formar cidadãos mais conscientes e responsáveis, a Prefeitura de Parnamirim está implementando o projeto Educar PRF com os alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e contempla todos os estudantes da EJAI da Escola Municipal Émerito Nestor Lima, em Passagem de Areia. A unidade é a primeira do município a aderir ao projeto voltado especificamente para esse público. No estado, Parnamirim é um dos dois municípios pioneiros na aplicação do programa junto à EJAI. Ao todo, 185 alunos da escola estão participando das atividades, que abordam temas como a história e o papel da PRF; Introdução e objetivos do projeto; comportamento de motoristas e pedestres, além de orientações sobre regras e atitudes para um trânsito mais seguro. O projeto Educar PRF já é desenvolvido no município desde 2022 com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em 2025, a ação foi ampliada, passando a incluir também dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e, agora, os estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Teste do Pezinho ‒ Rede municipal de saúde realiza teste em recém-nascidos
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), reforça à população a importância da realização do Teste do Pezinho, exame essencial e obrigatório que deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê. Além de ser gratuito, o Teste do Pezinho detecta de forma precoce diversas doenças genéticas, metabólicas e infecciosas, como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme, entre outras. O diagnóstico precoce permite o início imediato do tratamento, garantindo melhor qualidade de vida e evitando sequelas graves. O Teste é um exame simples pode ser realizado a partir das 72h de vida do bebê, preferencialmente entre o 3º e 5º dia de vida, Os pais ou responsáveis podem realizar o exame nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Hospital Maternidade Divino Amor do município. Confira abaixo todas as informações: Documentação necessária:✔ Caderneta de vacina;✔ Documento de identidade da mãe;✔ Cartão SUS da mãe e do bebê;✔ Certidão de Nascimento ou DNV (Declaração de Nascido Vivo emitido pela maternidade no qual constam a hora do nascimento e o peso do recém-nascido);✔ Comprovante de residência. Dias: Segunda, Terça, Quarta e Sexta; Locais: Hospital Maternidade Divino Amor; UBS Pium; UBS Cajupiranga; UBS Liberdade; UBS Jardim Planalto; UBS Monte Castelo; UBS Passagem de Areia I; UBS Passagem de Areia II; UBS Rosa dos Ventos; UBS Nova Esperança I; UBS Emaús; UBS João Dias. A saúde do seu filho começa nos primeiros dias de vida. Faça o Teste do Pezinho e proteja o futuro do seu bebê! Para mais informações, procure a UBS mais próxima ou entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Câmara de Parnamirim realiza semana com programação especial voltada à saúde, meio ambiente e educação
A Câmara Municipal de Parnamirim promoverá, nos dias 7 e 8 de julho, uma série de eventos abertos ao público que abordarão temas de grande relevância para o município: saúde pública, educação infantil e preservação ambiental. As atividades acontecerão no Plenário Dr. Mário Medeiros e vão contar com a presença de autoridades, especialistas, representantes da sociedade civil e a população em geral. PROGRAMAÇÃO Segunda-feira, 07 de julho, às 9h: Audiência Pública: O papel do Agente de Saúde e o impacto das alimentações no e-SUS para o aporte financeiro do município de ParnamirimProposta pelo vereador Michael Borges, a audiência discutirá como o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e o correto preenchimento de dados no sistema federal e-SUS impactam diretamente no financiamento da saúde municipal, via Programa Previne Brasil. O evento reunirá profissionais da saúde, gestores, conselheiros e cidadãos interessados no fortalecimento da atenção básica e do controle social. Segunda-feira, 07 de julho, às 18h: Sessão Solene em homenagem aos 15 anos do Florescer Espaço InfantilProposta pelo vereador Thiago Fernandes, a sessão reconhecerá a contribuição do projeto educacional Florescer Espaço Infantil à formação de crianças em Parnamirim. Fundado em 2010 pelas educadoras Mariama Thalita Albuquerque Cavalcante e Alessandra Tavares da Silva, o Florescer tem como missão promover o desenvolvimento intelectual na primeira infância, com foco no cuidado, no aprendizado e na cidadania. Terça-feira, 08 de julho. às 16h: Audiência Pública: Procedimentos técnicos de poda e manejo fitossanitário do Cajueiro de PirangiA Comissão Permanente de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente realizará uma audiência para debater os procedimentos técnicos necessários à preservação do Cajueiro de Pirangi, reconhecido como o maior cajueiro do mundo. O evento acontece após decisão judicial que autorizou a poda da árvore, e tem como objetivo reunir especialistas, autoridades ambientais e a comunidade para buscar soluções sustentáveis que garantam sua vitalidade e segurança. Todas as atividades serão abertas ao público e transmitidas ao vivo pelos canais oficiais da Câmara Municipal de Parnamirim. CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM
Parnamirim retomará atendimento psiquiátrico no município
A prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz, assinou na manhã desta sexta-feira (4) o contrato que viabiliza o retorno dos atendimentos psiquiátricos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município, dando continuidade a um serviço de grande importância que ficou interrompido por aproximadamente um ano. “É com grande satisfação que anunciamos a retomada dos atendimentos psiquiátricos no nosso CAPS. Sabemos da importância desse serviço para tantas famílias que enfrentam, no dia a dia, os desafios da saúde mental, pois o tema é uma das prioridades da nossa gestão”, disse Nilda. O retorno do atendimento acontecerá a partir do próximo dia 9 de julho, e é essencial para garantir o cuidado contínuo de pessoas com transtornos mentais, melhorando a qualidade de vida dos usuários da rede pública de saúde e seus familiares. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Parnamirim encerra programação de plenárias do PPA
A Prefeitura de Parnamirim encerrou nesta terça-feira (3), no Hotel Village do Sol, em Pirangi do Norte, a programação das plenárias para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029, que teve como tema “Construindo a cidade que o povo quer”. As plenárias foram realizadas em diversos bairros do município, com o objetivo de ampliar a participação social no processo de construção do plano. Durante os encontros, os participantes se dividiram em grupos temáticos e puderam apresentar propostas para diversas áreas como saúde, educação, transporte, infraestrutura, assistência social entre outras. O PPA é um instrumento fundamental de planejamento estratégico que orienta as políticas públicas do município pelos próximos quatro anos. Por meio dele, a gestão municipal define objetivos, diretrizes, programas, ações e metas, com base nas demandas e necessidades apontadas pela própria população. Agora, as equipes da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças (SEPLAF) vão reunir e analisar todas as sugestões coletadas. As propostas serão avaliadas e inseridas à elaboração do PPA, garantindo que as decisões da administração municipal reflitam as reais prioridades da população parnamirinense. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Prefeitura avança com revitalização de praças
A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), iniciou os trabalhos de revitalização da Praça da Bonor, localizada no bairro de Rosa dos Ventos. A ação faz parte do compromisso da gestão municipal em promover melhorias nos espaços públicos e oferecer mais qualidade de vida à população. Entre os serviços realizados estão a recuperação do piso, instalação de novos bancos, pintura, onde a proposta é transformar a praça em um espaço mais seguro, acolhedor e funcional para o lazer e convivência da comunidade. A Prefeitura segue investindo na requalificação de áreas públicas, com foco na valorização dos bairros e no bem-estar dos cidadãos. PREFEITURA DE PARNAMIRIM
Número de consumidores que migraram para o mercado livre de energia aumenta 92% no RN
Aumento ocorreu entre janeiro e maio deste ano em comparação com o mesmo período de 2024. Mercado livre de energia é aquele no qual o consumidor escolhe o próprio fornecedor. Mercado em que o consumidor escolhe o fornecedor de energia cresce no Brasil O Rio Grande do Norte registrou um aumento de 92,4% no número de novos consumidores que migraram para o mercado de livre energia no Rio Grande do Norte nos primeiros cinco meses de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram repassados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), operadora desse serviço. O aumento em comparação com dezembro de 2024 foi de 20%. 🔎 O mercado livre de energia é aquele no qual o consumidor escolhe o próprio fornecedor de energia, podendo negociar contratos e optar por fontes renováveis, por exemplo. Ele existe no Brasil desde 1996, mas só grandes consumidores tinham direito por causa das regras de migração, que exigiam padrões altos de consumo. Em 2024, o governo federal autorizou a adesão de todas as unidades consumidoras atendidas por média e alta tensão. Veja, na tabela abaixo, os dados de migrações ocorridas nos primeiros cinco meses do ano desde 2020: Dados de janeiro a maio no RN 2020 2021 2022 2023 2024 2025 15 62 9 54 66 127 Fonte: CCEE Mercado livre de energia — Foto: Rovema Energia Mais de 700 consumidores no RN A CCEE informou que, entre janeiro e maio deste ano, a organização migrou 127 novos consumidores para o mercado livre de energia no Rio Grande do Norte. Com isso, segundo a Câmara, o estado totaliza 761 unidades consumidoras no ambiente livre, que já respondem por quase 30% de toda a demanda de eletricidade local. Em dezembro de 2024, eram 634. Segundo o CCEE, os setores que impulsionaram as migrações nestes primeiros cinco meses do ano foram de comércio e serviço. “Esse perfil é composto majoritariamente por empresas de pequeno e médio porte, como escritórios, padarias e farmácias”, informou. O Ministério de Minas e Energia estuda com a possibilidade de abrir o mercado para que todos os consumidores possam escolher os seus fornecedores de energia a partir de 2027. Evento reúne especialistas em Natal Um encontro que acontece em Natal nesta quinta (3) e sexta-feira (4) debate a transição energética da região ibero-americana e os caminhos rumo a um futuro mais sustentável, com foco especial no Nordeste brasileiro. O EVEx Brasil 2025 – Natal Energy Experience acontece no Hotel Serhs e tem inscrições abertas pela internet (clique aqui). O evento traz neste ano o tema “Transição Energética e Ação Climática: sinergias ibero-americanas rumo à COP30”. A programação aborda temas como hidrogênio verde, eólicas offshore, o papel do gás natural e eletromobilidade, alinhando discussões com a agenda da COP30 e o fortalecimento de uma economia de baixo carbono. Entre os participantes confirmados estão: A expectativa do evento é reunir especialistas, autoridades e líderes dos mercados com um foco especial nos setores de energia do Brasil e de Portugal. “Serão dois dias intensos, onde mergulharemos nos cenários mais desafiadores da transição energética, já de olho na COP30, que, pela primeira vez, acontecerá no Brasil, em Belém do Pará”, afirmou Caio Cavalcanti, presidente do Evex Brasil. Geração de energia renovável no RN De janeiro a maio de 2025, o Nordeste foi responsável por 22% da geração de energia limpa no país, tendo a Bahia na primeira posição, com uma produção de 4.920,2 MWm e, na sequência, o Rio Grande do Norte, que gerou 3.620,1 MWm. Dos 1.129 parques eólicos instalados no país, 1.033 estão localizados na região Nordeste, sendo 313 no Rio Grande do Norte. No segmento solar, o cenário é semelhante: das 670 fazendas solares em operação no Brasil, 329 estão no Nordeste, com 52 delas situadas no território potiguar. G1RN
Prefeitura retoma obras em escolas e CMEIS de Parnamirim
As aulas na rede municipal de ensino de Parnamirim foram retomadas nesta quarta-feira (3), com mais de 24 mil alunos matriculados e 1.600 professores atuando em 67 unidades escolares. Para garantir um ambiente mais acolhedor, seguro e adequado ao processo de ensino e aprendizagem, a Prefeitura está realizando uma série de serviços de reforma e manutenção nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Entre as melhorias executadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) estão obras de retelhamento, recuperação e impermeabilização de paredes e lajes para combater infiltrações, além da substituição e manutenção das redes elétrica e hidráulica. Também estão sendo implementadas medidas de segurança, como o aumento da altura de muros e a instalação de concertinas em algumas unidades. Outros serviços incluem o tratamento de corrosão em estruturas metálicas e a substituição de peças danificadas em banheiros e demais espaços. Nesta semana, os trabalhos estão sendo realizados nos CMEIs Maria do Socorro, em Passagem de Areia, e Lúcia Maria, em Nova Parnamirim, além das Escolas Municipais Maria do Céu, em Santos Reis, e Doutor Sadi Mendes, em Nova Parnamirim. Recentemente, já foram entregues as reformas dos CMEIs Eugênia Palhares, em Passagem de Areia, e Ivone Maria dos Santos, no Centro. Outras unidades também passaram por reparos, como as Escolas Municipais Cícero Melo, Irene Soares, Brigadeiro Eduardo Gomes, Antônio Basílio Filho, Eva Lúcia e Francisca Bezerra, além dos CMEIs Vionete Sabino e Maria Leonor. A iniciativa mostra o compromisso da gestão municipal em oferecer um ambiente escolar de qualidade, confortável e seguro, contribuindo para o bom desempenho pedagógico dos estudantes. PREFEITURA DE PARNAMIRIM